Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio anuncia ampliação da capacidade assistencial em Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), em virtude da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus, continua investindo em ações preventivas e assistenciais no âmbito municipal. Nesta quinta-feira (14), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novas medidas de Combate à Covid-19.


Diante da complexidade das internações nas unidades de Saúde da Capital, a gestão está atuando para garantir o atendimento humanizado e transparente. Para a finalidade, a Prefeitura vem ampliando o serviço de comunicação com os familiares de pacientes acometidos pela Covid-19 assistidos pela Rede Municipal.

A exemplo da logística desenvolvida no Instituto José Frota 2 (IJF2) e no hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza têm informado, diariamente, o quadro clínico de pacientes em tratamento a um familiar cadastrado no ato da internação.

Além disso, desde a última quarta-feira (13), o Serviço Social passou reforçar os canais de comunicação nas UPAs do Cristo Redentor, Bom Jardim, Vila Velha, Edson Queiroz, São Cristóvão e Itaperi. “O serviço está disponível 24 horas para melhorar e humanizar a relação entre o paciente, a Unidade e o familiar. Além disso, são fornecidas informações relacionadas ao fluxo do paciente, como regulações e transferências”, acrescentou o gestor.

Apoio ao Lar Torres de Melo - Em virtude do surgimento de casos no Lar Torres de Melo, Roberto Cláudio anunciou iniciativas assistenciais direcionadas à instituição, uma das mais tradicionais da Cidade, voltada ao cuidado de idosos. De acordo com o Gestor, equipes do setor de Geriatria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) têm atuado em uma operação de apoio ao Lar.

Nessa perspectiva, a partir desta semana, a Prefeitura irá disponibilizar profissionais, medicamentos e insumos. “Além disso, serão testados profissionais e pacientes para que possamos garantir o isolamento em caso de necessidade e evitar a disseminação”, completou.

Pacientes enquadrados em critérios de internação serão encaminhados ao hospital de campanha do PV para tratamento adequado. “São centenas de pessoas idosas, com mais de 60 anos, muitas em situação de dependência, vivendo acamadas, suscetíveis ao agravamento em caso de contaminação pelo novo coronavírus. Por isso, precisamos estar atentos”, destacou.

Novo protocolo recomendado - O prefeito anuncia que pacientes assistidos pelos Postos de Saúde, sem critério de internação, poderão ser submetidos, a partir do quinto dia de sintoma, a protocolos específicos para o tratamento da Covid-19. A iniciativa está alinhada à recomendação da Escola de Saúde Pública do Estado.

“A Escola de Saúde Pública reuniu especialistas e recomendou, na Atenção Primária, o uso de corticoides e de azitromicina em pacientes que não estão em critério de internação. Essas medicações podem ser efetivas, mas o tom é de recomendação. Não há bases científicas para nenhuma terapia oficial até este momento. A terapia pode ser recomendada pelo profissional médico e deve ser aceita pelo paciente que apresenta sintomas há, pelo menos, cinco dias”, alertou, informando que a assistência farmacêutica municipal disponibiliza ambos os medicamentos.

Ampliação do número de leitos hospitalares - Roberto Cláudio destaca os esforços desprendidos pelo Município em prol da ampliação da Rede de Saúde Pública. Além dos 642 leitos já inaugurados pela Prefeitura, especificamente voltados ao tratamento de pacientes contaminados com o Novo Coronavírus, o gestor garantiu a ampliação da capacidade assistencial.

“Novas vagas estão sendo abertas. Até o fim deste mês, Fortaleza contará com, pelo menos, 888 leitos para pacientes da Covid-19, fortalecendo a internação e a terapia intensiva. Isso envolve novos profissionais, estrutura de fluxo e de atendimento, protocolos, insumos, equipamentos. Desde o início desta crise, está sendo montada uma rede de estrutura paralela”, informou.

O prefeito enfatiza a importância da atuação do Governo do Estado diante do quadro pandêmico e seguiu defendendo o isolamento social rígido. “A prevenção mais efetiva é manter os hábitos de higiene e o isolamento”.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".