Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar celebra Dia dos Povos Indígenas

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado neste domingo (9 de agosto), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense oferta o curso gratuito 'Por uma História Indígena – Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará'.


Na segunda (10), quarta (12), sexta (14) e segunda (17), das 15 às 17 horas, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). A transmissão do curso será aberta, mas interessados em receber certificado devem efetuar inscrição no site do Centro Dragão Mar (www.dragaodomar.org.br), até as 9 horas desta segunda (10). Os inscritos receberão confirmação por e-mail.

O curso é voltado para pesquisadores, professores, profissionais de museus, educadores, aberto também para artistas e interessados/as em geral. A formação visa introduzir os participantes no universo teórico, conceitual, etnográfico e epistemológico dos museus e processos museológicos protagonizados por populações indígenas em seus territórios, com ênfase para as experiências dos povos do Ceará, a fim de apresentar um panorama sobre o debate, os impactos e os desdobramentos políticos e teóricos da emergência, amadurecimento e consolidação de um campo de museus indígenas no Brasil.

Com coordenação do Projeto Historiando (Alexandre Gomes e João Paulo Vieira) e apoio da Rede Indígena de Memória e Museologia Social/Núcleo Ceará e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/NEPE-UFPE, serão realizados quatro módulos, com um tema abordado a cada encontro:
  1. 'Por uma Antropologia dos Museus Indígenas no Siri-Ará' (segunda-10).
  2. 'Museus Indígenas, Memórias e História do Ceará' (quarta-12).
  3. 'Nova História Indígena, Antropologia Social e Mobilizações Étnicas' (sexta-14).
  4. 'Etnomuseologia, Antropologia Colaborativa e Museologia Indígena: Versões e Perspectivas Indígenas da História do Siri-Ará' (segunda-17).
Metodologia Serão realizados quatro encontros de duas hora a cada um deles, através de uma plataforma de videoconferências. O coordenador Alexandre Gomes mediará os encontros, efetuando uma introdução à discussão sobre a temática abordada a cada dia, com duração de aproximadamente uma hora.

Após esse primeiro momento, em cada encontro teremos a participação de convidados/as para falar sobre suas experiências como criadores e organizadores de museus indígenas no Ceará. Estes/as farão suas exposições em até 30 minutos e 30 minutos finais serão dedicados às discussões a partir de questões sugeridas pelos cursistas. 

Serão indicados textos prévios a cada encontro e sugeridas leituras e vídeos para o aprofundamento das temáticas tratadas a cada aula. Para ter direito a certificação, os participantes deverão se inscrever e preencher o formulário de frequência que será disponibilizado a cada transmissão.

Confira os ministrantes:
  • José Maria Pereira dos Santos, Cacique Sotero – Fundador do Museu dos Kanindé de Aratuba. Tesouro Vivo/Mestre da Cultura do Ceará – categoria “Museologia Indígena”.
  • Francisco Marques do Nascimento, Cacique João Venança – Fundador do Museu do Índio Tremembé, Itarema; Mestre de Torém, Tesouro Vivo/Mestre da Cultura do Ceará.
  • Eraldo Alves, Preá – Liderança indígena, fundador e coordenador do Museu Indígena Jenipapo-Kanindé, Aquiraz. Articulador nacional da Rede Indígena de Memória e Museologia Social.
  • Benício Santos – Graduado em Geografia pela UFC, é liderança jovem do povo Pitaguary. Atua como articulador do MIP – Museu Indígena Pitaguary. Comunicador da Mídia Índia. Integrante do Conselho de Cultura do Estado do Ceará e do Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas do Ceará, ambos em âmbito da Secult/CE. Artista Plástico, especialista em Grafismos Indígenas, ministra palestras e oficinas em aldeias indígenas e Universidades no país e no exterior.
  • Antônia dos Santos Silva – Indígena Kanindé. Graduanda em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), membro do Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico e bolsista de iniciação científica do CNPq. Foi monitora voluntária do Ponto de Memória Museu Indígena Kanindé e membro da Comissão de Juventude Indígena do Estado do Ceará (COJICE). Atualmente é articuladora da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil e tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia Social e Inventários Participativos junto a Museus Indígenas.
  • Rosa da Silva (Liderança do povo Pitaguary e do movimento de mulheres indígenas estadual e nacional. Fundadora e coordenadora do Museu Pitaguary. Atualmente cursa a graduação em Antropologia na Unilab).
Confira os coordenadores:
  • Alexandre Oliveira Gomes – Professor do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua também como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (NEPE-UFPE). Graduado em História (UFC), Mestre e Doutor em Antropologia pelo PPGA/UFPE, com estágio-sandwich no Programa de PosGrado en Antropología Social do Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS), Unidad Pacifico Sur, Oaxaca-México. Possui experiência em consultorias, assessorias, coordenação de projetos/programas e produção cultural para órgãos públicos e privados, nas áreas de história, antropologia, memória e patrimônio, com destaque para os trabalhos efetuados para a UNESCO, Museu do Homem do Nordeste / Fundação Joaquim Nabuco (PE), Museu do Índio (RJ), Conselho Indigenista Missionário/Regional Nordeste, Instituto Terramar (CE) e o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza/CDPDH (CE).
  • Suzenalson da Silva Santos – Discente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades – Unilab e professor da Escola Indígena Manoel Francisco das Chagas. Coordenador do Museu dos Kanindé, Aratuba.
  • João Paulo Vieira Neto – Historiador e Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN). Atualmente é Assessor da Rede Indígena de Memória e Museologia Social e do Instituto Cobra Azul de arqueologia e Patrimônio; Coordenador da Rede Cearense de Museus Comunitários e do Projeto Historiando, um programa educacional que visa historiar bairros e comunidades (indígenas e tradicionais), realizar pesquisas coletivas sobre a história e o patrimônio local, e estruturar museus comunitários a partir da articulação política em torno da memória social. De 2013 a 2016 atuou como Consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos, OEI / Brasil junto ao Programa Pontos de Memória / Instituto Brasileiro de Museus/ Ministério da Cultura. Em 2012, foi assessor do Ministério da Cultura (MINC), atuando como Coordenador Técnico na elaboração do Plano Municipal de Cultura de Fortaleza.
Serviço
  • Curso 'Por uma História Indígena – Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará'.
  • Segunda (10), quarta (12), sexta (14) e segunda (17 de agosto de 20200, das 15 às 17 horas.
  • Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).
  • Inscrições: Site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), até 9 horas desta segunda (10).
  • Dúvidas ou solicitações de mais informações podem ser encaminhadas para os e-mails educamcc@gmail.com e agendamentomuseus@gmail.com.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…