Pular para o conteúdo principal



Tenho um problema de Saúde. E agora?

Da abertura do Prontuário até a Internação na semi Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as horas correram. Parece que deram um empurrão no tempo. E, no terceiro dia de internação, já veio o coma induzido. A intubação, o medo e a intensificação das preces. 


Os efeitos do Novo Coronavírus no organismo eram avassaladores. A ponto de a equipe médica indicar que o caminho para Francisco Marcelo Mota de Freitas, de 32 anos, era um leito de UTI.

Em pleno pico da Pandemia, não havia vaga disponível na rede pública. Foram 11 dias nos quais viver tornou-se um verbo longo.

“Até que me falaram da Defensoria Pública. Eu fui atrás e em menos de 24 horas conseguiram a UTI pro meu irmão”, lembra Daniele Mota. Marcelo saiu da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jangurussu para o Instituto Doutor José Frota (IJF), equipamento de alta complexidade no Centro da capital cearense. Mais 34 dias num leito hospitalar. Ao todo, um mês e meio lutando para fazer parte do grupo de recuperados.

“A alta dele foi um milagre. E não tenho nem dúvidas de que se não fosse a Defensoria teria demorado muito mais [pra conseguir a UTI]. Talvez meu irmão não estivesse mais nem aqui. Ele escapou porque a Defensoria foi muito rápida. E eu não precisei nem sair de casa pra nada. Resolvi tudo pelo Whatsapp. Gostei demais por isso. Não precisei me expor, pegar fila e ficar falando com um e com outro”, comemora a irmã de Marcelo.

Assim como Daniele, muita gente tem acionado a Defensoria Pública do Estado (DPCE) para solucionar demandas de saúde. A procura por leitos hospitalares está entre as questões mais recorrentes tanto do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), em Fortaleza, mas outras solicitações também são constantes destacando pedidos de alimentação especial/enteral, fraldas, cama, cama hospitalar, cadeira de rodas, colchão, remédios, cirurgias, próteses, consultas, exames, sessões de fisioterapia, dentre outros.

“É possível ajuizar ação durante a pandemia. Em caso de leito de UTI, a demanda é protocolada no mesmo dia, tendo em vista a urgência da situação. Durante o período de isolamento social, tudo está sendo feito de forma virtual. Os documentos são recebidos em formato de fotos enviadas para o telefone do Núcleo ou através de e-mail”, detalha a supervisora do Nudesa, defensora Eunice Colares.

Além do atendimento regular, feito de segunda a sexta-feira, a DPCE atua em regime de plantão nos fins de semana em Fortaleza, Cariri e Sobral para casos emergenciais de Saúde.

Documentação – Toda demanda de saúde a ser admitida na Defensoria Pública só é solicitada com base em laudos médicos, prioritariamente os vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Independente da solicitação, é preciso o assistido ficar atento à documentação obrigatória. Há uma lista básica de entrega no ato da abertura do processo e, durante o andamento, é possível que novos laudos sejam requisitados. 

As orientações são dadas já no primeiro contato pela equipe do Nudesa, no caso dos assistidos da Capital, e pelos núcleos do Interior. “Por exemplo: se a pessoa precisa ser transferida de uma UPA para um hospital de grande porte e com especialização em Neurologia, é necessário ter um laudo no qual conste isso detalhadamente. O médico deve indicar porque está pedindo o tratamento, quais as consequências caso o paciente não o faça, o tempo estimado da internação etc. Pedido de UTI é uma demanda clássica de plantão”, detalha a titular do Nudesa, defensora Karinne Matos.

Davidson Caio Rodrigues Cosme também acionou a DPCE durante a Pandemia do Novo Coronavírus. O pai dele, um idoso (grupo de risco, portanto) diagnosticado com o Novo Coronavírus, precisava de uma vaga de UTI que o Estado não disponibilizava. “Estava sem esperanças e a Defensoria reacendeu. Meu caso foi tratado com importância. Fiquei surpreso com a competência e humildade que me trataram, nunca antes por algum órgão público.”

Defensoria como elo – Na Região Norte, a DPCE também é esse elo entre família, paciente e rede de atendimento. “A Defensoria tem mostrado o quanto é importante pro sistema democrático, na construção de uma sociedade justa e com menos desigualdade social, ao resolver tantas demandas de saúde. Estamos falando de pessoas humildes e sem plano de Saúde ou que estão em risco de morte. Gente que, quando tem negativa do poder público, não tem a quem recorrer”, explica o defensor público atuante em Sobral, Rafael Piaia.

Ele recorda do caso de uma criança que nasceu com doença congênita. Ela precisava ser submetida a uma cirurgia de risco, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral não realizava o procedimento e, ainda assim, não havia indicativo de transferência para outra unidade.

Após atuação da DPCE, a criança foi encaminhada ao Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, especializado em demandas infantis. “Temos conseguido índices extraordinários de solução de demandas, inclusive na via extrajudicial. A Defensoria atua para amenizar a dor da família, para dar mais qualidade de vida para o cidadão”, sublinha Piaia.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida