Pular para o conteúdo principal

Confira o 26 de abril na História de Fortaleza

Confira como foi o 26 de abril na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:



  • 1803 - Toma posse como 16º Ouvidor Geral do Ceará, Luís Manuel de Moura Cabral.
  • 1855 - A Chefia de Polícia sofre mudança quando assume Domingos José Nogueira Jaguaribe, responsável pela criação da primeira escola que funcionou na Cadeia de Fortaleza, onde os estudantes eram os presos.
  • 1871 - O 2º vice-presidente coronel Joaquim da Cunha Freire assume a presidência da Província.
  • 1908 - Fundado, em Fortaleza, uma associação denominada Ceará Atlético Clube, tendo como fim o desenvolvimento físico dos seus associados.
  • 1918 - Morre, vítima de câncer, no Recife, o comerciante Joaquim de Oliveira Torres. Nascera em San Martin do Dume, Portugal, em 1853. Era pai de Jerônimo de Oliveira Torres e Dionísio de Oliveira Torres. Hoje é nome de rua no bairro de Joaquim Távora.
  • 1926 - Lançado o livro Outras Terras, Outras Gentes, de autoria do escritor Raimundo de Menezes.
  • 1933 - Fundado em Fortaleza o Colégio Maria Auxiliadora, dirigido pelas Irmãs Salesianas.
  • 1937 - Sai o primeiro número do Jornal do Ceará, dirigido por Egberto Geraldo Schmidlin Guilhon (Egberto Guilhon), Araken Carneiro e Herbert Castelo Branco. Tinha Redação no Edifício Parente, sala 33.
  • 1937 - Morre o musicista e maestro Pedro Domingues, regente da Banda da Polícia Estadual.
  • 1938 - Falecimento, em Fortaleza, do popularíssimo barbeiro Antônio Macieira, proprietário do Salão Macieira.
  • 1940 - O capitão de fragata Luís Clóvis do Oliveira, assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAM), que foi restaurada por ordem do então Ministro da Marinha, vice-almirante Aristides Guilherme - havia sido extinta pelo Decreto Federal nº 20.607, de cinco de novembro de 1931.
  • 1942 - Recital de estréia do pianista Aloysio de Alencar Pinto, levado a efeito no Teatro José de Alencar com grande sucesso.
  • 1944 - Aparece nas livrarias o livro Ritmo Essencial, versos, do escritor, educador e poeta Antônio Filgueiras Lima.
  • 1944 - Morre, em Fortaleza, o poeta Francisco Brilhante, sendo sepultado às 16 horas no Cemitério de São João Batista.
  • 1946 - Em Assembléia Geral realizada na Polícia Militar do Ceará, no quartel localizado na Praça José Bonifácio, por iniciativa do sargento PM Benício Luís da Silva, é criada a Associação Esportiva Tiradentes
  • 1947 - Inaugura-se, às 15 horas, o III Salão de Abril, de artes plásticas, promovido pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, em colaboração com o Clube de Literatura e Arte - CLÃ, no hall do Cine Majestic, lado da Praça do Ferreira.
  • 1951 - Instala-se, em Fortaleza, o IX Congresso Estadual de Estudantes, sob o patrocínio da União Estadual dos Estudantes (UEE).
  • 1952 - Instala-se em Fortaleza o X Congresso Estadual dos Estudantes, promovido pela União Estadual dos Estudantes (UEE).
  • 1954 - São retirados os guindastes da Ponte Metálica, antigo molhe de desembarque de Fortaleza.
  • 1955 - A cantora Gal Costa apresenta-se em Fortaleza, no Theatro José de Alencar, interpretando seus sucessos.
  • 1958 - Fundada em Fortaleza a Associação Cearense de Escritores.
  • 1964 - Assume a superintendência da Fundação do Serviço Social de Fortaleza, seu primeiro dirigente, Edvar Arruda Filho.
  • 1967 - A firma Rabay & Companhia requer concordata.
  • 1967 - Inaugura-se a 323ª agência do Banco Brasileiro de Descontos S. A. (Bradesco), em prédio da Rua Major Facundo, 716.
  • 1969 - Inauguram-se, em Maranguape, o Cine Maragoa e o Itarema Clube.
  • 1973 - Morre, aos 77 anos de idade, 50 dos quais dedicados à vida artística, o ator José Alves Cabral.
