Pular para o conteúdo principal

Há 128 anos General Bezerril assumia a presidência do Estado do Ceará

Confira o 27 de agosto na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:

  • 1868 - Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque é o novo presidente do Ceará.
  • 1892 - Assume o primeiro presidente eleito do Ceará, General José Freire Bezerril Fontenele (foto).
  • 1905 - Morre, em Fortaleza, o advogado, comerciante, construtor e industrial Antônio Francisco de Paula (Major Quixadá), que ficou assim conhecido por haver um seu homônimo e ele ter residido em Quixadá. Nascera em Fortaleza em 18 de abril de 1830.
  • 1920 - Inaugura-se, nos Correios, o serviço de Colis Postaux, com a primeira remessa que chegou do Rio de Janeiro, de onde foi despachada no dia 21. A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) iniciara o serviço de Colis Postaux em 1900.
  • 1928 - A Secretaria de Polícia e Segurança Pública (SPSP) inicia sua mudança, para o prédio da Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, onde esteve a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Hoje o prédio é ocupado pelo Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 1929 - Chegam a Fortaleza os jangadeiros cearenses Bernardino Fernandes do Nascimento e José Isidoro de Sousa, na jangada Sete de Setembro, fazendo o 'raide' Aracati-Belém. Prosseguem viagem no dia 29.
  • 1933 - Entram no Campo do Prado para disputar a partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol, o Fortaleza e o Ceará, saindo vencedor o primeiro pelo escore de 2x1, sagrando-se o Fortaleza campeão.
  • 1944 - Surge a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), formada por pintores, desenhistas e escultores cearenses, que se juntaram ao grupo do Centro Cultural de Belas Artes. O primeiro presidente foi coronel médico Manuel Machado.
  • 1944 - Às 9 horas é inaugurado, na Praça José de Alencar, em frente à Igreja do Patrocínio, o marco comemorativo da Semana do Papa, trazendo à frente um medalhão com a efígie do Papa Pio XII, trabalho do escultor italiano, aqui radicado, Agostino Balmes Odísio (Agostinho Balmes Odísio), proprietário da Oficina Artística São João Bosco, na Avenida Francisco Sá, 2076, no Jacarecanga. Na reforma da Praça José de Alencar na administração do prefeito Lúcio Alcântara o monumento foi retirado e sumiu.
  • 1945 - Morre em Fortaleza, aos 77 anos de idade, o advogado Francisco Carlos Rodrigues, ex-secretário do Liceu do Ceará.
  • 1946 - Falece, às 19h50, aos 86 anos de idade, no Pensionato Eduardo Salgado, a abolicionista professora de Música, Elvira Eugênia Correia de Pinho, irmã dos valorosos militares Odilon, Francisco e Dabir Benévolo. Era cearense de Maranguape nascida a 12 de julho de 1860. Foi sepultada no Cemitério de São João Batista, onde usaram da palavra na ocasião Hugo Victor Guimarães, Mozarina Ciarlini, Fernanda Lopes de Mattos Brito, Raimundo Araújo e Eliseu Lima. Hoje é nome de rua no Montese.
  • 1947 - Morre, aos 43 anos de idade, o gráfico José de Oliveira Pombo, do quadro do Sindicato dos Gráficos.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o professor, político e jornalista Guilherme Moreira da Rocha, ex-diretor do Liceu do Ceará e ex-professor do Colégio Militar de Fortaleza. Cearense de Fortaleza nascido a quatro de fevereiro de 1865. Hoje é nome de rua no Bairro de Fátima.
  • 1952 - O Diário Oficial do Município 29 publica a Lei 500, do dia anterior, que dá ao Abrigo Central o nome de Abrigo 3 de Setembro, homenagem à Guarda Civil de Fortaleza fundada naquela data em 1880. A proposta foi do vereador Francisco de Paula Holanda.
