Pular para o conteúdo principal

Secretaria alinha estratégias de fiscalização de preservação do Meio Ambiente

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) reuniu representantes de instituições públicas dos poderes estaduais e federais das áreas de Segurança, Meio Ambiente e Transporte, além do Ministério Público, para alinhar propostas que visam ampliar os trabalhos de fiscalização e policiamento em unidades de conservação no Estado. 


A integração entre os entes foi discutida em reunião por videoconferência. Os participantes concordaram em fazer levantamentos das problemáticas nas áreas administrativas, policiais e judiciárias, que impactam na atuação dos órgãos no Ceará em busca de soluções para questões que afetem o Meio Ambiente do Estado.

“O primeiro passo é realizar o planejamento e o levantamento dos problemas que nós vamos enfrentar na primeira execução desse trabalho integrado e que será permanente. Vamos fazer todo o levantamento de inteligência, empregar aeronaves da Cioaper, para que a gente possa dimensionar o tamanho desse problema e onde nós vamos atuar. Assim faremos o melhor planejamento para execução dessa operação, com a participação dos diversos órgãos, atuando em conjunto, demonstrando essa articulação e otimizando tempo. Vamos enfrentar de maneira mais integrada e focada e realmente trazer soluções para as questões que o Meio Ambiente e as pessoas que vivem nessas regiões enfrentam”, destaca André Costa (foto), secretário da SSPDS e articulador da reunião com os representantes dos órgãos.

Além do secretário da Segurança Pública, André Costa, também participaram da reunião:
  • Secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga Ferreira.
  • Coordenadora de Planejamento Operacional da SSPDS, Adriana Arruda.
  • Comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila.
  • Comandante do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), tenente-coronel Fábio Lessandro.
  • Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Luís Eduardo Holanda.
  • Delegado geral, Marcus Rattacaso.
  • Delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Hugo Linard.
Na Área Ambiental, participaram do encontro remoto:
  • Superintendente Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Carlos Alberto Mendes.
  • Diretora de Fiscalização da Semace, Carolina Braga.
  • Chefe da segurança de Unidade de Conservação (UC), vinculado à Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), coronel Ricardo Mota.
  • Chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama no Ceará, Miller Holanda Câmara.
  • Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente e Urbanismo (CAOMACE) do MPCE, promotora de Justiça Jacqueline Faustino.

Também colaboraram com as discussões:
  • Superintendente-adjunto do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Pablo Ximenes.
  • Chefe da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Drcor) da Polícia Federal (PF) no Ceará, Paulo Rocha.
  • Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promotora de Justiça Juliana Mota.
  • Chefe da 1ª Promotoria de Justiça de Camocim, Evânio Matos Filho.
As ações integradas entre as instituições serão pautadas a partir do levantamento da situação atual das unidades que são protegidas e dos pontos críticos em relação a questões de fiscalização, policiamento, conflitos fundiários, extração de minérios, processos judiciais e outras atividades específicas que impactam o meio ambiente no Estado. Uma força-tarefa integrada será montada com ações periódicas de fiscalização e, caso haja necessidade, também haverá atuação extraordinária. Cada órgão irá reunir dados pertinentes à atividade institucional para que haja troca de informação e unidade nas ações.

“Essa discussão inicial foi para que a gente possa colocar ainda mais em pauta a questão ambiental. A ideia é termos um trabalho com periodicidade, com operações pelo menos quatro vezes ao ano. Uma operação grande e com envolvimento de diversos atores que participam e que atuam nessa causa do meio ambiente. A gente vai ter o envolvimento de órgãos municipais, estaduais e federais com poder de fiscalização e de polícia (administrativo), na esfera ambiental”, completa André Costa.


Segurança Ambiental - A SSPDS emprega um aparato físico e humano com foco na preservação e na proteção do meio ambiente no Estado, atuando diariamente em ações preventivas, ostensivas e repressivas. Quatro vinculadas da SSPDS empreendem esforços diários e direcionados para a questão ambiental. 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) conta o efetivo exclusivo do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) para fazer patrulhamentos em áreas de interesse ambiental e outras ações voltadas a pessoas que cometem crimes ambientais.

Na Área de Investigação, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) disponibiliza uma unidade dedicada às apurações de crimes ambientais, que é a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Além das unidades distritais, municipais, metropolitanas e regionais que apuram infrações penais em desacordo com a Lei de Crimes Ambientais.

Quando o assunto é perícia ambiental, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) dispõe do Núcleo de Perícia e Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm), pertencente à Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec). O setor analisa casos de ruptura de estruturas, incêndios, máquinas e diversos tipos de perícias ambientais, utilizando equipamentos, técnicas e cálculos para constatar danos e prejuízos. Por fim, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atua tanto em situações de Defesa Civil como em fiscalizações da Zona Costeira, além de prevenção e atuação em incêndios em vegetação e outras situações que envolvam fenômeno ou desastre natural.

Todas as vinculadas também contam com apoio das aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que pertence à SSPDS. A Ciopaer reúne servidores da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, que atuam em ações de monitoramento de açudes, barragens, florestas, no combate a incêndios, no mapeamento de zonas urbanas para traçar políticas públicas que contribuam para a diversidade de espécies da fauna e flora nativas, bem como para população que depende do habitat natural para sobreviver. As missões da tripulação da Ciopaer incluem ainda monitoramento de recursos hídricos e resgate de pessoas vítimas de afogamentos e o salvamento de pessoas em áreas isoladas de difícil acesso.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.