Pular para o conteúdo principal

O 18 de fevereiro na História de Fortaleza

Eis o 18 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:


  • 1875 - A Farmácia Mamede, fundada por Antônio Paes da Cunha Mamede e que na época era da firma Mamede & Filho, formada pelo farmacêutico Francisco Antônio Mamede e seu filho Catão Paes da Cunha Mamede (Catão Mamede), passa a pertencer à firma Mamede & Irmão, formada por Catão Paes da Cunha Mamede (Catão Mamede) e Antônio Paes da Cunha Mamede Júnior.
  • 1937 - Inaugurado o Edifício Lopes, com frente para a Rua Major Facundo, 290 e Rua Barão do Rio Branco, 795. É o segundo "arranha-céu" de Fortaleza e abriga em seu andar térreo, com frente para as duas ruas, a Casa J. Lopes, de ferragens, projeto do arquiteto Emílio Hinko e construção do engenheiro Alberto Façanha de Sá (Alberto Sá). Antes do edifício, lá funcionou o Cinematógrafo Rio Branco, de Júlio Pinto do Carmo.
  • 1940 - O jovem João Gentil Júnior conquista o 1º lugar numa prova de natação de mil metros.
  • 1942 - Torpedeado, próximo a Nova Iorque, o navio brasileiro Buarque, que havia deixado o porto de Fortaleza no dia 25 de janeiro. No mesmo dia foi afundado o paquete brasileiro Olinda, a tiros de canhão por um submarino alemão.
  • 1945 -O jornal O Estado inicia a seção Para o Álbum do Fan, retratos de astros e estrelas do cinema, feitos à lápis ou nankim, pela artista plástica Maria Consuelo de Azevedo. A primeira atriz retratada foi Ingrid Bergman.
  • 1946 - Morre Paulo Pimenta Coelho, conhecido nos círculos religiosos de São Gerardo.
  • 1952 - Chega à Praia das Belas, em Porto Alegre (RS), a jangada Nossa Senhora da Assunção, tripulada pelos pescadores Jerônimo André de Sousa (Jerônimo), comandante; Raimundo Correia Lima (Tatá), bico de proa; João Batista Pereira (João Batista), proeiro; Manuel Lopes Martins (Manuel Frade), rebique; e Manuel Pereira da Silva (Manuel Preto), reserva, que tinha partido de Fortaleza em 14 de outubro de 1951. A travessia marítima foi de 5 mil quilômetros. Em Porto Alegre foram recebidos pelo prefeito Hildo Meneguetti e pelo governador Ernesto Dorneles.
  • 1955 - Nomeado comandante interino da Base Aérea de Fortaleza o tenente coronel aviador Geraldo Menezes Silva.
  • 1960 - Dado a público através do Diário Oficial do Município 1.834, o teor da Lei  1.500, da mesma data, que dá o nome de Avenida Luciano Carneiro à então Rua 3 de Outubro, nos bairros de Nossa Senhora de Fátima, Parreão, Vila União e Aeroporto.
  • 1968 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo, jornalista e poeta Cândido Meireles, cearense de Tauá nascido a 16 de dezembro de 1895. Fez parte do Recreio Literário Soriano de Albuquerque e era membro da Associação Cearense de Imprensa (ACI). É hoje nome de Rua na Pedra.
  • 1972 - Iniciam-se, a 16 quilômetros de Fortaleza, no Distrito Industrial do Ceará, as obras de construção da Central de Abastecimento do Ceará - Ceasa, sociedade de economia mista integrante do Sistema Nacional de Abastecimento. Os trabalhos de terraplanagem se iniciaram em setembro de 1971.
  • 1974 - A Televisão Educativa do Ceará é colocada no ar em fase experimental com uma programação de filmes de longa-metragem. A nova estação de TV é integrante da fundação Educacional do Estado do Ceará. Tendo como objetivo específico a recepção organizada em salas de aula, a Televisão Educativa gerará apenas imagens em preto-e-branco. À frente da Superintendência da TV Educativa o general Artur Torres de Melo. Hoje chama-se TV Ceará ou simplesmente TVC.
  • 1975 - O hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Porangabuçu, recebe, o nome de Hospital das Clínicas Professor Walter Cantídio.
  • 1975 - O governador do Estado, César Cals de Oliveira Filho, atendendo a um abaixo-assinado dos estudantes do Curso de Direito da UFC, resolve dar o nome de Auri Moura Costa ao Instituto Penal Feminino. O ato tem início com o discurso do secretário da Justiça, Edival de Melo Távora (Edival Távora), que fez um relato das atividades realizadas pela homenageada no percorrer de sua magistratura. Em seguida, a homenageada agradeceu a iniciativa. Surge assim o Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa.
  • 1976 - A Companhia Energética do Ceará - Coelce inicia a demolição da parte interna do prédio do antigo Sport Club Maguari, na Rua Barão do Rio Branco, por ela adquirido, iniciando pelo salão de bailes.
  • 2000 - Morre o médium Alexsandro Félix de Sousa, aos 23 anos de idade, que dizia incorporar o espírito do médico alemão Adolf Fritz Kahn (Doutor Fritz).
  • 2002 - Morre o poeta, escritor e jornalista Ciro Colares da Penha, de 79 anos, vítima de infarto agudo no miocárdio, na Casa de Saúde São Raimundo. Seu corpo foi velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e o sepultamento aconteceu no dia seguinte, às 10h, no Cemitério Parque da Paz. Ciro sofria do Mal de Alzheimer, era diabético e teve complicações também devido ao alto nível de glicose no sangue há um ano. Iniciou sua carreira como revisor do jornal Correio do Ceará. Depois foi para o jornal O Povo, onde foi repórter, redator e secretário de Redação. Seguiu para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em diversos jornais. Ao retornar a sua terra natal, em 1953, lançou a revista Folha do Rádio, em parceria com Egberto Geraldo Schmidlin Guilhon (Egberto Guilhon). Trabalhou ainda durante 19 anos no jornal Tribuna do Ceará. Nascera em Fortaleza em 22 de janeiro de 1923.
  • 2013 - Morre, no Hospital Regional da Unimed, vitimado por uma parada cardíaca após forte pneumonia e infecção urinária, o professor emérito de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), cientista José Júlio da Ponte Filho. Seu corpo é sepultado no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte.
  • 2016 - Coroação da Corte Momina para o Carnaval de 2016 ocorre no Náutico Atlético Cearense, no Meireles, a partir das 22 horas. A corte é formada pelo Rei: Gilberto Félix; 40 anos; Lygia Martins, 35; princesa Carliane Rocha, 25; e os soberanos infantis Moisés de Lima, 8; e Yasmim Kathlley.
  • 2017 - Eleito pelo segundo ano o Rei Momo de Fortaleza Gilberto Felix tendo como rainha a jornalista Lígia Fernandes Martins, esta pela quarta vez. A princesa é Carliane Costa. Recebem todos, das mãos do prefeito Roberto Cláudio a Chave da Cidade.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".