Pular para o conteúdo principal

Confira a programação do Centro Cultural Belchior para julho

Com as atividades presenciais suspensas por conta da Pandemia de Covid-19, o Centro Cultural Belchior (CCBel) inicia o quarto mês de programação virtual gratuita com o Projeto Belchior em Casa.


Em julho são realizados 12 shows 36 horas de atividades formativas (divididas em cursos e workshop) e o lançamento de mais uma edição do Podcast do Bel, que neste mês vai abordar o tema “Alternativas para Autogestão na Música Pós-Pandemia”.

Nos últimos três meses do projeto, que surgiu como uma alternativa para manter as atividades da Casa de Praia da Música durante o período de distanciamento social, foram realizados 36 shows ao vivo, 108 horas de formação - divididas em 6 cursos com 241 participantes e cinco workshops com mais de 800 visualizações no canal do Centro Cultural Belchior no Youtube.

“Em abril, maio e junho, o Centro Cultural Belchior conseguiu atingir uma quantidade significativa de artistas, professores e professoras que participaram da programação com shows e atividades formativas. Estamos conseguindo, com isso, manter o nosso compromisso de movimentar economicamente a cadeia das artes da cidade de Fortaleza”, destaca o gestor do CCBel, Lenildo Gomes.

Em julho, são realizados 11 shows No Centro da Sala - projeto musical do Belchior em Casa. As apresentações já iniciaram neste sábado (4) com o show do cantor e compositor cearense, Assun, que ficou conhecido por integrar uma das maiores bandas de reggae do Brasil, a Donaleda.

Durantes as outras quintas, sextas e sábados do mês, o instagram do CCBel será palco para outros coletivos e artistas inscritos no Edital Massafeira e no Credenciamento de Artistas 2020, são eles:

O Coletivo Lado B comanda as lives dos dias 9, 10 e 11 com shows das bandas Old Books Room, DMUV e Rematte, respectivamente.

O Coletivo Brinquedo de Rua realiza apresentação nos dias 16, 17 e 18 com os shows de Ray Lima, Inácio (ciclovida) e, do grupo homônimo, Brinquedo de Rua.

O Coletivo Girls To The Front também participa do projeto com shows das bandas Terra Mórfica no dia 23, Síncope no dia 24 e Overtune no dia 28.

Finalizando as apresentações musicais do mês, o Coletivo LGBTQIA+ da cidade - Festa Crioula faz a festa nos dias 30 com a Dj Lolost + apresentação do EP de Muriel Cruz e 31 com a Dj Viúva Negra + performance de Amanda Quebrada. Todas as apresentações do projeto No Centro da Sala ocorrem às 18 horas.

A programação do projeto No Centro da Sala foi selecionada pelos editais da Casa de Praia da Música (Edital Massafeira e Credenciamento de Artistas 2020).

A banda DMUV é uma das atrações do projeto No Centro da Sala


Ray Lima é uma das atrações do Coletivo Brinquedo de Rua

Banda Overtune é uma das atrações do Coletivo Girls To The Front

Muriel Cruz é uma das atrações do Coletivo Festa Crioula

Pluga & Pensa em Casa - Cursos e workshop serão ofertados em julho, gratuitamente, através do canal no YouTube do equipamento e da ferramenta Google Classroom. As atividades formativas terão vagas limitadas e um período maior para inscrição. Confira datas e horários.

Curso Mulheres do Mar: afetos em performance participativa
Facilitadora: Marie Auip
Período: 7 a 10 e 14 a 17
Inscrições abertas
Sinopse: O curso “Mulheres do Mar: afetos em performance participativa” (40h/a) tem o objetivo de desenvolver discussões a respeito das vivências femininas no campo da arte e da performance, visando construir um diálogo com as histórias das participantes que, ao fim do curso, com o material produzido, irão formatar uma instalação performática digital intitulada “Mulheres do Mar”. A formação é voltada para mulheres de todas as idades que residam em Fortaleza, com ou sem experiência artística. As vagas são limitadas. O projeto “Mulheres do Mar”, contemplado pelo VIII Edital das Artes da Secultfor, faz parte da comemoração dos 10 anos do EmFoco Grupo de Teatro e integra a pesquisa de mestrado da facilitadora do curso, Marie Auip (@marieauip), no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Gratuito!

Curso - Perspectivas: Prestação de Contas para Projetos Culturais
Facilitadora: Lorena Soares
Período: 21 a 24
Início das inscrições: 7 a 12 (https://lkt.bio/CentroCulturalBelchior)
Sinopse: O curso visa oferecer elementos práticos e objetivos aos atores envolvidos na gestão de convênios capacitando-os para atuarem na elaboração das prestações de contas desses instrumentos de parceria com entes públicos e privados, de forma a assegurar maior controle, eficiência e confiabilidade na aplicação dos recursos financeiros a estes repassados, a partir de transferências voluntárias de recursos públicos. Gratuito!

Workshop
Representatividade em pauta: Quem me representa nas Artes?
Facilitadora: Patrícia Maria, mestra em sociologia
Data: 29 de julho, às 15 horas
Local: Canal no youtube do CCBel
Sinopse: Partindo da perspectiva que a representação é um lugar que não se sustenta apenas de forma figurada, é preciso entrelaçar discurso e vivências que ampliem nosso olhar acerca da representatividade. Esse workshop tem como proposta, questionar o papel das representatividades nas linguagens artísticas. Gratuito!

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta