Pular para o conteúdo principal

Fortaleza tem estabilidade de casos de Corona

O Cenário Epidemiológico de Fortaleza em relação à Covid-19 segue em tendência de estabilização. Na tarde desta quarta-feira (12), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) apresentou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, os indicadores recém-divulgados pela Prefeitura de Fortaleza. Os dados confirmam consistente redução do número de casos, de óbitos e de internações decorrentes da infecção pelo Novo Coronavírus.

Por meio de gráficos, Roberto Cláudio demonstrou, em perspectiva comparativa, o comportamento semanal da pandemia na Capital. A atual média de casos, de internações e de óbitos é a menor registrada até então.



“A demanda relacionada às internações em leitos de enfermaria ou de terapia intensiva segue em tendência contínua de queda. Na 20ª semana, momento mais crítico da pandemia, a média chegou a ser de 113 pacientes por dia precisando de internação. Já na última semana, a média foi de quatro pessoas”, afirmou o prefeito.

A análise parcial da regulação de leitos aponta cenário ainda mais favorável ao longo desta semana. A média vigente contabiliza cerca de uma internação por dia.

No tocante à média diária de óbitos, Roberto Cláudio ressaltou a melhoria dos indicadores registrados. “Chegamos a contabilizar, por volta da vigésima semana do quadro pandêmico, uma média de 88 óbitos diários. A partir de então, seguimos em tendência progressiva de queda. Chegamos, semana passada, à mais baixa média registrada, com 2,6 óbitos por dia”, informou.

Reiterando a tendência consistente de queda dos indicadores, os dados parciais contabilizam, também nesta semana, média de 1,3 óbito diário.

Diante da estabilização registrada, Roberto Cláudio reconheceu a parceria estabelecida entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Sociedade.


 “Todo este cenário favorável vem sendo possível graças ao isolamento social responsavelmente implantado, aos cuidados individuais e coletivos, aos deveres compartilhadas, ao sistema paralelo de saúde instalado, à atenção hospitalar terciária, à retomada gradual e responsável das atividades econômicas, às ações assistenciais integradas e ao constante monitoramento epidemiológico”, argumentou.

No entanto, todas as medidas previstas em decreto devem continuar sendo cumpridas. “É preciso continuar mantendo o distanciamento mínimo e seguro, a lavagem de mãos e o uso de máscaras. Todos os cuidados individuais e coletivos seguem necessários”, destacou.

Atividades Escolares - Ainda durante a transmissão, Roberto Cláudio anunciou novos protocolos preparativos para o retorno das Atividades Escolares Presenciais, cuja data segue em discussão entre especialistas e comitês de enfrentamento à pandemia.

“Estamos nos antecipando, junto ao Comitê Científico, para definir datas e protocolos para o retorno de 230 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Além de estarmos adaptando a Infraestrutura Escolar, modificando banheiros, instalando novas pias para higienização de mãos e otimizando o sistema de ventilação, encomendamos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir aos profissionais e aos estudantes um ambiente de proteção”, assegurou.

Kits de Alimentação Escolar - O prefeito garantiu a sexta etapa consecutiva de distribuição de Kits de Alimentação Escolar. A iniciativa visa à manutenção do aporte nutricional e calórico dos alunos regularmente matriculados no ensino público de Fortaleza. “Distribuiremos, a partir de 17 de agosto, novas cestas de alimentação com todos os cuidados para evitar aglomerações”, enfatizou.

Compras governamentais - Para estimular a microeconomia local, 55 mil fardamentos destinados aos estudantes da Educação Infantil serão produzidos por costureiras cadastradas pela Prefeitura de Fortaleza.

“Durante a Pandemia, quase três milhões de máscaras produzidas por costureiras de bairros foram adquiridas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. A exemplo dessa compra governamental, estamos com um edital para a aquisição de novos fardamentos também produzidos por essas profissionais. Essa será uma oportunidade de estimular o Emprego e a Renda”, finalizou Roberto Cláudio.

Boletim - Boletim das 17h18 desta quarta-feira (12) da Secretaria de Saúde do Ceará informa que em Fortaleza tem:

  • 152.871 notificações.
  • 66.610 descartados.
  • 44.519 confirmados.
  • 39.742 em investigação.
  • 34.020 curados.
  • 3.780 mortes confirmadas.
  • 423 mortes suspeitas.
Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".