Pular para o conteúdo principal

Morre Wilson Leite Braga

Depois de 17 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensivo (UTI) morreu na noite deste domingo (17) o ex-governador da Paraíba, Wilson Leite Braga (foto).


A informação foi dada pelo jornalista Albeni Galdino, o padre, amigo e ex-auxiliar de Braga durante seu Governo.

Wilson Braga morre nove dias após o falecimento de sua esposa, Lúcia Braga, também no Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN), em João Pessoa, vítima de Coronavírus.

Wilson Leite Braga (Conceição, 18 de julho de 1931 – João Pessoa, 17 de maio de 2020) foi um advogado, empresário e político brasileiro.

Exerceu cargos de deputado estadual, deputado federal, governador da Paraíba, vereador e prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 1950 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba – atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.

Biografia - Filho do casal Francisco de Oliveira Braga e Francisca Leite Braga. Seu pai, conhecido como “seu Braga” , era comerciante, tabelião e político. Nasceu no estado do Ceará e migrou para a Paraíba na década de 1930, passando a residir precisamente na cidade de Conceição, onde foi chefe político por muitos anos. Seu Braga começou a vida como comerciante e posteriormente tabelião e ao ingressar na política, exerceu o cargo de prefeito de Conceição por três mandatos. O primeiro mandato na década de 40, o segundo entre 1973 e 1977 e por fim o terceiro mandato, entre 1982 a 1988. Ainda foi candidato a Deputado Estadual em 1950, mas não conseguiu eleger-se. Sua mãe Francisca Leite, carinhosamente chamada de Calula Leute, era da tradicional família Leite com forte tradição política no Vale do Piancó.

Wilson Braga iniciou seus estudos primeiramente em Conceição e posteriormente na cidade de Patos no Colégio Diocesano. Depois disto,foi para João Pessoa, onde passou a residir na Casa do Estudante chegando a ser presidente daquela instituição responsável por acolher estudantes do interior do estado. Nos anos 50, presta vestibular para o curso de Direito e forma-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Paraíba, atual UFPB. Neste mesmo período, Wilson torna-se líder estudantil e representante da União Nacional dos Estudantes, chegando a participar da inauguração da UFPB na companhia do então Governador José Américo de Almeida. Foi casado com a ex-deputada Lúcia Braga, com quem tem teve 3 filhos: Marcelo, Patrícia e Marianna. Teve como irmãos a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Conceição Vani Braga, o médico e ex-prefeito de Conceição Walter Leite Braga, e Nice Leite Braga Pegado, que é mãe do ex-prefeito Alexandre Braga.

Carreira Política - Político tradicional do estado da Paraíba, Wilson Braga já ocupou diversos cargos públicos, entre os quais:
  • Deputado Estadual (1955-1967 e 2011-2015)
  • Deputado Federal (1967-1982, 1995-1999, 1999-2003 e 2007-2011)
  • Vereador de João Pessoa (1993-1994)
  • Governador da Paraíba (1983-1986)
  • Prefeito de João Pessoa (1989-1990)
Em 1982, em plena Ditadura Militar no Brasil e depois de vários anos como parlamentar federal, Wilson Braga, então filiado ao extinto PDS, se candidata a governador da Paraíba sendo assim eleito para ocupar o Palácio da Redenção com 509.855 (58,48%) contra 358.146 (41,08%) do candidato derrotado Antônio Mariz, do PMDB.

Em 15 de março de 1983, toma posse no Governo. Seu mandato como governador é marcado por obras importantes, com destaque para o ‘Projeto Canaã’, criado para resolver o problema da seca e da falta d’água em vários municípios paraibanos com a construção de açudes e barragens, sendo o seu governo pioneiro dentro do estado da Paraíba.

Renuncia ao Palácio da Redenção em 14 de maio de 1986, junto com o seu vice José Carlos da Silva Júnior para concorrer ao Senado Federal do Brasil sendo assim substituído por Milton Bezerra Cabral eleito bionicamente pela Assembleia Legislativa da Paraíba, em virtude da vacância do cargo.

Apesar do favoritismo inicial na disputa para o senado, Braga acaba sendo surpreendentemente derrotado pelos dois candidatos do PMDB à senador, Raimundo Lira e Humberto Lucena, que obtém, respectivamente, 615.533 votos (29,97%) e 607.266 votos (29,57%) contra seus 388.878 votos (18,94%). Na eleição para governador, também sofre grande revés ao não conseguir eleger o seu candidato Marcondes Gadelha, derrotado por Tarcísio Burity.

Sem mandato e então filiado ao PFL, Wilson Braga tenta chegar a prefeitura de João Pessoa em 1988 aonde é candidato, se elegendo assim prefeito da capital paraibana com a votação de 77.377 (52,35%).

Derrotas em 1990 e 2002 - Em 1990, o então prefeito de João Pessoa e ex-governador Wilson Braga (na época filiado ao PDT) renuncia ao cargo para a disputa ao governo do estado da Paraíba dando lugar ao vice-prefeito Carlos Mangueira. Favorito nas pesquisas, Braga teve como principal adversário o ex-prefeito de Campina Grande Ronaldo Cunha Lima (PMDB). Numa disputa acirrada, Braga e Cunha Lima vão ao 2º turno com vitória de Ronaldo Cunha Lima, que obteve 704.375 votos (55,19%) contra 571.802 votos (44,81%) favoráveis a Wilson Braga, Cunha Lima foi eleito governador para o mandato 1991-1994, porém não chega a concluí-lo.

Para não ficar sem mandato durante esse período, Braga candidata-se a vereador de João Pessoa em 1992 sendo o mais votado com 6.068 votos, na Câmara Municipal de João Pessoa chega a ocupar a presidência da casa. Se elege deputado federal em 1994, sendo reeleito em 1998. Até que em 2002, então filiado ao PFL, concorre ao senado federal numa chapa com Efraim Morais (do mesmo partido), que também disputava o senado e Cássio Cunha Lima ( PSDB), que concorria ao governo do estado, assim como na disputa ao governo em 1990], Braga era favorito á vencer a disputa ao senado, segundo as pesquisas, mas acaba ficando em 3º lugar, sendo derrotado pelo ex-governador José Maranhão (PMDB – 28,72%) e por Efraim Morais (20,53%), eleitos para o mandato 2003-2011.

Eleições 2006 - Depois de perder a eleição em 2002, Wilson Braga fica sem mandato por quatro anos e se alia ao grupo político do então senador José Maranhão, depois de alegar ter sofrido suposta “traição” de Cássio Cunha Lima (eleito governador) e Efraim Morais (eleito senador) seus companheiros de chapa no pleito daquele ano.

Em 2006, volta ao cenário político da Paraíba ao disputar uma vaga para a Câmara Federal pelo PMDB, sendo eleito deputado federal com 113.557 votos para o mandato 2007-2011.

Eleições 2010 - Nas eleições de 2010, Wilson Braga decide retornar a Assembleia Legislativa da Paraíba para disputar mais um mandato de deputado estadual, cargo no qual exerceu de 1956 até 1967, sendo eleito com 24.752 votos para o mandato 2011-2015, com maiores votações em João Pessoa e Conceição, sua cidade natal. Em 2014, decide não concorrer a um novo mandato.

Morte - No dia 1º de maio de 2020, Wilson Braga foi internado com um quadro de insuficiência renal no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. Morreu neste domingo (17)o em decorrência da Covid-19, nove dias depois do falecimento da esposa Lúcia Braga, vítima da mesma doença.

Com informações do site notíciaspb.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".