Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio anuncia a abertura de dois novos Postos de Saúde em Fortaleza

Na noite desta terça-feira (26), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novas ações em execução pela Prefeitura de Fortaleza. Além de medidas de contenção implantadas em virtude da pandemia do Novo Coronavírus, o gestor garantiu a abertura de dois novos Postos de Saúde na Capital.



As Unidades deverão, até a primeira quinzena de junho, fortalecer a Atenção Primária e beneficiar as comunidades situadas no Ancuri e nas Goiabeiras.
“Essas Unidades básicas serão abertas em um momento crucial da pandemia. Ambas estão localizadas em áreas muito críticas. Uma delas beneficiará 25 mil pessoas de um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida: o Alameda das Palmeiras. O outro será nas Goiabeiras, no Vila do Mar, na Regional I, uma das áreas de maior adensamento de casos e de óbitos por Covid-19”, informou.

Posto de Saúde Guiomar Arruda - De acordo com Roberto Cláudio, após reforma e ampliação, o Posto de Saúde Guiomar Arruda, instalado no Grande Pirambu, está entregue à população da Regional I. Realizada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a obra contemplou, além de diversas melhorias, a implantação de novas estruturas.

As intervenções, orçadas em R$ 1,1 milhão, incluíram a instalação de novas salas e novos consultórios, além da climatização de espaços, melhorias voltadas à acessibilidade, serviços de pintura, alvenaria e reparos hidráulicos e elétricos.

“Hoje a gente reabriu este enorme Posto de Saúde, situado no coração do Pirambu, que foi literalmente reconstruído. Estão trabalhando muitas equipes do PSF, contemplando um eixo de muitas ocorrências de Covid-19. A abertura fortalecerá a Atenção Primária e o apoio assistencial aos moradores do território”, declarou.

Feriados antecipados - Em seu pronunciamento, o gestor destacou a antecipação dos feriados religiosos de Corpus Christi e de Nossa Senhora da Assunção para 27 e 28 de maio. A Lei Nº 11.005, de 26 de maio de 2020, foi aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza nesta terça-feira (26).

A antecipação ocorre em virtude da pandemia da Covid-19 e deverá assegurar maior adesão da população ao isolamento social rígido previsto em decreto.

Roberto Cláudio enfatizou o intuito da proposta, cuja decisão esteve alinhada junto ao arcebispo Dom José Antônio. “A mudança nas datas ocorre em virtude da pandemia. Aglomerações ao longo dos meses de junho e de agosto não serão recomendadas pelo risco de disseminação da Covid-19. Além disso, o isolamento tem causado efeitos negativos para a economia. As atividades econômicas devem ser retomadas, lenta e gradualmente, a partir do mês de junho. Feriados neste período de retomada podem ser um obstáculo a mais para a geração de emprego e renda, para o trabalho e para o empreendedorismo”, esclareceu.

Bancos e agências lotéricas - Mesmo diante da antecipação dos feriados, a Prefeitura irá permitir, por meio do Decreto Nº 14.681, o funcionamento da rede bancária e das lotéricas nos dias 27 e 28 de maio. A medida garante fluidez na procura pelo pagamento do auxílio emergencial e reduz o risco de aglomerações na sexta-feira (29/05).

As agências devem adotar medidas sanitárias adequadas para assegurar a segurança dos clientes e funcionários.

12 Postos de Saúde durante o feriado - Ao longo dos feriados desta semana, a Prefeitura de Fortaleza manterá o funcionamento de 12 Postos de Saúde. A medida compõe o conjunto de ações assistenciais direcionadas ao combate à Covid-19. Diante do quadro pandêmico, a medida objetiva, sobretudo, garantir o atendimento primário a pacientes sintomáticos.

A abertura das Unidades expande as portas de entrada para o Sistema Público de Saúde, possibilitando diagnósticos adequados e transferências hospitalares precoces para casos mais graves.

Kits de alimentação escolar - Em virtude da ainda vigente suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura segue distribuindo kits de alimentação escolar a 230 mil alunos matriculados nas escolas públicas de Fortaleza. A iniciativa chega ao terceiro ciclo mensal e funcionará em logística especial durante os feriados desta quarta e quinta-feira.

