Pular para o conteúdo principal

Confira o 26 de abril na História de Fortaleza

Confira como foi o 26 de abril na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:



  • 1803 - Toma posse como 16º Ouvidor Geral do Ceará, Luís Manuel de Moura Cabral.
  • 1855 - A Chefia de Polícia sofre mudança quando assume Domingos José Nogueira Jaguaribe, responsável pela criação da primeira escola que funcionou na Cadeia de Fortaleza, onde os estudantes eram os presos.
  • 1871 - O 2º vice-presidente coronel Joaquim da Cunha Freire assume a presidência da Província.
  • 1908 - Fundado, em Fortaleza, uma associação denominada Ceará Atlético Clube, tendo como fim o desenvolvimento físico dos seus associados.
  • 1918 - Morre, vítima de câncer, no Recife, o comerciante Joaquim de Oliveira Torres. Nascera em San Martin do Dume, Portugal, em 1853. Era pai de Jerônimo de Oliveira Torres e Dionísio de Oliveira Torres. Hoje é nome de rua no bairro de Joaquim Távora.
  • 1926 - Lançado o livro Outras Terras, Outras Gentes, de autoria do escritor Raimundo de Menezes.
  • 1933 - Fundado em Fortaleza o Colégio Maria Auxiliadora, dirigido pelas Irmãs Salesianas.
  • 1937 - Sai o primeiro número do Jornal do Ceará, dirigido por Egberto Geraldo Schmidlin Guilhon (Egberto Guilhon), Araken Carneiro e Herbert Castelo Branco. Tinha Redação no Edifício Parente, sala 33.
  • 1937 - Morre o musicista e maestro Pedro Domingues, regente da Banda da Polícia Estadual.
  • 1938 - Falecimento, em Fortaleza, do popularíssimo barbeiro Antônio Macieira, proprietário do Salão Macieira.
  • 1940 - O capitão de fragata Luís Clóvis do Oliveira, assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAM), que foi restaurada por ordem do então Ministro da Marinha, vice-almirante Aristides Guilherme - havia sido extinta pelo Decreto Federal nº 20.607, de cinco de novembro de 1931.
  • 1942 - Recital de estréia do pianista Aloysio de Alencar Pinto, levado a efeito no Teatro José de Alencar com grande sucesso.
  • 1944 - Aparece nas livrarias o livro Ritmo Essencial, versos, do escritor, educador e poeta Antônio Filgueiras Lima.
  • 1944 - Morre, em Fortaleza, o poeta Francisco Brilhante, sendo sepultado às 16 horas no Cemitério de São João Batista.
  • 1946 - Em Assembléia Geral realizada na Polícia Militar do Ceará, no quartel localizado na Praça José Bonifácio, por iniciativa do sargento PM Benício Luís da Silva, é criada a Associação Esportiva Tiradentes
  • 1947 - Inaugura-se, às 15 horas, o III Salão de Abril, de artes plásticas, promovido pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, em colaboração com o Clube de Literatura e Arte - CLÃ, no hall do Cine Majestic, lado da Praça do Ferreira.
  • 1951 - Instala-se, em Fortaleza, o IX Congresso Estadual de Estudantes, sob o patrocínio da União Estadual dos Estudantes (UEE).
  • 1952 - Instala-se em Fortaleza o X Congresso Estadual dos Estudantes, promovido pela União Estadual dos Estudantes (UEE).
  • 1954 - São retirados os guindastes da Ponte Metálica, antigo molhe de desembarque de Fortaleza.
  • 1955 - A cantora Gal Costa apresenta-se em Fortaleza, no Theatro José de Alencar, interpretando seus sucessos.
  • 1958 - Fundada em Fortaleza a Associação Cearense de Escritores.
  • 1964 - Assume a superintendência da Fundação do Serviço Social de Fortaleza, seu primeiro dirigente, Edvar Arruda Filho.
  • 1967 - A firma Rabay & Companhia requer concordata.
  • 1967 - Inaugura-se a 323ª agência do Banco Brasileiro de Descontos S. A. (Bradesco), em prédio da Rua Major Facundo, 716.
  • 1969 - Inauguram-se, em Maranguape, o Cine Maragoa e o Itarema Clube.
  • 1973 - Morre, aos 77 anos de idade, 50 dos quais dedicados à vida artística, o ator José Alves Cabral.
