Pular para o conteúdo principal

Confira o 11 de junho na História de Fortaleza

Confira o 11 de junho na História de Fortaleza conforme o Arquivo Nirez:


  • 1905 - Instala-se, em Fortaleza, a União e Ginástica, sociedade esportiva fundada em quatro de janeiro de 1905.
  • 1905 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o engenheiro militar Henrique Théberge, membro fundador da Academia Cearense de Letras (ACL), diretor do Congresso de Ciências Práticas e sócio honorário da Fênix Caixeiral e do Centro Literário. Foi engenheiro da Estrada de Ferro de Baturité, gerente da Companhia Ferro-Carril e professor do Liceu do Ceará. Era pernambucano do Recife onde nascera a 27 de junho de 1838.
  • 1913 - Fundada a Faculdade de Letras, pelos professores Manuel Soriano de Albuquerque, Antônio Augusto de Vasconcelos e Epaminondasda Frota, funcionando em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 52.
  • 1921 - Funda-se, em Fortaleza, a União Beneficente de Trabalhadores Ambulantes de Fortaleza, com sede na Rua Castro e Silva, 423 (antigo).
  • 1921 - Começa a circular em Fortaleza o jornal O Palinuro, órgão dos estudantes do Liceu do Ceará, dirigido por César Teles de Magalhães (César Magalhães) e redatoriado por Aldo Prado e Deusdedit Araújo.
  • 1926 - Estabelece-se uma fábrica de tecidos, da firma Frota, Siqueira & Cia. Ltda., que no ano seguinte passa a ser Frota & Gomes Ltda. e em 1928, com a morte de um dos sócios, passou a ser Gomes & Cia Ltda., que inaugurou a Fábrica de Tecidos São José, na Avenida Tomás Pompeu, 506 (hoje Avenida Filomeno Gomes), no Jacarecanga. Depois foi S. A. Philomeno Indústria e Comércio.
  • 1928 - Toma posse, no comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Guilherme Ribeiro da Cruz, recebendo o cargo das mão do capitão Alves Távora, que respondia interinamente.
  • 1930 - Às primeiras horas da noite é assassinado, com seis tiros, em sua mesa de trabalho, o jornalista Antônio Luís de Drumond Miranda (Antônio Drummond), diretor de Gazeta de Notícias, na Rua Barão do Rio Branco, 128, aos 48 anos incompletos, por Virgílio Gomes de Oliveira, juiz municipal. Drummond era pernambucano do Recife, onde nascera a 30 de novembro de 1872 e radicou-se em Fortaleza exercendo a política, a advocacia e o jornalismo de maneira destemida. Era bacharel em Direito e hoje é nome de rua no Monte Castelo.
  • 1938 - Fundada em Fortaleza, a Federação Cearense de Basquetebol (FCB), sob a presidência do capitão Francisco das Chagas Nogueira Caminha.
  • 1941 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o advogado e poeta Domingos Bonifácio de Oliveira, ex-funcionário da Delegacia Fiscal. Era cearense de Redenção nascido em 14 de maio de 1877.
  • 1945 - Instalada solenemente, no Teatro José de Alencar, sob a presidência do Interventor Francisco de Menezes Pimentel, a seção cearense do Partido Social Democrático - PSD. Usaram da palavra, o padre José Bruno Teixeira, Florêncio de Alencar, João Otávio Lobo e o Interventor.
  • 1946 - Comemorando o Dia do Marinheiro, o prefeito César Cals de Oliveira dá os nomes de Avenida Almirante Barroso, homenagem ao almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, Avenida Almirante Tamandaré, homenagem ao almirante Joaquim Marques Lisboa, o Visconde de Tamandaré e Avenida Almirante Jaceguai, homenagem ao escritor e almirante Artur Silveira da Mota, a três vias públicas de Fortaleza, todas na Praia de Iracema.
  • 1956 - Toma posse no cargo de primeiro diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor e engenheiro de minas e civil Antônio Pinheiro Filho.
  • 1956 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense - RVC, o engenheiro Virgílio Nogueira Paes, que substitui o engenheiro Joaquim Carneiro da Cunha.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 951 traz o texto da Lei 1.053 do dia seis, mandando dar a uma rua de Fortaleza o nome de Rua Álvaro Fernandes, no bairro de Monte Castelo. Hoje existe uma Rua Álvaro Fernandes nas Damas, Bom Futuro e Montese.
  • 1968 - O professor Heribaldo Dias da Costa (Heribaldo Costa), recebe o título de Cidadão Cearense.
  • 1973 - Falece, às 3h30, em Fortaleza, o comerciário aposentado Amaro de Sousa Alencar.
  • 1973 - Apresentação em Fortaleza do pianista cearense, de Aracati, Jacques Klein, que volta ao Ceará depois de 11 anos. No concerto, no Teatro José de Alencar, Jacques Klein apresenta músicas de Villa Lobos, Brahms, Chopin e Beethoven. A fama do pianista de renome internacional foi conquistada a partir de 1953, quando obteve o primeiro prêmio do Concurso de Genebra.
  • 1973 - Rafael Sânzio de Azevedo é o novo membro da Academia Cearense de Letras - ACL, eleito com 29 votos, portanto, mais de 2/3 que o quorum exigido. Sânzio, que é poeta, crítico literário e professor de Literatura da Fafice, ocupará a Cadeira nº 1, vaga com a morte do poeta Sidney Neto. A sessão foi presidida por Manuel Eduardo Pinheiro Campos e funcionaram como escrutinadores os acadêmicos Raimundo Girão, Artur Eduardo Benevides e Cláudio Martins.
  • 1975 - Assume o cargo de diretor-presidente da Central de Abastecimento - Ceasa, o general Raimundo Alves.
  • 1976 - Inaugura-se, no Distrito Industrial de Fortaleza, a Isonor Indústria de Plásticos S. A., do grupo alemão BASF, dirigido por Hans Reimack.
  • 1980 - O jornal O Estado passa a ser impresso nas oficinas da Rede Independente de Jornais do Nordeste Ltda, na Rua Visconde de Mauá , 2390, onde são impressos os jornais Unitário e Correio do Ceará.
  • 1981 - Publicado o Diário Oficial do Município 7169 que traz o teor da Lei 5409 de três de junho de 1981, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao jornalista e radialista José Edilmar Norões Coelho, de Barbalha, proposição do vereador Djalma Eufrásio.
  • 1995 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos de idade, o jornalista e jurista Francisco Osmundo Pontes, que manteve por muitos anos a Revista Contemporânea, dirigiu o Tribunal Regional do Trabalho, foi membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense de Retórica. Era nascido em Lábrea, Amazonas, no dia quatro de novembro de 1920.
  • 2010 - Morre, aos 89 anos de idade, o jornalista e escritor José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), que foi por largos anos editor chefe do jornal O Povo, tem vários livros publicados, foi vereador, chegando a ocupar interinamente o cargo de prefeito. Era membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da - Academia Cearense de Letras (ACL). Nascera em primeiro de maio de 1921 em Jardim.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre ex-prefeito de Aquiraz

