Pular para o conteúdo principal



Escolas se preparam para volta das aulas presenciais de 2020 no Ceará

Com a possível volta às aulas presenciais 2020 em setembro, as Escolas buscam estar preparadas para voltar assim que o Governo do Ceará permitir. Porém, mesmo que as Escolas e Faculdades voltem a funcionar no Modelo Presencial, será preciso seguir Protocolos de Segurança Sanitária para evitar o contágio pelo Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19.



Segundo a especialista no assunto e diretora da Conduzir Consultoria, Elayne Marques, há crescimento na procura de Colégios e congêneres pelos serviços de sua empresa em busca de resguardar a Saúde de alunos e todos os que convivem ao redor deles. “Existe um aumento na demanda porque as Escolas sabem que precisam responder à altura do desafio que vem pela frente”.

“Segurança Sanitária e crianças geralmente não andam lado a lado. Agora, a Escola, junto com o apoio dos pais e professores, precisa encontrar uma forma de conciliar as duas situações. A Conduzir tem atendido instituições que demonstram genuína preocupação em proteger os alunos”, explica a gestora.

Inúmeras Medidas - Para garantir que a Saúde de estudantes, colaboradores e famílias sejam preservadas, inúmeras medidas devem ser aplicadas por cada instituição, diz Elayne Marques.


A especialista Elayne Marques enumera alguns dos pontos de ação:

- Dentre as principais, podemos listar a elaboração de cartilhas para os alunos e para os profissionais. Definição de procedimentos de limpeza das salas, dos banheiros, de quais são os produtos adequados para uso, sobre como fazer a desinfecção dos ambientes e dos brinquedos, por exemplo. Definir como será o controle de alunos para o recreio e a utilização dos parquinhos, bibliotecas e outros ambientes comuns, definindo, também, o distanciamento. Além de aplicar sinalização de fluxo dos alunos e delimitar o uso dos bebedouros, pias e mictórios”.

Porém, esses são apenas alguns da longa lista de itens a serem avaliados e aplicados para que uma retomada consciente seja posta em prática. Mas a diretora ressalta o especial cuidado que deve ser dirigido ao público infantil. Segundo ela, quanto mais jovem é a criança, mais delicada é a operação de segurança sanitária, já que essa faixa etária tem mais dificuldades em seguir as orientações de modo firme.

Para todas as instituições - A Conduzir Consultoria reitera que os serviços de higiene adequados ao contexto de Coronavírus são necessários para todos os tamanhos de instituições, mesmo aquelas pequenas que não possuem muito capital financeiro. “O investimento acaba sendo relativamente pequeno quanto aos materiais empregados porque é diretamente proporcional à estrutura da Escola. Fora que é possível obter economia com produtos de limpeza com a orientação da Conduzir, uma vez que há, no Mercado, Produtos Sanitizantes de ação mais eficaz a custos por litro menores dos que os popularmente conhecidos pelo público”, explica Elayne Marques.

Além disso, a presença de um especialista é fundamental para adequar a realidade de cada local ao período de Pandemia, sem ser necessário tomar atitudes drásticas como desativar ar-condicionado e construir novas janelas nas salas. A diretora explica que existem alternativas para essas circunstâncias. “É possível realizar a Sanitização dos Filtros diariamente e até mesmo utilizar Purificadores de Ar. Há, também, a possibilidade de aplicar Ozônio após o uso dos espaços”.

Ações devem continuar para anos seguintes - A maioria das ações tomadas em consequência da Covid-19 podem ser continuadas mesmo quando à ameaça de pandemia não for tão grave. Isso acontece por conta de que essas medidas evitam outras doenças e situações de risco.

“Medidas mais intensas, como sinalização do fluxo de passagem, redução intensa de alunos por sala e até a limitação do uso de áreas comuns poderão ser encerradas após a pandemia. Contudo, o hábito de uma preocupação sanitária levada realmente a sério traz, sim, uma proteção à saúde dos alunos, professores e funcionários, que até então é fundamentalmente ignorada. A escola, historicamente, perde a oportunidade de combater doenças respiratórias e viroses que se perpetuam entre a população”, reitera Elayne Marques.

A Empresa - A Conduzir Consultoria é uma empresa cearense que atua com foco nas áreas de: qualidade; segurança dos alimentos; excelência nos processos e produtos; fornece um diagnóstico completo das condições higiênico sanitárias do estabelecimento, adequando as exigências legais da vigilância sanitária, por meio da implantação e manutenção das boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos e adequação aos decretos e protocolos de cada setor. Conta com uma equipe formada por profissionais de alta qualificação e experiência no mercado das áreas de:
  • Nutrição.
  • Segurança do Trabalho.
  • Engenharia Ambiental.
  • Engenharia de Alimentos.
  • Técnica de Enfermagem.
Em sua carteira de clientes, a Conduzir Consultoria atende:
  • Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy.
  • Supermercado Guará,.
  • Hotel Praiano.
  • China in Box.
  • Faculdade Lourenço Filho.
  • Colégio Lourenço Filho.

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Conduzir Consultoria.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...