Pular para o conteúdo principal

IPM completa 67 anos de criação

Confira o 10 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez, com destaque para os 67 anos de criação do Instituto de Previdência do Município (IPM).


  • 1853 - Criado, pela Lei Estadual 693, o Bispado do Ceará, confirmado pela bula Pro animarum salute, de seis de junho de 1854.
  • 1886 - Inauguram-se os serviços da nova Alfândega de Fortaleza.
  • 1887 - Após algumas modificações, reinaugura-se o ramal da Estrada de Ferro de Baturité - EFB que vai até a Alfândega (atual Caixa Econômica, na Avenida Pessoa Anta).
  • 1889 - O último Chefe de Polícia do regime monárquico, Antônio Firmo Figueira de Sabóia, deixa o cargo nas mãos do interino, desembargador Pedro Tomás de Queirós Ferreira (Pedro de Queirós), de Beberibe, Cascavel.
  • 1905 - Fundado em Fortaleza o Asilo de Mendicidade do Ceará, criado pela maçonaria cearense com o objetivo de assistir as pessoas que tinham caráter de mendicância. A instituição de caridade foi inaugurada em 10/09/1905. Em 1979, passou a ser chamada de Lar Torres de Melo, por ter sido criada por José Ramos Torres de Melo. Atualmente, é administrado pelo filho do fundador, general Francisco Batista Torres de Melo, mais conhecido como General Torres de Melo. A instituição abriga 250 idosos, sendo a maioria proveniente do Interior do Estado e o restante da Capital.
  • 1905 - Morre, na Amazônia, em Porto Artur, no Alto Purus, a bordo do vapor Santo Antônio, o abolicionista, advogado, professor, jornalista e político Martinho Rodrigues de Sousa, Patrono da Academia Cearense de Letras (ACL). Era natural de Canindé onde nascera a 11 de novembro de 1848.
  • 1927 - Instalada, pela Confederação dos Pescadores do Ceará, a Escola Primária Saldanha da Gama, dirigida pela professora Alzira Pio de Farias, destinada aos filhos de pescadores.
  • 1940 - Estréia, armado na Praça dos Voluntários, o Grande Circo Nerino, de propriedade de Nerino Avanzi, às 20h30, com banda de música e luz próprias.
  • 1940 - A Empresa Clóvis de Araújo Janja inaugura, na Rua General Sampaio, 1263, o Cine Rex, com o filme A Enfermeira Edite Cavel, da RKO, com Ana Neagle, Edna May Oliver e May Robson, no local onde esteve, por muitos anos, a Serraria Rodolfo e sua fábrica de pregos.
  • 1940 - Na Vila Zoraide, por trás da estação de bondes, cai um avião “corsário”, do exército, com dois tripulantes, os tenentes Almeida e Clóvis Labre, este sofrendo quebra da clavícula.
  • 1943 - Criado o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR, pelo Aviso Ministerial 2.008, sendo instalado oficialmente em três de outubro de 1943, na Avenida Bezerra de Menezes, 581. Antes foi Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva sob coordenação do 29º Batalhão de Caçadores, funcionando no prédio da antiga Escola Militar, na Avenida Santos Dumont.
  • 1945 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação dos Funcionários Estaduais do Ceará.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4.331 publica a Lei 35 de quatro de agosto de 1948, que dá o nome de Rua Frei Bernardino, no Campo de Aviação (hoje Aerolândia) e Rua Mozart Pinto no São Gerardo e muda o nome da Rua Canindé, que foi Beco da Itaoca, no Montese e Damas, para Rua Romeu Martins. Publica também a Lei 37 de quatro de agosto de 1948, que dá o nome de Rua Manuel Francês à Rua 2 no Joaquim Távora, proposição do vereador Edival de Melo Távora.
  • 1950 - Inaugura-se o Grupo Municipal São Gerardo, hoje Escola de 1º Grau Gustavo Barroso, na Rua Eretides Martins, 26, São Gerardo.
