Pular para o conteúdo principal

Conexões do Turismo debate retorno de Feiras de Negócios

Com o objetivo de traçar estratégias para a retomada do Turismo, o Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau, entidade responsável pela captação e promoção de eventos para o Ceará, realizou nos dias 30 de junho e primeiro de julho o Seminário On-line e Gratuito “Conexões do Turismo: Uma Nova Era”.

O segundo dia de evento trouxe debates relevantes com mais de 10 horas de discussão sobre retorno das feiras de negócios, o incentivo as pequenas empresas, as estratégias de inovação para o Turismo Brasileiro e novos tempos para hotelaria.


Para a presidente do Visite Ceará/Fortaleza Convention & Bureau, Ivana Rangel, o evento veio para mostrar a importância da união entre o trade turístico e ressaltar as novas possibilidades de eventos via meio digital. “Tivemos mais de 1000 inscritos e pessoas engajadas nas temáticas durante os dois dias de painéis. Foram muitas discussões que irão auxiliar na retomada responsável do setor turístico e que vão ajudar diretamente a movimentar a economia local e nacional no momento pós-pandemia”, disse.

EIXO 5 – Novos Tempos para a Hotelaria Brasileira - No primeiro painel do segundo dia, um dos pontos de destaque foram as principais mudanças que os hotéis estão planejando para o momento pós pandemia. Os convidados Guilherme Paulus, Fundador da CVC Turismo Brasil; Manoel Linhares, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e o mediador Régis Medeiros, presidente da ABIH Ceará, ressaltaram que o setor de hotelaria precisa mostrar soluções inovadoras, pensar fora da caixa e construir uma boa imagem para o seu negócio.

Além disso, os protocolos de segurança dos hotéis foram discutidos durante o painel e a necessidade de reforçar a hotelaria como ambiente humanizado que permite segurança, conforto e experiência personalizada nesse novo momento pós-pandemia.

EIXO 6 - O Papel dos Pequenos Negócios Turísticos na Retomada da Economia - Sob o comando da mediadora Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Sindieventos e Vice-Presidente do Sistema Fecomércio Ceará, o segundo painel trouxe à tona a possibilidade de planejamento para incentivar os pequenos negócios no momento pós pandemia. Estiveram presentes debatendo o tema o diretor superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; a secretária executiva do Turismo (Setur), Denise Carrá; a consultora empresarial de turismo e diretora da Arc Consult, Anya Ribeiro, e o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Cavalcante Filizola.

Durante o debate, foi relatado que um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo é fortalecer a imagem do Ceará para uma localização moderna e turística. Já o representante do Sistema Fecomércio comentou sobre as ações realizadas pelo sistema para movimentar a economia local, que totalizaram mais de 360 iniciativas no ano passado. Os debatedores pontuaram que o novo normal também terá um novo turista e que o mercado precisa urgentemente estudar esse novo perfil. Também foi abordada a criação dos 11 aeroportos regionais no interior do Ceará, sobre a descentralização do turismo, o turismo comunitário e os projetos realizados para fazer uma estruturação econômica e consciente com intuito de inserir o Ceará como referência no turismo internacional.

EIXO 7 – A Importância dos Protocolos na Retomada do Turismo - O terceiro painel abordou o retorno das feiras B2B e feiras de negócio que devem retomar com protocolos gerais. Os convidados discursaram sobre os desafios de criar protocolos para um setor transversal e quais serão os pontos principais que os organizadores e guia de turismo precisam ter nesse momento de pós-pandemia. Foi discutida também a necessidade de fazer eventos híbridos, mesclando o momento virtual e presencial, com novas oportunidades de negócios para fomentar a economia e temas para os eventos após a pandemia.

No eixo 7, a mediação ficou sob o comando do Diretor Presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves. Como convidados, estiveram presentes o Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), Fátima Ancuri; O Coordenador de Inovação da Secretaria Executiva De Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Do Ceará (Sedet), Expedito Parente Júnior, e a Coordenadora de Promoção do Setor Industrial da Sedet, Marta Campelo.

EIXO 8 - As Estratégias de Inovação na Promoção do Turismo Brasileiro - Para encerrar as discussões do último dia do evento “Conexões do Turismo”, o mediador e Vice-Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço na ALCE, deputado Sérgio Aguiar, contou com a presença do representante do Ministério do Turismo, Bob Santos; com o Secretário do Turismo do Estado do Ceará, Arialdo de Mello Pinho, além do CEO do Beach Park Entretenimento Murilo Pascoal. As discussões abrangeram os eixos turísticos que serão trabalhados no ano que vem, as estratégias utilizadas para captação de novos turistas e a importância dos trabalho em conjunto do Governo Federal, Estadual e Municipal nesse momento, além das discussões com o setor privado.

O secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, revelou que algumas cidades litorâneas do Ceará estão passando pelo processo de saneamento básico para esse momento de pós-pandemia. Um dos pontos altos de discussão foi a estratégia a ser trabalhada na captação de novos turistas, onde o foco inicial serão os mercados onde a pandemia esteja alcançando uma curva decrescente, portanto a captação de novos turistas será primeiramente a nível local, em seguida regional e por fim nacional e internacional. O painel teve como objetivo discutir as principais estratégias de inovação na promoção do turismo brasileiro.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo