Pular para o conteúdo principal

LBV contribui para a abrangência do ECA

Em 13 de julho passado, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou três décadas de existência.

A Lei 8.069, de 1990, é um marco no que se refere aos direitos dos indivíduos com menos de 18 anos, ao estabelecer medidas de proteção e assistência para essa faixa etária da população, com o imprescindível apoio da família, da sociedade e do Poder Público.


O ECA tem por finalidade salvaguardar de agressões, traumas e situações de risco aqueles que estão em desenvolvimento emocional, físico e social, evitando impactos negativos que se estendam à vida adulta e que possam resultar em prejuízos para a pessoa e a coletividade.

Por exemplo, a criança, cujos responsáveis vivem em situação de pobreza a ponto de negligenciarem cuidados importantes, recebe apoio de serviços e programas para evitar que haja rompimento dos vínculos familiares. Hoje, com o ECA, buscam-se soluções efetivas para colaborar com as famílias nessa condição, de forma que seja possível manter a convivência delas com os filhos/tutelados.

Atualmente, também existe a preocupação em assegurar que a criança e o adolescente tenham acesso à escola e a atividades de socialização e de lazer, mesmo para jovens em conflitos com a lei, a fim de garantir possibilidades educativas que contribuam para a reintegração deles à sociedade.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, junto à promulgação da Constituição Federal Brasileira — realizada em cinco de outubro de 1988 —, instaurou os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta à criança e ao adolescente, abrindo portas para a criação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Esse sistema é um dos conjuntos mais completos de políticas públicas de proteção de direitos, uma vez que dele participam agentes da Justiça, da Saúde, da Assistência Social, da Educação, entre outras áreas.

A partir dele, até dentro da própria família, é possível reconhecer se há algum tipo de falha grave, como ocorrências de maus-tratos, para, assim, entrar com a ação do Estado, protegendo a vida e a dignidade da criança ou do jovem em questão. 

A Legião da Boa Vontade — que, em 1º de janeiro de 2020, completou 70 anos de fundação — desde sua origem tem procurado trabalhar para além das questões psicossociais, compreendendo a necessidade de fazer mais pelas crianças e pelos adolescentes, assistindo e orientando a sociedade, de modo que seus componentes tenham melhor qualidade de vida.

“A estabilidade do mundo começa no coração da criança (...)”

De fato, desde a sua origem, a LBV tem dedicado atenção especial às novas gerações. Seguindo a premissa do educador Paiva Netto, diretor-presidente da Instituição, de se ter “uma visão além do intelecto”, ou seja, de se enxergar crianças e jovens em sua condição integral, o educando é observado em todos os seus aspectos como um ser espírito-biopsicossocial, que necessita de atenção às suas emoções tanto quanto ao seu desenvolvimento acadêmico. Daí a LBV empregar em suas ações a Educação com Espiritualidade Ecumênica, proposta do dirigente da Entidade, que destaca: “A estabilidade do mundo começa no coração da criança. Por isso, na LBV, há tantos anos, aplicamos a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico”.

Desse modo, “a Pedagogia da LBV orienta os profissionais de suas escolas de Educação Básica a manter proximidade com os alunos, observando reações (como apatia ou agressividade excessivas) e buscando entender expressões e sentimentos, amparando e acolhendo-os. É estarmos atentos para identificar quando crianças e jovens podem não estar sendo protegidos de forma ampla com seus direitos”, explica a supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, Suelí Periotto, doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Crianças e adolescentes: 55% dos atendidos da LBV - A LBV, que está presente em todas as regiões brasileiras, possui 82 unidades de atendimento, dentre as quais 71 Centros Comunitários de Assistência Social, que integram o SGDCA. Neles, à luz da Pedagogia da Boa Vontade, a Instituição presta serviços e programas de alta qualidade, que contribuem para o bom desenvolvimento dos atendidos, já que englobam atividades de caráter público na Assistência Social. Além disso, ao disponibilizar ambientes seguros, agradáveis, afetivos e acolhedores a crianças, adolescentes e jovens — que representam 55% do total de usuários —, colabora para a proteção desse público.

A Legião da Boa Vontade ainda sensibiliza seus atendidos a compreenderem que são cidadãos de direito e que podem ser protagonistas da ressignificação de sua própria história, assim como da construção da coletividade. Não só apresenta o ECA como forma de proteção a eles, mas também os instiga a pensar sobre o assunto, a ter criticidade quanto ao próprio papel no contexto social em que vivem, a discernir seus sentimentos e a fazer escolhas por uma realidade melhor para todos. Ao incentivar que suas ações se baseiem em valores universais — entre estes o Amor Fraterno, o respeito e a empatia —, motiva sua formação como cidadãos planetários.

Propiciar ambientes confortáveis e seguros para que nossas crianças e jovens brinquem, convivam uns com os outros, estudem e desenvolvam seus talentos e potencialidades, é o que tem feito a LBV aos que se encontram em situações diversas de vulnerabilidade social, um objetivo do qual jamais podemos abrir mão se quisermos alcançar uma sociedade realmente mais pacífica e justa.

Em Fortaleza, a Instituição desenvolve seu trabalho com crianças e adolescentes por meio do Centro Comunitário de Assistência Social (Rua Alziro Zarur, 275- Vila Manoel Sátiro). Telefone (85) 3484-3533.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi