Pular para o conteúdo principal

III Semana da Avaliação em Escolas de Governo será realizada em junho

“Criando valor público por meio da avaliação” é o tema central da III Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) que na próxima quinta-feira (quatro de junho) reunirá governo, academia, sociedade civil e entes privados para discutir enfoques, estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público.

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), vai realizar a III SAEG em edição online, através da Ferramenta Cisco Webex, com interação via chat, coordenada por mediadores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Sistema de Gestão Educacional (Siged), na página eletrônica do IPC.

A III SAEG faz parte da agenda global da “gLOCAL Evaluation Week” – organizada pelo CLEAR (Banco Mundial) em parceria com instituições como o EDA (Suíça) e a Fundação Rockefeller (EUA).

“Sob a liderança do Instituto Plácido Castelo, em parceria com a Rede de Escolas de Governo Estadual e com atores-chave em avaliação e monitoramento, a SAEG 2020 promete preservar e ampliar o sucesso de edições anteriores, levando um intercâmbio de alto nível de conhecimentos e experiências para os desafios atuais da avaliação na gestão pública”, explicou a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto.

A Semana da Avaliação em Escolas de Governo é uma iniciativa para difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública. Dada sua relevância para o campo e como estratégia de disseminação em escala, a SAEG integra há três anos o maior evento sobre Avaliação do mundo – que somente no último ano reuniu 177 instituições de 38 países na promoção de diferentes atividades de intercâmbio de conhecimentos e experiências de Avaliação e Monitoramento (A&M), beneficiando cerca de 22 mil pessoas.

Em sua terceira edição, a SAEG 2020 está organizada em três painéis temáticos e uma mesa-redonda sob o lema geral “Criando valor público por meio da avaliação”. Confira o programa da SAEG 2020 e junte-se ao esforço global de construção de capacidades de avaliação para a gestão pública.

Histórico - A SAEG nasceu no Centresaf/CE (um centro regional da Escola de Administração Fazendária, localizado no estado do Ceará) por provocação de um avaliador institucional, patrocínio da Diretoria Regional daquele centro e cooperação com outros órgãos cearenses. O Centresaf/CE havia experimentado resultados gerenciais e educacionais positivos com o uso estratégico da Avaliação e reconheceu uma oportunidade institucional de estender essa aplicação para outros órgãos.

Assumindo seu papel, enquanto escola de governo, de promover práticas de aperfeiçoamento da gerência pública, o Centresaf/CE comprometeu-se em disseminar e convidar outras instituições a disseminarem os resultados positivos que as práticas avaliativas puderam viabilizar no desempenho de suas competências e funções organizacionais. Desde o princípio teve-se em mente que a difusão de uma cultura gestionária pautada em evidências da avaliação deveria ser liderado pelas escolas de governo, dada sua posição privilegiada na construção de capacidades estatais. Pretendeu-se desde as primeiras reuniões da Coordenação Geral que este evento se tornasse anual e se consolidasse em alguns anos como uma atividade autônoma e especializada: organizada por escolas de governo, para escolas de governo e por meio de escolas de governo. (Trecho do relatório da SAEG 2018).

Assim, a primeira edição da SAEG contou com uma programação extensa e abrangente, onde foram discutidas diversas aplicações fundamentais de A&M no contexto da Administração Pública, da avaliação de políticas à avaliação de desempenho individual, buscando colocar essa ferramenta de gestão em pauta na agenda prioritária das instituições cearenses. Em um trabalho conjunto, instituições públicas do Executivo, Legislativo e Judiciário – da União, Estado e Município – marcaram presença como expositores de uma programação diversificada para vários públicos, composta por um seminário, duas mesas-redondas, dois cursos e uma conferência. 

Em 2019, a programação se volta para a avaliação em sentido estrito, especificamente para a Avaliação de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) – inserida em contextos de desenvolvimento de pessoas por meio de processos de capacitação; materializando, com isso, compromissos assumidos na primeira edição da Semana, via Carta de Intenções que previa ações para o fortalecimento de capacidades avaliativas no serviço público. Por isso, todos os sete eventos da segunda edição foram orientados para a Avaliação de TD&E em cinco níveis de aplicação: diagnóstica, de reação, de aprendizagem e de impacto (comportamento e resultados). Na edição de 2019 a coordenação da SAEG passa ser exercida pela Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, sendo liderada pela escola coordenadora da Rede (Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP), com o apoio das demais colegiadas.

Agora, em sua terceira edição, a SAEG 2020 alcança o status de um evento internacional com alcance para todo o ambiente nacional de escolas de governo do Brasil. Sob a liderança do Instituto Plácido Castelo (IPC/TCE) em parceria com atores-chaves em avaliação e monitoramento, a SAEG 2020 promete preservar e ampliar o sucesso de edições anteriores, levando um intercâmbio de alto nível de conhecimentos e experiências para os desafios atuais da avaliação na gestão pública.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B