Pular para o conteúdo principal



Camilo visita Barragem do Jati

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) esteve em Jati neste sábado (22).

- Estive há pouco na barragem de Jati, no Cariri, que recebe as águas do São Francisco, onde ocorreu um vazamento na tubulação ontem (sexta-21). De imediato o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos-SRH foram ao local para dar apoio logístico, além de fazerem avaliação da situação. Estive também numa Escola Municipal que abrigou inicialmente algumas dessas famílias, para colocar o Estado à disposição para toda a ajuda que for necessária. Também conversei com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que esteve em Jati acompanhando a situação que já foi controlada".






Tubulação - Uma tubulação da Barragem de Jati que recebe as águas da Transposição do Rio São Francisco (Velho Chico) rompeu nesta sexta-feira (21), obrigando a Defesa Civil remover duas mil pessoas. Depois de controlado o vazamento, as pessoas foram autorizadas a voltar para suas casas.


Vistoria - O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, vistoriou neste sábado (22) os trabalhos de recuperação na Barragem Jati, onde o rompimento de uma tubulação levou autoridades federais a evacuarem cerca de duas mil pessoas residentes no raio de dois quilômetros do reservatório, que é parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. 

Após percorrer trechos do empreendimento e participar de reuniões técnicas com as equipes em campo, Rogério Marinho informou que não houve danos estruturais à Barragem e reforçou o compromisso do Governo Federal para restabelecer o funcionamento da infraestrutura e a situação de normalidade para as famílias na região.

“A evacuação foi feita de forma preventiva, para garantir a preservação de todas as vidas. Estamos monitorando tudo desde os primeiros relatos da ocorrência e não mediremos esforços para solucionar a situação o mais rapidamente possível. É importante destacar que o trabalho emergencial de contenção já foi iniciado e que não houve danos estruturais à barragem”, destacou o ministro Rogério Marinho.

O vazamento foi registrado na tarde de sexta-feira (20), após o rompimento de uma tubulação que permite a passagem das águas no Reservatório Jati para o trecho do Eixo Norte em direção à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. 

A análise feita por técnicos e engenheiros do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e das empresas envolvidas nas obras constatou que não houve danos à infraestrutura principal e que o reparo emergencial será efetuado em até 72 horas. O trabalho de limpeza e recomposição de aterros foi iniciado às 9 horas deste sábado (22).

Desde o início da ocorrência, os esforços das autoridades e das equipes foram voltados à garantia da segurança e preservação de vidas das pessoas que vivem no entorno da barragem. Ainda na noite de sexta-feira, o MDR decidiu preventivamente pela evacuação dos moradores, medida que segue o Plano de Ação Emergencial (PAE) elaborado para a estrutura. As famílias foram levadas para alojamentos na região ou para casas de parentes e amigos em áreas seguras.

Assistência - Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), liderada pelo secretário coronel Alexandre Lucas, foi designada ao local pelo ministro Rogério Marinho e permanecerá na região para auxiliar os trabalhos. Além disso, o MDR publicará uma Portaria com o reconhecimento sumário do Estado de Calamidade Pública em Jati. Dessa maneira, será possibilitado o repasse de recursos federais para o município.

“O presidente Jair Bolsonaro, assim que soube do ocorrido, pediu que viéssemos a Jati para prestar todo o apoio necessário. Nossa preocupação é com as pessoas e, por isso, a Defesa Civil Nacional está aqui para auxiliar nas ações de resposta. Nos próximos dias, teremos a Portaria publicada para que recursos da União possam ser usados no atendimento às famílias que foram removidas, como no pagamento de estadias em pousadas e hotéis, aquisição de colchões e cestas básicas, por exemplo”, reforçou Rogérii Marinho.

Continuidade dos Testes do CAC
- Em razão da ocorrência na Barragem Jati, as comportas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram fechadas e as Estações de Bombeamento foram desligadas. Os serviços poderão ser retomados assim que os reparos na infraestrutura sejam concluídos.

Ainda assim, a capacidade atual do Reservatório Jati permite que sejam mantidos os testes no Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que leva as águas do ‘Velho Chico’ para a Região Metropolitana de Fortaleza. Esta etapa foi iniciada na última quinta-feira (20).


Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará e da Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Leia também:


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Fala João Pedro Castro

 

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre jornalista Marco Valli

Morreu hoje (4/setembro/2026), aos 75 anos, o jornalista de Turismo, Marco Antônio Valli. Gaúcho de nascimento, Valli trabalhou na TV Diário de Fortaleza por 17 anos apresentando o Diário Turismo, que correu 45 paises. Estava morando em Paracuru-Ceará. A Prefeitura de Paracuru publicou uma nota oficial de pesar lamentando o falecimento do jornalista Marco Antônio Valli. Na publicação divulgada nas Redes Sociais da Prefeitura de Paracuru , a gestão municipal manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão. A administração municipal destacou em sua nota oficial o pesar pela perda do jornalista, prestando solidariedade aos familiares e amigos, e ressaltando a importância de manter viva a memória e a trajetória de sua caminhada. O texto completo da manifestação de pesar pode ser consultado diretamente na publicação oficial da prefeitura. Marcellus Rocha -Morre o apresentador Marco Valli. Soubemos há pouco sobre a morte do ex- apresentador do Diário Turismo, Marcos V...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Fala João Pedro Castro

 

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre jornalista Marco Valli

Morreu hoje (4/setembro/2026), aos 75 anos, o jornalista de Turismo, Marco Antônio Valli. Gaúcho de nascimento, Valli trabalhou na TV Diário de Fortaleza por 17 anos apresentando o Diário Turismo, que correu 45 paises. Estava morando em Paracuru-Ceará. A Prefeitura de Paracuru publicou uma nota oficial de pesar lamentando o falecimento do jornalista Marco Antônio Valli. Na publicação divulgada nas Redes Sociais da Prefeitura de Paracuru , a gestão municipal manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão. A administração municipal destacou em sua nota oficial o pesar pela perda do jornalista, prestando solidariedade aos familiares e amigos, e ressaltando a importância de manter viva a memória e a trajetória de sua caminhada. O texto completo da manifestação de pesar pode ser consultado diretamente na publicação oficial da prefeitura. Marcellus Rocha -Morre o apresentador Marco Valli. Soubemos há pouco sobre a morte do ex- apresentador do Diário Turismo, Marcos V...