Pular para o conteúdo principal

Centec inicia quinto ciclo de cursos online

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) iniciou as aulas para mais de 400 estudantes em nove cursos de qualificação profissional oferecidos através do ensino remoto emergencial durante a Pandemia do Coronavírus.



A ação faz parte de um contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e contou com um evento virtual de abertura com a participação do secretário estadual Inácio Arruda, do presidente do Centec, Silas Alencar, do diretor de Extensão Tecnológica, Hermínio Lima, além dos coordenadores dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), professores e alunos, totalizando mais de 90 pessoas.

Os cursos oferecidos neste ciclo são:
  • Formação Básica em Libras.
  • Técnicas do Assistente Administrativo.
  • Ferramentas Digitais.
  • Noções do Operador de Caixa.
  • Eletricidade Sem Erros.
  • Excelência no Atendimento.
  • Noções de Informática.
  • Conhecendo Plantas Medicinais.
  • Leitura e Interpretação de projetos de Edificações.
Os cursos acontecem em:
  • Beberibe.
  • Brejo Santo.
  • Campos Sales.
  • Fortaleza.
  • Fortim.
  • Horizonte.
  • Itaiçaba.
  • Jucás.
  • Limoeiro do Norte.
  • Maracanaú.
  • Maranguape.
  • Massapê.
  • Missão Velha.
  • Piquet Carneiro.
  • Quixeré.
Diferentemente dos demais ciclos de cursos já ofertados, desta vez, as inscrições ocorreram de forma regionalizada para garantir a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade e moradores dos municípios onde se encontram os CVTs.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, ressaltou que as pessoas que residem em áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são as que mais estão sendo atingidas pela pandemia, portanto, este é o público que o Centec deve continuar focando.

“Centenas de pessoas no Ceará precisam continuar tendo acesso ao conhecimento para dialogar com o mundo a sua volta e serem incluídas na sociedade. Tenho acompanhando a importância de oferecermos inclusão às pessoas com deficiência, logo, este curso de libras é um passo muito importante que o Centec dá para reforçar a inclusão social dos que mais precisam, pois eles têm grande capacidade e podem contribuir com o nosso país. Só precisam ter acesso à oportunidades”, disse Inácio Arruda.

Silas Alencar agradeceu o apoio da Secitece no cumprimento da missão do Instituto Centec e aos colaboradores da instituição pelo esforço e dedicação ao vencerem os desafios para continuar oferecendo qualificação durante a Pandemia. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que, na próxima semana, o Centec deverá lançar o vestibular e o processo seletivo para os cursos técnicos e superiores dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec). 

“Mesmo numa situação atípica, já conseguimos mais de dois mil alunos em cursos básicos. Também estamos em constante aprendizagem neste processo, mas vamos continuar superando os desafios um a um. Não deixamos de realizar nossas ações nos CVTs, CVTECs e Fatecs, pois todos conhecem a qualidade dos nossos cursos, a nossa história e credibilidade e precisamos continuar ao lado dos nossos irmãos cearenses”, reforçou o presidente do Centec.

Já o diretor Hermínio Lima destacou os números já alcançados.

“Ficamos muito felizes por interiorizar o conhecimento, envolvendo neste ciclo 15 CVTs com um total de 15 turmas de nove cursos de Formação Inicial e Continuada gratuitos para quase 500 pessoas. Ficamos muitos felizes pois o Centec e os CVTs abraçaram a plataforma de ensino remoto. Já ofertamos quase 2.100 vagas em 14 cursos. Mesmo durante a pandemia, o Centec sai na frente, qualificando a nossa população e mantendo o contato com os alunos, indo até as suas casas por meio do ensino remoto, levando conhecimento e informação tecnológica”, conclui o gestor da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec.

Confira a relação de cursos ofertados neste ciclo por município:
  • Beberibe: Formação básica em Libras.
  • Brejo Santo: Formação básica em Libras.
  • Campos Sales: Excelência no atendimento, Formação básica em Libras.
  • Fortaleza: Técnicas do assistente administrativo.
  • Fortim: Formação básica em Libras.
  • Horizonte: Formação básica em Libras.
  • Itaiçaba: Formação básica em Libras.
  • Jucás: Leitura e interpretação de projetos de edificações.
  • Limoeiro do Norte: Excelência no atendimento.
  • Maracanaú: Eletricidade sem erros, Formação básica em Libras.
  • Maranguape: Técnicas do assistente administrativo, Técnicas do operador de caixa, Ferramentas digitais, Formação básica em Libras.
  • Massapê: Técnicas do assistente administrativo.
  • Missão Velha: Formação básica em Libras.
  • Piquet Carneiro: Noções básicas de informática.
  • Quixeré: Conhecendo plantas medicinais.
Como funcionam as aulas remotas do Centec - As aulas remotas do Instituto Centec são transmitidas pelo Google Sala de Aula. É criado um e-mail institucional para cada participante, válido apenas para o curso e turma escolhidos. Para acessar as aulas, é necessário que o aluno tenha um computador ou celular com acesso à Internet. No celular, é necessário baixar e instalar os aplicativos Google Classroom e Google Meet.

Saiba mais clicando aqui ou acessando o site www.centec.org.br/aulas-remotas-cvt

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…