Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio destaca avanços da Gestão Municipal

Na noite desta quinta-feira (9), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) concedeu entrevista ao jornalista e empresário Pompeu Vasconcelos durante edição especial da live IN Connection, transmitida pelo Instagram do Balada IN. 


Em resposta às questões levantadas na ocasião, o prefeito destacou avanços conquistados ao longo da Gestão Municipal e apresentou projetos prioritários em execução.

Via videoconferência, o encontro prospectou 'O Futuro de Fortaleza' a partir das iniciativas desenvolvidas ao longo dos dois últimos mandatos (2013-2016 e 2017-2020). 

“Os investimentos realizados nestes oito anos incluem as mais diversas áreas da administração. Ainda temos alguns meses de gestão e queremos entregar uma cidade mais organizada e mais sólida do que aquela que recebemos, valorizando o que foi feito e passando a chave a uma gestão que desempenhe um trabalho sério e responsável”, introduziu o prefeito.

Para Roberto Cláudio, o legado da atual administração será pautado pelo cumprimento de prazos e de compromissos firmados com a Sociedade. 


“O Programa Mais Ação vem executando investimentos em áreas prioritárias. Os recursos, oriundos de receitas próprias e de financiamentos internacionais, têm transformado realidades em diversos territórios da Capital. Este é o papel das obras: garantir dignidade e estimular a autoestima das pessoas, principalmente, em lugares vulneráveis. Além disso, há muita animação para fazer valer cada minuto dos seis últimos meses remanescentes. Queremos deixar irreversíveis algumas iniciativas”, disse o prefeito.


Educação - Mitigar as desigualdades sociais, de acordo com Roberto Cláudio, tem sido uma das prioridades do seu governo. Para a finalidade, os investimentos em Educação têm adquirido maior relevância a partir da implantação gradual de novas Escolas de Tempo Integral (ETIs) e de novos Centros de Educação Infantil (CEIs).

“O maior desafio de Fortaleza é reverter as desigualdades. Esse é um processo que demanda projeto, eficiência, consistência e continuidade de ações ao longo de gerações. Investir em capital humano, valorizar a primeira infância e estimular o aprendizado precoce, incluindo o Ensino Fundamental, são premissas para a construção de uma juventude dotada de instrumentos para vencer na vida”, considerou.

As diretrizes pedagógicas envolvem equipamentos de qualidade, seleção de gestores por mérito, premiação de resultados e ampliação do número de matrículas municipais. “Aumentamos em 120% o número de vagas de creche na Capital. Em 2013, Fortaleza não tinha nenhuma Escola de Tempo Integral, que garante comida, proteção social e mais horas de ensino e de aprendizagem. Até dezembro deste ano, 50% das matrículas do Município já serão ofertadas em tempo integral”, informou.

Os investimentos têm transformado, inclusive, os indicadores locais, garantindo a Fortaleza lugar de destaque entre as cidades brasileiras. “Melhoramos, em oito anos, indicadores de Leitura e de Matemática. Isso significa um aprendizado mais eficiente dos nossos alunos”, acrescentou.

Saúde - A ampliação da Atenção Primária à Saúde, considerada importante etapa da assistência à população, também foi destaque durante a live. “A cobertura municipal, no que diz respeito aos Postos de Saúde, passou de 30 para 60%”, contabilizou.

Além disso, os investimentos contemplam 450 novos leitos públicos municipais. “No tocante aos novos hospitais, podemos mencionar o Instituto José Frota (IJF-2) e o Hospital da Criança, que será entregue à população nas próximas semanas”, reforçou, destacando o relevante papel das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais, sobretudo, durante a Pandemia da Covid-19.

Roberto Cláudio lembrou o papel das Policlínicas. Os equipamentos, direcionados a exames e a consultas especializadas, seguem em expansão no Município. 

“Já temos duas em funcionamento e, ao longo deste semestre, abriremos outras duas, nos bairros Passaré e Siqueira. Isso dotará a Cidade de novas infraestruturas, profissionais, insumos e equipamentos”, detalhou.

