Pular para o conteúdo principal

Secretaria alinha estratégias de fiscalização de preservação do Meio Ambiente

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) reuniu representantes de instituições públicas dos poderes estaduais e federais das áreas de Segurança, Meio Ambiente e Transporte, além do Ministério Público, para alinhar propostas que visam ampliar os trabalhos de fiscalização e policiamento em unidades de conservação no Estado. 


A integração entre os entes foi discutida em reunião por videoconferência. Os participantes concordaram em fazer levantamentos das problemáticas nas áreas administrativas, policiais e judiciárias, que impactam na atuação dos órgãos no Ceará em busca de soluções para questões que afetem o Meio Ambiente do Estado.

“O primeiro passo é realizar o planejamento e o levantamento dos problemas que nós vamos enfrentar na primeira execução desse trabalho integrado e que será permanente. Vamos fazer todo o levantamento de inteligência, empregar aeronaves da Cioaper, para que a gente possa dimensionar o tamanho desse problema e onde nós vamos atuar. Assim faremos o melhor planejamento para execução dessa operação, com a participação dos diversos órgãos, atuando em conjunto, demonstrando essa articulação e otimizando tempo. Vamos enfrentar de maneira mais integrada e focada e realmente trazer soluções para as questões que o Meio Ambiente e as pessoas que vivem nessas regiões enfrentam”, destaca André Costa (foto), secretário da SSPDS e articulador da reunião com os representantes dos órgãos.

Além do secretário da Segurança Pública, André Costa, também participaram da reunião:
  • Secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga Ferreira.
  • Coordenadora de Planejamento Operacional da SSPDS, Adriana Arruda.
  • Comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila.
  • Comandante do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), tenente-coronel Fábio Lessandro.
  • Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Luís Eduardo Holanda.
  • Delegado geral, Marcus Rattacaso.
  • Delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Hugo Linard.
Na Área Ambiental, participaram do encontro remoto:
  • Superintendente Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Carlos Alberto Mendes.
  • Diretora de Fiscalização da Semace, Carolina Braga.
  • Chefe da segurança de Unidade de Conservação (UC), vinculado à Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), coronel Ricardo Mota.
  • Chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama no Ceará, Miller Holanda Câmara.
  • Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente e Urbanismo (CAOMACE) do MPCE, promotora de Justiça Jacqueline Faustino.

Também colaboraram com as discussões:
  • Superintendente-adjunto do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Pablo Ximenes.
  • Chefe da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Drcor) da Polícia Federal (PF) no Ceará, Paulo Rocha.
  • Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promotora de Justiça Juliana Mota.
  • Chefe da 1ª Promotoria de Justiça de Camocim, Evânio Matos Filho.
As ações integradas entre as instituições serão pautadas a partir do levantamento da situação atual das unidades que são protegidas e dos pontos críticos em relação a questões de fiscalização, policiamento, conflitos fundiários, extração de minérios, processos judiciais e outras atividades específicas que impactam o meio ambiente no Estado. Uma força-tarefa integrada será montada com ações periódicas de fiscalização e, caso haja necessidade, também haverá atuação extraordinária. Cada órgão irá reunir dados pertinentes à atividade institucional para que haja troca de informação e unidade nas ações.

“Essa discussão inicial foi para que a gente possa colocar ainda mais em pauta a questão ambiental. A ideia é termos um trabalho com periodicidade, com operações pelo menos quatro vezes ao ano. Uma operação grande e com envolvimento de diversos atores que participam e que atuam nessa causa do meio ambiente. A gente vai ter o envolvimento de órgãos municipais, estaduais e federais com poder de fiscalização e de polícia (administrativo), na esfera ambiental”, completa André Costa.


Segurança Ambiental - A SSPDS emprega um aparato físico e humano com foco na preservação e na proteção do meio ambiente no Estado, atuando diariamente em ações preventivas, ostensivas e repressivas. Quatro vinculadas da SSPDS empreendem esforços diários e direcionados para a questão ambiental. 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) conta o efetivo exclusivo do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) para fazer patrulhamentos em áreas de interesse ambiental e outras ações voltadas a pessoas que cometem crimes ambientais.

Na Área de Investigação, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) disponibiliza uma unidade dedicada às apurações de crimes ambientais, que é a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Além das unidades distritais, municipais, metropolitanas e regionais que apuram infrações penais em desacordo com a Lei de Crimes Ambientais.

Quando o assunto é perícia ambiental, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) dispõe do Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), pertencente à Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec). O setor analisa casos de ruptura de estruturas, incêndios, máquinas e diversos tipos de perícias ambientais, utilizando equipamentos, técnicas e cálculos para constatar danos e prejuízos. Por fim, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atua tanto em situações de Defesa Civil como em fiscalizações da Zona Costeira, além de prevenção e atuação em incêndios em vegetação e outras situações que envolvam fenômeno ou desastre natural.

Todas as vinculadas também contam com apoio das aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que pertence à SSPDS. A Ciopaer reúne servidores da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, que atuam em ações de monitoramento de açudes, barragens, florestas, no combate a incêndios, no mapeamento de zonas urbanas para traçar políticas públicas que contribuam para a diversidade de espécies da fauna e flora nativas, bem como para população que depende do habitat natural para sobreviver. As missões da tripulação da Ciopaer incluem ainda monitoramento de recursos hídricos e resgate de pessoas vítimas de afogamentos e o salvamento de pessoas em áreas isoladas de difícil acesso.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".