Pular para o conteúdo principal

Sesc Ceará tem Programação Cultural variada

Com o objetivo de levar a todos as melhores opções em Cultura, o Serviço Social do Comércio (Sesc-Ceará) disponibiliza uma programação diversificada, toda semana.

Até este sábado (15) nas Redes sociais do Sesc-Ceará e dos diversos artistas (foto Victor Grillo), o público pode conferir Oficinas, Literatura, Música, Teatro, Bate-Papo e Apresentações da Tradição. Tudo isso faz parte do #tudoemcasafecomercio e a lista com cada uma delas fica disponível no site tudoemcasafecomercio.com.br. 



Nesta sexta-feira (14), a partir das 20 horas, acontece a apresentação 'Costura Fina', com Makito Vieira, que traz o canto, a rabeca e a viola caipira. A proposta é uma releitura de diversas culturas, ritmos e folguedos populares, proporcionando um encontro das raízes em um resultado contemporâneo, trazendo o pulso e a cara da popularidade brasileira resgatando, assim, o imaginário popular. A transmissão é pelo Instagram @makitovieira.

Também nesta sexta-feira (14) tem a Temporada Encena, com o espetáculo 'Devorando Heróis – A tragédia segundo os Pícaros', com o Coletivo Pícaro's. A transmissão acontece através do Zoom, a partir das 20 horas. Os ingressos podem ser adquiridos na via Sympla + info @picaros_incorrigiveis. O evento é gratuito.

Nesta sábado (15), a partir das 17 horas, tem circo, sim, senhor, com a apresentação 'Circolarizando', da Aquarela Entretenimento. Trata-se de uma performance circense em forma de espetáculo ou intervenção onde os artistas de diversas modalidades trabalham de forma bem interativa com o público sempre os trazendo para a cena durante cortejos, performances, intervenções e recepções. A transmissão acontece pelo Instagram @aquarelaentretenimento.

Outra atração imperdível neste sábado (15) é o Sarau do Poema à Poesia, a partir das 18 horas, e com transmissão pelo Youtube Nina Rizzi. 


Confira a Programação Tudo em Casa Fecomércio (foto Ricardo Avellar) desta sexta (14) e sábado (15):

Sexta-feira (14)

