Pular para o conteúdo principal



Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 


Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.

O arrendamento do Cais Pesqueiro, por meio de pregão eletrônico, também foi outra demanda da nova gestão da CDC que saiu do papel em tempo recorde. Em andamento, ocorre a consulta pública pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o arrendamento do Terminal de Granel Sólido Vegetal. Paralelamente, a diretoria aguarda a autorização do Ministério da Agricultura e da Secretaria Nacional da Pesca para a realização do arrendamento do Cais Pesqueiro de Camocim, bem como da licitação de uma área destinada à mistura de combustível (antiga Ferrovia Transnordestina Logística – FTL) por parte da Secretaria Nacional de Portos e da Antaq.

Partindo de um planejamento bem estruturado, a diretoria da CDC avançou em tratativas com os clientes do Porto de Fortaleza, o que possibilitou o crescimento seguido na movimentação de granéis sólidos (cereais e não cereais), com destaque para o trigo, manganês, escória e clínquer. Nas cargas gerais, as partes de pás eólicas também vêm ganhando espaço no rol de cargas do porto, que complementam com os granéis líquidos a movimentação de importação e exportação por meio deste importante modal marítimo localizado no Mucuripe, em Fortaleza. No berço 106, construído para atender os navios de cruzeiros, quando não está no período de temporada passou a abrigar as operações de contêineres, dando assim maior versatilidade operacional.

Outras prioridades internas também foram tiradas do papel nesta gestão e já são realidade no Porto de Fortaleza, a exemplo de manutenções elétricas, mecânicas, atmosféricas e ópticas, gerando maior economicidade. Destaque para a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED; modernização das instalações elétricas do píer petroleiro; nova linha de combate a incêndio; ampliação do sistema de proteção contra descarga atmosférica; ampliação do sistema de detecção de incêndio; modernização da balança rodoferroviária; modernização do sistema de pressurização das subestações; substituição da linha de abastecimento de água do píer petroleiro e a construção de uma nova oficina para manutenção mecânica.

A diretoria também priorizou a reforma do parque de tomadas reefer; obra no berço 106 para fuga de material; manutenção corretiva nos armazéns; modificação dos procedimentos de abastecimento dentro do Porto de Fortaleza; manutenção nas torres de iluminação; requalificação da área do Corpo de Bombeiros; reparo nas defensas; e o projeto de reestruturação do pátio de contêineres. Nesse primeiro ano da nova gestão da CDC foram celebrados, ainda, os Memorandos de Entendimento com o Governo do Estado (construção de um bondinho elétrico entre o TMP e a Praia de Iracema) e a Prefeitura Municipal de Fortaleza (ampliação das vias de acesso e requalificação da Praça Amigos da Marinha, localizada na entrada do porto). E avança nos estudos para a derrocagem do berço 103 e do novo armazém metálico e na implementação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

“Ao olhar para trás, nesses doze meses de gestão à frente da Companhia Docas do Ceará, chegamos à conclusão de que estamos no caminho certo. Não há dúvida que temos muito trabalho a ser feito para tornar o Porto de Fortaleza cada vez mais competitivo, mas os acertos até aqui foram expressivos. É nessa linha de planejamento, comprometimento e transparência que pretendemos continuar crescendo na movimentação de cargas e na atração de novos clientes com bastante eficiência”, destaca Mayhara Chaves, diretora-presidente da CDC.

“Celebramos este momento em que a gestão de Mayhara Chaves completa um ano à frente das Docas do Ceará com resultados concretos, que não deixam dúvidas de nossa escolha. Através de uma gestão técnica, profissional e moderna, o Porto de Fortaleza está na vanguarda do movimento que iniciamos de transformação do setor. Mayhara tem se destacado como uma "Executiva de Estado", que é como costumo chamar essa equipe de ponta que temos no Ministério da Infraestrutura. Avanços significativos na desburocratização, nos arrendamentos portuários e no foco daquilo que é a vocação da CDC. Enfrentar uma pandemia com um saldo positivo de 14% no comparativo a 2019 é um feito digno de nota. Parabéns a toda gestão por este ano de grandes conquistas. O desafio agora é superar este bom resultado", ressalta Tarcísio Gomes de Freitas - ministro da Infraestrutura.

“Nada mais simbólico desse novo momento do Setor Portuário Brasileiro que a gestão realizada pela competente equipe da Companhia Docas do Ceará. Com equipe de gestão formada por profissionais com ampla experiência de mercado, de gestão em outras empresas portuárias e funcionários de carreira, a equipe liderada pela doutora Mayhara tem deixado um importante legado para o Setor e para o Estado do Ceará, que tem no Porto do Mucuripe um importante ativo portuário”, diz Diogo Piloni - secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

“O Porto de Fortaleza se configura como uma importante porta de entrada e saída de mercadorias no Estado do Ceará. Seu potencial de crescimento é enorme e, mesmo diante de adversidades, como é o caso da atual pandemia da Covid-19, a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará tem alcançado expressivos resultados em sua gestão. A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Ceará, reconhece o esforço para fazer o empreendimento crescer, aliado ao cumprimento das normas ambientais e do desenvolvimento e apoio a atividades sociais e culturais. Mayhara Chaves é uma excelente profissional, reconhecidamente carismática e de exímio trato pessoal. Parabéns! Bravo Zulu!", afirma o capitão de Mar e Guerra, Ricardo Barillo Cruz, da Capitania dos Portos do Ceará.

“É com muita alegria que vemos esse primeiro ano de gestão da engenheira Mayhara Chaves à frente da Companhia Docas do Ceará. Com competência técnica, firmeza e compromisso, a presidente tem contribuído fortemente para o engrandecimento da instituição. Os números, no decorrer deste período, têm mostrado essa evolução, apontando crescimento e avanço em todas as áreas. A força de trabalho e a qualificação profissional sempre acompanharam a carreira de Mayhara Chaves, por onde passou. Determinada, envolvida e sempre em busca de conhecimento, ela marcou sua trajetória por conquistas, e o continua fazendo. A Mayhara, nossos votos são de mais sucesso e de profunda admiração”, diz o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida