Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio destaca avanços da Gestão Municipal

Na noite desta quinta-feira (9), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) concedeu entrevista ao jornalista e empresário Pompeu Vasconcelos durante edição especial da live IN Connection, transmitida pelo Instagram do Balada IN. 


Em resposta às questões levantadas na ocasião, o prefeito destacou avanços conquistados ao longo da Gestão Municipal e apresentou projetos prioritários em execução.

Via videoconferência, o encontro prospectou 'O Futuro de Fortaleza' a partir das iniciativas desenvolvidas ao longo dos dois últimos mandatos (2013-2016 e 2017-2020). 

“Os investimentos realizados nestes oito anos incluem as mais diversas áreas da administração. Ainda temos alguns meses de gestão e queremos entregar uma cidade mais organizada e mais sólida do que aquela que recebemos, valorizando o que foi feito e passando a chave a uma gestão que desempenhe um trabalho sério e responsável”, introduziu o prefeito.

Para Roberto Cláudio, o legado da atual administração será pautado pelo cumprimento de prazos e de compromissos firmados com a Sociedade. 


“O Programa Mais Ação vem executando investimentos em áreas prioritárias. Os recursos, oriundos de receitas próprias e de financiamentos internacionais, têm transformado realidades em diversos territórios da Capital. Este é o papel das obras: garantir dignidade e estimular a autoestima das pessoas, principalmente, em lugares vulneráveis. Além disso, há muita animação para fazer valer cada minuto dos seis últimos meses remanescentes. Queremos deixar irreversíveis algumas iniciativas”, disse o prefeito.


Educação - Mitigar as desigualdades sociais, de acordo com Roberto Cláudio, tem sido uma das prioridades do seu governo. Para a finalidade, os investimentos em Educação têm adquirido maior relevância a partir da implantação gradual de novas Escolas de Tempo Integral (ETIs) e de novos Centros de Educação Infantil (CEIs).

“O maior desafio de Fortaleza é reverter as desigualdades. Esse é um processo que demanda projeto, eficiência, consistência e continuidade de ações ao longo de gerações. Investir em capital humano, valorizar a primeira infância e estimular o aprendizado precoce, incluindo o Ensino Fundamental, são premissas para a construção de uma juventude dotada de instrumentos para vencer na vida”, considerou.

As diretrizes pedagógicas envolvem equipamentos de qualidade, seleção de gestores por mérito, premiação de resultados e ampliação do número de matrículas municipais. “Aumentamos em 120% o número de vagas de creche na Capital. Em 2013, Fortaleza não tinha nenhuma Escola de Tempo Integral, que garante comida, proteção social e mais horas de ensino e de aprendizagem. Até dezembro deste ano, 50% das matrículas do Município já serão ofertadas em tempo integral”, informou.

Os investimentos têm transformado, inclusive, os indicadores locais, garantindo a Fortaleza lugar de destaque entre as cidades brasileiras. “Melhoramos, em oito anos, indicadores de Leitura e de Matemática. Isso significa um aprendizado mais eficiente dos nossos alunos”, acrescentou.

Saúde - A ampliação da Atenção Primária à Saúde, considerada importante etapa da assistência à população, também foi destaque durante a live. “A cobertura municipal, no que diz respeito aos Postos de Saúde, passou de 30 para 60%”, contabilizou.

Além disso, os investimentos contemplam 450 novos leitos públicos municipais. “No tocante aos novos hospitais, podemos mencionar o Instituto José Frota (IJF-2) e o Hospital da Criança, que será entregue à população nas próximas semanas”, reforçou, destacando o relevante papel das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais, sobretudo, durante a Pandemia da Covid-19.

Roberto Cláudio lembrou o papel das Policlínicas. Os equipamentos, direcionados a exames e a consultas especializadas, seguem em expansão no Município. 

“Já temos duas em funcionamento e, ao longo deste semestre, abriremos outras duas, nos bairros Passaré e Siqueira. Isso dotará a Cidade de novas infraestruturas, profissionais, insumos e equipamentos”, detalhou.

