Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio destaca avanços da Gestão Municipal

Na noite desta quinta-feira (9), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) concedeu entrevista ao jornalista e empresário Pompeu Vasconcelos durante edição especial da live IN Connection, transmitida pelo Instagram do Balada IN. 


Em resposta às questões levantadas na ocasião, o prefeito destacou avanços conquistados ao longo da Gestão Municipal e apresentou projetos prioritários em execução.

Via videoconferência, o encontro prospectou 'O Futuro de Fortaleza' a partir das iniciativas desenvolvidas ao longo dos dois últimos mandatos (2013-2016 e 2017-2020). 

“Os investimentos realizados nestes oito anos incluem as mais diversas áreas da administração. Ainda temos alguns meses de gestão e queremos entregar uma cidade mais organizada e mais sólida do que aquela que recebemos, valorizando o que foi feito e passando a chave a uma gestão que desempenhe um trabalho sério e responsável”, introduziu o prefeito.

Para Roberto Cláudio, o legado da atual administração será pautado pelo cumprimento de prazos e de compromissos firmados com a Sociedade. 


“O Programa Mais Ação vem executando investimentos em áreas prioritárias. Os recursos, oriundos de receitas próprias e de financiamentos internacionais, têm transformado realidades em diversos territórios da Capital. Este é o papel das obras: garantir dignidade e estimular a autoestima das pessoas, principalmente, em lugares vulneráveis. Além disso, há muita animação para fazer valer cada minuto dos seis últimos meses remanescentes. Queremos deixar irreversíveis algumas iniciativas”, disse o prefeito.


Educação - Mitigar as desigualdades sociais, de acordo com Roberto Cláudio, tem sido uma das prioridades do seu governo. Para a finalidade, os investimentos em Educação têm adquirido maior relevância a partir da implantação gradual de novas Escolas de Tempo Integral (ETIs) e de novos Centros de Educação Infantil (CEIs).

“O maior desafio de Fortaleza é reverter as desigualdades. Esse é um processo que demanda projeto, eficiência, consistência e continuidade de ações ao longo de gerações. Investir em capital humano, valorizar a primeira infância e estimular o aprendizado precoce, incluindo o Ensino Fundamental, são premissas para a construção de uma juventude dotada de instrumentos para vencer na vida”, considerou.

As diretrizes pedagógicas envolvem equipamentos de qualidade, seleção de gestores por mérito, premiação de resultados e ampliação do número de matrículas municipais. “Aumentamos em 120% o número de vagas de creche na Capital. Em 2013, Fortaleza não tinha nenhuma Escola de Tempo Integral, que garante comida, proteção social e mais horas de ensino e de aprendizagem. Até dezembro deste ano, 50% das matrículas do Município já serão ofertadas em tempo integral”, informou.

Os investimentos têm transformado, inclusive, os indicadores locais, garantindo a Fortaleza lugar de destaque entre as cidades brasileiras. “Melhoramos, em oito anos, indicadores de Leitura e de Matemática. Isso significa um aprendizado mais eficiente dos nossos alunos”, acrescentou.

Saúde - A ampliação da Atenção Primária à Saúde, considerada importante etapa da assistência à população, também foi destaque durante a live. “A cobertura municipal, no que diz respeito aos Postos de Saúde, passou de 30 para 60%”, contabilizou.

Além disso, os investimentos contemplam 450 novos leitos públicos municipais. “No tocante aos novos hospitais, podemos mencionar o Instituto José Frota (IJF-2) e o Hospital da Criança, que será entregue à população nas próximas semanas”, reforçou, destacando o relevante papel das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais, sobretudo, durante a Pandemia da Covid-19.

Roberto Cláudio lembrou o papel das Policlínicas. Os equipamentos, direcionados a exames e a consultas especializadas, seguem em expansão no Município. 

“Já temos duas em funcionamento e, ao longo deste semestre, abriremos outras duas, nos bairros Passaré e Siqueira. Isso dotará a Cidade de novas infraestruturas, profissionais, insumos e equipamentos”, detalhou.

