Pular para o conteúdo principal

Conexões do Turismo debate retorno de Feiras de Negócios

Com o objetivo de traçar estratégias para a retomada do Turismo, o Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau, entidade responsável pela captação e promoção de eventos para o Ceará, realizou nos dias 30 de junho e primeiro de julho o Seminário On-line e Gratuito “Conexões do Turismo: Uma Nova Era”.

O segundo dia de evento trouxe debates relevantes com mais de 10 horas de discussão sobre retorno das feiras de negócios, o incentivo as pequenas empresas, as estratégias de inovação para o Turismo Brasileiro e novos tempos para hotelaria.


Para a presidente do Visite Ceará/Fortaleza Convention & Bureau, Ivana Rangel, o evento veio para mostrar a importância da união entre o trade turístico e ressaltar as novas possibilidades de eventos via meio digital. “Tivemos mais de 1000 inscritos e pessoas engajadas nas temáticas durante os dois dias de painéis. Foram muitas discussões que irão auxiliar na retomada responsável do setor turístico e que vão ajudar diretamente a movimentar a economia local e nacional no momento pós-pandemia”, disse.

EIXO 5 – Novos Tempos para a Hotelaria Brasileira - No primeiro painel do segundo dia, um dos pontos de destaque foram as principais mudanças que os hotéis estão planejando para o momento pós pandemia. Os convidados Guilherme Paulus, Fundador da CVC Turismo Brasil; Manoel Linhares, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e o mediador Régis Medeiros, presidente da ABIH Ceará, ressaltaram que o setor de hotelaria precisa mostrar soluções inovadoras, pensar fora da caixa e construir uma boa imagem para o seu negócio.

Além disso, os protocolos de segurança dos hotéis foram discutidos durante o painel e a necessidade de reforçar a hotelaria como ambiente humanizado que permite segurança, conforto e experiência personalizada nesse novo momento pós-pandemia.

EIXO 6 - O Papel dos Pequenos Negócios Turísticos na Retomada da Economia - Sob o comando da mediadora Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Sindieventos e Vice-Presidente do Sistema Fecomércio Ceará, o segundo painel trouxe à tona a possibilidade de planejamento para incentivar os pequenos negócios no momento pós pandemia. Estiveram presentes debatendo o tema o diretor superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; a secretária executiva do Turismo (Setur), Denise Carrá; a consultora empresarial de turismo e diretora da Arc Consult, Anya Ribeiro, e o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Cavalcante Filizola.

Durante o debate, foi relatado que um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo é fortalecer a imagem do Ceará para uma localização moderna e turística. Já o representante do Sistema Fecomércio comentou sobre as ações realizadas pelo sistema para movimentar a economia local, que totalizaram mais de 360 iniciativas no ano passado. Os debatedores pontuaram que o novo normal também terá um novo turista e que o mercado precisa urgentemente estudar esse novo perfil. Também foi abordada a criação dos 11 aeroportos regionais no interior do Ceará, sobre a descentralização do turismo, o turismo comunitário e os projetos realizados para fazer uma estruturação econômica e consciente com intuito de inserir o Ceará como referência no turismo internacional.

EIXO 7 – A Importância dos Protocolos na Retomada do Turismo - O terceiro painel abordou o retorno das feiras B2B e feiras de negócio que devem retomar com protocolos gerais. Os convidados discursaram sobre os desafios de criar protocolos para um setor transversal e quais serão os pontos principais que os organizadores e guia de turismo precisam ter nesse momento de pós-pandemia. Foi discutida também a necessidade de fazer eventos híbridos, mesclando o momento virtual e presencial, com novas oportunidades de negócios para fomentar a economia e temas para os eventos após a pandemia.

No eixo 7, a mediação ficou sob o comando do Diretor Presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves. Como convidados, estiveram presentes o Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Fátima Ancuri; O Coordenador de Inovação da Secretaria Executiva De Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Do Ceará (Sedet), Expedito Parente Júnior, e a Coordenadora de Promoção do Setor Industrial da Sedet, Marta Campelo.

EIXO 8 - As Estratégias de Inovação na Promoção do Turismo Brasileiro - Para encerrar as discussões do último dia do evento “Conexões do Turismo”, o mediador e Vice-Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço na ALCE, deputado Sérgio Aguiar, contou com a presença do representante do Ministério do Turismo, Bob Santos; com o Secretário do Turismo do Estado do Ceará, Arialdo de Mello Pinho, além do CEO do Beach Park Entretenimento Murilo Pascoal. As discussões abrangeram os eixos turísticos que serão trabalhados no ano que vem, as estratégias utilizadas para captação de novos turistas e a importância dos trabalho em conjunto do Governo Federal, Estadual e Municipal nesse momento, além das discussões com o setor privado.

O secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, revelou que algumas cidades litorâneas do Ceará estão passando pelo processo de saneamento básico para esse momento de pós-pandemia. Um dos pontos altos de discussão foi a estratégia a ser trabalhada na captação de novos turistas, onde o foco inicial serão os mercados onde a pandemia esteja alcançando uma curva decrescente, portanto a captação de novos turistas será primeiramente a nível local, em seguida regional e por fim nacional e internacional. O painel teve como objetivo discutir as principais estratégias de inovação na promoção do turismo brasileiro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".