Pular para o conteúdo principal

Vitória aos 16 anos já faz planos para Doutorado

Por muitas vezes, Ana Vitória Santos ouviu de colegas comentários dizendo que ela “era a mais nova da turma e também a mais madura”.


Não à toa, aos 16 anos ingressa no Ensino Superior e já se prepara para mudar de cidade, encarando as responsabilidades de morar longe da família, trocando a rotina pacata do povoado natal pelos hábitos agitados da capital. 

A jovem, natural da localidade de Prainha do Canto Verde, no município de Beberibe, foi aprovada em Biologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), após ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Os três anos finais da Educação Básica foram cursados na Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima, onde teve formação técnica em Edificações.


Conhecer sobre o funcionamento da natureza, as relações entre os seres vivos e as formas de convivência do homem com os animais e plantas foi algo que desde cedo despertou o interesse da jovem. A escolha da faculdade, portanto, foi motivada por estreita afinidade com a área. As aulas de Biologia na escola foram responsáveis por despertar paixão pelo assunto. “Sempre me encantei com o fato de estudar sobre a vida”, ressalta.

Além disso, a comunidade em que Ana Vitória nasceu e vive está dentro de uma reserva extrativista constantemente visitada por pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A vivência neste cenário tornou a temática ainda mais familiar à estudante.

“A maior parte da equipe do Instituto é de biólogos. Acho esplêndido o trabalho que eles fazem. Observam questões de saúde, educação, procuram criar uma geração com consciência ambiental mais forte. Orientam sobre a preservação da comunidade, promovem mutirões de limpeza da praia, fazem acompanhamento do mar e diversidade biológica. Sempre achei isso muito interessante”, observa.
Outro olhar - Ana Vitória perdeu a mãe aos dois anos. Quando criança, ela conta, demorou a entender o que havia acontecido, mas à medida que crescia passou a sentir falta da presença materna. “Mesmo tendo pai e madrasta, o aconchego de mãe é diferente. Mas, sempre tentei ver as coisas pelo lado bom, tirando proveito da situação, por mais difícil que fosse. De certa maneira, fui criada de forma mais aberta, por não ter tido tanta proteção. Não podemos nos abalar pelas coisas que acontecem, e sim, contorná-las. A vida é assim. Cabe a nós aprendermos a conviver com isso e sermos felizes. E sou muito grata à toda a minha família, que esteve comigo sempre que precisei”, revela.

A construção da própria personalidade também foi influenciada, segundo a estudante, pela participação na vida social da comunidade. “Comecei a perder o medo de me apresentar em público pela presença nos movimentos populares. Hoje em dia, muitos jovens não se preocupam com o bem do próximo e se fecham muito no eu. Isso não é bom, pois atrapalha no aprendizado do respeito às opiniões, assim como do trabalho em equipe. É importante cultivarmos princípios de sociedade, convivendo com o diferente”, aborda.

Novos rumos - Ana Vitória ressalta que sempre fez projetos para dar continuidade aos estudos após sair da escola. O primeiro passo, agora, será a graduação na faculdade. Mas ela adianta que pretende perseguir a obtenção de mestrado e doutorado. “Conhecimento nunca é demais. Não só por facilitar a conquista de um emprego, mas porque é importante conhecer o mundo, abrir a visão. Sei que a universidade me proporcionará isso, assim como a minha escola já começou a fazer”, idealiza.
Base

A jovem admite que desde o sexto ano do Ensino Fundamental fazia planos de estudar na Pedro de Queiroz Lima. E quando lá esteve, as expectativas foram atendidas. “Tudo funcionava muito bem, a estrutura era boa, havia abertura dos gestores e professores, todos bastante atenciosos. Contei com a ajuda de professores maravilhosos tanto da base comum como da técnica, que nunca me negaram tempo para explicar questões ou tirar dúvidas, além das conversas valorosas sobre os planos futuros com o coordenador ou o diretor. A rotina era puxada, muitos compromissos, trabalhos e provas, mas saí com grande bagagem em todos os quesitos. Acredito que morávamos na escola e íamos visitar nossas casas. Fiz ótimas amizades”, explica.

Prestes a ter que sair de casa, Ana Vitória confessa estar entre sentimentos divididos. “Quando vamos enfrentar uma nova realidade é normal ficarmos ansiosos, apreensivos. Estou cheia de intensas emoções, alegria, felicidade e também um pouco triste de ter que sair do meu porto seguro, minha família, que esteve comigo em todos os momentos. Sei que pra eles também vai ser difícil. Nenhum pai ou mãe quer ter seus filhos longe, mas eles sabem que cada um vai trilhar seu caminho sozinho e que eu estou iniciando meus passos, ainda devagarinho, agora”, reconhece.

Apesar da angústia ocasionada pela mudança, a jovem se mostra determinada a iniciar a nova fase. “Nunca fui pessoa de ter medo de encarar desafios. Sempre fui de meter as caras e fazer. Me sinto, de certa forma, pronta para esse processo e estou confiante de que vai dar tudo certo, sabendo que tenho capacidade de aprender”, destaca.

Com informações de Bruno Mota e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas