Pular para o conteúdo principal

Mentoria para regentes de Bandas contribui com a formação musical no Ceará

O Ceará possui cerca de 150 Bandas de Música em atividade. No entanto, a formação de um músico, para que venha a se tornar um maestro, é escassa.

Diante da percepção dessa necessidade e partindo da própria experiência pessoal de formação, o maestro Arley França iniciou neste sábado (8) e domingo (9), em Piquet Carneiro, o projeto Mentoria Orquestra de Sopros. 


O objetivo é compartilhar o seu percurso formativo, como também contribuir com o desenvolvimento da carreira dos maestros participantes e da gestão estratégia das bandas de música do Estado.

A mentoria se diferencia de um curso normal porque se baseia em uma relação mais direta entre o mentorando e o mentor, que passa a ser um orientador da carreira do músico, a fim de transmitir conhecimento a partir da trajetória pessoal, dos erros e acertos cometidos ao longo da vida profissional. 

“O Mentor é um profissional que compartilha suas experiências, habilidades e conhecimentos para ajudar outro profissional a crescer e se desenvolver”, define o maestro Arley França.

Além da sua função artística e de entretenimento, as bandas de música ainda são no Brasil as principais escolas formadoras de instrumentistas de sopro, sobretudo nas cidades do interior. Historicamente, o maestro da banda forma os novos músicos e ensina basicamente todos os instrumentos, ao contrário da formação de uma orquestra, cujos músicos e maestros se desenvolvem em um ambiente acadêmico e o repertório prioriza a chamada Música Erudita.

No Ceará, muitos maestros que hoje estão à frente das bandas praticamente não tiveram oportunidade de se preparar com excelência, limitando-se a capacitações esporádicas em eventos e festivais que ocorrem sazonalmente.

O maestro
- O maestro Arley França é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Contemporânea Brasileira e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins. Ex-integrante da Banda Dona Luiza Távora do Colégio Piamarta, aos 22 anos ele criou a Orquestra de Sopros de Pindoretama, formada por crianças e jovens de escolas públicas do município.

A orquestra já realizou quatro turnês na Europa e formou mais de 1.500 músicos. Em parceria com a Energia do Brasil (EDP) e a Prefeitura de Limoeiro do Norte, o maestro está criando ainda orquestras infanto-juvenis em São Gonçalo do Amarante e Limoeiro do Norte. Assim, o programa de educação musical da Orquestra Contemporânea Brasileira já oferece formação musical gratuita para cerca de 500 crianças no Ceará.

Em função da ausência de oportunidades no Brasil, a formação de Arley França em regência de bandas e orquestras foi realizada em cursos na Inglaterra, Itália e Estados Unidos. Ele acumula ainda uma vasta formação acadêmica, com Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidad San Carlos; mestrado em Música pela Universidade Federal da Paraíba; licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva).

Programa da Mentoria - Através de encontros on-line e presenciais, serão realizadas orientações quanto à técnica de regência, metodologia do ensino de Música, liderança, gestão estratégica da corporação e empreendedorismo. Todos os conteúdos são abordados considerando a experiência prática do maestro, que já criou mais de 40 bandas e orquestras infanto-juvenis nos últimos 20 anos.

A primeira turma de mentoria começou  há dois anos. No processo de seleção atual foram escolhidos 15 regentes, através da análise de currículo. Como em dois dias todas as vagas foram preenchidas, foi criada uma fila de espera para a próxima turma, que já conta com 26 profissionais. Irão participar do primeiro encontro presencial, em Piquet Carneiro, os maestros de Aiuaba, Ipu, Chorozinho, Barro, Lavras da Mangabeira, Sobral, Araripe, Morrinhos, Milhã, Tauá, Jaguaribe, Milagres, Itatira, Piquet Carneiro e São Benedito.

A Mentoria Orquestras de Sopros é certificada pelo Sinfonia.Br e Orquestra Contemporânea Brasileira. A duração do acompanhamento formativo pode durar de 30 dias a um ano, dependendo do desempenho do estudante.

“É muito gratificante ver os nossos mentorandos evoluindo a cada dia e perceber que o trabalho deles já está sendo reconhecido nas suas comunidades e no Estado. Me sinto muito orgulhoso de ter contribuído com o sucesso de maestros como Jonas Clares, de Piquet Carneiro, e Márcio Almeida, de Chorozinho, que montaram bandas de música do zero, ensinando crianças que nunca tocaram um instrumento musical antes”, comemora.

Nesta edição, a Mentoria Orquestra de Sopros conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, que concedeu o auditório bem como a hospedagem para os maestros participantes.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando