Pular para o conteúdo principal

Confira o 11 de junho na História de Fortaleza

Confira o 11 de junho na História de Fortaleza conforme o Arquivo Nirez:


  • 1905 - Instala-se, em Fortaleza, a União e Ginástica, sociedade esportiva fundada em quatro de janeiro de 1905.
  • 1905 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o engenheiro militar Henrique Théberge, membro fundador da Academia Cearense de Letras (ACL), diretor do Congresso de Ciências Práticas e sócio honorário da Fênix Caixeiral e do Centro Literário. Foi engenheiro da Estrada de Ferro de Baturité, gerente da Companhia Ferro-Carril e professor do Liceu do Ceará. Era pernambucano do Recife onde nascera a 27 de junho de 1838.
  • 1913 - Fundada a Faculdade de Letras, pelos professores Manuel Soriano de Albuquerque, Antônio Augusto de Vasconcelos e Epaminondasda Frota, funcionando em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 52.
  • 1921 - Funda-se, em Fortaleza, a União Beneficente de Trabalhadores Ambulantes de Fortaleza, com sede na Rua Castro e Silva, 423 (antigo).
  • 1921 - Começa a circular em Fortaleza o jornal O Palinuro, órgão dos estudantes do Liceu do Ceará, dirigido por César Teles de Magalhães (César Magalhães) e redatoriado por Aldo Prado e Deusdedit Araújo.
  • 1926 - Estabelece-se uma fábrica de tecidos, da firma Frota, Siqueira & Cia. Ltda., que no ano seguinte passa a ser Frota & Gomes Ltda. e em 1928, com a morte de um dos sócios, passou a ser Gomes & Cia Ltda., que inaugurou a Fábrica de Tecidos São José, na Avenida Tomás Pompeu, 506 (hoje Avenida Filomeno Gomes), no Jacarecanga. Depois foi S. A. Philomeno Indústria e Comércio.
  • 1928 - Toma posse, no comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Guilherme Ribeiro da Cruz, recebendo o cargo das mão do capitão Alves Távora, que respondia interinamente.
  • 1930 - Às primeiras horas da noite é assassinado, com seis tiros, em sua mesa de trabalho, o jornalista Antônio Luís de Drumond Miranda (Antônio Drummond), diretor de Gazeta de Notícias, na Rua Barão do Rio Branco, 128, aos 48 anos incompletos, por Virgílio Gomes de Oliveira, juiz municipal. Drummond era pernambucano do Recife, onde nascera a 30 de novembro de 1872 e radicou-se em Fortaleza exercendo a política, a advocacia e o jornalismo de maneira destemida. Era bacharel em Direito e hoje é nome de rua no Monte Castelo.
  • 1938 - Fundada em Fortaleza, a Federação Cearense de Basquetebol (FCB), sob a presidência do capitão Francisco das Chagas Nogueira Caminha.
  • 1941 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o advogado e poeta Domingos Bonifácio de Oliveira, ex-funcionário da Delegacia Fiscal. Era cearense de Redenção nascido em 14 de maio de 1877.
  • 1945 - Instalada solenemente, no Teatro José de Alencar, sob a presidência do Interventor Francisco de Menezes Pimentel, a seção cearense do Partido Social Democrático - PSD. Usaram da palavra, o padre José Bruno Teixeira, Florêncio de Alencar, João Otávio Lobo e o Interventor.
  • 1946 - Comemorando o Dia do Marinheiro, o prefeito César Cals de Oliveira dá os nomes de Avenida Almirante Barroso, homenagem ao almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, Avenida Almirante Tamandaré, homenagem ao almirante Joaquim Marques Lisboa, o Visconde de Tamandaré e Avenida Almirante Jaceguai, homenagem ao escritor e almirante Artur Silveira da Mota, a três vias públicas de Fortaleza, todas na Praia de Iracema.
  • 1956 - Toma posse no cargo de primeiro diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor e engenheiro de minas e civil Antônio Pinheiro Filho.
  • 1956 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense - RVC, o engenheiro Virgílio Nogueira Paes, que substitui o engenheiro Joaquim Carneiro da Cunha.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 951 traz o texto da Lei 1.053 do dia seis, mandando dar a uma rua de Fortaleza o nome de Rua Álvaro Fernandes, no bairro de Monte Castelo. Hoje existe uma Rua Álvaro Fernandes nas Damas, Bom Futuro e Montese.
  • 1968 - O professor Heribaldo Dias da Costa (Heribaldo Costa), recebe o título de Cidadão Cearense.
  • 1973 - Falece, às 3h30, em Fortaleza, o comerciário aposentado Amaro de Sousa Alencar.
  • 1973 - Apresentação em Fortaleza do pianista cearense, de Aracati, Jacques Klein, que volta ao Ceará depois de 11 anos. No concerto, no Teatro José de Alencar, Jacques Klein apresenta músicas de Villa Lobos, Brahms, Chopin e Beethoven. A fama do pianista de renome internacional foi conquistada a partir de 1953, quando obteve o primeiro prêmio do Concurso de Genebra.
  • 1973 - Rafael Sânzio de Azevedo é o novo membro da Academia Cearense de Letras - ACL, eleito com 29 votos, portanto, mais de 2/3 que o quorum exigido. Sânzio, que é poeta, crítico literário e professor de Literatura da Fafice, ocupará a Cadeira nº 1, vaga com a morte do poeta Sidney Neto. A sessão foi presidida por Manuel Eduardo Pinheiro Campos e funcionaram como escrutinadores os acadêmicos Raimundo Girão, Artur Eduardo Benevides e Cláudio Martins.
  • 1975 - Assume o cargo de diretor-presidente da Central de Abastecimento - Ceasa, o general Raimundo Alves.
  • 1976 - Inaugura-se, no Distrito Industrial de Fortaleza, a Isonor Indústria de Plásticos S. A., do grupo alemão BASF, dirigido por Hans Reimack.
  • 1980 - O jornal O Estado passa a ser impresso nas oficinas da Rede Independente de Jornais do Nordeste Ltda, na Rua Visconde de Mauá , 2390, onde são impressos os jornais Unitário e Correio do Ceará.
  • 1981 - Publicado o Diário Oficial do Município 7169 que traz o teor da Lei 5409 de três de junho de 1981, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao jornalista e radialista José Edilmar Norões Coelho, de Barbalha, proposição do vereador Djalma Eufrásio.
  • 1995 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos de idade, o jornalista e jurista Francisco Osmundo Pontes, que manteve por muitos anos a Revista Contemporânea, dirigiu o Tribunal Regional do Trabalho, foi membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Retórica. Era nascido em Lábrea, Amazonas, no dia quatro de novembro de 1920.
  • 2010 - Morre, aos 89 anos de idade, o jornalista e escritor José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), que foi por largos anos editor chefe do jornal O Povo, tem vários livros publicados, foi vereador, chegando a ocupar interinamente o cargo de prefeito. Era membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da - Academia Cearense de Letras (ACL). Nascera em primeiro de maio de 1921 em Jardim.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).