Pular para o conteúdo principal



IPM completa 67 anos de criação

Confira o 10 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez, com destaque para os 67 anos de criação do Instituto de Previdência do Município (IPM).


  • 1853 - Criado, pela Lei Estadual 693, o Bispado do Ceará, confirmado pela bula Pro animarum salute, de seis de junho de 1854.
  • 1886 - Inauguram-se os serviços da nova Alfândega de Fortaleza.
  • 1887 - Após algumas modificações, reinaugura-se o ramal da Estrada de Ferro de Baturité - EFB que vai até a Alfândega (atual Caixa Econômica, na Avenida Pessoa Anta).
  • 1889 - O último Chefe de Polícia do regime monárquico, Antônio Firmo Figueira de Sabóia, deixa o cargo nas mãos do interino, desembargador Pedro Tomás de Queirós Ferreira (Pedro de Queirós), de Beberibe, Cascavel.
  • 1905 - Fundado em Fortaleza o Asilo de Mendicidade do Ceará, criado pela maçonaria cearense com o objetivo de assistir as pessoas que tinham caráter de mendicância. A instituição de caridade foi inaugurada em 10/09/1905. Em 1979, passou a ser chamada de Lar Torres de Melo, por ter sido criada por José Ramos Torres de Melo. Atualmente, é administrado pelo filho do fundador, general Francisco Batista Torres de Melo, mais conhecido como General Torres de Melo. A instituição abriga 250 idosos, sendo a maioria proveniente do Interior do Estado e o restante da Capital.
  • 1905 - Morre, na Amazônia, em Porto Artur, no Alto Purus, a bordo do vapor Santo Antônio, o abolicionista, advogado, professor, jornalista e político Martinho Rodrigues de Sousa, Patrono da Academia Cearense de Letras (ACL). Era natural de Canindé onde nascera a 11 de novembro de 1848.
  • 1927 - Instalada, pela Confederação dos Pescadores do Ceará, a Escola Primária Saldanha da Gama, dirigida pela professora Alzira Pio de Farias, destinada aos filhos de pescadores.
  • 1940 - Estréia, armado na Praça dos Voluntários, o Grande Circo Nerino, de propriedade de Nerino Avanzi, às 20h30, com banda de música e luz próprias.
  • 1940 - A Empresa Clóvis de Araújo Janja inaugura, na Rua General Sampaio, 1263, o Cine Rex, com o filme A Enfermeira Edite Cavel, da RKO, com Ana Neagle, Edna May Oliver e May Robson, no local onde esteve, por muitos anos, a Serraria Rodolfo e sua fábrica de pregos.
  • 1940 - Na Vila Zoraide, por trás da estação de bondes, cai um avião “corsário”, do exército, com dois tripulantes, os tenentes Almeida e Clóvis Labre, este sofrendo quebra da clavícula.
  • 1943 - Criado o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR, pelo Aviso Ministerial 2.008, sendo instalado oficialmente em três de outubro de 1943, na Avenida Bezerra de Menezes, 581. Antes foi Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva sob coordenação do 29º Batalhão de Caçadores, funcionando no prédio da antiga Escola Militar, na Avenida Santos Dumont.
  • 1945 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação dos Funcionários Estaduais do Ceará.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4.331 publica a Lei 35 de quatro de agosto de 1948, que dá o nome de Rua Frei Bernardino, no Campo de Aviação (hoje Aerolândia) e Rua Mozart Pinto no São Gerardo e muda o nome da Rua Canindé, que foi Beco da Itaoca, no Montese e Damas, para Rua Romeu Martins. Publica também a Lei 37 de quatro de agosto de 1948, que dá o nome de Rua Manuel Francês à Rua 2 no Joaquim Távora, proposição do vereador Edival de Melo Távora.
  • 1950 - Inaugura-se o Grupo Municipal São Gerardo, hoje Escola de 1º Grau Gustavo Barroso, na Rua Eretides Martins, 26, São Gerardo.