“Esta é uma das políticas mais bem reconhecidas neste período. Nós estamos garantindo o aporte nutricional indispensável à saúde dos nossos alunos. A terceira etapa da iniciativa foi iniciada nesta segunda-feira, funcionará em logística especial ao longo dos feriados e seguirá nas próximas semanas, de forma inteligente, evitando aglomerações nas Escolas onde são distribuídos os kits. Os contatos com as famílias dos estudantes estão sendo realizados por telefone, mensagem ou via WhatsApp”, explicou o Prefeito.

Uma Força para a Cultura - Diante dos impactos econômicos causados pela pandemia vigente, o Município pagou, também nesta terça-feira (26), o primeiro lote da renda emergencial destinada a artistas populares em situação de vulnerabilidade. A iniciativa objetiva contemplar a cadeia cultural produtiva do Município por meio de um auxílio de R$ 200, equivalentes aos meses de abril e maio.

De acordo com o gestor, o segundo lote de inscritos deverá ser contemplado até o início da próxima semana. A iniciativa reforça um conjunto de ações assistenciais desprendido pela Prefeitura.

Busca ativa - Por meio da atuação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em parceria com agentes de endemias, a Prefeitura de Fortaleza tem desenvolvido, desde abril, a busca domiciliar por pacientes de risco. A medida visa ao monitoramento adequado e à identificação precoce de quadros sintomáticos preocupantes. Para a finalidade, a gestão municipal tem disponibilizado máscaras e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Segundo balanço recém-divulgado, até o momento, mais de 25 mil pessoas já foram visitadas. “Pacientes dos grupos de risco assistidos pelas equipes da Saúde da Família estão sendo acompanhados pela visita dos ACS, a quem registro a minha gratidão. Isso serve para identificar precocemente casos graves e garantir o tratamento adequado”, pontuou.

Pelo menos três mil casos suspeitos de Covid, identificados por meio da logística implantada, endossam os registros municipais. “A informação relacionada aos cuidados e às condutas é fornecida a todos. A orientação, neste momento, é fundamental para prevenir casos, antecipar diagnósticos e terapias”, reiterou o prefeito.

Novo protocolo recomendado - Roberto Cláudio destacou, ainda, a evolução positiva de pacientes assistidos pela Atenção Primária com sintomas de Covid-19, submetidos à terapia à base de corticoides e de azitromicina. O protocolo, recomendado pela Escola de Saúde do Estado, tem garantido prognósticos satisfatórios. Os dados observados estão em estudo e continuarão sendo avaliados.

“Em relação ao período pré-pandemia, o consumo desses medicamentos aumentou cerca de 300%, mostrando uma grande adesão. Já há uma indicação nos hospitais públicos de que pacientes com máscara de oxigênio têm segurado a evolução da doença. Esse pode ser um indício importante dessa terapia”, informou.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre ex-prefeito de Aquiraz

Morreu neste domingo (12), de Covid 19, aos 75 anos, o ex-prefeito de Aquiraz e empresário, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB).

A comunicação da morte foi feita por um filho de Guimarães:
- É com a maior dor que tenho na minha vida e da nossa família, que informo a vocês que meu pai Antônio Fernando Freitas Guimarães partiu para o plano superior, para ficar do lado do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeço toda corrente de oração e fé que foi feita, porém Deus o todo poderoso sabe de todas as coisas, e devemos entender que os planos dele são maiores que os nossos! Um abraço a todos!".
Guimarães foi prefeito de Aquiraz de 2013-2016. Ele era baiano de Salvador e nasceu em 18 de abril de 1945.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre ex-prefeito de Aquiraz

Morreu neste domingo (12), de Covid 19, aos 75 anos, o ex-prefeito de Aquiraz e empresário, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB).

A comunicação da morte foi feita por um filho de Guimarães:
- É com a maior dor que tenho na minha vida e da nossa família, que informo a vocês que meu pai Antônio Fernando Freitas Guimarães partiu para o plano superior, para ficar do lado do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeço toda corrente de oração e fé que foi feita, porém Deus o todo poderoso sabe de todas as coisas, e devemos entender que os planos dele são maiores que os nossos! Um abraço a todos!".
Guimarães foi prefeito de Aquiraz de 2013-2016. Ele era baiano de Salvador e nasceu em 18 de abril de 1945.