  • 1953 - Abre-se, às 19h30, o II Salão dos Novos, patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), no recinto da Ceará Gás Butano, na Rua Major Facundo, 737, com os artistas: A. Ferreira, Cleusa, Daisy Montenegro, Nilo de Brito Firmeza (Estrigas), F. Costa, Heloísa Ferreira Juaçaba (Heloísa Juaçaba), Ysis, Joaquim Arrais (J. Arrais), J. B. Santiago, Lúcia Santiago, Mara, Myria, Alfredo Arme de Mustafa, Maria de Castro Firmeza (Nice), Raimundo José Melo, Rita Maria e Florisvaldo Mendes.
  • 1953 - Instala-se, às 20h30, na sede da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na Rua Liberato Barroso, 758, a Escola de Belas Artes do Ceará, Estabelecimento de Ensino Superior.
  • 1954 - Instalação do Lions Clube de Fortaleza, o primeiro do Ceará.
  • 1954 - Coroada, no Centro Massapêense, após bingo dançante em benefício da Casa do Jornalista, a eleita Rainha da Imprensa, a senhorita Mirian Duarte Matos, pelo então presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Perboyre e Silva que a saudou em nome dos jornalistas cearenses.
  • 1962 - Fundada a Cerbrasa - Representação, Importação e Venda de Abrasivos e Materiais Para Fins Industriais, tendo como sócios Mário Gurjão Pessoa e Raimundo Abud. Posteriormente chamou-se 'Tiamil'.
  • 1962 - Assume o cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) o engenheiro Genival Barbosa Guimarães, substituindo Joaquim José Bentes Rodrigues Colares.
  • 1980 - A ampliação do Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), inaugura-se, passando a comportar 120 mil pessoas. A inauguração do placar eletrônico foi em oito de setembro de 1984.
  • 1984 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o agropecuarista e ex-deputado estadual, Jerônimo Alves de Araújo, cearense de Ipueiras nascido em 24 de fevereiro de 1905.
  • 1989 - O Ceará vence partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol, derrotando o Tiradentes por 2x0, no Castelão, sagrando-se campeão.
  • 1992 - Morre, às 4h50, aos 70 anos de idade, o poeta, jornalista e novelista Durval Aires de Menezes, na Santa Casa de Misericórdia. Era membro da Academia Cearense de Letras (ACL). Era cearense de Juazeiro do Norte, onde nascera no dia 13 de fevereiro de 1922.
  • 1999 - Incêndio de grandes proporções destrói a Planície Plásticos, loja localizada na Rua Castro e Silva.
  • 1999 - Morre às 22h20, na Igreja das Fronteiras, onde morava, no Recife (PE), aos 90 anos de idade, dom Hélder Pessoa de Torres Câmara, fundador e primeiro presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Olinda e Recife. O velório é aberto na madrugada do dia seguinte, na igreja, atendendo a pedido do religioso. Também de acordo com sua vontade, seu corpo é sepultado na Sé de Olinda, ao lado de Dom José Lamartine, que foi seu bispo auxiliar. Nascera em Fortaleza em sete de fevereiro de 1909.
  • 2002 - O ex-presidente do Fortaleza, José Nestor Falcão Filho, de 52 anos, falece à tarde, em consequência de insuficiência cardíaca. Nestor Falcão, que era aposentado, foi conselheiro do clube no período de 1985 a 1986.
  • 2008 - O presidente da seção cearense da Associação Brasileira de Advogados (ABA-CE), Gladson Mota, assume, como membro da Academia Municipalista de Letras do Estado do Ceará (Amlece), na cadeira que tem como patrono o jurista José Martins Rodrigues. A solenidade é realizada na Academia Cearense de Letras, na Rua do Rosário, 1.
  • 2011 - Morre, vítima de insuficiência cardio-respiratória, o médico gastrenterologista Guinardo Garcia Studart, sendo sepultado às 17 horas no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Fortaleza em cinco de abril de 1934.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".