Pular para o conteúdo principal



Notas Culturais

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), nesta terça-feira (4), às 9 horas, a programação detalhada e o Plano Operacional do Carnaval 2020. O anúncio ocorre durante coletiva de imprensa, no Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, 299).

A festa conta com atrações no Aterrinho da Praia de Iracema, na Domingos Olímpio, no Benfica, no Mercado dos Pinhões, na Mocinha, na Praça Figueira de Melo (infantil), no Horto Florestal Municipal Falconete Fialho (infantil), no Mercado São Sebastião e no Mercado da Aerolândia. A Prefeitura apoia outros projetos, por meio do Edital de Apoio ao Blocos de Rua do Ciclo Carnavalesco 2020, com apresentações em diversos espaços públicos de Fortaleza.

O Ciclo Carnavalesco 2020 é uma realização da PMF, por meio da Seculfor, com patrocínio oficial da Skol Puro Malte. O tema do Ciclo neste ano é “Fortaleza em Cantos e Cores de Chico”, uma homenagem ao artista Chico da Silva pela sua importância na história das artes plásticas em Fortaleza e pela comemoração de seu 110º aniversário.


-----------------------------

A Secultfor destaca a Programação Cultural desta semana em Fortaleza composta por ações gratuitas em diversos espaços da Cidade. 

Nesta terça (4) ocorre o anúncio da programação do Carnaval 2020 e seguem os festejos do Pré-Carnaval nos 12 polos oficiais. Outro destaque é para atividade alusiva ao Dia do Quadrinho Nacional (DQN), na Biblioteca Pública Dolor Barreira.

Nesta semana, o Ciclo Carnavalesco 2020, que começou no fim de janeiro, segue com uma intensa programação de Pré-Carnaval nos polos Benfica, Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Mercado da Aerolândia, Aterrinho da Praia de Iracema, Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, Praça Figueira de Melo, Polo dos Queijos, Largo dos Tremembés e Praça Cristo Redentor. A festa também ocorrerá em diversos bairros por meio dos blocos de rua apoiados pela Secultfor, como Jardim Iracema, José Walter, Monte Castelo, Jardim das Oliveiras, Vila Ellery, entre outros.


QUADRINHOS - Uma atividade imperdível para os aficionados em quadrinhos e ilustrações é a programação em alusão ao Dia do Quadrinho Nacional (DQN), na Biblioteca Pública Dolor Barreira. 

A ação conta com atividades especiais durante todo o sábado (8), das 9h30 às 17h30, com Feira Gibi Geek, exibição do documentário “Histórias em quadrinhos no Ceará”, palestra “Quadrinhos nacionais e seus novos rumos”; e bate-papo com Lederly Mendonça, artista que fez uma releitura da Turma da Mônica no livro “MSP 50 – Maurício de Sousa Por 50 Artistas”. O encontro ainda conta com palestra sobre indgames no Ceará, mesas de RPG e com a GibiARte, encontro de desenhistas e roteiristas que desenham em tempo real.

A programação semanal é composta pelo cineclube na Vila das Artes, Festival Gastronômico no Mercado Cultural dos Pinhões e visitação ao Memorial do Paço Municipal.



Beleza, devoção, martírios sacralizados compõem a exposição Santo Sertão do fotógrafo Sérgio Carvalho, que celebra as expressões da religiosidade sertaneja em torno do mito do Padre Cícero, líder religioso banido pela igreja católica, um fenômeno de massas que até hoje arrebata milhares de devotos e que transformou Juazeiro do Norte em um dos maiores centros de peregrinação religiosa do mundo.

Santo Sertão abre às 10 horas deste sábado (8), na Imagem Brasil Galeria, em Fortaleza (CE). Sob curadoria de Carlos Carvalho e produção de Vanessa Ramos, a exibição reúne dois ensaios: Sala do Santo e Caminho de Pedra e Areia, a partir de projeto premiado pelo XI Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). A mostra fica em cartaz até abril.

Sérgio Carvalho, piauiense radicado no Ceará desde o fim dos anos 90, dedicou longo período de peregrinação anual às romarias em Juazeiro do Norte, que permitiu ao fotógrafo a aproximação necessária para compreender o mundo místico das romarias. Pelas suas origens no sertão, ele carrega no imaginário a religiosidade e o drama da seca. As imagens de Santo Sertão são fragmentos desse olhar recheado de memórias.

DOIS ENSAIOS EM UM SANTO SERTÃO - Sala do Santo aborda nas imagens, em cores concentradas, as paredes votivas presentes nas salas das casas da Ladeira do Horto, rua que dá acesso à célebre estátua do Padre Cícero, no cume da colina em Juazeiro do Norte. A pedido do “Santo do Sertão”, os devotos "doam" seus lares ao “Sagrado”. À sua volta, o devoto coloca imagens dos santos preferidos e de entes queridos, vivos ou mortos, recriando no imaginário popular uma ‘corte’ celestial particular, que reflete a devoção dos fiéis.

