Pular para o conteúdo principal



Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!



Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:


Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:

-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.


Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músico profissional. Era cantor oficial do Bar do Bel, Cantinho do Frango e Alpendre.

REPERCUSSÃO -  Confira o dizem mais cearenses sobre a obra do Erickson Mendes:
  • Willamis Mota - "Hoje a Arte Cearense perde um de seus protagonistas mais respeitados, admirado e mais do que qualquer coisa, um amigo! Que sorte eu tive de dividir algumas vezes o palco com o Erickson Mendes! O Céu tá em festa pra te receber!
  • Alexandre Lyra - "Muito triste!! Falecimento do nosso amigo e grande músico Erickson Mendes".
  • Thiago Viana - "Erickson Mendes sem dúvida sua memória estará marcada em nossas tantas noites embaladas por tributos a Belchior... Muita PAZ! Meus sentimentos a Munique Helen Mendes e família".
  • Van Régia - "Ainda sem acreditar nesta notícia tão triste...Não consigo nem parar de pensar! Siga em paz querido Erickson Mendes".
  • Paulo Henrique Carvalho - "Acordar com a notícia da perda de um grande talento e de um grande amigo Erickson Mendes é foda! Vão ficar todas as lembranças das muitas farras no Alpendre, no Cantinho, no Bar do Bel, no Simpatizo Fácil e na minha casa! O legado do Belchior também perde um de seus grandes intérpretes! 'Talvez eu morra jovem em alguma curva do caminho...' Grande caminho o seu irmão, sentiremos sua falta e de sua Música!
  • Chico Pessoa - "Meu Amigo Partiu! Sem palavras para expressar tanta tristeza no M
  • meu coração. Erickson Mendes vai com Deus, Irmão".
  • Zinara Campelo - "E a Música está de luto! Erickson Mendes vá em paz! Vá cantar pertinho do Bel".
  • Shaylyn Bedê - "É com muita tristeza que a família Alpendre recebe essa notícia agora pela manhã. Que Deus te receba Erickson Mendes de braços abertos e conforte aqui familiares e amigos. Com certeza seu brilho e sua voz iluminarão o Céu".
  • Mimi Rocha - "Ainda sem acreditar. Perdi um grande amigo e parceiro. Vá na paz Erickson Mendes. Meus sentimentos a Munique, toda família e amigos".
  • Antônio Carlos de Freitas - "Bom dia. Nas comemorações dos 70 do nosso extraordinário Belchior em outubro de 2016, Nelson Augusto, Tomaz de Aquino e eu, produzimos uma festa e tanto no Sindicato dos Bancários em homenagem ao nosso Rapaz Latino. Na ocasião convidamos dois grandes talentos da nossa música para fazer a parte musical, Edinho Vilas Boas e Erickson Mendes. Foi extraordinário, duas belas apresentações, já era fã de ambos, fiquei mais. Conversei com o Erickson depois da sua apresentação. Um puta papo. Um cara show. Como admirador da obra de Belchior e sabendo que Erickson carregava em seu repertório canções do nisso gênio, passamos, eu e Bel (minha Isabel), a acompanha nas redes e em espaços boêmios por assim dizer as apresentações desse estupendo artista, sempre com a procura do papo pós show como faço com todas e todos que posso e permitem esse contato. No caso de Erickson e de Belchior, sempre permitido e com muito carinho e atenção. Hoje logo cedo, essa triste notícia, nosso cantor de voz potente e afinada, partiu, descobriu o grande mistério da vida, foi cantar nas estrelas. Não esperava. Ninguém, mas sobre esse mistério pouco nos é permitido manobras escapatórias, mais cedo ou mais tarde acontece (afora algumas exceções como esse genocídio evitável que estamos vivenciando por conta de um fascista e do seu Governo Negacionista que antecipa o que nesse caso sim, poderia ser evitado), e cuidados que devamos ter para que a coisa aconteça no prazo "natural" mas ou menos previsto para a grande viagem. Mas deixemos de coisa é cuidemos da vida...É isso meu caro, abraços e canções, Deus te guie zelacão, vá em paz, obrigado pela alegria que nos propiciou meu caro".
  • Nirton Venâncio - "Uma vez eu vi-ouvi você tocando e cantando Belchior. O nosso rapaz há tempo muito tempo longe de casa, e você ali tão perto nos trazendo frases dentro de suas canções. Uma vez eu falei que ia entrevistá-lo para meu filme “Pessoal do Ceará – Lado A Lado B”, você se surpreendeu e justificou que tinha começado na música há pouco tempo, não tinha nada para contar, que era autodidata, que tinha o diploma de sofrer de outra universidade, e se convenceu quando expliquei que o documentário quer ouvir a nova geração e suas influências, e você brincou, “tá bom, eu fico no Lado B”.  Uma vez eu estava sentado à beira do caminho pra pedir carona, e você me levou do Cantinho do Frango para outro local, e atravessamos as ruas de Fortaleza, com tempo para ouvir o pen-drive no carro, tempo para a turma do outro bar nos esperar, e conversamos entre as faixas, nos intervalos das águas das ruas, nas paralelas quando o sinal estava fechado para nós.
    Uma vez eu disse que achava aquela sua guitarra de corpo vazado a sua marca, sua cara e seu coração, que enquanto tocava eu podia ver o coração selvagem de Belchior, pois o mundo inteiro estava ali em frente, adorando seu jeito calmo de cantar o que alma deseja. Agora nesta manhã de quarta-feira, isolados que estamos nessas ilhas cheias de distância, recebo a notícia que você partiu tão jovem. A manhã chegou trazendo a noite rumo ao seu coração, que como o coração de Belchior que você cantava tão bem, explodiu de tanto canto, pela simples alegria de ser. Pediremos ao bom Deus que nos ajude, Erickson Mendes, a suportar a sua ausência, nosso coração também é frágil. Falaremos para a vida que continuaremos conversando com os amigos ao redor de sua mesa, lembrando de sua voz, sua risada para apagar a tristeza. Uma vez num daqueles shows aconchantes, onde as mesas ficam quase dentro do palco, pedi para cantar 'Tudo Outra Vez'. “De novo, Nirton, já toquei”, disse sorrindo. E você com seu charme brasileiro, cantou outra vez e embarcou comigo, cantando tudo de novo com paixão. Hoje à noite teria uma live. Eu ia pedir 'Tudo Outra Vez'”.





Comentários

  1. Conheci o Erickson Mendes em cima do palco a convite do Mimi Rocha fomos tocar .Sinceramente gostei dele como músico e como ser humano ,depois desse dia sempre era uma alegria reverlo nas noites de Fortaleza . Desejo que sua passagem para outro plano seja de muito conforto e paz. Axé !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...