Pular para o conteúdo principal



O 18 de fevereiro na História de Fortaleza

Eis o 18 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:


  • 1875 - A Farmácia Mamede, fundada por Antônio Paes da Cunha Mamede e que na época era da firma Mamede & Filho, formada pelo farmacêutico Francisco Antônio Mamede e seu filho Catão Paes da Cunha Mamede (Catão Mamede), passa a pertencer à firma Mamede & Irmão, formada por Catão Paes da Cunha Mamede (Catão Mamede) e Antônio Paes da Cunha Mamede Júnior.
  • 1937 - Inaugurado o Edifício Lopes, com frente para a Rua Major Facundo, 290 e Rua Barão do Rio Branco, 795. É o segundo "arranha-céu" de Fortaleza e abriga em seu andar térreo, com frente para as duas ruas, a Casa J. Lopes, de ferragens, projeto do arquiteto Emílio Hinko e construção do engenheiro Alberto Façanha de Sá (Alberto Sá). Antes do edifício, lá funcionou o Cinematógrafo Rio Branco, de Júlio Pinto do Carmo.
  • 1940 - O jovem João Gentil Júnior conquista o 1º lugar numa prova de natação de mil metros.
  • 1942 - Torpedeado, próximo a Nova Iorque, o navio brasileiro Buarque, que havia deixado o porto de Fortaleza no dia 25 de janeiro. No mesmo dia foi afundado o paquete brasileiro Olinda, a tiros de canhão por um submarino alemão.
  • 1945 -O jornal O Estado inicia a seção Para o Álbum do Fan, retratos de astros e estrelas do cinema, feitos à lápis ou nankim, pela artista plástica Maria Consuelo de Azevedo. A primeira atriz retratada foi Ingrid Bergman.
  • 1946 - Morre Paulo Pimenta Coelho, conhecido nos círculos religiosos de São Gerardo.
  • 1952 - Chega à Praia das Belas, em Porto Alegre (RS), a jangada Nossa Senhora da Assunção, tripulada pelos pescadores Jerônimo André de Sousa (Jerônimo), comandante; Raimundo Correia Lima (Tatá), bico de proa; João Batista Pereira (João Batista), proeiro; Manuel Lopes Martins (Manuel Frade), rebique; e Manuel Pereira da Silva (Manuel Preto), reserva, que tinha partido de Fortaleza em 14 de outubro de 1951. A travessia marítima foi de 5 mil quilômetros. Em Porto Alegre foram recebidos pelo prefeito Hildo Meneguetti e pelo governador Ernesto Dorneles.
  • 1955 - Nomeado comandante interino da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador Geraldo Menezes Silva.
  • 1960 - Dado a público através do Diário Oficial do Município 1.834, o teor da Lei  1.500, da mesma data, que dá o nome de Avenida Luciano Carneiro à então Rua 3 de Outubro, nos bairros de Nossa Senhora de Fátima, Parreão, Vila União e Aeroporto.
  • 1968 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo, jornalista e poeta Cândido Meireles, cearense de Tauá nascido a 16 de dezembro de 1895. Fez parte do Recreio Literário Soriano de Albuquerque e era membro da Associação Cearense de Imprensa (ACI). É hoje nome de Rua na Pedra.
  • 1972 - Iniciam-se, a 16 quilômetros de Fortaleza, no Distrito Industrial do Ceará, as obras de construção da Central de Abastecimento do Ceará - Ceasa, sociedade de economia mista integrante do Sistema Nacional de Abastecimento. Os trabalhos de terraplanagem se iniciaram em setembro de 1971.
  • 1974 - A Televisão Educativa do Ceará é colocada no ar em fase experimental com uma programação de filmes de longa-metragem. A nova estação de TV é integrante da fundação Educacional do Estado do Ceará. Tendo como objetivo específico a recepção organizada em salas de aula, a Televisão Educativa gerará apenas imagens em preto-e-branco. À frente da Superintendência da TV Educativa o general Artur Torres de Melo. Hoje chama-se TV Ceará ou simplesmente TVC.
  • 1975 - O hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Porangabuçu, recebe, o nome de Hospital das Clínicas Professor Walter Cantídio.
  • 1975 - O governador do Estado, César Cals de Oliveira Filho, atendendo a um abaixo-assinado dos estudantes do Curso de Direito da UFC, resolve dar o nome de Auri Moura Costa ao Instituto Penal Feminino. O ato tem início com o discurso do secretário da Justiça, Edival de Melo Távora (Edival Távora), que fez um relato das atividades realizadas pela homenageada no percorrer de sua magistratura. Em seguida, a homenageada agradeceu a iniciativa. Surge assim o Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa.
  • 1976 - A Companhia Energética do Ceará - Coelce inicia a demolição da parte interna do prédio do antigo Sport Club Maguari, na Rua Barão do Rio Branco, por ela adquirido, iniciando pelo salão de bailes.
  • 2000 - Morre o médium Alexsandro Félix de Sousa, aos 23 anos de idade, que dizia incorporar o espírito do médico alemão Adolf Fritz Kahn (Doutor Fritz).
  • 2002 - Morre o poeta, escritor e jornalista Ciro Colares da Penha, de 79 anos, vítima de infarto agudo no miocárdio, na Casa de Saúde São Raimundo. Seu corpo foi velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e o sepultamento aconteceu no dia seguinte, às 10h, no Cemitério Parque da Paz. Ciro sofria do Mal de Alzheimer, era diabético e teve complicações também devido ao alto nível de glicose no sangue há um ano. Iniciou sua carreira como revisor do jornal Correio do Ceará. Depois foi para o jornal O Povo, onde foi repórter, redator e secretário de Redação. Seguiu para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em diversos jornais. Ao retornar a sua terra natal, em 1953, lançou a revista Folha do Rádio, em parceria com Egberto Geraldo Schmidlin Guilhon (Egberto Guilhon). Trabalhou ainda durante 19 anos no jornal Tribuna do Ceará. Nascera em Fortaleza em 22 de janeiro de 1923.
  • 2013 - Morre, no Hospital Regional da Unimed, vitimado por uma parada cardíaca após forte pneumonia e infecção urinária, o professor emérito de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), cientista José Júlio da Ponte Filho. Seu corpo é sepultado no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte.
  • 2016 - Coroação da Corte Momina para o Carnaval de 2016 ocorre no Náutico Atlético Cearense, no Meireles, a partir das 22 horas. A corte é formada pelo Rei: Gilberto Félix; 40 anos; Lygia Martins, 35; princesa Carliane Rocha, 25; e os soberanos infantis Moisés de Lima, 8; e Yasmim Kathlley.
  • 2017 - Eleito pelo segundo ano o Rei Momo de Fortaleza Gilberto Felix tendo como rainha a jornalista Lígia Fernandes Martins, esta pela quarta vez. A princesa é Carliane Costa. Recebem todos, das mãos do prefeito Roberto Cláudio a Chave da Cidade.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...