  • 1973 - Em sessão solene, na Assembleia Legislativa, o reitor Walter de Moura Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), recebe o Título de Cidadão Cearense, em decorrência de proposição do ex-deputado Gomes da Silva.
  • 1974 - Cai sobre Fortaleza chuva de 77 milímetros, causando sérios transtornos. O prédio nº 849 da Rua General Sampaio, esquina com avenida Duque de Caxias, onde funcionou, no início, o Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU), tem toda a sua fachada danificada, ruindo em parte. Hoje lá está a Apigüana, com frente para a Avenida Duque de Caxias.
  • 1977 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), dois novos sócios efetivos, jornalista e escritor José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) e o escritor Itamar de Santiago Espíndola.
  • 1978 - Morre o conhecido vulto popular Mário Rosal Roberto, conhecido como o homem do facão, por andar armado com um facão, dizia ele, para cortar a vassoura de Jânio Quadros. Foi candidato a deputado federal.
  • 1978 - A nova iluminação do Estádio Presidente Vargas é inaugurada, à noite, nas partidas entre Ceará Sporting Club x Noroeste de Bauru, pelo Campeonato Nacional e Tiradentes x Quixadá, pelo Torneio de incentivo Governador Waldemar Alcântara.
  • 1981 - Morre, aos 72 anos de idade, vítima de enfarto, o general cearense Afonso Augusto de Albuquerque Lima, ex-diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a bordo de um avião a jato no trecho entre o Recife e o Rio de Janeiro. Era natural de Fortaleza nascido a 22 de agosto de 1919.
  • 1989 - Morre, em Fortaleza, aos 78 anos de idade, o bacharel em Direito, professor, escritor e poeta José Valdivino de Carvalho. Era cearense de Água Verde, Pacatuba, onde nascera em 25 de fevereiro de 1911. Membro da Academia Cearense de Letras (ACL).
  • 1999 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará - PMC o coronel PM Francisco Justino Ribeiro Neto, em substituição a Francisco Mauro Alves Benevides, do mesmo posto. Toma posse também no cargo de sub-comandante, o coronel Adaílton Magalhães.
  • 2000 - Acontece a XXX Regata de Jangadas Dragão do Mar, que tem como vencedor o pescador Eliseu Lima do Nascimento, ficando em 2º lugar, José Ferreira Nunes e em 3º lugar José Ribeiro da Silva.
  • 2000 - Morre, às 11h30, aos 88 anos incompletos, vítima de insuficiência respiratória, a promotora de Justiça Lucrécia Pinho, a primeira a se inscrever na OAB-CE e a Segunda na OAB nacional. Era cearense de Sobral nascida a 28 de abril de 1912. Seu sepultamento ocorre no Cemitério de São João Batista.
  • 2005 - O ministro Francisco César Asfor Rocha é empossado como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão presidida pelo ministro Carlos Velloso. César Rocha é o único representante do Ceará no STJ. Fora eleito por unanimidade no último dia primeiro, pelo Superior Tribunal de Justiça - STJ.
  • 2005 - A cidade recebe a notícia da eleição do novo chefe da Igreja Católica, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, que adota o nome de papa Bento XVI. Ex-guardião da Doutrina da Fé, o novo pontífice é considerado a “eminência parda” de João Paulo II. O novo O novo papa, é o 265º da história da Igreja Católica e sétimo de nacionalidade alemã.
  • 2010 - Morre o professor, jornalista, sociólogo, bacharel em direito e escritor Abelardo Fernando Montenegro, autor de mais de 40 livros e Fundador da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará. Foi um dos intelectuais mais destacados do Ceará no século XX. Nascera no dia 30 de maio de 1912 em Crateús.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…