Pular para o conteúdo principal



Senac apresenta Digital Pensando Moda no DFB Digifest 2020

O ciclo de palestras e workshops do Dragão Fashion Brasil (DFB Festival) ganha versão online esse ano, acompanhando as transformações sociais no mundo pós pandemia. Parceiro há 13 edições, o Senac Ceará apresenta o Digital Pensando Moda no DFB Digifest 2020, evento virtual do DFB Festival. 

Na programação tem bate-papo com o estilista Alexandre Herchcovitch e o consultor do Senac, Eduardo Motta, além de palestras com a diretora executiva do Fashion Revolution, Fernanda Simon, e da editora-chefe do @Modices, Carla Lemos (foto).


Os workshops ministrados pelas instrutoras do Senac Ceará Denise Tavares, Ariane Morais e Edenísia Figueredo, trazem temas atuais como bordado estilizado e guarda-roupa cápsula.

No DPM, renomados profissionais e pesquisadores do País são convidados a pensar os novos rumos da moda, abordando temas e tendências deste universo. Assim, a programação começa na sexta-feira (10), às 15 horas, com a Fernanda Simon falando sobre O papel da Sustentabilidade nos Negócios de Moda, com apresentação de Eduardo Motta. Ela propõe uma perspectiva social sobre o tema, trazendo sua experiência à frente do movimento Fashion Revolution - criado com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto - além do desenvolvimento de projetos com diversas marcas e empresas de moda, como a C&A.

Criando a Moda para o Futuro é o tema do bate-papo online entre Alexandre Herchcovitch e Eduardo Motta, consultor de moda do Senac e da Radar Consultoria, que acontece no sábado (11), às 15 horas. O estilista, que tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, tem se posicionado abertamente sobre desafios enfrentados e soluções possíveis em tempos de pandemia. “De matérias-primas, meios de produção, sistemas a escoamento e vida útil, a ideia é traçar um panorama sobre a indústria, que acreditamos ser interessante para outras marcas, estilistas e criadores. Vai ser uma conversa franca e atual”, antecipa a consultora do Senac na área de Moda, Design e Produção Cultural, Beatriz Guedes. “Pois esse é o nosso objetivo no DPM ao debater as pautas do trade: disseminar novos conhecimentos e, principalmente, inspirar os profissionais do segmento que trabalham com criatividade e inovação”, afirma.

A Crise Sanitária e o Isolamento Social geraram um impulso na expansão do e-commerce, que iria acontecer organicamente. Ou seja, os negócios estão se transformando e a forma de interagir com o cliente também. Para compartilhar sua expertise à frente de um dos veículos digitais pioneiros na produção de conteúdo de moda original, o DPM traz a editora-chefe do Modices, Carla Lemos, para a palestra Comunicando a Moda Agora. Ativista das causas ambientais e feministas, é uma das principais vozes nas discussões sobre como a comunicação de moda mudou e vai mudar. Por meio do Modices, Carla também realiza consultorias, com destaque para o grupo Reserva, Seda/Unilever e Avon.

Workshops - Com atividades que podem ser realizadas em casa, o DPM realiza três workshops com instrutoras do Senac Ceará, sempre às 18 horas. Na sexta-feira (10), Denise Tavares ensina Como Montar um Guarda-Roupa Cápsula. A instrutora do curso de Personal Stylist vai dar dicas de como economizar tempo e dinheiro, sendo mais sustentável. Para montar um guarda-roupa de forma inteligente, Denise orienta sobre planejamento e organização.

A instrutora dos cursos de qualificação para Modelista e Costureiro, Ariane Morais, ministra o workshop do sábado (11), sobre Consertos e Ajustes no Vestuário. Ela vai focar em técnicas simples para quem deseja fazer pequenos ajustes em roupas e acessórios, customizações estilizadas e pences, para dar novos ares aos looks. 

Já o domingo (12) vai ser dedicado ao bordado, uma tendência forte de mercado atualmente. A instrutora Edenísia Figueredo apresenta o universo do bordado tradicional para temáticas e práticas mais atuais para quem se interessa por artes e trabalhos manuais, no workshop Bordado Moderno.

Sobre o DFB - Desde sua primeira edição em 1999, o DFB Festival é uma plataforma de elevação da cultura cearense, focando em difundir a moda autoral pensada, criada e produzida no Ceará. Hoje, o evento se tornou um festival que atrai entusiastas de todos o país, bem como a imprensa nacional e internacional. Considerado o maior evento de moda autoral da América Latina, o DFB cresce a cada edição e em 2020 precisou se reinventar. Diante do cenário de pandemia devido ao Covid-19, o evento adaptou a programação, mas manteve o compromisso com a moda, aderindo a uma modalidade 100% digital (online).
Programação Digital Pensando Moda

Sexta-feira (10)
Às 15 horas – Palestra - O Papel da Sustentabilidade nos Negócios de Moda
Com Fernanda Simon (Fashion Revolution Brasil) e Eduardo Motta (Senac e Radar Consultoria)
Às 18 horas - Workshop - Como montar um guarda-roupa cápsula
Com Denise Tavares (Senac/CE)

Sábado (11)
Às 15 horas - Bate-Papo - Criando Moda para o Futuro
Com Alexandre Herchcovitch e Eduardo Motta (Senac e Radar Consultoria)
Às 18 horas - Workshop - Consertos e Ajustes no Vestuário
Com Ariane Morais (Senac/CE)

Domingo (12)
Às 15 horas - Palestra - Comunicando a Moda Agora
Com Carla Lemos (@Modices) e Eduardo Motta (Senac e Radar Consultoria)
Às 18 horas - Workshop - Bordado Moderno
Com Edenísia Figueredo (Senac/CE)


Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...