Pular para o conteúdo principal

Há 128 anos General Bezerril assumia a presidência do Estado do Ceará

Confira o 27 de agosto na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:

  • 1868 - Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque é o novo presidente do Ceará.
  • 1892 - Assume o primeiro presidente eleito do Ceará, General José Freire Bezerril Fontenele (foto).
  • 1905 - Morre, em Fortaleza, o advogado, comerciante, construtor e industrial Antônio Francisco de Paula (Major Quixadá), que ficou assim conhecido por haver um seu homônimo e ele ter residido em Quixadá. Nascera em Fortaleza em 18 de abril de 1830.
  • 1920 - Inaugura-se, nos Correios, o serviço de Colis Postaux, com a primeira remessa que chegou do Rio de Janeiro, de onde foi despachada no dia 21. A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) iniciara o serviço de Colis Postaux em 1900.
  • 1928 - A Secretaria de Polícia e Segurança Pública (SPSP) inicia sua mudança, para o prédio da Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, onde esteve a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje o prédio é ocupado pelo Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1929 - Chegam a Fortaleza os jangadeiros cearenses Bernardino Fernandes do Nascimento e José Isidoro de Sousa, na jangada Sete de Setembro, fazendo o 'raide' Aracati-Belém. Prosseguem viagem no dia 29.
  • 1933 - Entram no Campo do Prado para disputar a partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol, o Fortaleza e o Ceará, saindo vencedor o primeiro pelo escore de 2x1, sagrando-se o Fortaleza campeão.
  • 1944 - Surge a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), formada por pintores, desenhistas e escultores cearenses, que se juntaram ao grupo do Centro Cultural de Belas Artes. O primeiro presidente foi coronel médico Manuel Machado.
  • 1944 - Às 9 horas é inaugurado, na Praça José de Alencar, em frente à Igreja do Patrocínio, o marco comemorativo da Semana do Papa, trazendo à frente um medalhão com a efígie do Papa Pio XII, trabalho do escultor italiano, aqui radicado, Agostino Balmes Odísio (Agostinho Balmes Odísio), proprietário da Oficina Artística São João Bosco, na Avenida Francisco Sá, 2076, no Jacarecanga. Na reforma da Praça José de Alencar na administração do prefeito Lúcio Alcântara o monumento foi retirado e sumiu.
  • 1945 - Morre em Fortaleza, aos 77 anos de idade, o advogado Francisco Carlos Rodrigues, ex-secretário do Liceu do Ceará.
  • 1946 - Falece, às 19h50, aos 86 anos de idade, no Pensionato Eduardo Salgado, a abolicionista professora de Música, Elvira Eugênia Correia de Pinho, irmã dos valorosos militares Odilon, Francisco e Dabir Benévolo. Era cearense de Maranguape nascida a 12 de julho de 1860. Foi sepultada no Cemitério de São João Batista, onde usaram da palavra na ocasião Hugo Victor Guimarães, Mozarina Ciarlini, Fernanda Lopes de Mattos Brito, Raimundo Araújo e Eliseu Lima. Hoje é nome de rua no Montese.
  • 1947 - Morre, aos 43 anos de idade, o gráfico José de Oliveira Pombo, do quadro do Sindicato dos Gráficos.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o professor, político e jornalista Guilherme Moreira da Rocha, ex-diretor do Liceu do Ceará e ex-professor do Colégio Militar de Fortaleza. Cearense de Fortaleza nascido a quatro de fevereiro de 1865. Hoje é nome de rua no Bairro de Fátima.
  • 1952 - O Diário Oficial do Município 29 publica a Lei 500, do dia anterior, que dá ao Abrigo Central o nome de Abrigo 3 de Setembro, homenagem à Guarda Civil de Fortaleza fundada naquela data em 1880. A proposta foi do vereador Francisco de Paula Holanda.