Morreu neste domingo (12), de Covid 19, aos 75 anos, o ex-prefeito de Aquiraz e empresário, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB).

A comunicação da morte foi feita por um filho de Guimarães:
- É com a maior dor que tenho na minha vida e da nossa família, que informo a vocês que meu pai Antônio Fernando Freitas Guimarães partiu para o plano superior, para ficar do lado do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeço toda corrente de oração e fé que foi feita, porém Deus o todo poderoso sabe de todas as coisas, e devemos entender que os planos dele são maiores que os nossos! Um abraço a todos!".
Guimarães foi prefeito de Aquiraz de 2013-2016. Ele era baiano de Salvador e nasceu em 18 de abril de 1945.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre ex-prefeito de Aquiraz

Morreu neste domingo (12), de Covid 19, aos 75 anos, o ex-prefeito de Aquiraz e empresário, Antônio Fernando Freitas Guimarães (PSB).

A comunicação da morte foi feita por um filho de Guimarães:
- É com a maior dor que tenho na minha vida e da nossa família, que informo a vocês que meu pai Antônio Fernando Freitas Guimarães partiu para o plano superior, para ficar do lado do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeço toda corrente de oração e fé que foi feita, porém Deus o todo poderoso sabe de todas as coisas, e devemos entender que os planos dele são maiores que os nossos! Um abraço a todos!".
Guimarães foi prefeito de Aquiraz de 2013-2016. Ele era baiano de Salvador e nasceu em 18 de abril de 1945.