Enfrentamento à Covid-19 - Os esforços da Prefeitura em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus também estiveram em pauta. “O último ano da gestão está, desde o mês de março, sendo marcado por uma tragédia humanitária sem precedentes. Isso nos demandou a reprogramação de prioridades, de orçamentos e de ações. Nós implantamos, em parceria com o Governo do Estado, um sistema paralelo de Saúde. Isso impactou a rotina administrativa da Cidade”, pontuou.

No tocante à capacidade administrativa, o prefeito destacou a união entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. "Por meio da criação de um comitê local, temos construído consensos entre as entidades do setor produtivo, o Ministério Público, a Justiça e o Poder Legislativo. Dessa forma, temos pactuado decisões. Os decretos mostram o caminho da liderança, da transparência, da mobilização e da conquista da aderência".

Mobilidade Urbana - Reconhecidos internacionalmente, os investimentos em mobilidade urbana vêm transformando a realidade fortalezense por meio da implantação de faixas exclusivas de ônibus, de nova malha cicloviária, além da integração e da valorização do transporte público, do ciclista e do pedestre. “Fortaleza tem se tornado cidade-modelo em diversas dimensões. A implantação de novos espaços promove integração inteligente, convivência e qualidade de vida. Essa realidade é típica dos grandes centros urbanos”, afirmou Roberto Cláudio.

Infraestrutura - A Prefeitura de Fortaleza vem realizando o maior investimento em saneamento de sua história. Os recursos, equivalentes a R$ 400 milhões, incluem esgotamento sanitário, macro e microdrenagem e contemplam territórios vulneráveis.

Paralelamente, as obras da Desembargador Moreira, da Praia de Iracema, da Avenida Beira Mar e da Vicente de Castro, incluindo o Morro Santa Terezinha, foram destacadas pelo Prefeito. A iniciativa irá potencializar oportunidades econômicas, laborais e turísticas para a Capital.

“A Avenida Beira Mar deverá ser entregue até outubro deste ano e contará com bolsões de estacionamento, maior fluidez no trânsito, calçadão mais largo, quiosques padronizados, banheiros públicos no mesmo estilo arquitetônico, nova iluminação, postes customizados, via paisagística, atividades esportivas, estímulo ao lazer e à ocupação plural com diferentes propósitos”, explanou.

Já a Barra do Ceará continuará a receber importantes intervenções. “A nova Beira-Rio Ceará fortalecerá as ações desenvolvidas naquela área. A urbanização da Vila do Mar ao Estaleiro também merece destaque. Recentemente, inauguramos o Novo Mercado dos Peixes”, citou Roberto Cláudio.

Cultura - No âmbito da Cultura, Roberto Cláudio destacou as diversas iniciativas implantadas ao longo dos últimos anos, envolvendo a reestruturação de áreas tombadas e de patrimônios históricos. 

“Demos continuidade à política de editais, expandimos orçamentos, entregamos novos equipamentos, como o Centro Cultural Belchior, o Teatro São José, a Casa do Barão de Camocim. Além disso, abrimos o Instituto Iracema, palco de múltiplas linguagens culturais”, ressaltou o prefeito, mencionando, ainda, as vigentes reformas do Passeio Público, da Praça José de Alencar, do Mercado dos Pinhões e do Parque da Criança.

Retomada das atividades econômicas - Questionado acerca da reabertura de bares noturnos e de feiras livres, Roberto Cláudio assegurou que, por meio da análise constante dos dados epidemiológicos, os próximos passos da retomada serão definidos.

“Estamos, junto ao Governo do Estado, construindo consensos com lealdade, pautados pelo espírito público. Fortaleza realizou isolamento precoce, respeitando as orientações científicas e sanitárias, além de protocolos negociados com representantes de diversos setores, discutindo números, dados e ações. Agora, temos apresentado o menor índice de óbitos e continuaremos respeitando a epidemiologia com integração, união política, transparência e respeito à ciência. Assim, os próximos passos serão dados com responsabilidade”, garantiu.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".