O segundo ensaio, Caminho de Pedra e AreiaA, exprime através de fotos em preto e branco o percurso feito pelos romeiros - do alto do Horto ao Santo Sepulcro, que foi local de refúgio e meditação do Padre Cícero, como serviu também de esconderijo aos cangaceiros. “Ao longo do caminho se destacam as pedras penduradas pelos romeiros nas arvores secas do sertão, como representação da fé e do sacrifício, na jornada terrena”, relata Sérgio. Ao captar o trajeto dos peregrinos, na maioria oriundos de outros estados como Alagoas e Pernambuco, aponta foco diverso e complementar ao do ensaio Sala do Santo, que referencia os fiéis residentes de Juazeiro do Norte.

As traduções devotas em torno do “Santo do Sertão” são resultado de incursões ao fantástico e imagético universo dessas manifestações religiosas, culturais e sociais, principalmente durante o Dia de Finados. O artista é uma referência em matéria de fotografia do sertão nordestino, cujo olhar enquadra-se na nova fotografia documental brasileira, ao lançar mão da estética contemporânea subjetiva e documentar o povo sertanejo com reverência e sem qualquer desejo de heroísmo.

A curadoria fica a cargo do também fotógrafo Carlos Carvalho, carioca radicado em Porto Alegre (RS), que entre outras atribuições é coordenador geral do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil e editor do site OF Magazine, voltado à divulgação da fotografia brasileira. O projeto tem produção da fotógrafa Vanessa Ramos Carvalho, companheira do artista, com quem ele percorreu romarias e caminhos do sertão.

A mostra enseja ainda os 20 anos de profissão do fotógrafo, cuja trajetória premiada coleciona mostras conjuntas e individuais, publicações, produção, entre envolvimentos nas artes visuais, sempre empenhado em promover alertas e alongar olhares aos contextos sociais, tendo nas dianteiras o Sertão, seus povos, costumes e cultura.

O próprio respalda que a regra máxima dos seus trabalhos é “não ter pressa em terminá-los. A necessidade é amadurecê-los, ganhando intimidade com o meio e a confiança das pessoas. Só assim um trabalho sai da superficialidade, ao entrar de cabeça, o prazeroso me move”, profere e prossegue em seu olhar atento e atencioso.

Ficha técnica
  • Fotografias: Sérgio Carvalho.
  • Produção: Vanessa Ramos Carvalho.
  • Curadoria: Carlos Carvalho.
  • Expografia: Rodrigo Costa Lima.
  • Tratamento de imagens: Elton Gomes.
Serviço

  • Exposição “Santo Sertão” por Sérgio Carvalho
  • Imagem Brasil Galeria - Rua Rocha Lima, 1707 - Aldeota, Fortaleza (CE).
  • Abertura: sábado (8), às 10 horas.
  • Visitações até 14 de abril de 2020.
  • Das segundas às sextas-feiras, de 8h30 às 12 horas, e de 14 às 18 horas.
---------------

A Comissão de Assuntos Econômicos pode votar nesta terça-feira (4) a possibilidade de dedução, no imposto de renda, de investimentos e patrocínios a filmes independentes nacionais (PL 5103/2019). A renúncia fiscal é estimada em 90 milhões de reais por ano. O relator, senador Dário Berger (MDB-SC), defendeu que é preciso garantir ao setor as condições para sobreviver e continuar produzindo.


----------------

Universidade Federal do Ceará (UFC), recebe inscrições para os cursos básicos de Cinema e de Fotografia. As aulas serão realizadas no primeiro semestre de 2020.

Os interessados devem comparecer à secretaria da Casa Amarela Eusélio Oliveira, das 8 às 18 horas, portando originais e cópias do RG e CPF, além de uma fotografia 3×4. A idade mínima para os cursos é 16 anos. 

Os programas abordam aspectos teóricos e técnicos do processo fotográfico e de realização audiovisual e estão disponíveis no site da Casa Amarela (http://www.caeo.ufc.br/), que também traz informações sobre os valores dos cursos. As matrículas seguem até o preenchimento das vagas.

Confira as datas de início das aulas e as turmas disponíveis.

CINEMA – 150 horas-aula – aproximadamente 12 semanas.
Noite: segunda a quinta-feira, das 19 horas às 21h30.
Início das aulas: 30 de março de 2020.

FOTOGRAFIA – 60 horas-aula – aproximadamente 10 semanas
Manhã: terça, quarta e quinta-feira, das 10 às 12 horas.
Tarde: terça, quarta e quinta-feira, das 14 às 16 horas.
Noite: segunda, quarta e quinta-feira, das 19 às 21 horas.
Início das aulas: 30 de março (noite) e 31 de março (manhã e tarde)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...