  • 1952 - Lançada a pedra fundamental do Ginásio XI de Agosto no bairro da Cachoeirinha, construção patrocinada pelo Centro Estudantal Cearense.
  • 1953 - Criado pela Lei 676 o Instituto de Previdência do Município (IPM), que se instalará no ano seguinte. Hoje o IPM é dirigido por Ricardo Cesar Xavier Nogueira Santiago Formado em Administração pela Universidade do Ceará (Unice), possui MBA em Formação para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fez carreira no setor bancário, no qual trabalhou por 33 anos, 15 deles como primeiro gestor de agências no Estado do Ceará. Entrou na administração pública em fevereiro de 2014, primeiro como assessor na Secretaria do Governo, em seguida, como secretário executivo da Saúde onde permaneceu até o fim da primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio. Assumiu a secretaria executiva da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) no período de janeiro a julho de 2017. Em 31 de julho de 2017, foi nomeado superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM).
  • 1954 - Lançada pelo Partido Democrata Cristão (PDC) e União Democrática Nacional (UDN) a candidatura de Raimundo Girão à Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). 1956 - Eleito, para a Academia Brasileira de Letras (ABL), o escritor cearense Raimundo Magalhães Júnior, na Cadeira nº 32, que tem como patrono Souza Caldas, na vaga deixada por dom Aquino Corrêa. O novo imortal apresenta um conjunto de obras que o credenciam como teatrólogo, contista, tradutor em prosa e verso, pesquisador e biógrafo. Sua posse se dará a sete de novembro de 1956.
  • 1961 - Morre, aos 91 anos de idade, o general Eudoro Corrêa, gaúcho de Porto Alegre nascido em 23 de dezembro de 1869, comandou o Colégio Militar do Ceará e a Escola Militar do Ceará de 1923 a 1936. Foi nome do bosque que fica em frente ao Hospital Militar de Fortaleza, que hoje não mais tem seu nome.
  • 1962 - Fundada a Associação Profissional dos Operários e Empregados em Empresas Exibidoras Cinematográficas do Ceará, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, na Rua Major Facundo, 709-A (altos), sendo seu primeiro presidente, Edmundo Brasileiro.
  • 1966 - Criada, pela Lei Estadual 8.543, a Companhia Cearense de Desenvolvimento Agro-Pecuário - Codagro. Sua instalação seria em 29 de dezembro de 1966.
  • 1970 - Nehemias Castelo Branco assume o cargo de diretor da Imprensa Oficial do Ceará - Ioce, que estava vago desde o dia 30 do mês anterior.
  • 1972 - Com saudação feita pelo deputado Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides), a Assembleia entrega o Título de Cidadão Cearense ao empresário Guilherme Lilienfeld, alemão naturalizado brasileiro, em reconhecimento aos 22 anos de atividades desempenhadas na economia privada e setor social.
  • 1972 - A sede da Livraria Livro Técnico, que ficava na Rua Major Facundo nº 290, no centro de Fortaleza, muda-se para a Rua Dom Joaquim, 54, na Prainha, já com as atividades voltadas para a comercialização e representação de livros, do empresário Sérgio Braga Barbosa e seu pai, Raimundo Barbosa, sendo a primeira, de um total de onze filiais, das Livrarias Livro Técnico.
  • 1972 - A Assistente Social Sarah Fiúza Leão é a única representante cearense na 16ª Conferência Internacional de Serviço Social, em Haia, Holanda.
  • 1973 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza instala-se, no antigo Palácio do Bispo, que passa a ser o Paço Municipal, na Rua São José s/n, por trás da Catedral Metropolitana de Fortaleza, chamando-se Palácio João Brígido.
  • 1974 - Suicida-se, na França, por enforcamento, após período de depressão em virtude de tortura e perseguição a partir de sua prisão em 1969 quando foi deportado para o Chile e depois seguiu para a Itália onde sua própria igreja o rejeitou, sendo acolhido na França, o frade dominicano Tito de Alencar Lima (Frei Tito). Havia nascido em Fortaleza em 14 de setembro de 1945.