  • 1952 - Lançada a pedra fundamental do Ginásio XI de Agosto no bairro da Cachoeirinha, construção patrocinada pelo Centro Estudantal Cearense.
  • 1953 - Criado pela Lei 676 o Instituto de Previdência do Município (IPM), que se instalará no ano seguinte. Hoje o IPM é dirigido por Ricardo Cesar Xavier Nogueira Santiago Formado em Administração pela Universidade do Ceará (Unice), possui MBA em Formação para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fez carreira no setor bancário, no qual trabalhou por 33 anos, 15 deles como primeiro gestor de agências no Estado do Ceará. Entrou na administração pública em fevereiro de 2014, primeiro como assessor na Secretaria do Governo, em seguida, como secretário executivo da Saúde onde permaneceu até o fim da primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio. Assumiu a secretaria executiva da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) no período de janeiro a julho de 2017. Em 31 de julho de 2017, foi nomeado superintendente do Instituto de Previdência do Município (IPM).
  • 1954 - Lançada pelo Partido Democrata Cristão (PDC) e União Democrática Nacional (UDN) a candidatura de Raimundo Girão à Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). 1956 - Eleito, para a Academia Brasileira de Letras (ABL), o escritor cearense Raimundo Magalhães Júnior, na Cadeira nº 32, que tem como patrono Souza Caldas, na vaga deixada por dom Aquino Corrêa. O novo imortal apresenta um conjunto de obras que o credenciam como teatrólogo, contista, tradutor em prosa e verso, pesquisador e biógrafo. Sua posse se dará a sete de novembro de 1956.
  • 1961 - Morre, aos 91 anos de idade, o general Eudoro Corrêa, gaúcho de Porto Alegre nascido em 23 de dezembro de 1869, comandou o Colégio Militar do Ceará e a Escola Militar do Ceará de 1923 a 1936. Foi nome do bosque que fica em frente ao Hospital Militar de Fortaleza, que hoje não mais tem seu nome.
  • 1962 - Fundada a Associação Profissional dos Operários e Empregados em Empresas Exibidoras Cinematográficas do Ceará, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, na Rua Major Facundo, 709-A (altos), sendo seu primeiro presidente, Edmundo Brasileiro.
  • 1966 - Criada, pela Lei Estadual 8.543, a Companhia Cearense de Desenvolvimento Agro-Pecuário - Codagro. Sua instalação seria em 29 de dezembro de 1966.
  • 1970 - Nehemias Castelo Branco assume o cargo de diretor da Imprensa Oficial do Ceará - Ioce, que estava vago desde o dia 30 do mês anterior.
  • 1972 - Com saudação feita pelo deputado Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides), a Assembleia entrega o Título de Cidadão Cearense ao empresário Guilherme Lilienfeld, alemão naturalizado brasileiro, em reconhecimento aos 22 anos de atividades desempenhadas na economia privada e setor social.
  • 1972 - A sede da Livraria Livro Técnico, que ficava na Rua Major Facundo nº 290, no centro de Fortaleza, muda-se para a Rua Dom Joaquim, 54, na Prainha, já com as atividades voltadas para a comercialização e representação de livros, do empresário Sérgio Braga Barbosa e seu pai, Raimundo Barbosa, sendo a primeira, de um total de onze filiais, das Livrarias Livro Técnico.
  • 1972 - A Assistente Social Sarah Fiúza Leão é a única representante cearense na 16ª Conferência Internacional de Serviço Social, em Haia, Holanda.
  • 1973 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza instala-se, no antigo Palácio do Bispo, que passa a ser o Paço Municipal, na Rua São José s/n, por trás da Catedral Metropolitana de Fortaleza, chamando-se Palácio João Brígido.
  • 1974 - Suicida-se, na França, por enforcamento, após período de depressão em virtude de tortura e perseguição a partir de sua prisão em 1969 quando foi deportado para o Chile e depois seguiu para a Itália onde sua própria igreja o rejeitou, sendo acolhido na França, o frade dominicano Tito de Alencar Lima (Frei Tito). Havia nascido em Fortaleza em 14 de setembro de 1945.
