Pular para o conteúdo principal

Festival QXAS será de 11 a 14 de agosto

Os amantes da Fotografia e das Artes Visuais já podem comemorar:

A terceira edição do Festival de Fotografia do Sertão Central (QXAS) está confirmada e, este ano, toda a programação será realizada on-line, entre terça (11) e sexta (14 de agosto).

Conectando participantes de todo o Brasil, a programação do QXAS On-Line 2020 irá manter a proposta formativa e de difusão da fotografia brasileira que está no DNA do Festival desde o seu lançamento. Serão quatro workshops, com vagas limitadas e inscrições realizadas pela plataforma www.sympla.com.br, no valor de R$ 50,00.

Os workshops abordarão os seguintes temas: Percepção e a Fala das Imagens, com Pablo Pinheiro; Narrativas Possíveis: Uma Reflexão Sobre Fotografia Digital, com Rafael da Luz; Pandemia: Maneiras de Fotografar Sem Sair de Casa, com Fernando Banzi; Produção de Notícias Para Veiculação em Redes Sociais, com Gustavo Costa. As vagas são limitadas, para garantir a qualidade do aprendizado e das trocas entre os participantes.

O Sertão é Dentro da Gente - Com curadoria de Iana Soares e Rosely Nakagawa, a edição deste ano abordará o tema 'Sertão em Mim' por meio de palestras, workshops, rodas de conversa e leituras de portfólios, dentre outras atividades que evocam reflexões e expressões dos sertões que cada um traz dentro de si. As atividades oferecidas, com exceção dos workshops, serão gratuitas e de livre acesso do público.

“O QXAS surgiu com a proposta de descentralizar as ações culturais da capital, capilarizando o acesso aos saberes e à arte a partir do Sertão Central, mais especificamente Quixeramobim e Quixadá. Este ano, por causa da pandemia, as atividades serão realizadas on-line, mantendo o foco no intercâmbio entre a fotografia cearense e produção contemporânea, fomentando a produção cultural e democratizando o acesso à cultura e à arte”, explica Glicia Gadelha, uma das idealizadoras do Festival.

Em breve, a programação completa do QXAS On-Line 2020 será divulgada, bem como a convocatória para artistas visuais que desejam expor seus trabalhos. O Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS é uma realização da AnimaCult e do iFoto, com apoio da Verve Comunicação, Sistema Maior de Comunicação, Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Dragão do Mar e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.

Sobre QXAS Festival - QXAS é um festival de formação e difusão da fotografia brasileira, realizado nas cidades de Quixeramobim e Quixadá, no Ceará, com uma programação diversificada de formação, exposições, encontros, projeções, vivências, leituras de portfólios, intervenções urbanas e muitas trocas. Tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e a difusão da fotografia brasileira. O Festival tem como tema em 2020 'Sertão em Mim'.


Confira a programação:
  • Percepção e a Fala das Imagens, com Pablo Pinheiro , na terça (11) e quarta (12), das 10 às 12 horas com 20 vagas. Workshop voltado para quem se interessa em aprender ou relembrar a fotografia como fala, memórias e afetos. Serão dinâmicas para conhecer o que é uma leitura da imagem, criação de interligações entre imagens, construção de discurso visual entre suportes e uma reflexão sobre quando o sentir faz sentido. PABLO PINHEIRO – Fotógrafo, produtor cultural, educador, editor e colaborador em publicações voltadas ao campo das artes visuais, Pablo é responsável pela Editora e Produtora Deu na Telha e pelo Círculo da Imagem. Possui trabalhos premiados nacionalmente e já foi representante regional na Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil e no Colegiado Setorial das Artes Visuais Nacional.
  • Narrativas Possíveis: Uma Reflexão Sobre Fotografia Digital, com Rafael da Luz, na quarta (12) e quinta (13), das 15 às 17 horas com 20 vagas. Objetiva iniciar os participantes na linguagem da fotografia digital e na construção de zines. Durante as atividades, será possível visualizar a evolução do processo fotográfico, da técnica científica à expressão artística, abordando as mudanças causadas pela tecnologia que alteraram o modo de fotografar e a representatividade da imagem. RAFAEL DA LUZ – Negro, pedagogo e fotógrafo, Rafael conheceu a fotografia analógica quando criança, mas entrou de vez na linguagem através de oficinas artísticas do Curro Velho, para pessoas da Região Metropolitana de Belém. A partir da sua realidade periférica, e convivendo com pessoas invisibilizadas ou silenciadas, vem produzindo ensaios e narrativas fotográficas sobre essas realidades, com os quais já participou de exposições no Brasil e no exterior.
  • Pandemia: Maneiras de Fotografar Sem Sair de Casa, com Fernando Banzi, na quarta (12) e sexta (14), das 10 às 12 horas com 25 vagas. Com a Pandemia, como é possível pensar no ato fotográfico? Abrir as janelas é preciso, ao mesmo tempo em que se olhar é necessário. O workshop vem como um respiro para poder pensar e colocar em prática o fazer fotográfico, abordando técnicas mais democráticas que utilizam o celular e outros dispositivos em um exercício coletivo de repensar a fotografia em tempos de Isolamento.  FERNANDO BANZI – Jornalista, pós-graduado em fotografia e fotógrafo freelancer, Fernando é integrante da Goma Oficina Plataforma Colaborativa, onde desenvolve projetos autorais e comerciais. Também é professor de fotografia no Senac São Miguel Paulista (SP). Entre as participações mais recentes em projetos e festivais, podemos citar o Programa Nova Fotografia do MIS em SP, Festival PHotoEspaña, em Madri, Festival Internacional da Imagem Valongo (SP) e Solar Foto Festival (CE).
  • Produção de Notícias Para Veiculação em Redes Sociais, com Gustavo Costa na quinta (13) e sexta (14), das 15 às 17 horas com 25 vagas. Seguindo os princípios da Comunicação Popular para gerar autonomia e empoderamento na construção de narrativas diversas, o workshop tem como objetivo trabalhar a fotografia e a escrita de textos dentro da linguagem jornalística, para que sejam veiculados nas redes sociais. GUSTAVO COSTA – Fotógrafo e estudante de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Gustavo já trabalhou com processos de formação em fotografia, participou de festivais e exposições e, junto com o Coletivo Zóio, realizou oficinas de fotografia e comunicação popular nas periferias de Fortaleza. Participou também da produção do documentário ONZE – a maior chacina do Ceará, junto com os Coletivos Nigéria e Voz e Vez das Comunidades.


Serviço

QXAS On-Line 2020 - WORKSHOPS
De terça (11) a sexta (14 de agosto).
Inscrições: www.sympla.com.br
Valor: R$ 50,00.
Mais informações: qxasfestival@gmail.com | 85 99691.8458

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…