Pular para o conteúdo principal

Aço Cearense reforça compromisso com o Meio Ambiente

Com forte atuação no desenvolvimento e na conservação do Meio Ambiente, o Grupo Aço Cearense tem investido em sustentabilidade, construindo capital econômico, natural e social, com a missão de atuar no mercado do aço de forma sustentável, dinâmica e com excelência.


“A Gestão Ambiental está na nossa Política de Gestão Integrada, que norteia as decisões da organização quanto aos relacionadas aos aspectos ambientais que envolvem nossas atividades. Os colaboradores são envolvidos desde a sua entrada na empresa, com treinamento de integração, em que são sensibilizados quanto à importância de agir de acordo com a política na empresa”, destaca o gerente de Sustentabilidade da Aço Cearense, Carlos Yves Cavalcanti.

A política de gestão integrada adotada apoia-se no princípio de gerenciar os aspectos e os impactos ambientais das atividades, preservando o meio ambiente. Focando nesse compromisso, o Grupo Aço Cearense tem feito várias ações para a melhor gestão dos recursos disponíveis e para a destinação adequada dos resíduos gerados nas unidades industriais e comerciais.

“As ações de nossas áreas de gestão ambiental e gestão de resíduos são previamente planejadas através de planos de comunicações elaborados em conjunto com a nossa área de Comunicação, estabelecendo o que divulgar, qual o público alvo, como divulgar e quando divulgar. Como esse compartilhamento é elaborado de forma estruturada, racional e educativa, inclusive através de treinamentos periódicos para cada assunto tratado, além de fazermos auditorias internas para acompanhamento e medições da evolução de cada projeto, podemos afirmar que o nível de adesão é bastante satisfatório, demonstrando o alto nível de qualidade das ações que nos propomos a executar, explica Carlos Yves.

Entre as ações executadas pela companhia estão o consumo de coprodutos através de sinterização; o uso da logística reversa com baterias e pneus; o sistema de captação e de tratamento de efluentes que garante 98,35% de água recirculada nos processos industriais, e a aplicação de metodologias para destinação correta e redução dos resíduos gerados, como óleo para rerrefino e escória para recuperação de vias públicas.

Há uma preocupação de praticar a gestão ambiental competente e eficaz e difundi-la entre colaboradores, familiares e todas as comunidades com as quais a Aço Cearense tem relacionamento direto ou indireto. Para Carlos Yves, os avanços são perceptíveis nas atividades industriais e comerciais das empresas localizadas nos Estados do Ceará, Pará e Tocantins, permitindo um excelente relacionamento com a sociedade como um todo e, especificamente, com os órgãos ambientais que, visivelmente, reconhecem as ações em defesa do Meio Ambiente.

“Melhoramos a nossa destinação de resíduos e coprodutos com uma destinação mais adequada de reciclagem, reaproveitamento e envio para coprocessamento, investimentos expressivos foram realizados em controle de emissões atmosféricas. Assim como mantemos um robusto sistema de tratamento e recirculação de água, que garante um uso adequado dos recursos hídricos. Diante desse novo modelo que se está configurando o cenário mundial e local, temos o desafio de nos tornarmos ainda mais sustentáveis, com um olhar para o negócio, onde as questões ambientais se tornam um vives importante das tomadas de decisão”, complementa a coordenadora de Gestão Ambiental da Sonobras, 
 Junimara Chaves.

“Hoje, no momento em que vivemos um completo estresse mundial, estamos mais ainda observando como é bom ter boas práticas. A atmosfera está mais limpa, os rios e as baías com águas mais transparentes, menor uso de motores à combustão de combustíveis fósseis, levando-nos cada vez a sermos mais criativos e inovadores de forma a, inclusive, avançar nessa nova realidade para termos um mundo melhor onde nossas gerações atuais e futuras possam ter uma vida mais agradável e sustentável”, comenta Carlos Yves Cavalcanti.

Confira as ações que o Grupo Aço Cearense realiza:

· Produção de redutor bioenergético de forma sustentável, com 15 fazendas próprias de plantio de eucalipto em uma área de 25.100 hectares.

· Plantio de carnaubeiras em uma área de 100 mil metros quadrados de preservação ambiental, atendendo a legislação vigente.

· Consumo de coprodutos através de Sinterização, assim reaproveitando materiais e reduzindo demanda de matérias primas e energia na produção de ferro gusa;

· Uso da logística reversa para baterias e pneus;

· Substituição de lâmpadas fluorescentes por led;

· Sistema de captação, tratamento e recirculação de água, que garantem 98,35% de água recirculada nos processos industriais;

· Aplicação de metodologias que melhoram o desempenho e o acompanhamento das destinações e reduções dos resíduos gerados, como a destinação de óleo usado para rerrefino e escórias para recuperação de vias públicas;

· Sistema de coleta, armazenamento em reservatórios artificiais de grande porte, bombeamento e tratamento de águas pluviais em Estação de Tratamento de Água (ETA), assegurando integralmente o abastecimento para consumo humano e industrial;

· Todas as empresas do Grupo Aço Cearense possuem Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), assegurando o adequado tratamento desses efluentes e seus descartes nos mananciais em completo atendimento aos requisitos legais.

· Para a gestão dos resíduos sólidos e líquidos, temos projetos de coleta seletiva nas nossas empresas, um exemplo é o Projeto Reciclo realizado na Aço Cearense.

· Doações de centenas de mudas de árvores de espécies nativas, florestais, frutíferas, medicinais e ornamentais aos colaboradores. Com palestras e treinamentos de educação ambiental.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Morre radialista Rinaldo Róger

Informa o Monólitos Post a morte do radialista Rinaldo Róger (foto), de Quixadá. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quarta-feira (17) em seu apartamento.


Rinaldo Róger apresentava um programa esportivo na Rádio FM Cultura de Quixadá, de seis às sete da noite.

Era servidor da Prefeitura Municipal de Quixadá e foi candidato a vereador nas Eleições 2016.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lamenta a morte de Rinaldo Róger:

- Nosso colega da Apcdec. Que Deus o receba de braços abertos. Nosso respeito ao companheiro".

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Morre radialista Rinaldo Róger

Informa o Monólitos Post a morte do radialista Rinaldo Róger (foto), de Quixadá. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quarta-feira (17) em seu apartamento.


Rinaldo Róger apresentava um programa esportivo na Rádio FM Cultura de Quixadá, de seis às sete da noite.

Era servidor da Prefeitura Municipal de Quixadá e foi candidato a vereador nas Eleições 2016.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lamenta a morte de Rinaldo Róger:

- Nosso colega da Apcdec. Que Deus o receba de braços abertos. Nosso respeito ao companheiro".