Pular para o conteúdo principal

Nerds: de hostilizados a queridinhos na Nova Economia

Jovem com fama de inteligente, mas tímido, retraído, impopular, óculos de lentes com grau alto e uma mochila cheia de livros. Há muito essa imagem caricata dos chamados nerds não condiz com a realidade e nem com a ideia pejorativa que se associava aos "caxias" da escola. Muito pelo contrário, há um bom tempo ser chamado de nerd é um elogio: eles passaram a ser admirados pela inteligência e capacidade de criar soluções.

Hoje existe até data para se celebrar esse perfil, o Dia Internacional do Orgulho Nerd, comemorado nesta segunda (25 de maio). Para o administrador e co-founder do Gyntec Academy, maior instituto do Centro-Oeste em educação continuada e gestão da tecnologia e inovação, Marcos Campos, os nerds de hoje são os grandes empreendedores da nova Economia.

“O nerd desenvolve características como a alta capacidade analítica e um grande poder de foco, são as mais preparadas para criar soluções para este mundo em transformação digital. Eles são pessoas que sempre se aprofundam muito nos assuntos com a qual têm afinidades e com isso costumam ter um entendimento da Ciência e da realidade mais detalhado e à frente da maioria”, avalia Marcos Campos. 


Para Rogéria Rizette Linares (foto), headhunter, gerente de recrutamento e diretora da Tetris BPO & Solutions, empresa especializada na seleção de profissionais da área de TI, essa imagem negativa da cultura nerd começou a mudar entre o final da década de 90 e início dos anos 2000, quando se passou a ter uma maior abertura do acesso à tecnologia, com a popularização dos microcomputadores e da internet. Ela também destaca que o estigma pejorativo da comunidade nerd começou a mudar quando figuras como Steve Jobs e Bill Gates se tornaram famosas mundialmente e reconhecidas como personalidades de sucesso. “Nessa época todo mundo começou a perceber que aquele cara super inteligente, retraído seria o próximo chefe. Hoje, quando se diz que tem um nerd na família, a ideia que se tem é de que é uma pessoa de grande potencial e que ficará rica logo”, comenta a especialista.

Segundo Rogéria Rizette, que se diz assumidamente nerd, quem se enquadra neste perfil é, em geral, uma pessoa que se aplica e aprofunda muito numa determinada área a qual tem muita afinidade, tem uma alta capacidade analítica e é muitas vezes autodidata. “São pessoas que sempre buscam estudar, pesquisar e gostam muito de aprender”, destaca Rogéria.

De acordo com a headhunter, os nerds também buscam sempre a inovação, e além de grandes consumidores de tecnologia, são também grandes desenvolvedores de tecnologias e soluções. Embora sejam bastante associados à tecnologia, a especialista em recrutamento também destaca que as qualidades de um nerd se enquadram para empresas e atividades de qualquer área, e não só as de TI. “É um perfil muito procurado pelas organizações, justamente por sua alta capacidade de análise e foco”, diz.

Cultura e Trabalho - Leandro Martins, 43 anos, CEO da Buzzlead, relata que valoriza o perfil nerd e dá preferência para contratá-los em sua empresa. A startup goiana com quatro anos de atividade, que participa do ecossistema de inovação Gyntec Academy, desenvolveu uma plataforma online para indicação ativa de usuários de produtos e serviços, de forma recompensada. Segundo Martins, a média de idade de seus colaboradores gira em torno de 23 anos. Hoje ele tem 14 pessoas em seu quadro de funcionários, a maioria com esse perfil nerd. “Trabalhamos muito com jovens e valorizamos suas características. São muito antenados, menos apegados, aprendem rápido, descolados, têm mente aberta e em geral estão em busca de propósito de relevância, que vai além do financeiro e por isso nos ajudam a crescer”, afirma o empresário.

O designer Pedro Luiz de Amaral Neto, de 23 anos, é um dos colaboradores da Buzzlead. Assumidamente nerd, reconhece que o termo ganhou uma nova concepção nos últimos anos. “Antes era aquela imagem estereotipada mesmo, de um cara tímido, de óculos e que não conversava com ninguém. Mas acho que isso mudou bastante nos últimos cinco anos”, revela. Pedro conta que a sua influência para cultura Nerd veio dos amigos da escolas que gostavam das mesmas coisas e gostavam de falar de temas ligados a tecnologia, super heróis e história em quadrinhos.

Ele destaca que os diferenciais das pessoas com este perfil é a grande capacidade e gosto de estarem atualizados com as novidades, sejam na área de tecnologia, na Cultura Pop, ou mesmo em novo comportamentos. “Estamos sempre lendo muito e consumindo muito conteúdo. Sem buscando novidades e isso nos dá uma certa versatilidade para lidar com essas inovações que surgem quase que todos os dias”, avalia o jovem.

Nerd é pop - Os nerds sempre existiram, mas foi ao longo desta última década que eles assumiram um ponto de destaque dentro do cenário pop e do próprio mercado cultural. Até então, eles sempre foram vistos como aqueles caras estranhos do canto do pátio ou o marmanjo que lia quadrinhos e jogava videogame. Por conta disso, alguém decidiu criar um dia para reafirmar esse perfil sempre tão estereotipado. Assim no dia 25 de maio de 2008, num congresso na Espanha, foi celebrada oficialmente a data. Em várias cidades da Europa e em diversas outras partes do mundo, via internet, milhares de pessoas participaram dos atos pensados pelos organizadores. Mas por que dia 25 de maio? A explicação mais difundida tem a ver com um famoso ícone da cultura nerd. É que nesta data no ano de 1977, estreava nos cinemas o primeiro filme da franquia Star Wars.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …