Pular para o conteúdo principal

O 18 de fevereiro na História de Fortaleza

Eis o 18 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:


  • 1875 - A Farmácia Mamede, fundada por Antônio Paes da Cunha Mamede e que na época era da firma Mamede & Filho, formada pelo farmacêutico Francisco Antônio Mamede e seu filho Catão Paes da Cunha Mamede (Catão Mamede), passa a pertencer à firma Mamede & Irmão, formada por Catão Paes da Cunha Mamede (Catão Mamede) e Antônio Paes da Cunha Mamede Júnior.
  • 1937 - Inaugurado o Edifício Lopes, com frente para a Rua Major Facundo, 290 e Rua Barão do Rio Branco, 795. É o segundo "arranha-céu" de Fortaleza e abriga em seu andar térreo, com frente para as duas ruas, a Casa J. Lopes, de ferragens, projeto do arquiteto Emílio Hinko e construção do engenheiro Alberto Façanha de Sá (Alberto Sá). Antes do edifício, lá funcionou o Cinematógrafo Rio Branco, de Júlio Pinto do Carmo.
  • 1940 - O jovem João Gentil Júnior conquista o 1º lugar numa prova de natação de mil metros.
  • 1942 - Torpedeado, próximo a Nova Iorque, o navio brasileiro Buarque, que havia deixado o porto de Fortaleza no dia 25 de janeiro. No mesmo dia foi afundado o paquete brasileiro Olinda, a tiros de canhão por um submarino alemão.
  • 1945 -O jornal O Estado inicia a seção Para o Álbum do Fan, retratos de astros e estrelas do cinema, feitos à lápis ou nankim, pela artista plástica Maria Consuelo de Azevedo. A primeira atriz retratada foi Ingrid Bergman.
  • 1946 - Morre Paulo Pimenta Coelho, conhecido nos círculos religiosos de São Gerardo.
  • 1952 - Chega à Praia das Belas, em Porto Alegre (RS), a jangada Nossa Senhora da Assunção, tripulada pelos pescadores Jerônimo André de Sousa (Jerônimo), comandante; Raimundo Correia Lima (Tatá), bico de proa; João Batista Pereira (João Batista), proeiro; Manuel Lopes Martins (Manuel Frade), rebique; e Manuel Pereira da Silva (Manuel Preto), reserva, que tinha partido de Fortaleza em 14 de outubro de 1951. A travessia marítima foi de 5 mil quilômetros. Em Porto Alegre foram recebidos pelo prefeito Hildo Meneguetti e pelo governador Ernesto Dorneles.
  • 1955 - Nomeado comandante interino da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador Geraldo Menezes Silva.
  • 1960 - Dado a público através do Diário Oficial do Município 1.834, o teor da Lei  1.500, da mesma data, que dá o nome de Avenida Luciano Carneiro à então Rua 3 de Outubro, nos bairros de Nossa Senhora de Fátima, Parreão, Vila União e Aeroporto.
  • 1968 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo, jornalista e poeta Cândido Meireles, cearense de Tauá nascido a 16 de dezembro de 1895. Fez parte do Recreio Literário Soriano de Albuquerque e era membro da Associação Cearense de Imprensa (ACI). É hoje nome de Rua na Pedra.
  • 1972 - Iniciam-se, a 16 quilômetros de Fortaleza, no Distrito Industrial do Ceará, as obras de construção da Central de Abastecimento do Ceará - Ceasa, sociedade de economia mista integrante do Sistema Nacional de Abastecimento. Os trabalhos de terraplanagem se iniciaram em setembro de 1971.
  • 1974 - A Televisão Educativa do Ceará é colocada no ar em fase experimental com uma programação de filmes de longa-metragem. A nova estação de TV é integrante da fundação Educacional do Estado do Ceará. Tendo como objetivo específico a recepção organizada em salas de aula, a Televisão Educativa gerará apenas imagens em preto-e-branco. À frente da Superintendência da TV Educativa o general Artur Torres de Melo. Hoje chama-se TV Ceará ou simplesmente TVC.
  • 1975 - O hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Porangabuçu, recebe, o nome de Hospital das Clínicas Professor Walter Cantídio.
  • 1975 - O governador do Estado, César Cals de Oliveira Filho, atendendo a um abaixo-assinado dos estudantes do Curso de Direito da UFC, resolve dar o nome de Auri Moura Costa ao Instituto Penal Feminino. O ato tem início com o discurso do secretário da Justiça, Edival de Melo Távora (Edival Távora), que fez um relato das atividades realizadas pela homenageada no percorrer de sua magistratura. Em seguida, a homenageada agradeceu a iniciativa. Surge assim o Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa.
  • 1976 - A Companhia Energética do Ceará - Coelce inicia a demolição da parte interna do prédio do antigo Sport Club Maguari, na Rua Barão do Rio Branco, por ela adquirido, iniciando pelo salão de bailes.
  • 2000 - Morre o médium Alexsandro Félix de Sousa, aos 23 anos de idade, que dizia incorporar o espírito do médico alemão Adolf Fritz Kahn (Doutor Fritz).
  • 2002 - Morre o poeta, escritor e jornalista Ciro Colares da Penha, de 79 anos, vítima de infarto agudo no miocárdio, na Casa de Saúde São Raimundo. Seu corpo foi velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e o sepultamento aconteceu no dia seguinte, às 10h, no Cemitério Parque da Paz. Ciro sofria do Mal de Alzheimer, era diabético e teve complicações também devido ao alto nível de glicose no sangue há um ano. Iniciou sua carreira como revisor do jornal Correio do Ceará. Depois foi para o jornal O Povo, onde foi repórter, redator e secretário de Redação. Seguiu para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em diversos jornais. Ao retornar a sua terra natal, em 1953, lançou a revista Folha do Rádio, em parceria com Egberto Geraldo Schmidlin Guilhon (Egberto Guilhon). Trabalhou ainda durante 19 anos no jornal Tribuna do Ceará. Nascera em Fortaleza em 22 de janeiro de 1923.
  • 2013 - Morre, no Hospital Regional da Unimed, vitimado por uma parada cardíaca após forte pneumonia e infecção urinária, o professor emérito de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), cientista José Júlio da Ponte Filho. Seu corpo é sepultado no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte.
  • 2016 - Coroação da Corte Momina para o Carnaval de 2016 ocorre no Náutico Atlético Cearense, no Meireles, a partir das 22 horas. A corte é formada pelo Rei: Gilberto Félix; 40 anos; Lygia Martins, 35; princesa Carliane Rocha, 25; e os soberanos infantis Moisés de Lima, 8; e Yasmim Kathlley.
  • 2017 - Eleito pelo segundo ano o Rei Momo de Fortaleza Gilberto Felix tendo como rainha a jornalista Lígia Fernandes Martins, esta pela quarta vez. A princesa é Carliane Costa. Recebem todos, das mãos do prefeito Roberto Cláudio a Chave da Cidade.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".