  • 15 horas – Formação. Oficina 'Musicalidade nas Tradições Cearenses: A música nos brinquedos e manifestações populares', com Michel Prudêncio. Transmissão pelo Google Meet. Informações @prudencio.ce.
  • 16 horas – Literatura. Episódio 5 do Podcast Sesc Cordel 'Forno de Farinhada'
  •  - Poeta Daniel Gonçalves (neto de Patativa do Assaré). Mediação e narração: Tranquilino Ripuxado. Transmissão pela Rádio Educadora do Cariri, Programa Festa no Sertão, 102.1 FM (Programa do Seu Zezé). Link www.educadorafm.net
  • 16 horas – Cultura e Tradição. Palestra sobre Literatura de Cordel e Cultura Popular, com Raul Poeta. Transmissão pelo Facebook Raul Levyr.
  • 17 horas – Cultura e Tradição.Live “Cordão Azul x Cordão Encarnado” com Lapinha Senhora Santana, da Mestra Dona Fátima de Barbalha – CE. Transmissão pelo Instagram @secultbalha.
  • 17 horas – Música. Live com Simona Talma. Transmissão pelo Instagram @simonatalma.
  • 18h30 – Artes Cênicas.Dança Adulto. Diálogos em Artes Cênicas: Apresentação com Mirela Gomes - Transições Corporais - Icó/CE e Barbara Feitosa (Ballare Escola de Artes) – Juazeiro do Norte/CE. Classificação Livre. Transmissão pelo Instagram @mii_gomezx e @ballareescoladeartes.
  • 19 horas – Cultura e Tradição. Sesc Cultura de Raiz. Declamação do cordel “As Coisas do Meu Passado” e bate-papo sobre “Cordel e Cultura Popular” com a professora Dra. Maria do Socorro Pinheiro (Fecli/UECE) e mediação de Cícero Cosme e Itaércio Pereira. Transmissão pelo Facebook Cícero Cosme . Sinopse: Bate-papo com a professora doutora Socorro Pinheiro, com mediação dos assistentes pedagógicos da Biblioteca do Sesc Iguatu, Cícero Cosme e Itaercio Pereira. A conversa versará sobre Cordel e Cultura Popular. A abertura terá declamação poética do cordel “As Coisas do Meu Passado”, produzido na unidade do Sesc Iguatu.
  • 19 horas – Música. Reggae feito por mulher com o Coletivo Rebel Women Pocket. Transmissão pelo Instagram @coletivorebelwomen.
  • 20 horas – Música. Apresentação “Costura Fina”, com Makito Vieira. Transmissão pelo Instagram @makitovieira. Sinopse: Costura Fina traz o canto, a rabeca e a viola caipira. Alguns arranjos reconfiguram músicas populares numa leitura inusitada. Unir instrumentos da cultura popular tradicional como a rabeca, a viola caipira, o pífano, a zabumba em contraponto a instrumentos que fogem da formação esperada no tradicional, como o baixo, a bateria. Tem como proposta a releitura de diversas culturas, ritmos e folguedos populares. É o encontro das raízes em um resultado contemporâneo, trazendo o pulso e a cara da popularidade brasileira resgatando assim o imaginário popular.
  • 20 horas – Teatro. Temporada Encena. Espetáculos Devorando Heróis – A tragédia segundo os Pícaros, com o Coletivo Pícaros. Transmissão através do Zoom. Ingressos via Sympla + info @picaros_incorrigiveis. Evento gratuito.
Sábado (15)
  • 16 horas – Formação. O mercado de trabalho, após a pandemia, com Mayse Vieira. Transmissão pelo Instagram @maysevieira. Sinopse: Diante do novo normal no mundo do trabalho, que vai desde a recolocação em um mercado que apresenta uma precarização do trabalho, o profissional que busca uma vaga de emprego ou até mesmo se manter em um, precisa estar minimamente familiarizado com as mudanças que o mundo do trabalho passou a exigir.
  • 16h30 – Circo. Apresentação “Sangine Circo Escola Pequenos e Grandes”, de Juazeiro do Norte. Classificação Livre. Transmissão pelo Instagram @josivanlimacircosangine
  • 17 horas – Teatro. Apresentação “Circolarizando”, com Aquarela Entretenimento. Transmissão pelo Instagram @aquarelaentretenimento. Sinopse: Circolarizando é uma performance circense em forma de espetáculo ou intervenção onde os artistas de diversas modalidades trabalham de forma bem interativa com o público sempre os trazendo para a cena durante cortejos, performances, intervenções e recepções.  Na forma de espetáculo é apresentado como varietè de circo com diversos números de modalidades variadas podendo ser modificado sempre que necessário. Um Mestre de cena comanda o espetáculo onde com maestria apresenta ao publico números de habilidade, ilusão, comedia e tudo mais que o circo pode proporcionar.
  • 18 horas – Literatura – Sarau Sesc. Apresentação Sarau do poema à poesia. Transmissão pelo Youtube Nina Rizzi. Sinopse: Este Sarau é a culminância do curso. No evento será apresentado a produção dos estudantes do Curso.
  • 19 horas – Música. Apresentação Portas Janelas e Riachos, com a banda Trilhos. Transmissão pelo Instagram @gtrilhos. Sinopse: A Trilhos concretiza o encontro do regional, MPB, blues, reggae, pop, pop rock, xote e baião, a partir de uma nova roupagem que agrega a influência do trabalho individual de cada artista integrante do projeto, resultando numa Experiência Musical que atravessa o indie alternativo com poética visual, sonora e sentimental única.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…