  • 1953 - Abre-se, às 19h30, o II Salão dos Novos, patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), no recinto da Ceará Gás Butano, na Rua Major Facundo, 737, com os artistas: A. Ferreira, Cleusa, Daisy Montenegro, Nilo de Brito Firmeza (Estrigas), F. Costa, Heloísa Ferreira Juaçaba (Heloísa Juaçaba), Ysis, Joaquim Arrais (J. Arrais), J. B. Santiago, Lúcia Santiago, Mara, Myria, Alfredo Arme de Mustafa, Maria de Castro Firmeza (Nice), Raimundo José Melo, Rita Maria e Florisvaldo Mendes.
  • 1953 - Instala-se, às 20h30, na sede da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na Rua Liberato Barroso, 758, a Escola de Belas Artes do Ceará, Estabelecimento de Ensino Superior.
  • 1954 - Instalação do Lions Clube de Fortaleza, o primeiro do Ceará.
  • 1954 - Coroada, no Centro Massapêense, após bingo dançante em benefício da Casa do Jornalista, a eleita Rainha da Imprensa, a senhorita Mirian Duarte Matos, pelo então presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Perboyre e Silva que a saudou em nome dos jornalistas cearenses.
  • 1962 - Fundada a Cerbrasa - Representação, Importação e Venda de Abrasivos e Materiais Para Fins Industriais, tendo como sócios Mário Gurjão Pessoa e Raimundo Abud. Posteriormente chamou-se 'Tiamil'.
  • 1962 - Assume o cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) o engenheiro Genival Barbosa Guimarães, substituindo Joaquim José Bentes Rodrigues Colares.
  • 1980 - A ampliação do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), inaugura-se, passando a comportar 120 mil pessoas. A inauguração do placar eletrônico foi em oito de setembro de 1984.
  • 1984 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o agropecuarista e ex-deputado estadual, Jerônimo Alves de Araújo, cearense de Ipueiras nascido em 24 de fevereiro de 1905.
  • 1989 - O Ceará vence partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol, derrotando o Tiradentes por 2x0, no Castelão, sagrando-se campeão.
  • 1992 - Morre, às 4h50, aos 70 anos de idade, o poeta, jornalista e novelista Durval Aires de Menezes, na Santa Casa de Misericórdia. Era membro da Academia Cearense de Letras (ACL). Era cearense de Juazeiro do Norte, onde nascera no dia 13 de fevereiro de 1922.
  • 1999 - Incêndio de grandes proporções destrói a Planície Plásticos, loja localizada na Rua Castro e Silva.
  • 1999 - Morre às 22h20, na Igreja das Fronteiras, onde morava, no Recife (PE), aos 90 anos de idade, dom Hélder Pessoa de Torres Câmara, fundador e primeiro presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Olinda e Recife. O velório é aberto na madrugada do dia seguinte, na igreja, atendendo a pedido do religioso. Também de acordo com sua vontade, seu corpo é sepultado na Sé de Olinda, ao lado de Dom José Lamartine, que foi seu bispo auxiliar. Nascera em Fortaleza em sete de fevereiro de 1909.
  • 2002 - O ex-presidente do Fortaleza, José Nestor Falcão Filho, de 52 anos, falece à tarde, em consequência de insuficiência cardíaca. Nestor Falcão, que era aposentado, foi conselheiro do clube no período de 1985 a 1986.
  • 2008 - O presidente da seção cearense da Associação Brasileira de Advogados (ABA-CE), Gladson Mota, assume, como membro da Academia Municipalista de Letras do Estado do Ceará (Amlece), na cadeira que tem como patrono o jurista José Martins Rodrigues. A solenidade é realizada na Academia Cearense de Letras, na Rua do Rosário, 1.
  • 2011 - Morre, vítima de insuficiência cardio-respiratória, o médico gastrenterologista Guinardo Garcia Studart, sendo sepultado às 17 horas no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Fortaleza em cinco de abril de 1934.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…