Pular para o conteúdo principal



Hospital Dia-Lugar de Vida retoma Atendimento

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da Secretaria Estadual da Saúde  (Sesa), do Governo do Ceará, retomou o funcionamento do Hospital Dia–Lugar de Vida, uma Unidade de Semi-Internação voltada para Pessoas com Transtornos Mentais que apresentam Quadro de Saúde Estável.




Com a Pandemia do Novo Coronavírus, a Unidade suspendeu os Serviços Presenciais como medida de prevenção à Covid 19, oferecendo atendimento on-line aos pacientes, que têm Transtornos Mentais como Esquizofrenia, Depressão e Bipolaridade. O Espaço funcionou como Enfermaria, sendo cedido temporariamente para o acolhimento de pacientes internados para Tratamento Psiquiátrico que tinham sintomas ou confirmação de Covid-19.

“Foi um grande desafio para nós, um momento difícil, de mudança, mas conseguimos superar. Hoje não temos mais pacientes com sintomas e nem confirmação de Covid-19, o que nos permitiu desativar a Unidade de Risco e voltar a nossa rotina, atendendo os pacientes que já faziam tratamento conosco”, comemora a enfermeira e gestora do Hospital Dia–Lugar de Vida, 
Sâmia Assunção.

A vendedora Silvia Alves (nome fictício), de 49 anos, foi uma das primeiras pacientes que retornou ao HSM. Diagnosticada com depressão e esquizofrenia, ela chegou muito confiante e declarou que estava com saudade do Hospital Dia. “Nós tivemos o atendimento médico por telefone, eu tomei os medicamentos, mas o que eu queria mesmo era voltar para cá. Aqui eu faço arte, colagem, pintura, alongamento, converso com os médicos, psicólogos, me sinto bem melhor”, diz.

A Retomada das Atividades está acontecendo de Forma Gradual, seguindo todas as medidas de segurança para evitar a transmissão da doença. “Dos 29 pacientes que tínhamos em março, já entramos em contato com 15, marcando seu retorno e deixando 5 vagas para novos pacientes. A máscara será de uso obrigatório e a farmácia está disponibilizando o kit para cada paciente toda manhã”, explica Sâmia Assunção.

As Atividades estão sendo realizadas em grupos pequenos e em locais mais abertos para garantir um atendimento mais seguro.

De acordo com o psicólogo Érico Valente, a volta do Hospital Dia traz um novo ânimo para profissionais e pacientes. 

“É um sentimento de que as coisas estão retomando, o que nos traz esperança. Esse sentimento é fundamental para uma resposta positiva ao tratamento dos nossos pacientes. Quando existe a esperança, aumentam as chances de dar certo. Eles estão confiantes nessa volta ao Hospital Dia e isso também nos alegra e nos fortalece”, revela.

Atendimento - Os pacientes atendidos no Hospital Dia–Lugar de Vida passam o dia na unidade e depois retornam para casa.

Na Unidade, eles recebem:
  • Quatro Refeições Diárias.
  • Medicações indicadas pelos psiquiatras.
  • Atendimento Psicoterapêutico.
  • Acesso a Oficinas Artísticas de Confecção de Artesanatos, Arteterapia, Pintura em Tela, Arte em Papel e Grafite. 
Os pacientes também podem ser encaminhados para institutos parceiros, onde são capacitados para o Mercado de Trabalho e podem conquistar uma vaga de emprego.

Uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social cuida diariamente dos pacientes para que eles não precisem retornar à internação e possam viver com mais qualidade de vida, junto a amigos e familiares. Os parentes dos pacientes também recebem apoio e orientação para lidar melhor com os problemas enfrentados.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês