Pular para o conteúdo principal



Confira o 11 de junho na História de Fortaleza

Confira o 11 de junho na História de Fortaleza conforme o Arquivo Nirez:


  • 1905 - Instala-se, em Fortaleza, a União e Ginástica, sociedade esportiva fundada em quatro de janeiro de 1905.
  • 1905 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o engenheiro militar Henrique Théberge, membro fundador da Academia Cearense de Letras (ACL), diretor do Congresso de Ciências Práticas e sócio honorário da Fênix Caixeiral e do Centro Literário. Foi engenheiro da Estrada de Ferro de Baturité, gerente da Companhia Ferro-Carril e professor do Liceu do Ceará. Era pernambucano do Recife onde nascera a 27 de junho de 1838.
  • 1913 - Fundada a Faculdade de Letras, pelos professores Manuel Soriano de Albuquerque, Antônio Augusto de Vasconcelos e Epaminondasda Frota, funcionando em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 52.
  • 1921 - Funda-se, em Fortaleza, a União Beneficente de Trabalhadores Ambulantes de Fortaleza, com sede na Rua Castro e Silva, 423 (antigo).
  • 1921 - Começa a circular em Fortaleza o jornal O Palinuro, órgão dos estudantes do Liceu do Ceará, dirigido por César Teles de Magalhães (César Magalhães) e redatoriado por Aldo Prado e Deusdedit Araújo.
  • 1926 - Estabelece-se uma fábrica de tecidos, da firma Frota, Siqueira & Cia. Ltda., que no ano seguinte passa a ser Frota & Gomes Ltda. e em 1928, com a morte de um dos sócios, passou a ser Gomes & Cia Ltda., que inaugurou a Fábrica de Tecidos São José, na Avenida Tomás Pompeu, 506 (hoje Avenida Filomeno Gomes), no Jacarecanga. Depois foi S. A. Philomeno Indústria e Comércio.
  • 1928 - Toma posse, no comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Guilherme Ribeiro da Cruz, recebendo o cargo das mão do capitão Alves Távora, que respondia interinamente.
  • 1930 - Às primeiras horas da noite é assassinado, com seis tiros, em sua mesa de trabalho, o jornalista Antônio Luís de Drumond Miranda (Antônio Drummond), diretor de Gazeta de Notícias, na Rua Barão do Rio Branco, 128, aos 48 anos incompletos, por Virgílio Gomes de Oliveira, juiz municipal. Drummond era pernambucano do Recife, onde nascera a 30 de novembro de 1872 e radicou-se em Fortaleza exercendo a política, a advocacia e o jornalismo de maneira destemida. Era bacharel em Direito e hoje é nome de rua no Monte Castelo.
  • 1938 - Fundada em Fortaleza, a Federação Cearense de Basquetebol (FCB), sob a presidência do capitão Francisco das Chagas Nogueira Caminha.
  • 1941 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o advogado e poeta Domingos Bonifácio de Oliveira, ex-funcionário da Delegacia Fiscal. Era cearense de Redenção nascido em 14 de maio de 1877.
  • 1945 - Instalada solenemente, no Teatro José de Alencar, sob a presidência do Interventor Francisco de Menezes Pimentel, a seção cearense do Partido Social Democrático - PSD. Usaram da palavra, o padre José Bruno Teixeira, Florêncio de Alencar, João Otávio Lobo e o Interventor.
  • 1946 - Comemorando o Dia do Marinheiro, o prefeito César Cals de Oliveira dá os nomes de Avenida Almirante Barroso, homenagem ao almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, Avenida Almirante Tamandaré, homenagem ao almirante Joaquim Marques Lisboa, o Visconde de Tamandaré e Avenida Almirante Jaceguai, homenagem ao escritor e almirante Artur Silveira da Mota, a três vias públicas de Fortaleza, todas na Praia de Iracema.
  • 1956 - Toma posse no cargo de primeiro diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor e engenheiro de minas e civil Antônio Pinheiro Filho.
  • 1956 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense - RVC, o engenheiro Virgílio Nogueira Paes, que substitui o engenheiro Joaquim Carneiro da Cunha.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 951 traz o texto da Lei 1.053 do dia seis, mandando dar a uma rua de Fortaleza o nome de Rua Álvaro Fernandes, no bairro de Monte Castelo. Hoje existe uma Rua Álvaro Fernandes nas Damas, Bom Futuro e Montese.
  • 1968 - O professor Heribaldo Dias da Costa (Heribaldo Costa), recebe o título de Cidadão Cearense.
  • 1973 - Falece, às 3h30, em Fortaleza, o comerciário aposentado Amaro de Sousa Alencar.
  • 1973 - Apresentação em Fortaleza do pianista cearense, de Aracati, Jacques Klein, que volta ao Ceará depois de 11 anos. No concerto, no Teatro José de Alencar, Jacques Klein apresenta músicas de Villa Lobos, Brahms, Chopin e Beethoven. A fama do pianista de renome internacional foi conquistada a partir de 1953, quando obteve o primeiro prêmio do Concurso de Genebra.
  • 1973 - Rafael Sânzio de Azevedo é o novo membro da Academia Cearense de Letras - ACL, eleito com 29 votos, portanto, mais de 2/3 que o quorum exigido. Sânzio, que é poeta, crítico literário e professor de Literatura da Fafice, ocupará a Cadeira nº 1, vaga com a morte do poeta Sidney Neto. A sessão foi presidida por Manuel Eduardo Pinheiro Campos e funcionaram como escrutinadores os acadêmicos Raimundo Girão, Artur Eduardo Benevides e Cláudio Martins.
  • 1975 - Assume o cargo de diretor-presidente da Central de Abastecimento - Ceasa, o general Raimundo Alves.
  • 1976 - Inaugura-se, no Distrito Industrial de Fortaleza, a Isonor Indústria de Plásticos S. A., do grupo alemão BASF, dirigido por Hans Reimack.
  • 1980 - O jornal O Estado passa a ser impresso nas oficinas da Rede Independente de Jornais do Nordeste Ltda, na Rua Visconde de Mauá , 2390, onde são impressos os jornais Unitário e Correio do Ceará.
  • 1981 - Publicado o Diário Oficial do Município 7169 que traz o teor da Lei 5409 de três de junho de 1981, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao jornalista e radialista José Edilmar Norões Coelho, de Barbalha, proposição do vereador Djalma Eufrásio.
  • 1995 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos de idade, o jornalista e jurista Francisco Osmundo Pontes, que manteve por muitos anos a Revista Contemporânea, dirigiu o Tribunal Regional do Trabalho, foi membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Retórica. Era nascido em Lábrea, Amazonas, no dia quatro de novembro de 1920.
  • 2010 - Morre, aos 89 anos de idade, o jornalista e escritor José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), que foi por largos anos editor chefe do jornal O Povo, tem vários livros publicados, foi vereador, chegando a ocupar interinamente o cargo de prefeito. Era membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da - Academia Cearense de Letras (ACL). Nascera em primeiro de maio de 1921 em Jardim.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...