Enfrentamento à Covid-19 - Os esforços da Prefeitura em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus também estiveram em pauta. “O último ano da gestão está, desde o mês de março, sendo marcado por uma tragédia humanitária sem precedentes. Isso nos demandou a reprogramação de prioridades, de orçamentos e de ações. Nós implantamos, em parceria com o Governo do Estado, um sistema paralelo de Saúde. Isso impactou a rotina administrativa da Cidade”, pontuou.

No tocante à capacidade administrativa, o prefeito destacou a união entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará. "Por meio da criação de um comitê local, temos construído consensos entre as entidades do setor produtivo, o Ministério Público, a Justiça e o Poder Legislativo. Dessa forma, temos pactuado decisões. Os decretos mostram o caminho da liderança, da transparência, da mobilização e da conquista da aderência".

Mobilidade Urbana - Reconhecidos internacionalmente, os investimentos em mobilidade urbana vêm transformando a realidade fortalezense por meio da implantação de faixas exclusivas de ônibus, de nova malha cicloviária, além da integração e da valorização do transporte público, do ciclista e do pedestre. “Fortaleza tem se tornado cidade-modelo em diversas dimensões. A implantação de novos espaços promove integração inteligente, convivência e qualidade de vida. Essa realidade é típica dos grandes centros urbanos”, afirmou Roberto Cláudio.

Infraestrutura - A Prefeitura de Fortaleza vem realizando o maior investimento em saneamento de sua história. Os recursos, equivalentes a R$ 400 milhões, incluem esgotamento sanitário, macro e microdrenagem e contemplam territórios vulneráveis.

Paralelamente, as obras da Desembargador Moreira, da Praia de Iracema, da Avenida Beira Mar e da Vicente de Castro, incluindo o Morro Santa Terezinha, foram destacadas pelo Prefeito. A iniciativa irá potencializar oportunidades econômicas, laborais e turísticas para a Capital.

“A Avenida Beira Mar deverá ser entregue até outubro deste ano e contará com bolsões de estacionamento, maior fluidez no trânsito, calçadão mais largo, quiosques padronizados, banheiros públicos no mesmo estilo arquitetônico, nova iluminação, postes customizados, via paisagística, atividades esportivas, estímulo ao lazer e à ocupação plural com diferentes propósitos”, explanou.

Já a Barra do Ceará continuará a receber importantes intervenções. “A nova Beira-Rio Ceará fortalecerá as ações desenvolvidas naquela área. A urbanização da Vila do Mar ao Estaleiro também merece destaque. Recentemente, inauguramos o Novo Mercado dos Peixes”, citou Roberto Cláudio.

Cultura - No âmbito da Cultura, Roberto Cláudio destacou as diversas iniciativas implantadas ao longo dos últimos anos, envolvendo a reestruturação de áreas tombadas e de patrimônios históricos. 

“Demos continuidade à política de editais, expandimos orçamentos, entregamos novos equipamentos, como o Centro Cultural Belchior, o Teatro São José, a Casa do Barão de Camocim. Além disso, abrimos o Instituto Iracema, palco de múltiplas linguagens culturais”, ressaltou o prefeito, mencionando, ainda, as vigentes reformas do Passeio Público, da Praça José de Alencar, do Mercado dos Pinhões e do Parque da Criança.

Retomada das atividades econômicas - Questionado acerca da reabertura de bares noturnos e de feiras livres, Roberto Cláudio assegurou que, por meio da análise constante dos dados epidemiológicos, os próximos passos da retomada serão definidos.

“Estamos, junto ao Governo do Estado, construindo consensos com lealdade, pautados pelo espírito público. Fortaleza realizou isolamento precoce, respeitando as orientações científicas e sanitárias, além de protocolos negociados com representantes de diversos setores, discutindo números, dados e ações. Agora, temos apresentado o menor índice de óbitos e continuaremos respeitando a epidemiologia com integração, união política, transparência e respeito à ciência. Assim, os próximos passos serão dados com responsabilidade”, garantiu.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.