Pular para o conteúdo principal

Confira a programação do Centro Cultural Belchior para julho

Com as atividades presenciais suspensas por conta da Pandemia de Covid-19, o Centro Cultural Belchior (CCBel) inicia o quarto mês de programação virtual gratuita com o Projeto Belchior em Casa.


Em julho são realizados 12 shows 36 horas de atividades formativas (divididas em cursos e workshop) e o lançamento de mais uma edição do Podcast do Bel, que neste mês vai abordar o tema “Alternativas para Autogestão na Música Pós-Pandemia”.

Nos últimos três meses do projeto, que surgiu como uma alternativa para manter as atividades da Casa de Praia da Música durante o período de distanciamento social, foram realizados 36 shows ao vivo, 108 horas de formação - divididas em 6 cursos com 241 participantes e cinco workshops com mais de 800 visualizações no canal do Centro Cultural Belchior no Youtube.

“Em abril, maio e junho, o Centro Cultural Belchior conseguiu atingir uma quantidade significativa de artistas, professores e professoras que participaram da programação com shows e atividades formativas. Estamos conseguindo, com isso, manter o nosso compromisso de movimentar economicamente a cadeia das artes da cidade de Fortaleza”, destaca o gestor do CCBel, Lenildo Gomes.

Em julho, são realizados 11 shows No Centro da Sala - projeto musical do Belchior em Casa. As apresentações já iniciaram neste sábado (4) com o show do cantor e compositor cearense, Assun, que ficou conhecido por integrar uma das maiores bandas de reggae do Brasil, a Donaleda.

Durantes as outras quintas, sextas e sábados do mês, o instagram do CCBel será palco para outros coletivos e artistas inscritos no Edital Massafeira e no Credenciamento de Artistas 2020, são eles:

O Coletivo Lado B comanda as lives dos dias 9, 10 e 11 com shows das bandas Old Books Room, DMUV e Rematte, respectivamente.

O Coletivo Brinquedo de Rua realiza apresentação nos dias 16, 17 e 18 com os shows de Ray Lima, Inácio (ciclovida) e, do grupo homônimo, Brinquedo de Rua.

O Coletivo Girls To The Front também participa do projeto com shows das bandas Terra Mórfica no dia 23, Síncope no dia 24 e Overtune no dia 28.

Finalizando as apresentações musicais do mês, o Coletivo LGBTQIA+ da cidade - Festa Crioula faz a festa nos dias 30 com a Dj Lolost + apresentação do EP de Muriel Cruz e 31 com a Dj Viúva Negra + performance de Amanda Quebrada. Todas as apresentações do projeto No Centro da Sala ocorrem às 18 horas.

A programação do projeto No Centro da Sala foi selecionada pelos editais da Casa de Praia da Música (Edital Massafeira e Credenciamento de Artistas 2020).

A banda DMUV é uma das atrações do projeto No Centro da Sala


Ray Lima é uma das atrações do Coletivo Brinquedo de Rua

Banda Overtune é uma das atrações do Coletivo Girls To The Front

Muriel Cruz é uma das atrações do Coletivo Festa Crioula

Pluga & Pensa em Casa - Cursos e workshop serão ofertados em julho, gratuitamente, através do canal no YouTube do equipamento e da ferramenta Google Classroom. As atividades formativas terão vagas limitadas e um período maior para inscrição. Confira datas e horários.

Curso Mulheres do Mar: afetos em performance participativa
Facilitadora: Marie Auip
Período: 7 a 10 e 14 a 17
Inscrições abertas
Sinopse: O curso “Mulheres do Mar: afetos em performance participativa” (40h/a) tem o objetivo de desenvolver discussões a respeito das vivências femininas no campo da arte e da performance, visando construir um diálogo com as histórias das participantes que, ao fim do curso, com o material produzido, irão formatar uma instalação performática digital intitulada “Mulheres do Mar”. A formação é voltada para mulheres de todas as idades que residam em Fortaleza, com ou sem experiência artística. As vagas são limitadas. O projeto “Mulheres do Mar”, contemplado pelo VIII Edital das Artes da Secultfor, faz parte da comemoração dos 10 anos do EmFoco Grupo de Teatro e integra a pesquisa de mestrado da facilitadora do curso, Marie Auip (@marieauip), no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Gratuito!

Curso - Perspectivas: Prestação de Contas para Projetos Culturais
Facilitadora: Lorena Soares
Período: 21 a 24
Início das inscrições: 7 a 12 (https://lkt.bio/CentroCulturalBelchior)
Sinopse: O curso visa oferecer elementos práticos e objetivos aos atores envolvidos na gestão de convênios capacitando-os para atuarem na elaboração das prestações de contas desses instrumentos de parceria com entes públicos e privados, de forma a assegurar maior controle, eficiência e confiabilidade na aplicação dos recursos financeiros a estes repassados, a partir de transferências voluntárias de recursos públicos. Gratuito!

Workshop
Representatividade em pauta: Quem me representa nas Artes?
Facilitadora: Patrícia Maria, mestra em sociologia
Data: 29 de julho, às 15 horas
Local: Canal no youtube do CCBel
Sinopse: Partindo da perspectiva que a representação é um lugar que não se sustenta apenas de forma figurada, é preciso entrelaçar discurso e vivências que ampliem nosso olhar acerca da representatividade. Esse workshop tem como proposta, questionar o papel das representatividades nas linguagens artísticas. Gratuito!

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…