Pular para o conteúdo principal

Confira o 11 de junho na História de Fortaleza

Confira o 11 de junho na História de Fortaleza conforme o Arquivo Nirez:


  • 1905 - Instala-se, em Fortaleza, a União e Ginástica, sociedade esportiva fundada em quatro de janeiro de 1905.
  • 1905 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o engenheiro militar Henrique Théberge, membro fundador da Academia Cearense de Letras (ACL), diretor do Congresso de Ciências Práticas e sócio honorário da Fênix Caixeiral e do Centro Literário. Foi engenheiro da Estrada de Ferro de Baturité, gerente da Companhia Ferro-Carril e professor do Liceu do Ceará. Era pernambucano do Recife onde nascera a 27 de junho de 1838.
  • 1913 - Fundada a Faculdade de Letras, pelos professores Manuel Soriano de Albuquerque, Antônio Augusto de Vasconcelos e Epaminondasda Frota, funcionando em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 52.
  • 1921 - Funda-se, em Fortaleza, a União Beneficente de Trabalhadores Ambulantes de Fortaleza, com sede na Rua Castro e Silva, 423 (antigo).
  • 1921 - Começa a circular em Fortaleza o jornal O Palinuro, órgão dos estudantes do Liceu do Ceará, dirigido por César Teles de Magalhães (César Magalhães) e redatoriado por Aldo Prado e Deusdedit Araújo.
  • 1926 - Estabelece-se uma fábrica de tecidos, da firma Frota, Siqueira & Cia. Ltda., que no ano seguinte passa a ser Frota & Gomes Ltda. e em 1928, com a morte de um dos sócios, passou a ser Gomes & Cia Ltda., que inaugurou a Fábrica de Tecidos São José, na Avenida Tomás Pompeu, 506 (hoje Avenida Filomeno Gomes), no Jacarecanga. Depois foi S. A. Philomeno Indústria e Comércio.
  • 1928 - Toma posse, no comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Guilherme Ribeiro da Cruz, recebendo o cargo das mão do capitão Alves Távora, que respondia interinamente.
  • 1930 - Às primeiras horas da noite é assassinado, com seis tiros, em sua mesa de trabalho, o jornalista Antônio Luís de Drumond Miranda (Antônio Drummond), diretor de Gazeta de Notícias, na Rua Barão do Rio Branco, 128, aos 48 anos incompletos, por Virgílio Gomes de Oliveira, juiz municipal. Drummond era pernambucano do Recife, onde nascera a 30 de novembro de 1872 e radicou-se em Fortaleza exercendo a política, a advocacia e o jornalismo de maneira destemida. Era bacharel em Direito e hoje é nome de rua no Monte Castelo.
  • 1938 - Fundada em Fortaleza, a Federação Cearense de Basquetebol (FCB), sob a presidência do capitão Francisco das Chagas Nogueira Caminha.
  • 1941 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o advogado e poeta Domingos Bonifácio de Oliveira, ex-funcionário da Delegacia Fiscal. Era cearense de Redenção nascido em 14 de maio de 1877.
  • 1945 - Instalada solenemente, no Teatro José de Alencar, sob a presidência do Interventor Francisco de Menezes Pimentel, a seção cearense do Partido Social Democrático - PSD. Usaram da palavra, o padre José Bruno Teixeira, Florêncio de Alencar, João Otávio Lobo e o Interventor.
  • 1946 - Comemorando o Dia do Marinheiro, o prefeito César Cals de Oliveira dá os nomes de Avenida Almirante Barroso, homenagem ao almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, Avenida Almirante Tamandaré, homenagem ao almirante Joaquim Marques Lisboa, o Visconde de Tamandaré e Avenida Almirante Jaceguai, homenagem ao escritor e almirante Artur Silveira da Mota, a três vias públicas de Fortaleza, todas na Praia de Iracema.
  • 1956 - Toma posse no cargo de primeiro diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor e engenheiro de minas e civil Antônio Pinheiro Filho.
  • 1956 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense - RVC, o engenheiro Virgílio Nogueira Paes, que substitui o engenheiro Joaquim Carneiro da Cunha.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 951 traz o texto da Lei 1.053 do dia seis, mandando dar a uma rua de Fortaleza o nome de Rua Álvaro Fernandes, no bairro de Monte Castelo. Hoje existe uma Rua Álvaro Fernandes nas Damas, Bom Futuro e Montese.
  • 1968 - O professor Heribaldo Dias da Costa (Heribaldo Costa), recebe o título de Cidadão Cearense.
  • 1973 - Falece, às 3h30, em Fortaleza, o comerciário aposentado Amaro de Sousa Alencar.
  • 1973 - Apresentação em Fortaleza do pianista cearense, de Aracati, Jacques Klein, que volta ao Ceará depois de 11 anos. No concerto, no Teatro José de Alencar, Jacques Klein apresenta músicas de Villa Lobos, Brahms, Chopin e Beethoven. A fama do pianista de renome internacional foi conquistada a partir de 1953, quando obteve o primeiro prêmio do Concurso de Genebra.
  • 1973 - Rafael Sânzio de Azevedo é o novo membro da Academia Cearense de Letras - ACL, eleito com 29 votos, portanto, mais de 2/3 que o quorum exigido. Sânzio, que é poeta, crítico literário e professor de Literatura da Fafice, ocupará a Cadeira nº 1, vaga com a morte do poeta Sidney Neto. A sessão foi presidida por Manuel Eduardo Pinheiro Campos e funcionaram como escrutinadores os acadêmicos Raimundo Girão, Artur Eduardo Benevides e Cláudio Martins.
  • 1975 - Assume o cargo de diretor-presidente da Central de Abastecimento - Ceasa, o general Raimundo Alves.
  • 1976 - Inaugura-se, no Distrito Industrial de Fortaleza, a Isonor Indústria de Plásticos S. A., do grupo alemão BASF, dirigido por Hans Reimack.
  • 1980 - O jornal O Estado passa a ser impresso nas oficinas da Rede Independente de Jornais do Nordeste Ltda, na Rua Visconde de Mauá , 2390, onde são impressos os jornais Unitário e Correio do Ceará.
  • 1981 - Publicado o Diário Oficial do Município 7169 que traz o teor da Lei 5409 de três de junho de 1981, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao jornalista e radialista José Edilmar Norões Coelho, de Barbalha, proposição do vereador Djalma Eufrásio.
  • 1995 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos de idade, o jornalista e jurista Francisco Osmundo Pontes, que manteve por muitos anos a Revista Contemporânea, dirigiu o Tribunal Regional do Trabalho, foi membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Retórica. Era nascido em Lábrea, Amazonas, no dia quatro de novembro de 1920.
  • 2010 - Morre, aos 89 anos de idade, o jornalista e escritor José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), que foi por largos anos editor chefe do jornal O Povo, tem vários livros publicados, foi vereador, chegando a ocupar interinamente o cargo de prefeito. Era membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da - Academia Cearense de Letras (ACL). Nascera em primeiro de maio de 1921 em Jardim.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".