Enfrentamento à Covid-19 - Os esforços da Prefeitura em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus também estiveram em pauta. “O último ano da gestão está, desde o mês de março, sendo marcado por uma tragédia humanitária sem precedentes. Isso nos demandou a reprogramação de prioridades, de orçamentos e de ações. Nós implantamos, em parceria com o Governo do Estado, um sistema paralelo de Saúde. Isso impactou a rotina administrativa da Cidade”, pontuou.

No tocante à capacidade administrativa, o prefeito destacou a união entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. "Por meio da criação de um comitê local, temos construído consensos entre as entidades do setor produtivo, o Ministério Público, a Justiça e o Poder Legislativo. Dessa forma, temos pactuado decisões. Os decretos mostram o caminho da liderança, da transparência, da mobilização e da conquista da aderência".

Mobilidade Urbana - Reconhecidos internacionalmente, os investimentos em mobilidade urbana vêm transformando a realidade fortalezense por meio da implantação de faixas exclusivas de ônibus, de nova malha cicloviária, além da integração e da valorização do transporte público, do ciclista e do pedestre. “Fortaleza tem se tornado cidade-modelo em diversas dimensões. A implantação de novos espaços promove integração inteligente, convivência e qualidade de vida. Essa realidade é típica dos grandes centros urbanos”, afirmou Roberto Cláudio.

Infraestrutura - A Prefeitura de Fortaleza vem realizando o maior investimento em saneamento de sua história. Os recursos, equivalentes a R$ 400 milhões, incluem esgotamento sanitário, macro e microdrenagem e contemplam territórios vulneráveis.

Paralelamente, as obras da Desembargador Moreira, da Praia de Iracema, da Avenida Beira Mar e da Vicente de Castro, incluindo o Morro Santa Terezinha, foram destacadas pelo Prefeito. A iniciativa irá potencializar oportunidades econômicas, laborais e turísticas para a Capital.

“A Avenida Beira Mar deverá ser entregue até outubro deste ano e contará com bolsões de estacionamento, maior fluidez no trânsito, calçadão mais largo, quiosques padronizados, banheiros públicos no mesmo estilo arquitetônico, nova iluminação, postes customizados, via paisagística, atividades esportivas, estímulo ao lazer e à ocupação plural com diferentes propósitos”, explanou.

Já a Barra do Ceará continuará a receber importantes intervenções. “A nova Beira-Rio Ceará fortalecerá as ações desenvolvidas naquela área. A urbanização da Vila do Mar ao Estaleiro também merece destaque. Recentemente, inauguramos o Novo Mercado dos Peixes”, citou Roberto Cláudio.

Cultura - No âmbito da Cultura, Roberto Cláudio destacou as diversas iniciativas implantadas ao longo dos últimos anos, envolvendo a reestruturação de áreas tombadas e de patrimônios históricos. 

“Demos continuidade à política de editais, expandimos orçamentos, entregamos novos equipamentos, como o Centro Cultural Belchior, o Teatro São José, a Casa do Barão de Camocim. Além disso, abrimos o Instituto Iracema, palco de múltiplas linguagens culturais”, ressaltou o prefeito, mencionando, ainda, as vigentes reformas do Passeio Público, da Praça José de Alencar, do Mercado dos Pinhões e do Parque da Criança.

Retomada das atividades econômicas - Questionado acerca da reabertura de bares noturnos e de feiras livres, Roberto Cláudio assegurou que, por meio da análise constante dos dados epidemiológicos, os próximos passos da retomada serão definidos.

“Estamos, junto ao Governo do Estado, construindo consensos com lealdade, pautados pelo espírito público. Fortaleza realizou isolamento precoce, respeitando as orientações científicas e sanitárias, além de protocolos negociados com representantes de diversos setores, discutindo números, dados e ações. Agora, temos apresentado o menor índice de óbitos e continuaremos respeitando a epidemiologia com integração, união política, transparência e respeito à ciência. Assim, os próximos passos serão dados com responsabilidade”, garantiu.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…