Pular para o conteúdo principal

Nerds: de hostilizados a queridinhos na Nova Economia

Jovem com fama de inteligente, mas tímido, retraído, impopular, óculos de lentes com grau alto e uma mochila cheia de livros. Há muito essa imagem caricata dos chamados nerds não condiz com a realidade e nem com a ideia pejorativa que se associava aos "caxias" da escola. Muito pelo contrário, há um bom tempo ser chamado de nerd é um elogio: eles passaram a ser admirados pela inteligência e capacidade de criar soluções.

Hoje existe até data para se celebrar esse perfil, o Dia Internacional do Orgulho Nerd, comemorado nesta segunda (25 de maio). Para o administrador e co-founder do Gyntec Academy, maior instituto do Centro-Oeste em educação continuada e gestão da tecnologia e inovação, Marcos Campos, os nerds de hoje são os grandes empreendedores da nova Economia.

“O nerd desenvolve características como a alta capacidade analítica e um grande poder de foco, são as mais preparadas para criar soluções para este mundo em transformação digital. Eles são pessoas que sempre se aprofundam muito nos assuntos com a qual têm afinidades e com isso costumam ter um entendimento da Ciência e da realidade mais detalhado e à frente da maioria”, avalia Marcos Campos. 


Para Rogéria Rizette Linares (foto), headhunter, gerente de recrutamento e diretora da Tetris BPO & Solutions, empresa especializada na seleção de profissionais da área de TI, essa imagem negativa da cultura nerd começou a mudar entre o final da década de 90 e início dos anos 2000, quando se passou a ter uma maior abertura do acesso à tecnologia, com a popularização dos microcomputadores e da internet. Ela também destaca que o estigma pejorativo da comunidade nerd começou a mudar quando figuras como Steve Jobs e Bill Gates se tornaram famosas mundialmente e reconhecidas como personalidades de sucesso. “Nessa época todo mundo começou a perceber que aquele cara super inteligente, retraído seria o próximo chefe. Hoje, quando se diz que tem um nerd na família, a ideia que se tem é de que é uma pessoa de grande potencial e que ficará rica logo”, comenta a especialista.

Segundo Rogéria Rizette, que se diz assumidamente nerd, quem se enquadra neste perfil é, em geral, uma pessoa que se aplica e aprofunda muito numa determinada área a qual tem muita afinidade, tem uma alta capacidade analítica e é muitas vezes autodidata. “São pessoas que sempre buscam estudar, pesquisar e gostam muito de aprender”, destaca Rogéria.

De acordo com a headhunter, os nerds também buscam sempre a inovação, e além de grandes consumidores de tecnologia, são também grandes desenvolvedores de tecnologias e soluções. Embora sejam bastante associados à tecnologia, a especialista em recrutamento também destaca que as qualidades de um nerd se enquadram para empresas e atividades de qualquer área, e não só as de TI. “É um perfil muito procurado pelas organizações, justamente por sua alta capacidade de análise e foco”, diz.

Cultura e Trabalho - Leandro Martins, 43 anos, CEO da Buzzlead, relata que valoriza o perfil nerd e dá preferência para contratá-los em sua empresa. A startup goiana com quatro anos de atividade, que participa do ecossistema de inovação Gyntec Academy, desenvolveu uma plataforma online para indicação ativa de usuários de produtos e serviços, de forma recompensada. Segundo Martins, a média de idade de seus colaboradores gira em torno de 23 anos. Hoje ele tem 14 pessoas em seu quadro de funcionários, a maioria com esse perfil nerd. “Trabalhamos muito com jovens e valorizamos suas características. São muito antenados, menos apegados, aprendem rápido, descolados, têm mente aberta e em geral estão em busca de propósito de relevância, que vai além do financeiro e por isso nos ajudam a crescer”, afirma o empresário.

O designer Pedro Luiz de Amaral Neto, de 23 anos, é um dos colaboradores da Buzzlead. Assumidamente nerd, reconhece que o termo ganhou uma nova concepção nos últimos anos. “Antes era aquela imagem estereotipada mesmo, de um cara tímido, de óculos e que não conversava com ninguém. Mas acho que isso mudou bastante nos últimos cinco anos”, revela. Pedro conta que a sua influência para cultura Nerd veio dos amigos da escolas que gostavam das mesmas coisas e gostavam de falar de temas ligados a tecnologia, super heróis e história em quadrinhos.

Ele destaca que os diferenciais das pessoas com este perfil é a grande capacidade e gosto de estarem atualizados com as novidades, sejam na área de tecnologia, na Cultura Pop, ou mesmo em novo comportamentos. “Estamos sempre lendo muito e consumindo muito conteúdo. Sem buscando novidades e isso nos dá uma certa versatilidade para lidar com essas inovações que surgem quase que todos os dias”, avalia o jovem.

Nerd é pop - Os nerds sempre existiram, mas foi ao longo desta última década que eles assumiram um ponto de destaque dentro do cenário pop e do próprio mercado cultural. Até então, eles sempre foram vistos como aqueles caras estranhos do canto do pátio ou o marmanjo que lia quadrinhos e jogava videogame. Por conta disso, alguém decidiu criar um dia para reafirmar esse perfil sempre tão estereotipado. Assim no dia 25 de maio de 2008, num congresso na Espanha, foi celebrada oficialmente a data. Em várias cidades da Europa e em diversas outras partes do mundo, via internet, milhares de pessoas participaram dos atos pensados pelos organizadores. Mas por que dia 25 de maio? A explicação mais difundida tem a ver com um famoso ícone da cultura nerd. É que nesta data no ano de 1977, estreava nos cinemas o primeiro filme da franquia Star Wars.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B