Pular para o conteúdo principal



Deputados estaduais defendem cautela em Planejamento para Retomada das Aulas

Parlamentares que participaram da audiência remota promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), na manhã desta segunda-feira (20) manifestaram a necessidade de elaborado Planejamento na Retomada das Atividades Escolares.

O presidente do colegiado, deputado Queiroz Filho (PDT), autor do pedido do debate, adiantou, ao final, que o tema será ampliado em um próximo encontro. 


A presidente da Comissão de Infância e Adolescência da Casa, deputada Érika Amorim (PSD), observou que o momento é extremamente delicado e requer um modelo que garanta segurança à vida, direto à educação e a saúde emocional da comunidade escolar.

“A Pandemia evidenciou nossas desigualdades, mas diante de tudo isso, precisamos nos planejar e só nossa união proporcionará o resultado que almejamos. Diante do que temos, o que podemos fazer?”

Segundo a parlamentar, são preocupantes questões como a falta de estrutura, o transporte compartilhado para estudantes de alguns municípios, os grupos de riscos que não poderão estar nas escolas. “Muitas questões a serem compreendidas, mas temos que confiar nas equipes que estão conduzindo a situação”, pontuou Érika Amorim.

Para Renato Roseno (Psol), a crise causada pela Pandemia da Covid-19 está escancarando a vulnerabilidade e ausências históricas da sociedade.

“Precisamos quantificar o investimento brasileiro em Educação ainda esse ano e pleitear recursos federais, estaduais e municipais para adotar as condições mínimas para a Retomada das Aulas”, observou. 

De acordo com o parlamentar, temos escolas que sequer tem Saneamento Básico. “Nosso principal compromisso é não deixar ninguém para trás. Coloco-me mais uma vez à disposição para debater toda essa questão com a comunidade escolar”, salientou Renato Roseno.

Acrísio Sena (PT), vice-presidente da Comissão de Educação, ponderou que mesmo os países mais estruturados tiveram que recuar na retomada das aulas. 

“Acredito que tudo deve ser muito bem planejado para a construção de um protocolo, pois temos várias particularidades envolvidas. A realidade dos municípios é diferente, a forma como deve ser tratado o ensino universitário não pode ser a mesma do ensino infantil. Mas temos um excelente exército e sei que encontraremos a melhor solução”, avaliou Acrísio Sena.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês