Pular para o conteúdo principal



Prefeito Roberto Cláudio atualiza Cronograma de Obras para 2º Semestre 2020

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) promove melhorias intersetoriais em áreas prioritárias da Administração Pública.


O prefeito Roberto Cláudio (PDT) coordenou Reunião com Secretários Municipais para atualizar o Cronograma de Obras e Investimentos do Segundo Semestre 2020. No encontro, realizado no Paço Municipal, foram monitoradas as intervenções previstas e em andamento na Saúde, Educação, Mobilidade, Infraestrutura, Juventude, Proteção Animal, entre outras áreas.

Os investimentos vêm garantindo a reforma e a construção de unidades de Saúde, a requalificação de espaços públicos, a edificação de Centros de Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral, a urbanização de lagoas, a drenagem e pavimentação de vias, além da implantação de binários, de ciclofaixas e de melhorias voltadas ao Transporte Público Municipal.

A iniciativa inclui a construção de novas Areninhas e a expansão da Assistência à Saúde Animal, que deve contemplar todas as Regionais da Cidade. Nessa perspectiva, até dezembro de 2020, a população fortalezense será beneficiada com novos equipamentos e serviços, o que vai potencializar, sobretudo, a assistência a populações mais vulneráveis.

Saúde - A expansão da Assistência à Saúde na Capital, contemplando todos os Pontos da Atenção, será reforçada, ainda em agosto, a partir da entrega do novo Hospital da Criança de Fortaleza e da Policlínica do Passaré. Importantes intervenções em Postos de Saúde, Gonzaguinhas e Frotinhas, aliadas ao início das atividades da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), fortalecerão o cenário de melhorias em implantação.

Já em setembro, a entrega total do Instituto José Frota 2 (IJF2) ampliará a capacidade assistencial da Unidade. A Policlínica do Siqueira, em instalação nas imediações do Bonsucesso, também deverá ser inaugurada nesse período, ampliando a oferta de consultas e exames especializados na Capital. O cronograma inclui, ainda, a nova Casa da Gestante de Messejana.

A Saúde Mental das crianças de Fortaleza receberá maior assistência por meio da entrega do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil da Regional V, prevista para outubro. Os esforços na área da saúde também contemplam a implantação de novas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Mobilidade - No âmbito da Mobilidade, diversas intervenções otimizarão os deslocamentos e facilitarão o acesso a importantes vias do Município. De acordo com o Cronograma de execuções estipulado, as obras da Avenida Alberto Craveiro, nas imediações do viaduto do Makro, devem ser concluídas até o fim setembro. O projeto inclui a padronização de calçadas, urbanização e projeto paisagístico. No entanto, o Trânsito deverá ser liberado ainda este mês.

Paralelamente, as melhorias em implantação na Avenida Vicente de Castro, importante Corredor Turístico da Cidade, deverão ser finalizadas até a primeira quinzena de setembro. Já a nova Avenida Desembargador Moreira deve ser concluída em dezembro.

Outros territórios, a exemplo da Avenida José Bastos, terão suas realidades transformadas ao longo dos próximos meses. Conforme o levantamento apresentado, o Binário da Avenida Senador Fernandes Távora deverá ser concluído ainda em agosto, e as intervenções completas em setembro.

Educação - Diversos Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas de Tempo Integral (ETIs) ampliarão, até o fim de 2020, o Parque Escolar Fortalezense, transformando a realidade educacional em bairros vulneráveis, como Barroso e Vila Velha.

Juventude - Importante política direcionada à Juventude, a Rede Cuca deverá, entre outubro e novembro deste ano, ser ampliada a partir da entrega de dois novos equipamentos situados nos bairros Pici e Conjunto José Walter.

Proteção Animal - Entre agosto e setembro, Fortaleza contará, com, pelo menos, dois novos VetMóveis. Já em outubro, as ações de proteção animal serão reforçadas com a entrega da Clínica Veterinária Popular.

Empreendedorismo - A expansão do Projeto Meu Bairro Empreendedor deverá chegar ao Vicente Pinzon, Serviluz, Jangurussu, Vila Velha, Planalto Ayrton Senna, Parque Santana, Parangaba, José Walter, Pirambu e Messejana. As obras em diversos destes territórios estão iniciadas e deverão estimular a Economia Local.

Proteção Urbana - Por meio do Programa Municipal de Proteção Urbana, a Prefeitura de Fortaleza já implantou nove Células de Proteção Comunitária em territórios estratégicos da Cidade. A iniciativa em expansão deve beneficiar, em breve, novas regiões, como os bairros Panamericano e Mondubim.

Intervenções paralelas - O Polo da Varjota, relevante Território Gastronômico da Capital, deve ser entregue ao longo das próximas semanas. Já a nova Avenida Beira Mar de Fortaleza deverá ser concluída até outubro deste ano.

O Novo Lago Jacarey, também em fase de acabamentos, incluirá, por meio de novo redesenho urbano, melhorias voltadas à infraestrutura e à mobilidade urbana. A iniciativa visa estimular a ocupação qualificada do espaço público com foco na segurança viária. A novidade irá transformar positivamente o cenário local, pautado pela convivência, pela prática de exercícios, pela Gastronomia e pelo Comércio.

Ainda durante a Reunião, na qual estiveram presentes gestores da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Secretaria Municipal de Governo (Segov), Chefia de Gabinete, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Secretaria Municipal da Educação (SME), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre outras, o prefeito Roberto Cláudio destacou que o intuito do encontro é garantir a conclusão das obras e entregar benefícios capazes de transformar para melhor, sobretudo, as áreas mais vulneráveis da Cidade.

Mais Ação - Os recursos, da ordem de R$ 1,5 bilhão, estão sendo investidos em toda a Capital e são resultado do financiamento de seis bancos nacionais e internacionais:
  1. Caixa Econômica Federal.
  2. Santander.
  3. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
  4. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
  5. Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
  6. Banco Mundial.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...