Pular para o conteúdo principal



Vitória aos 16 anos já faz planos para Doutorado

Por muitas vezes, Ana Vitória Santos ouviu de colegas comentários dizendo que ela “era a mais nova da turma e também a mais madura”.


Não à toa, aos 16 anos ingressa no Ensino Superior e já se prepara para mudar de cidade, encarando as responsabilidades de morar longe da família, trocando a rotina pacata do povoado natal pelos hábitos agitados da capital. 

A jovem, natural da localidade de Prainha do Canto Verde, no município de Beberibe, foi aprovada em Biologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), após ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Os três anos finais da Educação Básica foram cursados na Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima, onde teve formação técnica em Edificações.


Conhecer sobre o funcionamento da natureza, as relações entre os seres vivos e as formas de convivência do homem com os animais e plantas foi algo que desde cedo despertou o interesse da jovem. A escolha da faculdade, portanto, foi motivada por estreita afinidade com a área. As aulas de Biologia na escola foram responsáveis por despertar paixão pelo assunto. “Sempre me encantei com o fato de estudar sobre a vida”, ressalta.

Além disso, a comunidade em que Ana Vitória nasceu e vive está dentro de uma reserva extrativista constantemente visitada por pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A vivência neste cenário tornou a temática ainda mais familiar à estudante.

“A maior parte da equipe do Instituto é de biólogos. Acho esplêndido o trabalho que eles fazem. Observam questões de saúde, educação, procuram criar uma geração com consciência ambiental mais forte. Orientam sobre a preservação da comunidade, promovem mutirões de limpeza da praia, fazem acompanhamento do mar e diversidade biológica. Sempre achei isso muito interessante”, observa.
Outro olhar - Ana Vitória perdeu a mãe aos dois anos. Quando criança, ela conta, demorou a entender o que havia acontecido, mas à medida que crescia passou a sentir falta da presença materna. “Mesmo tendo pai e madrasta, o aconchego de mãe é diferente. Mas, sempre tentei ver as coisas pelo lado bom, tirando proveito da situação, por mais difícil que fosse. De certa maneira, fui criada de forma mais aberta, por não ter tido tanta proteção. Não podemos nos abalar pelas coisas que acontecem, e sim, contorná-las. A vida é assim. Cabe a nós aprendermos a conviver com isso e sermos felizes. E sou muito grata à toda a minha família, que esteve comigo sempre que precisei”, revela.

A construção da própria personalidade também foi influenciada, segundo a estudante, pela participação na vida social da comunidade. “Comecei a perder o medo de me apresentar em público pela presença nos movimentos populares. Hoje em dia, muitos jovens não se preocupam com o bem do próximo e se fecham muito no eu. Isso não é bom, pois atrapalha no aprendizado do respeito às opiniões, assim como do trabalho em equipe. É importante cultivarmos princípios de sociedade, convivendo com o diferente”, aborda.

Novos rumos - Ana Vitória ressalta que sempre fez projetos para dar continuidade aos estudos após sair da escola. O primeiro passo, agora, será a graduação na faculdade. Mas ela adianta que pretende perseguir a obtenção de mestrado e doutorado. “Conhecimento nunca é demais. Não só por facilitar a conquista de um emprego, mas porque é importante conhecer o mundo, abrir a visão. Sei que a universidade me proporcionará isso, assim como a minha escola já começou a fazer”, idealiza.
Base

A jovem admite que desde o sexto ano do Ensino Fundamental fazia planos de estudar na Pedro de Queiroz Lima. E quando lá esteve, as expectativas foram atendidas. “Tudo funcionava muito bem, a estrutura era boa, havia abertura dos gestores e professores, todos bastante atenciosos. Contei com a ajuda de professores maravilhosos tanto da base comum como da técnica, que nunca me negaram tempo para explicar questões ou tirar dúvidas, além das conversas valorosas sobre os planos futuros com o coordenador ou o diretor. A rotina era puxada, muitos compromissos, trabalhos e provas, mas saí com grande bagagem em todos os quesitos. Acredito que morávamos na escola e íamos visitar nossas casas. Fiz ótimas amizades”, explica.

Prestes a ter que sair de casa, Ana Vitória confessa estar entre sentimentos divididos. “Quando vamos enfrentar uma nova realidade é normal ficarmos ansiosos, apreensivos. Estou cheia de intensas emoções, alegria, felicidade e também um pouco triste de ter que sair do meu porto seguro, minha família, que esteve comigo em todos os momentos. Sei que pra eles também vai ser difícil. Nenhum pai ou mãe quer ter seus filhos longe, mas eles sabem que cada um vai trilhar seu caminho sozinho e que eu estou iniciando meus passos, ainda devagarinho, agora”, reconhece.

Apesar da angústia ocasionada pela mudança, a jovem se mostra determinada a iniciar a nova fase. “Nunca fui pessoa de ter medo de encarar desafios. Sempre fui de meter as caras e fazer. Me sinto, de certa forma, pronta para esse processo e estou confiante de que vai dar tudo certo, sabendo que tenho capacidade de aprender”, destaca.

Com informações de Bruno Mota e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...