Pular para o conteúdo principal

Paróquia da Saúde completa 89 anos

Confira o 29 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1857 - O primeiro delegado Antônio Joaquim de Oliveira Júnior assume interinamente o cargo de Chefe de Polícia.
  • 1920 - Fundada, em Fortaleza, a Federação Literária Cearense.
  • 1931 - Criada a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe (foto Fortaleza Nobre), cujo primeiro vigário foi o padre Luís Braga Rocha, que só assumiria em oito de setembro. Portanto a Paróquia da Saúde completa 89 anos.
  • 1932 - São criados, pelo Governo do Estado, os 2º e 3º Batalhões Provisórios do Corpo de Segurança Pública.
  • 1948 - Morre, aos 62 anos de idade, vítima de uremia, o poeta, escultor, teatrólogo e arquiteto Agostino Balmes Odísio, italiano de Turim nascido em primeiro de maio de 1881. Foi discípulo de August Rodim quando estudava em Paris. Chegou no Brasil em 1913 e após trabalhar no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais veio para o Ceará via Paraíba, radicando-se em Fortaleza onde existem várias esculturas de sua autoria, entre elas o busto de Getúlio Vargas na Praça dos Voluntários.
  • 1950 - Em campanha política, passa por Fortaleza, o candidato à Presidência da República, Cristiano Machado, deputado mineiro.
  • 1950 - Registrado o Diretório Estadual do Partido Social Progressista (PSP). Presidente: Olavo de Oliveira; 1º vice-presidente: Raimundo Gomes de Matos; 2º vice-presidente: Stênio Gomes da Silva; secretário geral: Antônio Coelho de Albuquerque; 1º secretário: Alfeu Faria de Aboim; tesoureiro geral: Joaquim Bastos Gonçalves; 1º tesoureiro: Almino Loiola de Alencar; procurador: e Raimundo Ivan Barroso de Oliveira. O comitê ficava na Rua General Bezerril, 416, Praça General Tibúrcio, altos da Cooperativa de Crédito Popular.
  • 1973 - Morre, no Crato, aos 69 anos de idade, o jornalista, escritor e historiador José Alves de Figueiredo Filho, membro da Academia Cearense de Letras (ACL). Nascera a 14 de julho da 1904, também no Crato.
  • 1973 - Falece o economista Maia Neto, vítima de desastre automobilístico em Natal, RN. Foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Parque da Paz.
  • 1974 - Morre o poeta José da Cruz Filho, Príncipe dos Poetas Cearenses, com 90 anos incompletos. Era membro da Academia Cearense de Letras (ACL). Cearense de Canindé, nascera a 16 de outubro de 1884. Autor de vários livros, entre eles Poema dos Belos Dias” (1924), História do Ceará (1931).
  • 1980 - O Teatro Universitário instalado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) é reinaugurado com o nome de Teatro Pascoal Carlos Magno, com solenidade onde falou o teatrólogo José Maria Bezerra de Paiva (B. de Paiva).
  • 1980 - Instala-se em Fortaleza, no Hotel Esplanada, na Praia de Iracema, a II Jornada Cearense de Oftalmologia.
  • 1982 - Realiza-se o primeiro plebiscito para a separação de Maracanaú de Maranguape, mas a votação não atingiu o número necessário para a obtenção de um resultado oficial.
  • 1983 - Morre, aos 87 anos de idade, em Fortaleza, o líder operário, poeta e escritor Manuel Alves de Oliveira. Era natural de Paracuru.
  • 1986 - Inaugurado, após grande reforma, a sede da Fundação Cultural de Fortaleza, na Rua Pereira Filgueiras, 4, na administração da prefeita Maria Luísa Fontenele de Almeida (PT), no mesmo prédio onde funcionou a Polícia Federal (PF) ao tempo da Ditadura Militar.
  • 1992 - Morre, em Fortaleza, o médico Heitor Catunda Gondim, nascido em Fortaleza em cinco de março de 1920.
  • 2003 - Tomam posse como titulares, na Academia Cearense de Farmácia, os farmacêuticos Francisco Edson Pereira (Cadeira 17) e Vânia Cordeiro de Matos (Cadeira 24). Toma posse também o Acadêmico Honorário Jorge Avelino Falcão Paredes. Foram saudados pelo farmacêutico Acadêmico Francisco José do Lago Costa. As posses ocorrem no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor) sob a presidência do farmacêutico biologista José Jarbas Studart Gurgel.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…