Pular para o conteúdo principal

Corona mata dois jornalistas e infecta 20 no Ceará

Ao menos 20 jornalistas cearenses foram infectados pelo Novo Coronavírus desde o início da pandemia até esta sexta-feira (22), conforme apurou o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Dois profissionais da mídia foram vitimados no Estado até o momento: Marcos Dublê (repórter-cinematográfico da TV Metrópole) e Alexandre Rangel (presidente do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza). Pelo menos 15 trabalhadores da imprensa estão com suspeitas de contaminação no Estado.

Na linha de frente da cobertura sobre a crise sanitária no Estado, que registra o terceiro maior número de contaminações e óbitos pela doença em todo o país, os operários da notícia seguem colocando suas vidas em risco para levar informações à população. “O principal problema tem sido convencer os empregadores a tomar providências quanto ao controle da contaminação”, resume o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita.

Há um procedimento no Ministério Público do Trabalho (MPT) apurando a disseminação da Covid-19 no Sistema Jangadeiro de Comunicação. Na audiência de mediação, o jurídico da empresa comprometeu-se a afastar do ambiente de trabalho por 14 dias, sem necessidade de atestado médico, os profissionais que apresentarem os sintomas da doença.

No início da pandemia, o Sindjorce recebeu denúncias sobre a existência de trabalhadores doentes no Grupo O Povo de Comunicação, mas não houve contaminação massiva porque os dois profissionais foram logo afastados para tratamento e a maior parte dos jornalistas passou a exercer suas atividades por meio de teletrabalho. Cabe ressaltar que o Sindicato oficiou todos os empregadores, apontando medidas a serem adotadas pelas empresas para reduzir a contaminação nas redações.

O Sistema Verdes Mares registra, até o momento, quatro casos comprovados de jornalistas com Covid-19. Na empresa do Grupo Edson Queiroz, o problema é o alto número de trabalhadores com suspeita da doença, 11 pessoas, mas que seguem sem testagem, e que voltam ao trabalho após apenas três dias de licença médica. “Isso é um risco para os que permanecem na redação e também para os agrupamentos familiares desses trabalhadores”, destaca Mesquita. O Sindicato oficiou a empresa cobrando solução, ao passo em que notificou as autoridades de Saúde do Município de Fortaleza e do Estado.

De acordo com o presidente do Sindicato, os jornalistas de portais, jornais e rádios, em sua maioria, trabalham hoje home office. Restam ainda nas redações jornalistas de TV, chefias e um resquício de alguns profissionais de rádio e de imagem. “Para dar conta desta nova realidade, o sindicato tem se desdobrado em atendimentos, que aumentaram muito. Por dia, registramos cerca de duas a três reclamações sobre adoecimento por Covid-19, falta de testagem e de isolamento”.

FENAJ realiza pesquisa para monitorar nível de contaminação - A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) iniciou, na última sexta-feira (15/05), pesquisa com o intuito de monitorar o real quadro de contaminação dos profissionais da categoria pela Covid-19. Além de disponibilizar o questionário diretamente para a categoria, a entidade também o enviou aos Sindicatos de Jornalistas filiados, para que façam a divulgação entre seus filiados.

A orientação do Departamento de Saúde, Previdência e Segurança da Entidade é que os formulários sejam encaminhados às redações para que jornalistas colaborem, respondendo às questões.

Mais de 70 jornalistas mortos na América Latina - O Escritório Regional para a América Latina e o Caribe da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) recebe periodicamente, por meio de suas afiliadas na região, relatórios sobre o estado dos trabalhadores da mídia no contexto da Covid-19. Segundo a entidade, até 15 de maio, mais de 70 jornalistas morreram da doença na região, com destaque para o Equador, com 55 mortos.

“Como o jornalismo é uma profissão praticada nas ruas e a serviço da comunidade que precisa de informações sobre a pandemia, exigimos que as autoridades de cada país garantam suprimentos de proteção em conformidade com os protocolos de Saúde para que todos os trabalhadores”, diz a Federação, em matéria no seu site.

Ao lamentar a lista de falecidos e expressar solidariedade às famílias e colegas, a FIJ informou que trabalha para treinar protocolos e medidas de prevenção e instou as autoridades a cumprirem os procedimentos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para minimizar os efeitos do coronavírus na população.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).