Pular para o conteúdo principal

Seminário Internacional discute Políticas Públicas Inovadoras

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) segue, nesta quinta-feira (5), com a programação do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, que acontece no Centro de Eventos do Ceará até sexta-feira (6). O evento é realizado por meio da Coordenadoria de Relações Internacional e Federativas (Cerif).


A programação do segundo dia inicia com o painel sobre Rede de Cidades Criativas Unesco, no qual especialistas nacionais e internacionais compartilham suas experiências e conhecimentos sobre a temática. Em seguida, o público confere o lançamento do concurso da marca Fortaleza Cidade Criativa do Design e do livro "Políticas Públicas Inovadoras para Cidades: Fortaleza e a Agenda 2030."

Durante a tarde, a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, media e comenta o painel Primeira Infância, que terá, entre os convidados, Marc Brackett, da Universidade Yale, nos Estados Unidos. Ele irá dissertar sobre o tema "Permissão para sentir: Desbloquear o poder das emoções para alcançar o bem-estar e o sucesso". Também na mesa, Sharon Lynn Kagan, da Universidade Columbia (EUA), pioneira americana que ajudou a moldar as práticas e políticas da primeira infância nos Estados Unidos e em outros países.

Eventos paralelos - O 4º Seminário Internacional conta também com eventos paralelos em seu segundo dia.

Deliberação Cidadã:
uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas
Nesta quinta-feira (5), das 9 às 12 horas, serão debatidos os desafios e oportunidades de Assembleias, Conselhos e Júris Cidadãos como mecanismos inovadores na tomada de decisões políticas coletivas. O debate terá como convidado principal Iain Walker, diretor executivo da NewDemocracy, fundação australiana que coordena o programa “Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections” (“Capacitando iniciativas nacionais que levem a democracia além das eleições”, em tradução livre), do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (Undef). Fortaleza está entre um pequeno grupo de cidades do mundo que desenvolveram essa iniciativa de democracia deliberativa.

Café com Design - A Rede de Cidades Criativas da Unesco será tema da edição especial do Café com Design, nesta quinta-feira (5), das 16 às 19 horas. O evento da Associação Ceará Design será realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e reunirá profissionais e especialistas nacionais e internacionais de diversos segmentos da economia criativa para um bate-papo sobre experiências e processos criativos. Em 2019, Fortaleza foi escolhida Cidade Criativa do Design pela Unesco, e o concurso da marca Fortaleza Cidade do Design será lançado nesta edição especial. O evento é gratuito e aberto ao público.


ROBERTO CLÁUDIO - O prefeito Roberto Cláudio participou da abertura do Seminário e enalteceu a possibilidade de trocar experiências e fazer o mundo olhar para Fortaleza de forma positiva. 

“A gente precisa beber um pouco da fonte. Entender como estas políticas vencedoras, que servem de exemplo, conseguiram prosperar, quais os maiores desafios. Ao passo que vamos fazer as nossas políticas ficarem conhecidas também. É um evento que vai trazer interação e aprendizagem. Vamos saber avaliar se estamos fazendo bem o que implantamos, como podemos melhorar e, fundamentalmente, criar laços e relações com estes órgãos. Assim, conseguimos recursos e parcerias para aprimorar o que estamos fazendo”, disse o prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, além de secretários municipais, estaduais e diversas autoridades.

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Élcio Batista, representou o governador Camilo Santana no evento. 

“Existe uma revolução em curso e silenciosa na cidade de Fortaleza, que tem sido um município de vanguarda com decisões inteligentes em diversas áreas. É silenciosa, não faz alarde, porque o Prefeito investe em pessoas. Esse é o melhor investimento. O Seminário é a chance de debatermos ideias. Também podemos discutir as principais necessidades para depois colocar em prática as soluções”, comentou.

Na ocasião, começaram a ser debatidas as políticas públicas exitosas implantadas em várias cidades do mundo. O objetivo é alinhar desafios e aprendizados com foco na sustentabilidade e na inovação. As diretrizes das temáticas trabalhadas no Seminário estão vinculadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assuntos que serão apresentados nos painéis temáticos. São eles: Mobilidade, Espaços Urbanos e Cidadania; Saúde; Juventude e Empreendedorismo; Economia e Cidades Criativas; Educação; Primeira Infância; e Protagonismo das Cidades.

"Todos os temas estão alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Todas as cidades do mundo inteiro se comprometeram, porque elas adquiriram uma relevância muito grande nos últimos anos. Então, é importante a gente ouvir experiências de sucesso, quem já implantou os planos e que teve sucesso para seguirmos o exemplo”, explicou a titular da Cerif, Patrícia Macêdo.

Luís Alberto Sabóia, André Trigueiro e Gil Peñalosa

Painel de abertura - Na primeira manhã do Seminário, o público conferiu a apresentação de Gil Peñalosa, presidente do Conselho do World Urban Parks, sobre o tema “Construindo uma Fortaleza vibrante e saudável para Todos”. "Como estão as cidades hoje? As pessoas conseguem caminhar livremente? Nós temos modelos que beneficiam o pedestre? As pessoas precisam conhecer umas às outras como iguais. Nas cidades inclusivas pelo mundo, observa-se hoje o aumento do uso de bicicletas, ruas mais livres para pessoas caminharem, como em Bogotá. E se em Fortaleza tudo fosse fantástico para quem tem 8 e 80 anos, de forma igual? Precisamos de pessoas saudáveis, pessoas felizes e cidades inclusivas", pontuou o professor, urbanista e defensor da mobilidade ativa e sustentável como forma de promover saúde mental e física para a população.

Dando sequência ao painel, que teve como mediador o jornalista André Trigueiro, o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Sabóia, falou sobre "Mobilidade Urbana: Impactos na vida de uma cidade". De acordo com o secretário, as ações de mobilidade urbana que vêm sendo implementadas em Fortaleza têm um impacto não somente na forma como as pessoas se locomovem, mas em toda a vida da Cidade. "Na saúde, no meio ambiente, no combate à inequidade social, na promoção da economia... A política de mobilidade está ligada a todos esses aspectos. Na medida que a gente faz uma boa política de mobilidade, isso retorna em mais saúde, cultura, lazer e meio ambiente. Então essa é a importância", disse.

Parcerias - O 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento de América Latina (CAF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Grupo J. Macêdo, Café Três Corações, Universidade de Fortaleza (Unifor), iProject TI, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Postagens mais visitadas deste blog

M. Dias Branco destina R$ 2,4 milhões para pesquisa sobre Covid-19

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, anuncia a doação de R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (Novo Coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Além de recursos financeiros, a M. Dias Branco doará alimentos.

Para cada bolsa de sangue arrecadada, destinará 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados. A empresa também mobilizará as plataformas de mídias sociais de suas principais marcas para engajar e conscientizar seus fãs sobre a importância das doações de sangue.

“A doação de sangue é um serviço essencial para inúmeras enfermidades e, por isso, escolhemos apoiar esta causa”, explica Fábio Melo, diretor de marketing da M. Dias Branco. “Queremos colocar nossas marcas a serviço da sociedade, apoiando financeiramente os hemocentros e, também, estimulando a doação. Quem procurar um dos…

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…