  • 1973 - Em sessão solene, na Assembleia Legislativa, o reitor Walter de Moura Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), recebe o Título de Cidadão Cearense, em decorrência de proposição do ex-deputado Gomes da Silva.
  • 1974 - Cai sobre Fortaleza chuva de 77 milímetros, causando sérios transtornos. O prédio nº 849 da Rua General Sampaio, esquina com avenida Duque de Caxias, onde funcionou, no início, o Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU), tem toda a sua fachada danificada, ruindo em parte. Hoje lá está a Apigüana, com frente para a Avenida Duque de Caxias.
  • 1977 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), dois novos sócios efetivos, jornalista e escritor José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) e o escritor Itamar de Santiago Espíndola.
  • 1978 - Morre o conhecido vulto popular Mário Rosal Roberto, conhecido como o homem do facão, por andar armado com um facão, dizia ele, para cortar a vassoura de Jânio Quadros. Foi candidato a deputado federal.
  • 1978 - A nova iluminação do Estádio Presidente Vargas é inaugurada, à noite, nas partidas entre Ceará Sporting Club x Noroeste de Bauru, pelo Campeonato Nacional e Tiradentes x Quixadá, pelo Torneio de incentivo Governador Waldemar Alcântara.
  • 1981 - Morre, aos 72 anos de idade, vítima de enfarto, o general cearense Afonso Augusto de Albuquerque Lima, ex-diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a bordo de um avião a jato no trecho entre o Recife e o Rio de Janeiro. Era natural de Fortaleza nascido a 22 de agosto de 1919.
  • 1989 - Morre, em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o bacharel em Direito, professor, escritor e poeta José Valdivino de Carvalho. Era cearense de Água Verde, Pacatuba, onde nascera em 25 de fevereiro de 1911. Membro da Academia Cearense de Letras (ACL).
  • 1999 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará - PMC o coronel PM Francisco Justino Ribeiro Neto, em substituição a Francisco Mauro Alves Benevides, do mesmo posto. Toma posse também no cargo de sub-comandante, o coronel Adaílton Magalhães.
  • 2000 - Acontece a XXX Regata de Jangadas Dragão do Mar, que tem como vencedor o pescador Eliseu Lima do Nascimento, ficando em 2º lugar, José Ferreira Nunes e em 3º lugar José Ribeiro da Silva.
  • 2000 - Morre, às 11h30, aos 88 anos incompletos, vítima de insuficiência respiratória, a promotora de Justiça Lucrécia Pinho, a primeira a se inscrever na OAB-CE e a Segunda na OAB nacional. Era cearense de Sobral nascida a 28 de abril de 1912. Seu sepultamento ocorre no Cemitério de São João Batista.
  • 2005 - O ministro Francisco César Asfor Rocha é empossado como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão presidida pelo ministro Carlos Velloso. César Rocha é o único representante do Ceará no STJ. Fora eleito por unanimidade no último dia primeiro, pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ.
  • 2005 - A cidade recebe a notícia da eleição do novo chefe da Igreja Católica, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, que adota o nome de papa Bento XVI. Ex-guardião da Doutrina da Fé, o novo pontífice é considerado a “eminência parda” de João Paulo II. O novo O novo papa, é o 265º da história da Igreja Católica e sétimo de nacionalidade alemã.
  • 2010 - Morre o professor, jornalista, sociólogo, bacharel em direito e escritor Abelardo Fernando Montenegro, autor de mais de 40 livros e Fundador da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará. Foi um dos intelectuais mais destacados do Ceará no século XX. Nascera no dia 30 de maio de 1912 em Crateús.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".