Pular para o conteúdo principal



Secretaria realiza roda de conversa sobre conquistas das Mulheres Negras

Julho é o mês que se celebram diversas datas relacionada à Mulher Negra. Com isso a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS) realiza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), a Roda de Conversa On-line 'Com a Palavra as Mulheres Negras e Africanas'. 


A transmissão do debate ocorre nesta quarta-feira (29), a partir das 15 horas, no canal SPS Ceará no youtube. A conversa será mediada pela coordenadora da Igualdade Racial, Zelma Madeira, e contará com a participação de mulheres quilombolas, africanas, trans, pesquisadoras e acadêmicas. A abertura terá a presença da secretária de Proteção Social, Socorro França, e das secretárias-executivas Lia Gomes e Denise Aguiar.

A programação faz alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, data que inspirou o Dia Nacional da Mulher Negra e de Tereza de Benguela, líder quilombola, também conhecida como Rainha Teresa, que junto à comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas no Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso, sobrevivendo até 1770. 

Outra data importante é o dia 31 de julho, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher Africana, data instituída em 1962, durante a Conferência das Mulheres Africanas na Tanzânia. A comemoração é feita a partir das lutas e conquistas que essas mulheres vêm, ao longo dos anos, ultrapassando para conseguir visibilidade e respeito perante à sociedade.

A coordenadora da Ceppir, Zelma Madeira, destaca que a força de resistência e a potência das mulheres negras se ancora nos seus ancestrais.

“Nossos passos vêm de longe! Nossa força vem das mulheres que vieram antes de nós, nossas mães, nossas avós. Nesta roda de conversa nós vamos ouvir mulheres negras que ocupam diferentes espaços contando suas experiências, suas lutas e conquistas. A ideia é que possamos juntos entender como a mulher negra mesmo diante de sistemas tão pesados de opressão, como o racismo e o machismo, conseguem levar adiante sua militância, sustentar sua família e ainda propor mudanças para sociedade em que vivem”, ressalta a coordenadora, que também lembra ,“estar junto é o que nos fortalece e nos potencializa para a conquista cotidiana da equidade de gênero e da igualdade racial.

Além do debate com as convidadas será exibido um vídeo para apresentar a história de Preta Simoa, a “Tia Simoa”, mulher negra que liderou a “Greve dos Jangadeiros”, onde se decretou o fim do embarque de escravizados naquele porto, definindo os rumos para a abolição da escravidão na então Província do Ceará.

Participam do encontro:
  • Patrícia Adjoké, assessora pedagógica da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir/ Fortaleza).
  • Karla Alves, historiadora e uma das fundadoras do Pretas Simoa, grupo de mulheres negras do Cariri.
  • Diana Maia, representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir).
  • Joelma Gentil do Movimento Negro Unificado (MNU).
  • Aurila Maria, liderança quilombola e representante da Conaq e Coepir.
  • Dediane Souza, coordenadora da Diversidade Sexual de Fortaleza.
  • Adriana de Maria, Baiana de Acarajé e Mulher de Candomblé.
  • Professora Rosalina Tavares Semedo, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Programação

15 horas – Abertura com Patrícia Adjoké (assessora pedagógica da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Ceppir Fortaleza)
15h10 -Mesa de abertura institucional
Representação da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS/ Secretaria Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos/ Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres
Zelma Madeira (Coordenadora Ceppir/sps)
Diana Maia – (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial-COEPIR)
15h15 -Vídeo apresentação da história da Preta Simoa com Karla Alves
15h20 – Palestra – com a palavra mulheres negras e africanas
Mediação: professora doutora Zelma Madeira (CEPPIR/SPS)
Joelma Gentil (Movimento Negro Unificado – MNU)
Aurila Maria (Liderança quilombola representante da CONAQ e COEPIR)
Dediane Souza (coordenadora da Diversidade Sexual de Fortaleza)
Adriana de Maria (Baiana de Acarajé e Mulher de candomblé)
Professora Rosalina Tavares Semedo (UNILAB)
16h30 – Debate com as convidadas e espectadores
17h20 – Considerações finais das palestrantes
17h30 – Vídeo homenagem para Thina Rodrigues

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia