Pular para o conteúdo principal



Aplicativo ajuda a elevar os estoques de hemocentros em todo o Brasil

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que um país tenha um estoque seguro de sangue, ele deve contar com 3% a 5% de sua população de doadores regulares. Esse percentual ainda não foi atingido pelo Brasil, que segundo dados do Ministério da Saúde, registra apenas 1,6% da população.


Visando minimizar esse problema no país, o Instituto Smart City, filiado ao Instituto Delta, se uniu à médica hematologista Maria Goretti de Araújo Marques e lançou o aplicativo Sangue Amigo. Através do aplicativo, disponível para os sistemas iOS e Android, o doador de sangue pode fazer o agendamento em um hemonúcleo cadastrado e ter seu atendimento com hora marcada.

Segundo a hematologista Maria Goretti, o aplicativo nasceu da necessidade de aumentar o número de doadores de sangue no país e, ao mesmo tempo, garantir que o momento da doação seja seguro, evitando desta forma as indesejadas aglomerações que aumentam o risco de transmissão do Novo Coronavirus.

“Com a necessidade do isolamento social, as doações de sangue estão ainda mais reduzidas, uma vez que as pessoas não estão indo aos hemocentros com medo da contaminação. O uso desta ferramenta de organização tornou-se uma forte aliada dos hemonúcleos neste momento de pandemia”, explica a médica.

O projeto contou com uma equipe de desenvolvedores liderada pela empreendedora da área de tecnologia na saúde, Ilma Laurindo, que destaca as funcionalidades do aplicativo:

"Os hemonúcleos de todas as cidades e estados do país podem se cadastrar para utilizar o Sangue Amigo. O aplicativo conta com uma série de ferramentas que proporcionam economia de diversas naturezas, possibilitando aos gestores traçar o perfil dos doadores, identificar as regiões onde há maior número de cadastrados e ainda criar campanhas personalizadas utilizando apenas um comando. Estas funcionalidades trazem economia de tempo com tarefas que passam a ser desempenhadas pela tecnologia, para que a equipe do hemonúcleo tenha mais tempo para se dedicar ao que realmente importa dentro da estrutura", destaca a empreendedora.

O aplicativo Sangue Amigo é gratuito aos usuários e pode ser instalado com apenas alguns cliques. Através dele é possível agendar o melhor dia para a doação, possibilitando economia de tempo ao doador que é atendido assim que chega ao local, o que evita filas e aglomerações. "Além disso, o Sangue Amigo oferece total segurança para o hemonúcleo por estar dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)", completa Ilma.

Hemoacre foi o primeiro - O Hemoacre, localizado na cidade de Rio Branco (AC), foi o primeiro a instalar o aplicativo Sangue Amigo, que se tornou um importante aliado da Saúde já que, segundo dados do Ministério da Saúde, o Estado tem o menor número de doadores do país, com menos de 11 mil cadastros.

“Temos que incentivar a cultura de doar sangue e conscientizar a população da importância deste ato de solidariedade. Apesar da pandemia do Novo Coronavirus, as pessoas continuam precisando de sangue e as doações são absolutamente importantes para pacientes em tratamento de anemias crônicas, pessoas que sofrem acidentes e têm como consequência as hemorragias, ou ainda aquelas que têm complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer, entre outras doenças graves”, destaca a médica Maria Goretti.

Junho Vermelho - Iniciada em 2015, em São Paulo, o Junho Vermelho é uma campanha nacional para incentivar a doação de sangue. O mês foi escolhido porque em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e não por acaso o lançamento do aplicativo Sangue Amigo está sendo neste período.

“É necessário ressaltar que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Por isso, buscamos estimular a doação regular e espontânea, uma vez que, além do agendamento, o aplicativo também faz o cadastro do doador. O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas”, explica a hematologista.

Ainda segundo a médica, os componentes do sangue têm curta validade, razão pela qual as doações devem ser constantes. “A nossa ferramenta atende também à Nota Técnica nº 13/2020 do Ministério da Saúde, que orienta sobre a triagem clínica dos candidatos à doação de sangue, em virtude da Covid-19", completa.

Os hemonúcleos interessados em disponibilizar o agendamento da doação de sangue por meio do aplicativo podem entrar em contato pelo endereço eletrônico: contato@sangueamigo.org. A instalação é simples, rápida e feita remotamente via Internet. Outras informações pelo site www.sangueamigo.org.

Sobre o Instituto Smart City - O instituto "Smart City" (www.institutosmartcity.org) é um braço do Instituto Delta, destinado a desenvolver projetos na área de tecnologia aplicada à Saúde e Educação, com o objetivo de levar facilidades e engajamento a todos os brasileiros, de forma descomplicada, igualitária, viabilizando o exercício da cidadania.

Além do Instituto Smart City, o projeto Sangue Amigo contou com a participação da médica hematologista Maria Goretti de Araújo Marques, da empreendedora da área de tecnologia na saúde Ilma Laurindo e do fundador do escritório de branding e design Brandmaker (brandmaker.com.br), Cristiano Oliveira.

Serviço

Aplicativo Sangue Amigo disponível para os sistemas iOS e Android.
Acompanhe o Sangue Amigo nas Redes Sociais:
https://www.instagram.com/sangueamigooficial/
https://www.facebook.com/sangueamigooficial/
www.sangueamigo.org
Outras informações: contato@sangueamigo.org

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...