Pular para o conteúdo principal

UPAs serão equipadas com 30 novos leitos em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, continua investindo em ações preventivas e assistenciais no âmbito municipal. Nesta segunda-feira (4), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novas medidas de combate à Covid-19.

Diante da situação epidemiológica registrada na Capital, o gestor apresentou a expansão de leitos ofertados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município. 

Ainda nesta segunda-feira, a UPA do bairro Bom Jardim será equipada com 10 novas vagas. Paralelamente, ao longo desta semana, as Unidades do Vila Velha e do Edson Queiroz serão contempladas com 10 leitos adicionais cada.

A iniciativa fortalece os esforços já desprendidos pela Prefeitura, que, ao longo das últimas semanas, inaugurou, gradativamente, 140 novos leitos em cinco UPAs de Fortaleza, todos exclusivamente voltados ao tratamento de pacientes acometidos pelo Novo Coronavírus.

Equipes começaram a atuar, nesta segunda (4), organizando filas, garantindo o distanciamento entre as pessoas e distribuindo máscaras e álcool em gel

Combate às aglomerações - Visando ao combate às aglomerações ainda existentes, sobretudo no entorno de agências bancárias, 150 servidores municipais foram mobilizados pela Prefeitura de Fortaleza e distribuídos entre 20 agências da Caixa Econômica Federal para conscientizar a população.

“Não podemos transformar a oportunidade do pagamento de benefícios federais em um grave risco de contaminação. Nossas equipes começaram a atuar hoje, a partir das 7 horas da manhã, organizando filas, garantindo o distanciamento mínimo entre as pessoas e distribuindo máscaras e álcool em gel”, informou o Prefeito.

Em reunião convocada pelo Ministérios Públicos Federal e Estadual, além da Defensoria Pública, Roberto Cláudio discutiu estratégias para assegurar mais conscientização, orientação e proteção aos fortalezenses. Na oportunidade, o Gestor solicitou às agências bancárias o envolvimento diante desse fundamental esforço.

“É muito importante que haja a colaboração dos bancos e do Governo Federal em compreender que é necessária uma maior articulação. Durante a reunião, buscamos entender como a Prefeitura pode atuar de forma mais contundente nesse trabalho, que deve ser conjunto”, defendeu.

Nessa perspectiva, a iniciativa deverá ser aprimorada até a próxima quarta-feira (6) por meio do isolamento de vias no entorno das agências e da instalação de gradis de ferro. “Vamos organizar as filas das agências da Caixa Econômica na própria via para guardar a distância necessária entre as pessoas. Além disso, solicitamos à Caixa uma triagem para evitar que as pessoas se dirijam às agências desnecessariamente ou em dias errados”, explicou.

Atendimento humanizado e transparente - Durante a transmissão, o Prefeito destacou a atuação da gestão para garantir o atendimento humanizado e transparente nas unidades de saúde de Fortaleza. Para a finalidade, a Prefeitura tem ampliado o serviço de comunicação com os familiares de pacientes acometidos pela Covid-19 que estão sendo assistidos pela rede municipal.

A exemplo da logística desenvolvida no Instituto José Frota 2 (IJF2) e no hospital de campanha instalado no Estádio Presidente Vargas, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza irão informar diariamente o quadro clínico de pacientes em tratamento.

“Este é um piloto iniciado hoje. Todo dia, a partir das 16 horas, um profissional de saúde vai se comunicar com o familiar responsável pelo ingresso do paciente no ato da admissão e fornecerá informações clínicas. Além disso, vamos permitir que, das 8 às 10 horas da manhã, os familiares levem objetos de necessidade pessoal dos pacientes, como escovas de dente e de cabelo, entre outros itens”, disse.

Além disso, a partir desta terça-feira (5), o Serviço Social deverá reforçar o canal de comunicação. “Estamos nos estruturando para que as informações relacionadas ao fluxo do paciente, como regulações e transferências, sejam garantidas”, acrescentou.

Nova logística nos Postos de Saúde - Em virtude dos diferentes graus de gravidade dos sintomas da Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza vem implantando um novo fluxo assistencial para garantir maior rapidez e comodidade aos pacientes da rede municipal.

Em sua fala, Roberto Cláudio voltou a destacar o esforço da gestão em garantir o transporte sanitário necessário à regulação de pacientes entre unidades de saúde. “Continuamos o fluxo para direcionar, voluntariamente, pacientes de baixo risco, com sintomas leves, das UPAs aos Postos de Saúde da Cidade. Assim, desafogaremos as UPAs e garantiremos, nos próprios Postos, assistência mais rápida, humanizada e cômoda”, pontuou.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".