Pular para o conteúdo principal

Iguatu começa Pesquisa de Soroprevalência

Estado com maior número de testes no Brasil, com quase 255 mil exames já realizados, e que já foram distribuídos para todos os 184 municípios mais de 470 mil testes rápidos para detectar a Covid-19, o Ceará segue colhendo dados para a maior pesquisa epidemiológica do Brasil.

Depois da primeira fase de Fortaleza, e Sobral, agora é a vez de Iguatu, que testa parte de seus habitantes para identificar o alcance do Coronavírus e analisar seus impactos.


A Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com a Secretaria de Saúde de Iguatu realiza estudo sobre o impacto do coronavírus no município. Para atingir os resultados, serão feitos 2.100 testes rápidos para a SARS-Cov-2 e RT-PCR (swab), divididos em três fases.


Pesquisa de campo - No total, 50 profissionais (entre agentes comunitários, enfermeiros e pesquisadores) realizam testes rápidos e de RT-PCR (swab), com o procedimento do cotonete que coleta a amostra da nasofaringe (vasos do nariz), para a SARS-Cov-2 em domicílios do município de Iguatu. O projeto é realizado pelo Governo do Ceará e conta com apoio da Federação das Indústria do Estado do Ceará (Fiec), prefeituras municipais e coordenação do Instituto Opnus de Pesquisa.

“Estamos tendo cuidado especial com o interior do estado, pois os casos estão aumentando de forma considerável em algumas regiões. Quanto mais testes realizarmos mais ferramentas teremos para as estratégia e tomada de decisões nesse enfrentamento ao Coronavírus”, afirma o governador Camilo Santana.


Ao chegar em cada casa, uma enfermeira e um auxiliar de Saúde informam que uma pessoa da residência poderá fazer os dois testes programados. Um, é o teste rápido, simples e que fica pronto em apenas 15 minutos. Durante o procedimento o aplicador coleta uma gota de sangue do entrevistado e faz um breve questionário enquanto aguardam o resultado. O segundo é e o RT-PCR (swab).

Para José Antônio da Silva, de 75 anos, que diz andar de máscara até dentro de casa, essa pesquisa é muito importante para a cidade. “Ter informação sempre ajuda, e contra uma doença tão esquisita, que a gente não sabe direito como vem e vai, melhor ainda”. O aposentado vive sozinho, mas recebe visitas regulares da sobrinha, mas não apresentou nenhum tipo de sintomas, além das dores já comuns da idade. Após os testes e a entrevista, ele comemorou o resultado negativo com um sorriso. “Vamos seguindo nossa vida né, com cuidado e sempre de máscara”, disse.


A superintendente de Saúde da Regional Cariri, Teresa Cristina, falou sobre a importância dessa testagem em cidades do interior, como Iguatu. “Dentro da Região do Cariri, iniciamos uma pesquisa em Iguatu para detectar quais áreas do município há maior incidência da doença, além de saber, através de uma entrevista, como se dá a rotina das pessoas, e com os números e dados poderemos agir com maior eficiência”, disse.

700 testes por fase - Em cada fase serão realizados 700 testes aplicados aleatoriamente na sede e distritos do município. Os domicílios serão selecionados de forma sistemática e o morador será sorteado aleatoriamente entre os residentes. No caso dos menores de idade e incapazes, os testes serão feitos mediante autorização dos pais ou responsável.


Já na casa de Rosália Ferreira, o movimento é mais intenso. Ela mora com seus quatro filhos, e duas delas costumam ir muito para rua brincar, sem nenhum tipo de proteção visível. Ao receber a visita dos profissionais de saúde para o teste, comemorou a oportunidade de tirar a dúvida se alguém da residência está ou não com a doença, pois disse não se sentiram muito bem nos últimos dias. “Aqui já tivemos febre e mal estar, mas já passou”, relembrou. De forma padrão para os testes, foi sorteado um residente, o bebê de um ano, Pedro Miguel. E, após a testagem, veio o alívio, a criança não está com o coronavírus. “Agora vamos aguardar o segundo exame, mas vamos tentar ficar mais em casa, eu e as crianças”, prometeu.


Para o secretário de Saúde de Iguatu, George Xavier, essa pesquisa científica é essencial para a tomada de decisões quanto ao enfrentamento da Pandemia. “Como Iguatu tem uma área geográfica muito grande, e bastante distribuído, com cinco distritos em nossa cidade, precisamos em alguns casos ter trabalhamos mais incisivos do que em outros bairros, onde o vírus esteja com a maior circulação. Vamos direcionar os dados quantitativos para que possamos traçar ações e um planejamento mais efetivo para o tratamento dessa doença”, explicou.

Como reconhecer o pesquisador - Os pesquisadores portam crachá de identificação, termos de consentimento para participação e panfleto informativo da pesquisa, bem como estão paramentados com todos os equipamentos de segurança: touca, avental, óculos, máscara e luvas. Todos são treinados para aplicação dos testes e sobre os procedimentos de biossegurança.


Sobre os testes - Para Iguatu, estão sendo realizado dois testes com cada pessoa. O teste rápido, que se trata de uma simples picada na ponta do dedo, coletando uma gotinha de sangue. Em 15 minutos o resultado já estará disponível. Durante esse tempo, é aplicado o questionário com informações de sexo, idade, escolaridade, bem como sobre condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha apresentado recentemente. E também o RT-PCR (swab), com o procedimento do cotonete que coleta a amostra da nasofaringe (vasos do nariz), o qual o resultado sai em até 10 dias e é comunicado ao paciente via secretaria de Saúde local.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".