  • 1974 - Incorporado ao acervo da Universidade Federal do Ceará o Hospital Infantil Olga Barroso, localizado, em Porangabuçu, no Centro de Ciências da Saúde. A transação foi concluída com a assinatura de instrumento legal pelo reitor da UFC, Walter de Moura Cantídio (Wálter Cantídio), e pela presidenta da Associação de Amparo à Criança Cearense, Olga Monte Barroso, até então mantenedora da obra. Agora, o Centro de Ciências da Saúde fortalece mais ainda a sua área de atuação, contando com o Hospital das Clínicas, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e o Hospital Olga Barroso.
  • 1975 - O Campeonato Cearense de Futebol - 1975 termina com a partida onde o Ceará derrota o Fortaleza por 2 a 0, sagrando-se Campeão daquele ano. A partida foi no Castelão. 
  • 1976 - O Museu de Minerais do Ceará Professor Odorico Rodrigues de Albuquerque, do Departamento de Minas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Estado, inaugura sua nova sede, na Avenida Pessoa Anta, 274. 
  • 1980 - Ocorre, visível em Fortaleza, no final da tarde, um eclipse parcial do sol.
  • 1986 - Morre, no Rio de Janeiro, o jurista Boanerges Viana do Amaral, aos 92 anos de idade. Nasceu em Fortaleza a 27 de fevereiro de 1894.
  • 1987 - Morre, em Fortaleza, o ex-cônsul da França, comerciante Bertrand Boris, nascido na França. Foi diretor da Casa Boris.
  • 1990 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o bacharel em direito no cargo de vice-Governador, Francisco Castelo de Castro, cearense de Mombaça nascido em 22/09/1922, ex-deputado, orador fluente, foi presidente da Assembleia Legislativa. É sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 1991 - Pela manhã é inaugurada a Escola de 1º Grau Vice Governador Castelo de Castro, na Rua 43, 1531, Conjunto dos Bancários, na Barra do Ceará.
  • 1997 - O Campeonato Cearense de Futebol termina com a partida decisiva entre Ceará e Fortaleza realizada no Castelão. No tempo normal terminou com o escore de 2 a 2 indo para a prorrogação que terminou 1 a 0 para o Ceará Sporting Clube que foi o Bi-Campeão.
  • 2000 - O médico Silas Aguiar Munguba (Silas Munguba) recebe, às 19 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira, por seu trabalho à frente da instituição Desafio Jovem do Ceará, dedicada aos jovens que desejam livrar-se do vício das drogas.
  • 2006 - Durante os festejos comemorativos dos 40 anos de criação da Secretaria de Cultura é entregue, à noite, nos jardins do Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, 505, sede da Secult, uma homenagem a todos os ex-Secretários da Cultura do Estado e ainda a Medalha José de Alencar para o ministro Gilberto Passos Gil Moreira (Gilberto Gil), José Denizard Macedo de Alcântara (in memoriam), Joaquim Lobo Macedo (Jorivar Macedo) (in memoriam), José Maria Barros Pinho, Francisco Augusto Pontes, Paulo Sérgio Bessa Linhares (Paulo Linhares) e Nilton Melo Almeida (Nilton Almeida).
  • 2008 - Morre, aos 79 anos de idade, na madrugada a historiadora e professora Simone de Souza, decorrente de complicações de um quadro de infecção urinária e no coração, além de uma pneumonia. Esteve internada várias vezes e por fim há duas semanas. Foi importante figura na departamentalização do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das responsáveis pela criação do Nudoc, o Núcleo de Documentação do Departamento de História da UFC. Escreveu, vários livros, entre eles "Construindo o Ceará - História" e "Fortaleza a Criança e a Cidade", organizou o livro "Uma Nova História do Ceará" e três edições da coleção "Fortaleza: História e Cotidiano" ("Comportamento", "Intelectuais" e "Seca"). Seu corpo, a seu próprio pedido é cremado no mesmo dia no Cemitério Parque da Saudade.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…