Pular para o conteúdo principal



Nerds: de hostilizados a queridinhos na Nova Economia

Jovem com fama de inteligente, mas tímido, retraído, impopular, óculos de lentes com grau alto e uma mochila cheia de livros. Há muito essa imagem caricata dos chamados nerds não condiz com a realidade e nem com a ideia pejorativa que se associava aos "caxias" da escola. Muito pelo contrário, há um bom tempo ser chamado de nerd é um elogio: eles passaram a ser admirados pela inteligência e capacidade de criar soluções.

Hoje existe até data para se celebrar esse perfil, o Dia Internacional do Orgulho Nerd, comemorado nesta segunda (25 de maio). Para o administrador e co-founder do Gyntec Academy, maior instituto do Centro-Oeste em educação continuada e gestão da tecnologia e inovação, Marcos Campos, os nerds de hoje são os grandes empreendedores da nova Economia.

“O nerd desenvolve características como a alta capacidade analítica e um grande poder de foco, são as mais preparadas para criar soluções para este mundo em transformação digital. Eles são pessoas que sempre se aprofundam muito nos assuntos com a qual têm afinidades e com isso costumam ter um entendimento da Ciência e da realidade mais detalhado e à frente da maioria”, avalia Marcos Campos. 


Para Rogéria Rizette Linares (foto), headhunter, gerente de recrutamento e diretora da Tetris BPO & Solutions, empresa especializada na seleção de profissionais da área de TI, essa imagem negativa da cultura nerd começou a mudar entre o final da década de 90 e início dos anos 2000, quando se passou a ter uma maior abertura do acesso à tecnologia, com a popularização dos microcomputadores e da internet. Ela também destaca que o estigma pejorativo da comunidade nerd começou a mudar quando figuras como Steve Jobs e Bill Gates se tornaram famosas mundialmente e reconhecidas como personalidades de sucesso. “Nessa época todo mundo começou a perceber que aquele cara super inteligente, retraído seria o próximo chefe. Hoje, quando se diz que tem um nerd na família, a ideia que se tem é de que é uma pessoa de grande potencial e que ficará rica logo”, comenta a especialista.

Segundo Rogéria Rizette, que se diz assumidamente nerd, quem se enquadra neste perfil é, em geral, uma pessoa que se aplica e aprofunda muito numa determinada área a qual tem muita afinidade, tem uma alta capacidade analítica e é muitas vezes autodidata. “São pessoas que sempre buscam estudar, pesquisar e gostam muito de aprender”, destaca Rogéria.

De acordo com a headhunter, os nerds também buscam sempre a inovação, e além de grandes consumidores de tecnologia, são também grandes desenvolvedores de tecnologias e soluções. Embora sejam bastante associados à tecnologia, a especialista em recrutamento também destaca que as qualidades de um nerd se enquadram para empresas e atividades de qualquer área, e não só as de TI. “É um perfil muito procurado pelas organizações, justamente por sua alta capacidade de análise e foco”, diz.

Cultura e Trabalho - Leandro Martins, 43 anos, CEO da Buzzlead, relata que valoriza o perfil nerd e dá preferência para contratá-los em sua empresa. A startup goiana com quatro anos de atividade, que participa do ecossistema de inovação Gyntec Academy, desenvolveu uma plataforma online para indicação ativa de usuários de produtos e serviços, de forma recompensada. Segundo Martins, a média de idade de seus colaboradores gira em torno de 23 anos. Hoje ele tem 14 pessoas em seu quadro de funcionários, a maioria com esse perfil nerd. “Trabalhamos muito com jovens e valorizamos suas características. São muito antenados, menos apegados, aprendem rápido, descolados, têm mente aberta e em geral estão em busca de propósito de relevância, que vai além do financeiro e por isso nos ajudam a crescer”, afirma o empresário.

O designer Pedro Luiz de Amaral Neto, de 23 anos, é um dos colaboradores da Buzzlead. Assumidamente nerd, reconhece que o termo ganhou uma nova concepção nos últimos anos. “Antes era aquela imagem estereotipada mesmo, de um cara tímido, de óculos e que não conversava com ninguém. Mas acho que isso mudou bastante nos últimos cinco anos”, revela. Pedro conta que a sua influência para cultura Nerd veio dos amigos da escolas que gostavam das mesmas coisas e gostavam de falar de temas ligados a tecnologia, super heróis e história em quadrinhos.

Ele destaca que os diferenciais das pessoas com este perfil é a grande capacidade e gosto de estarem atualizados com as novidades, sejam na área de tecnologia, na Cultura Pop, ou mesmo em novo comportamentos. “Estamos sempre lendo muito e consumindo muito conteúdo. Sem buscando novidades e isso nos dá uma certa versatilidade para lidar com essas inovações que surgem quase que todos os dias”, avalia o jovem.

Nerd é pop - Os nerds sempre existiram, mas foi ao longo desta última década que eles assumiram um ponto de destaque dentro do cenário pop e do próprio mercado cultural. Até então, eles sempre foram vistos como aqueles caras estranhos do canto do pátio ou o marmanjo que lia quadrinhos e jogava videogame. Por conta disso, alguém decidiu criar um dia para reafirmar esse perfil sempre tão estereotipado. Assim no dia 25 de maio de 2008, num congresso na Espanha, foi celebrada oficialmente a data. Em várias cidades da Europa e em diversas outras partes do mundo, via internet, milhares de pessoas participaram dos atos pensados pelos organizadores. Mas por que dia 25 de maio? A explicação mais difundida tem a ver com um famoso ícone da cultura nerd. É que nesta data no ano de 1977, estreava nos cinemas o primeiro filme da franquia Star Wars.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...