  • 1974 - Incorporado ao acervo da Universidade Federal do Ceará o Hospital Infantil Olga Barroso, localizado, em Porangabuçu, no Centro de Ciências da Saúde. A transação foi concluída com a assinatura de instrumento legal pelo reitor da UFC, Walter de Moura Cantídio (Wálter Cantídio), e pela presidenta da Associação de Amparo à Criança Cearense, Olga Monte Barroso, até então mantenedora da obra. Agora, o Centro de Ciências da Saúde fortalece mais ainda a sua área de atuação, contando com o Hospital das Clínicas, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e o Hospital Olga Barroso.
  • 1975 - O Campeonato Cearense de Futebol - 1975 termina com a partida onde o Ceará derrota o Fortaleza por 2 a 0, sagrando-se Campeão daquele ano. A partida foi no Castelão. 
  • 1976 - O Museu de Minerais do Ceará Professor Odorico Rodrigues de Albuquerque, do Departamento de Minas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Estado, inaugura sua nova sede, na Avenida Pessoa Anta, 274. 
  • 1980 - Ocorre, visível em Fortaleza, no final da tarde, um eclipse parcial do sol.
  • 1986 - Morre, no Rio de Janeiro, o jurista Boanerges Viana do Amaral, aos 92 anos de idade. Nasceu em Fortaleza a 27 de fevereiro de 1894.
  • 1987 - Morre, em Fortaleza, o ex-cônsul da França, comerciante Bertrand Boris, nascido na França. Foi diretor da Casa Boris.
  • 1990 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o bacharel em direito no cargo de vice-Governador, Francisco Castelo de Castro, cearense de Mombaça nascido em 22/09/1922, ex-deputado, orador fluente, foi presidente da Assembleia Legislativa. É sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 1991 - Pela manhã é inaugurada a Escola de 1º Grau Vice Governador Castelo de Castro, na Rua 43, 1531, Conjunto dos Bancários, na Barra do Ceará.
  • 1997 - O Campeonato Cearense de Futebol termina com a partida decisiva entre Ceará e Fortaleza realizada no Castelão. No tempo normal terminou com o escore de 2 a 2 indo para a prorrogação que terminou 1 a 0 para o Ceará Sporting Clube que foi o Bi-Campeão.
  • 2000 - O médico Silas Aguiar Munguba (Silas Munguba) recebe, às 19 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira, por seu trabalho à frente da instituição Desafio Jovem do Ceará, dedicada aos jovens que desejam livrar-se do vício das drogas.
  • 2006 - Durante os festejos comemorativos dos 40 anos de criação da Secretaria de Cultura é entregue, à noite, nos jardins do Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, 505, sede da Secult, uma homenagem a todos os ex-Secretários da Cultura do Estado e ainda a Medalha José de Alencar para o ministro Gilberto Passos Gil Moreira (Gilberto Gil), José Denizard Macedo de Alcântara (in memoriam), Joaquim Lobo Macedo (Jorivar Macedo) (in memoriam), José Maria Barros Pinho, Francisco Augusto Pontes, Paulo Sérgio Bessa Linhares (Paulo Linhares) e Nilton Melo Almeida (Nilton Almeida).
  • 2008 - Morre, aos 79 anos de idade, na madrugada a historiadora e professora Simone de Souza, decorrente de complicações de um quadro de infecção urinária e no coração, além de uma pneumonia. Esteve internada várias vezes e por fim há duas semanas. Foi importante figura na departamentalização do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das responsáveis pela criação do Nudoc, o Núcleo de Documentação do Departamento de História da UFC. Escreveu, vários livros, entre eles "Construindo o Ceará - História" e "Fortaleza a Criança e a Cidade", organizou o livro "Uma Nova História do Ceará" e três edições da coleção "Fortaleza: História e Cotidiano" ("Comportamento", "Intelectuais" e "Seca"). Seu corpo, a seu próprio pedido é cremado no mesmo dia no Cemitério Parque da Saudade.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...