Pular para o conteúdo principal

Audiência da ALCE debate retorno de idosos às atividades com protocolos diferenciados

Melhorar as condições das instituições de longa permanência para idosos e trabalhar protocolos sanitários diversos, diferenciados e que contemplem as possibilidades de situações em que os idosos se encontram foram alguns dos encaminhamentos extraídos de Audiência Pública realizada de forma remota, durante a manhã desta sexta-feira (21), pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).


O debate foi conduzido pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, deputado Renato Roseno (Psol), que observou que essas soluções serão mais bem estudadas e elaboradas pelos órgãos e instituições competentes, a fim de garantir um retorno seguro dos idosos às suas atividades, sejam de trabalho ou coletivas, durante o processo de reabertura das atividades anterior à elaboração da vacina contra o Novo Coronavírus.

“O que percebemos aqui é que, independente do que fizermos, devemos respeitar e seguir a ciência e as orientações sanitárias. Outro ponto importante de observar é que o direito à saúde dos idosos implica outros procedimentos. Precisamos não apenas garantir saúde e assistência social, mas também garantir acesso à cidadania”, apontou Renato Roseno.

A vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso (Cedi/CE), Maria Amélia Prudente Pinheiro, observou que a pandemia só veio salientar problemas que a população idosa já vivia até então. A questão do isolamento social, por exemplo, já é comum para idosos. “É uma categoria que já é tão exposta às vulnerabilidades, e se foi tão propagado que eles são o grupo de maior risco dentro do contexto da Pandemia, para que considerar expô-los mais ainda?”, questionou Maria Amélia Pinheiro.

Ela fez uma série de considerações que, aproveitando o momento, salientou que deveriam ser revistas pelo poder público, como o isolamento quando o idoso tem sua presença negada pela família, a vulnerabilidade social, a falta de perspectiva, entre outros fatores.

“Dentro de uma população de três mil idosos, apenas uns 500 ou 800 recebem alguma atenção especial, têm vida social, mas o restante vive em subcondições, e não temos políticas que contemplem todos. E olha que estamos falando de uma categoria que movimenta a economia, assim como, na maioria das vezes, mantém suas famílias”, frisou Maria Amélia. Ela ressaltou a importância de uma discussão sensata também sobre o retorno às aulas, visto que muitas pessoas em idade escolar convivem com idosos.

A coordenadora da Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, Vyna Cruz, salientou que, dos mais de 8.200 mortos por Covid-19 no Ceará, mais de 4.600 são pessoas com mais de 70 anos. “É importante termos esses dados em mente ao considerarmos a volta de qualquer atividade e, quando isso for imprescindível, seguir as orientações da Secretaria Estadual da Saúde, que se baseiam no Comitê Científico do Estado e nas orientações sanitárias gerais pertinentes à situação”, declarou Vyna Cruz.

Conforme a coordenadora, um retorno neste momento, sem garantias, não seria realizado com tranquilidade. “As atividades que promovemos pela secretaria com grupos de idosos estão suspensas desde março, sem possibilidade de retorno. Deveremos ter uma paciência enorme para conviver com essa situação até que as soluções comecem a ser definidas”, disse Vyna Cruz.

A supervisora do Setor de Assistência do Serviço Social do Comércio (Sesc/CE), Thaís Castro, reforçou que o mais prudente é esperar a confirmação de uma Vacina antes de liberar as atividades para os idosos. Entre os pontos levantados por Thaís estão as diversas realidades dos idosos, as muitas “velhices”. Ela lembra que o Sesc tem proposto atividades virtuais, mas que nem todos têm acesso à tecnologia, e mesmo os que usam têm dificuldades. Outro ponto seria considerar que critérios seriam adotados para o caso de um retorno às atividades.

“O Sesc, por exemplo, realiza atividades em espaços que comportam 100 idosos, o que seria uma aglomeração. Realizando uma redução desse número, que critérios adotaríamos para escolher quem participaria das atividades ou não?”, afirmou Thaís Castro, reforçando que a diversidade de situações inviabiliza a elaboração de um protocolo único.

Niceleide Miranda, do Fórum Cearense da Pessoa Idosa, afirmou não ser a favor do retorno das atividades sem vacinação. Ela informou que compõe um grupo de 80 idosos que abrange seis comunidades, parte do projeto Cidadania Ativa, cuja maioria é portadora de doenças autoimunes, diabetes, hipertensão, entre outras patologias que podem ser fatais com o contato com o Novo Coronavírus.

Outra dificuldade apontada por Niceleide Miranda é a acessibilidade, o transporte em ônibus lotados, além da falta de estrutura nos locais onde as atividades coletivas ocorrem, o que impede o respeito à orientação de distanciamento. “Não concordo com esse retorno das atividades sem uma garantia de que vamos ficar bem”, criticou.

O secretário Executivo de Políticas em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Marcos Gadelha, considera que, antes de flexibilizar o retorno das atividades, deve-se observar o cenário epidemiológico de cada região, do estado ou município. “Se não for favorável, se ainda houver muito contágio, essa flexibilização não pode ocorrer”, lembrou Marcos Gadelha

Ele considerou que, devido às particularidades que tornam o idoso o principal grupo de risco no contexto da Pandemia, em nenhum momento, enquanto não houver vacina, será seguro retomar as atividades coletivas. “Devemos sim, em vez disso, elaborar estratégias para que o atendimento médico, que foi descontinuado durante a quarentena, volte a acontecer e se preste essa assistência ao idoso, pois é algo que implica na qualidade de vida”, observou Marcos Gadelha.

A audiência contou com a participação de membros da:
  • Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
  • Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) do Ministério Público.
  • Fórum Cearense de Políticas para o Idoso.
  • Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
  • Lar Torres de Melo.
Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…