Pular para o conteúdo principal

Acompanhar é essencial para desenvolvimento de crianças prematuras

É de mãos dadas com a mãe, Maria Renata Martins, que Samuel, de um ano e quatro meses, caminha seguro. Embora ainda não ande sozinho, ensaia com empenho a conquista do seu próximo marco de desenvolvimento. O garoto nasceu prematuro, na 36ª semana de gestação. Pelo fato de Maria ter diabetes, a gravidez era considerada de risco.


Com sete dias de vida, Samuel apresentou icterícia, problema que deixa olhos e pele amarelados. A família, que mora em Beberibe, a cerca de 70 quilômetros de Fortaleza, buscou atendimento na rede estadual. Primeiro, o menino foi atendido no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e, em seguida, no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), ambos da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado.

Após ficar internado por uma semana, Samuel passou a ser acompanhado por pediatra, neuropediatra e fonoaudiólogo no HGWA. Como o menino apresentava deficiência auditiva, diagnosticada durante a internação, a família e a equipe do hospital redobraram os cuidados para que ele pudesse crescer e se desenvolver com qualidade de vida.


“Ele gosta muito de brincar de bola e de carrinho, de andar na motinha dele. Ele tem uma rotina saudável. Sou muito grata pelo acolhimento no HGWA. Meu filho está bem hoje por conta de todo o cuidado que a equipe do hospital tem com ele”, afirma Maria.
Acompanhamento multidisciplinar

Proporcionar desenvolvimento e bem-estar a crianças prematuras tem sido possível pela atenção multidisciplinar e o cuidado humanizado, que envolve diversos profissionais do HGWA. “A prematuridade não é uma só, ela se divide em várias fases, que vai desde o limítrofe, por volta de 36 e 37 semanas de gestação, até o mais cedo, por volta de 26 e 27 semanas. Quanto mais prematura, mais a criança precisará de um acompanhamento intensivo e multidisciplinar”, explica a coordenadora médica da Unidade Neonatal do HGWA, Jocélia Bringel.

O cuidado multiprofissional visa atender a demandas específicas de cada bebê e deve acontecer ao longo dos primeiros 1000 dias de vida, também chamada de primeira infância. É somente por volta dos dois anos de idade que, em geral, crianças prematuras atingem o desenvolvimento de um bebê nascido dentro do tempo habitual, após 38 semanas de gestação.

“O bebê prematuro passa por diversos desafios próprios dessa condição. Damos a ele o tempo necessário para que se adapte ao nascimento. Por exemplo, um bebê que nasceu após sete meses de gestação e que hoje tem um mês de vida, em tese nem deveria ainda ter nascido. Dessa forma, eu não posso exigir dele as mesmas habilidades de um bebê que também tem um mês de vida, mas que nasceu com 38 semanas. Nesse caso, nós aguardamos completar as 40 semanas que deveria ter durado a gestação da mãe para verificar nele os marcos de desenvolvimento esperados de um bebê que tem um mês de vida”, explica Raquel Meneses, pediatra do HGWA.

Samuel continua sendo acompanhado por pediatra no HGWA e por neurologista no HIAS. “Os atendimentos me esclarecem sobre como cuidar dele, pois, graças às orientações que recebo, o desenvolvimento dele não atrasou tanto, considerando a deficiência dele. Samuel tem melhorado muito mesmo. Eu irei para as consultas até o momento em que disserem que não é mais preciso. Vou com ele até onde for preciso”, garante Maria Renata. Em Beberibe, Samuel também recebe os cuidados de fisioterapeuta e segue em atendimento fonoaudiólogo.

Para Raquel Meneses, o vínculo familiar possui importante papel na superação dos desafios e no alcance das conquistas do bebê prematuro. ‘Uma das coisas mais importantes é os familiares acreditarem no potencial dessas crianças. Assim, é importante investir tempo para ir às consultas e cuidar do bebê em casa, seguindo as orientações que trazem benefícios para a família em todos os sentidos”, ressalta a médica.

Para Raquel Meneses, o vínculo familiar possui importante papel na superação dos desafios e no alcance das conquistas do bebê prematuro. ‘Uma das coisas mais importantes é os familiares acreditarem no potencial dessas crianças. Assim, é importante investir tempo para ir às consultas e cuidar do bebê em casa, seguindo as orientações que trazem benefícios para a família em todos os sentidos”, ressalta a médica.



Texto de Edwirges Nogueira e Artes Gráficas de Jeorge Farias, da Assessoria de Comunicação do HGWA.
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".