Pular para o conteúdo principal

'Enem não Tira Férias' auxilia a preparação para Exame 2020

A Secretaria da Educação Básica do Ceará (Seduc) lança a 5ª edição do 'Enem não Tira Férias'. Trata-se de uma iniciativa que objetiva auxiliar na preparação dos estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante o mês de julho, período que tradicionalmente é dedicado às férias escolares. 


A abertura da programação ocorreu durante webinar transmitida ao vivo, contando com a participação de estudantes e da secretária Eliana Estrela. O secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes (foto), foi o mediador do diálogo.

Em 2020, devido à necessidade de distanciamento social, as atividades serão promovidas de forma virtual, com aulões online em formato de lives e webinars contemplando as quatro áreas de conhecimento abordadas no Exame. A ação faz parte da agenda da Conexão Seduc (https://www.ced.seduc.ce.gov.br/conexao_seduc/).

A estudante Débora Alves (foto) cursa a 3ª série do Ensino Médio técnico em Multimídia na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza. A jovem, que pretende ser médica, admite estar vivendo um momento decisivo, lidando com pressão e expectativa, sobretudo pelo contexto atual de incertezas diante da Pandemia do Novo Coronavírus.


“É um momento muito difícil pra todo mundo. Não podemos relaxar nos estudos, nem nos sobrecarregar. Tenho buscado me aprimorar, priorizando as minhas dificuldades, sem esquecer das matérias com que tenho mais afinidade. Busco apoio nos meios digitais, mas não abro mão de um bom livro, contando com a colaboração dos professores e dos colegas”, revela.

Débora pondera que o apoio recebido dos educadores e colegas tem sido determinante para permanecer motivada a lutar pelo sonho do Ensino Superior. “Encontrei na escola pessoas que acreditam e sonham junto comigo, que são os professores. É algo que vai além dos livros didáticos e de uma simples aula. Mas, nos transforma em cidadãos e pessoas. A gente pode, através da educação, alcançar lugares mais altos e ir além de onde nossos olhos podem ver”, conclui.
Resiliência - A estudante Leidianne Pereira (foto), que faz a 3ª série na Escola de Ensino Médio (EEM) Francisco Assis Vieira, em Acopiara, considera que o Enem é apenas uma etapa na busca pela realização pessoal, que inclui a superação de diversos desafios.


“Para quem pensa em ingressar no Ensino Superior, trata-se de uma oportunidade única. Não é uma prova fácil, exige muita atenção. Venho priorizando os estudos, mesmo a distância. Para mim, que moro na zona rural, o desafio é maior. No início da quarentena, estava até pensando em desistir do Enem, pois não estava conseguindo me adaptar a esse novo cenário, que trouxe muitas mudanças. Mas, com o tempo, olhei para trás e refleti sobre tudo o que fiz pra chegar até aqui. E decidi não desistir. Esse é só um obstáculo que eu tenho que enfrentar, de muitos outros que virão. Se eu quero mesmo, vou correr atrás”, ressalta a jovem.

Leidianne enfatiza, ainda, que está aproveitando o tempo para “colocar as emoções numa balança e procurar o equilíbrio”, ilustra.


Conquista - A secretária cearense de Educação Básica, professora Eliana Estrela (foto) lembra que a preparação para o Enem é um dos principais focos das escolas da rede pública estadual, por se tratar de uma oportunidade de mudança de vida.

“Temos estudantes que sonham com um futuro mais justo e digno, seguindo na profissão desejada e obtendo uma realização para si e a família. Acreditamos muito na juventude. Reconheço o empenho de todo o time da Educação cearense, por todo o trabalho prestado em sala de aula, mas também pela contribuição dada durante as férias, com a disponibilidade de tirar as dúvidas dos alunos e participando do engajamento em torno do Enem”, destaca.

Rogers Mendes salienta as adaptações que foram necessárias para a continuidade do trabalho durante a Pandemia. 

“Chegamos ao final do primeiro semestre, um período que ficará na história da educação brasileira e mundial. A partir de agora, as escolas entram em férias. Ainda assim, a Seduc mantém uma programação de preparação para os estudantes, por meio do Enem não Tira Férias. Trabalhamos para ter uma escola humanizada, que se importa verdadeiramente com as pessoas, e não só em transmitir conteúdo. Não há educação sem afeto. E a melhor contribuição que a escola pode dar a uma pessoa é a geração de esperança e de autoconfiança, além do conhecimento", disse.

Superação - Mateus Silva, ex-aluno da EEEP Amélia Figueiredo de Lavor, em Quixelô, hoje cursa Engenharia Civil no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Ele avalia ser necessário buscar estratégias para superar as próprias limitações e alcançar o ingresso no curso desejado na universidade.

“Utilizei alguns exemplos de pessoas que tinham a realidade parecida com a minha, vindos da zona rural, que não tinham tão boas condições de estudo em casa. Por isso, valorizei muito o ambiente escolar. É preciso prestar atenção às aulas, anotar os conteúdos, ser organizado, procurar métodos diferentes de estudar e cuidar da saúde mental. A pressão que a gente tem na 3ª série começa antes do ano iniciar. É preciso saber como funciona a prova, conhecer o Enem. E no dia do Exame, o melhor é estar o menos preocupado possível”, aponta o estudante.

Mateus revela o carinho que desenvolveu pela unidade de ensino em que concluiu a educação básica. “A escola teve um papel muito importante. Não caminhamos sozinhos. Ainda me sinto parte do grupo”, comenta.


Além dos aulões, semanalmente, às quartas-feiras, serão lançados dois temas de redação com o intuito de estimular a prática da escrita entre os alunos, de forma que possam desenvolver a criatividade, o raciocínio e o pensamento crítico, habilidades fundamentais para o bom desempenho na prova.
Realização - O Enem não Tira Férias, em 2020, ocorre em parceria com a Organização Educacional Farias Brito e a Fundação Demócrito Rocha, nos termos da Lei 17.129 de 12.12.2019, na realização dos aulões e atividades virtuais. 

O acordo estabelece que as instituições parceiras entram como doadoras de serviços, com a finalidade de contribuir para a melhoria das ações, não estando previsto qualquer custo à Secretaria de Educação Básica.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Leia também:

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…