Pular para o conteúdo principal

Bairro São Gerardo completa 91 anos de fundação

Confira o 4 de agosto na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez com destaque para fundação do bairro São Gerardo em 1929 (foto Fortaleza em Fatos e Fotos):

  • 1849 - Vicente Ferreira Mendes Pereira tem que viajar para o Rio de Janeiro e assumindo em seu lugar no cargo de Chefe de Polícia o juiz Antônio José Machado.
  • 1860 - Criada a Irmandade da Misericórdia pela Lei Provincial 928, do presidente da Província Antônio Marcelino Nunes Gonçalves para administrar o Hospital que a partir de sua instalação passou a denominar-se Santa Casa de Misericórdia. Instalou-se em 14 de março de 1861 em virtude do Regulamento de 14 de setembro de 1847 e mandada começar sua construção pelo presidente Inácio Corrêa de Vasconcelos em 1847 sob o nome de Hospital de Caridade com os restos das esmolas conseguidas para as vítimas da seca de 1845. Em 1848 os trabalhos foram suspensos recomeçando no ano seguinte. A partir de 1854 a obra esteve em andamento graças ao cidadão Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo, o Boticário. Toda a obra foi feita com recursos oriundos de ajuda da população e em 1857 o prédio ficou concluído. O prédio era somente a parte térrea. A Lei citada autorizou a presidência instalar a Irmandade da Misericórdia, a cujo cargo deveria ficar a administração do hospital. A Lei 1009 de 19 de setembro de 1861 mudou o nome de Hospital de Caridade para Santa Casa de Misericórdia. Em 1922 iniciaram-se as obras de reforma do prédio da Santa Casa, que passou a ter dois pavimentos. O prédio atual é projeto do arquiteto italiano P. Fiorillo. Desde o início até hoje a Santa Casa de Misericórdia tem vivido sempre com muita dificuldade e com a ajuda de toda a sociedade através de vários tipos de campanhas.
  • 1867 - Publicado em Fortaleza o Jornal do Domingo, impresso na Tipografia na Rua da Cadeia, 48, com oito páginas, tendo como redator José de Barcelos da Silva Sobrinho, que era também o compositor do jornal. Teve apenas 24 números.
  • 1918 - Lançada, com a presença do Presidente do Estado, engenheiro João Tomé de Sabóia e Silva, do Arcebispo Metropolitano Dom Manuel da Silva Gomes e de Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), a pedra fundamental do prédio destinado ao Instituto Pasteur do Ceará, na Avenida Bezerra de Menezes.
  • 1926 - Mais uma associação literária surge em Fortaleza, o Grêmio Hora Intelectual, fundado por um grupo de alunos da Faculdade de Direito do Ceará.
  • 1929 - Fundado oficialmente o bairro São Gerardo, antigo Alagadiço, com a presença do prefeito Álvaro Weyne, que discursou na ocasião.
  • 1929 - Inaugura-se, na Rua Floriano Peixoto, 155, uma nova casa de modas, a Ceará Chic, da firma Correia Barbosa & Companhia Ltda.
  • 1938 - A antiga Praça Marquês do Herval passa a denominar-se Praça José de Alencar. Nela já existiam desde 1910, o Theatro José de Alencar (TJA) e de 1929 a estátua do escritor, além de seus jardins já terem o nome do escritor desde 1932. A atual Praça José de Alencar já foi chamada de Praça do Patrocínio. Em primeiro de maio de 1929, na administração do prefeito Álvaro Weyne, foi nela inaugurada, por iniciativa do jornalista Gilberto Câmara, então presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), a estátua do escritor cearense José de Alencar, esculpida por Humberto Cozzo sob o patrocínio do cônsul italiano no Ceará, Francisco De Francesco Di Ângelo.
  • 1939 - Instala-se no prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE)- que foi dissolvida pelo presidente Getúlio Vargas - o Departamento Administrativo do Ceará.
