Pular para o conteúdo principal

Prefeito apresenta dados que apontam melhora no cenário da Covid-19 em Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) apresentou, nesta quarta-feira (28), dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que apontam uma melhora no atual cenário da Covid-19 na Capital. Os números revelam uma diminuição do fluxo de atendimentos nos 113 Postos de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), comparando as quatro últimas semanas.


Para o prefeito, os números podem significar uma possível redução da Pandemia. “Se a gente quiser entender se a demanda tem aumentado ou tem diminuído, o primeiro local a ser examinado é exatamente o posto de saúde, que é a porta de entrada do sistema. Se a gente olhar na linha do tempo, até esta terça-feira (26), pode observar uma tendência de redução na procura por pacientes com quadros gripais”, afirmou, durante transmissão em rede social.

Os registros se baseiam nos números das segundas-feiras, quando os picos acontecem, de acordo com Roberto Cláudio. “Na última segunda-feira (25), a gente atendeu 1.486 pessoas, contra 2.110 na segunda passada (18). E na anterior (11), foram 2.139. Então, houve uma queda às segundas feiras", ressaltou, acrescentando que essa redução tem sido registrada ao longo das últimas semanas, no dia a dia.

Segundo o prefeito, o menor número de atendimentos registrados, nas últimas quatro semanas, aconteceu na última terça-feira (26). “Nesta terça-feira, foram 990 atendimentos, contra 1.660 na terça passada, contra 2.072 da terça retrasada. Então, há uma importante tendência de redução de procura por novos quadros gripais aos postos de saúde”, informou.

Nas UPAs, também houve redução na demanda de internação diária em enfermarias e UTIs. “Se a gente olhar o gráfico do começo de maio ao longo do mês, há uma tendência bem consistente de redução do número de pacientes que chegam às UPAs, diariamente, com indicação de internação hospitalar em enfermaria ou em leitos de UTI", declarou.

Segundo Roberto Cláudio, "esses dados são importantes porque, apesar de ainda termos que vivenciar muita dor e angústia, porque ainda há muitos casos demandando internações e, infelizmente, muitos óbitos todos os dias, também temos tido notícias boas que indicam que estamos passando a viver um momento mais favorável do que viveu ao longo das semanas passadas”.

Renda em Casa - Roberto Cláudio também prestou esclarecimentos sobre o auxílio emergencial de renda destinado a feirantes, ambulantes e autônomos que estejam cadastrados oficialmente junto ao Município até o mês de março.

“Nós vamos continuar depositando o dinheiro na conta daqueles que preencheram seu cadastro on line e apontaram a sua agência bancária. Já para os que preferiram fazer o resgate na boca do caixa, a gente tá suspendendo a retirada, de hoje até o dia 5 de junho, para evitar a maior aglomeração que pode acontecer na sexta-feira e nos primeiros dias do mês. Então, pra evitar o risco de disseminação, essas pessoas só podem fazer o resgate a partir de seis de junho. Para o demais, o processo continua normalmente”, explicou.

Minha Casa, Minha Vida - Roberto Cláudio também ressaltou que a Prefeitura deu um passo importante no empreendimento do Residencial Alto da Paz, no Vicente Pinzón, do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Na próxima segunda-feira (primeiro de junho), a gente vai fazer, com a Caixa Econômica, o sorteio on line de onde cada pessoa irá morar. Vamos sortear o bloco, o apartamento e o andar. As pessoas poderão acompanhar ao vivo, mas depois publicaremos no Portal da Prefeitura a lista com os apartamentos para os quais foram sorteados. Esse é um dos últimos passos para que, efetivamente, já possam fazer a mudança e tenham o direito definitivo, nobre e fundamental à casa própria”, garantiu.

Retorno de obras públicas - O prefeito deu detalhes de obras públicas essenciais que serão retomadas. “A partir da próxima segunda-feira (primeiro), quando encerrar o isolamento social rígido, vamos retomar algumas obras públicas emergenciais. Estamos preocupados com dois blocos, em especial. O primeiro é o da Educação, pois temos creches e escolas que estão bem próximas de serem finalizadas, para que a gente já possa ofertar mais vagas de educação infantil e tempo integral no início do período letivo do próximo ano. O segundo é o da Saúde. Algumas estão muito próximas de ficarem prontas e serão importantes no enfrentamento ao Covid-19, mas também serão fundamentais para o Sistema de Saúde Municipal como um todo", assegurou.

Em junho, a Prefeitura deve entregar a obra do Gonzaguinha da Barra, já com nova emergência e com expansão de leitos de enfermaria. "Vamos entregar também a expansão do Frotinha da Parangaba. Praticamente. será um hospital novo que vai ampliar de forma significativa a capacidade de internação clínica e cirúrgica. Deveremos entregar também ainda em junho o Frotinha do Antônio Bezerra com centro cirúrgico, sala de recuperação, estrutura de farmácia, tudo novo”, detalhou.

Duas Policlínicas também estão próximas de serem entregues à população. “Entre final de junho e começo de julho, elas já podem abrir as portas para exames complementares e consultas médicas especializadas. Uma fica no Passaré (Regional VI) e a outra no terreno da Secretaria Regional V. São estruturas que nos ajudarão a enfrentar a Covid-19 e que servirão também depois que a gente vencer essa batalha”, disse.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …