Pular para o conteúdo principal

Morre Thina Rodrigues

Morreu nesta segunda-feira (29) aos 57 anos, a presidente da Associação das Mulheres Trans (Atrac), Thina Rodrigues. Ele perdeu a vida para a Covid 19.


A ativista Toinha Rocha lamentou a morte de Thina:

- Que Deus a receba com muita luz e conforte seus entes queridos que estão passando por está perda".

A deputada federal Luizianne Lins (PT) também lançou nota de pesar:

- Lamentamos profundamente a partida da querida Thina Rodrigues, travesto e militante histórica do movimento LGBT do Ceará e do País, fundadora junto com Janaína Dutra da Atrac".

Sílvia Torres - "Lamentamos a partida de nossa querida Thina Rodrigues, lutadora dos Direitos Humanos, LGBT, da Vida e da Liberdade. Descanse em paz Thina".

A jornalista Mara Beatriz escreveu:

- Quem chora por nós?

- Essa era a pergunta forte e provocativa que Thina sempre fazia quando dos assassinatos, suicídios e violências recorrentes a que a população trans é submetida diariamente.

- Hoje eu choro por você, Thina.


- Um choro que me faz soluçar.

- Eu e todas as Mães pela Diversidade, todo o movimento LGBTQIA+ no Ceará choramos a sua perda para a Covid-19, contra quem você lutou bravamente nesse última trincheira.

- É um choro sentido, de uma dor lancinante pela sua perda e por toda a luta aguerrida que você representa e sempre representará. Mais que mulher, você é símbolo! Uma luz que brilha e nos guia.

- Prometemos - juramos a você! - continuar o que você começou quando, ainda menina, foi expulsa de casa, travesti, preta, jogada ao próprio destino.

- Prometemos honrar sua vida cheia de perseguições, a começar pela Ditadura Militar, que massacrava travestis nas ruas de Fortaleza. Mal sabiam eles que você era a própria Fortaleza em vida!!!

- Aguerrida, nunca se esquivou da luta. Há 20 anos fundou com Janaína Dutra a Associação das Travestis do Ceará (ATRAC), da qual era presidenta.

- Gênio forte, palavras de realidade crua, coração gigante. Dizia que queria ser lembrada “apenas” como uma pessoa simples, lutadora, ativista e militante da causa. Uma travesti, com toda a potência política que essa palavra evoca.

- Alguém que dedicou a vida para que meninas como a minha Lara e tantas outras Alexandras, Frans, Ana Flávias, Italas...pudessem ser e viver plenamente! Um caminho ainda longo a ser trilhado, mas que você começou, dando os primeiros passos, convidando outras a te acompanharem.

- Você abriu caminho para que a vida da minha filha e de tantas outras travestis hoje possa ser minimamente enxergada...Eu devo isso pessoalmente a você! Todes nós te devemos um pouco da esperança que hoje carregamos plantada no peito.

- Você fincou em nós essa coragem, essa força desmedida e essa crença num futuro melhor décadas atrás. E nunca se esqueceu ou se esquivou de rega-las em cada uma de nós.

- Você lutou e lutou e lutou. Por cada menina travesti maltratada na escola, no posto de saúde, nas ruas... Foi amparo e palavra de força. Te conheci na porta da escola, juntando-se a nós na manifestação contra a expulsão da Lara.

- Me abraçou, me entregou um calhamaço de leis, de informações sobre a ATRAC, e me disse: “ela VAI estudar!” E eu olhei nos seus olhos e acreditei e me enchi também dessa força que você emanava.

- Esse texto é de pesar, carregado de dor, mas muito mais cheio de amor e agradecimento e homenagem e promessa... Não deixaremos tua luta, que é nossa, morrer. Nunca! Thina Rodrigues, presente!

- Mara Beatriz, pelas Mães pela Diversidade no Ceará".

CUT - A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) emitiu nota de lamento pela morte de Thina Rodrigues:


A Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Thina Rodrigues, presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac). Thina tinha 57 anos e faleceu nesta segunda-feira (29/6) em Fortaleza, por conta de complicações relacionadas à Covid-19.

- Perdemos uma grande referência da causa LGBTI+. Uma mulher forte, guerreira, negra e travesti que dedicou sua existência em defesa da vida e contra preconceitos e discriminações a transexuais e travestis cearenses. Hoje o movimento está de luto, mas temos certeza que sua luta por um mundo mais justo e igualitário para todxs estará viva e pulsante nos nossos corações.

- A CUT Ceará lamenta e se solidariza com familiares, amigos, comunidade LGBTI+ e com a sociedade cearense que enfrenta esta difícil luta.

- Thina, presente!

- Direção-executiva da CUT-CE

- Fortaleza, 29 de junho de 2020".

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Morre radialista Rinaldo Róger

Informa o Monólitos Post a morte do radialista Rinaldo Róger (foto), de Quixadá. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quarta-feira (17) em seu apartamento.


Rinaldo Róger apresentava um programa esportivo na Rádio FM Cultura de Quixadá, de seis às sete da noite.

Era servidor da Prefeitura Municipal de Quixadá e foi candidato a vereador nas Eleições 2016.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lamenta a morte de Rinaldo Róger:

- Nosso colega da Apcdec. Que Deus o receba de braços abertos. Nosso respeito ao companheiro".

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Morre radialista Rinaldo Róger

Informa o Monólitos Post a morte do radialista Rinaldo Róger (foto), de Quixadá. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quarta-feira (17) em seu apartamento.


Rinaldo Róger apresentava um programa esportivo na Rádio FM Cultura de Quixadá, de seis às sete da noite.

Era servidor da Prefeitura Municipal de Quixadá e foi candidato a vereador nas Eleições 2016.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lamenta a morte de Rinaldo Róger:

- Nosso colega da Apcdec. Que Deus o receba de braços abertos. Nosso respeito ao companheiro".