  • 1942 - Morre, às 6h45, em Fortaleza, num desastre aéreo, o aluno do curso de pilotagem Enegildo Giordano (Balalaika), de 16 anos. O avião que pilotava, o Visconde de Taunay, um pipper cub pertencente ao Aero Clube do Ceará, cai no quarteirão entre a Avenida Santos Dumont, Rua Costa Barros, Avenida Dom Luís (Avenida Dom Manuel) e Rua 25 de Março. Surgem lendas em torno do acontecido, entre elas a de que Balalaika teria brigado com a namorada e suicida-se jogando o aparelho que pilotava no quintal de sua amada, na Avenida Dom Manuel. Seu sepultamento ocorre no mesmo dia.
  • 1945 - Inicia-se, em Fortaleza, oficializada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) a prática da Semana Inglesa, onde as horas semanais são divididas de forma a deixar a tarde de sábado livre de trabalho. De segunda a sexta-feira o comércio é aberto de 7h30 às 11 horas e de 13 às 18 horas e no sábado de 7 às 12 horas.
  • 1950 - Em Fortaleza, visitando o Ceará, o governador de São Paulo, Adhemar de Barros, em excursão política pró-candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República.
  • 1956 - O jornal O Povo inaugura, com a presença do governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes, do comandante da 10ª Região Militar, general Alberto Salaberry, e do arcebispo de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, sua nova máquina impressora, uma rotativa MAN, que imprime 16 páginas a 32 mil exemplares por hora, quando ainda estava no Edifício Demócrito Rocha, sede da Rua Senador Pompeu, 1082. Até então era impresso em uma rotoplano. Discursa na ocasião o jornalista José Raymundo de Albuquerque Costa gerente de O Povo que, concluindo suas palavras, pede ao governador que acione a máquina.
  • 1959 - Explosão, seguida de incêndio, na Casa de Saúde César Cals, morrendo uma enfermeira e uma copeira e saindo feridas várias pessoas, entre as quais o estudante João Nogueira Jucá, ao tentar salvar as vítimas do incêndio, vindo a falecer no dia 11. Posteriormente, em 25 de setembro de 1960 seu busto foi colocado na praça fronteiriça ao hospital. A ação do Corpo de Bombeiros foi decisiva.
  • 1973 - Dom Aloísio Lorscheider, o novo titular da Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza, chega a capital cearense. Revelou a saudade que sente de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, de onde foi o primeiro bispo.
  • 1975 - Descoberto o cometa Kobayashi-Berger-Milton, sendo observado em Fortaleza, pelos astrônomos Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona) e Jackson Brandi Barbosa, do Observatório Astronômico Herschel-Einstein.
  • 1977 - Eleita com 23 votos contra 15, para a Academia Brasileira de Letras (ABL), a escritora cearense Rachel de Queirós, a primeira mulher a ocupar uma cadeira naquela Casa de Cultura.
  • 1980 - Instalado, no Imperial Othon Palace, o II Congresso Brasileiro de Alcoolismo e Drogas promovido pela UFC, Instituto de Psicologia e Psiquiatria de Fortaleza e o Instituto Brasileiro de Alcoolismo e Drogas.
  • 1983 - Chega em Fortaleza para uma visita ao o vice-presidente Aureliano Chaves.
  • 1989 - Repercute de maneira dolorosa na Cidade a morte do compositor, instrumentista e cantor Luís Gonzaga, o criador do baião urbano e grande parceiro do cearense Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira). Nascera em Exu (PE) em 13 de dezembro de 1912.
  • 2002 - Abre-se em Fortaleza, às 10 horas, no Centro de Convenções Edson Queiroz, o 87º Congresso Internacional de Esperanto com a participação de 52 países, com programação até o próximo dia 10, usando a chamada língua universal como idioma do encontro. Nas reuniões, entre os vários temas discutidos, assuntos ligados ao Meio Ambiente, Medicina, Segurança e Turismo. O esperanto foi criado na Polônia pelo médico. L. Zamenhof que publicou o primeiro livro, Lingvo Internacia ou Manual da Língua Internacional, em 1887, sob o pseudônimo de Doutor Esperanto.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…