Pular para o conteúdo principal



ZPE Ceará celebra sete anos com boas perspectivas para 2021

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) completou, neste domingo (30), sete anos de funcionamento com mais de 48,04 milhões de toneladas de cargas movimentadas.

Para o diretor-presidente da empresa, Mário Lima, a perspectiva é de que a ZPE Ceará mantenha a sua linha de crescimento para os próximos anos. “Este ano, por causa da pandemia, vimos o setor econômico mundial ser afetado diretamente, mas não paramos. As operações da ZPE continuaram e o trabalho administrativo foi realizado remotamente”, destaca Mário Lima.




Mário Lima lembra que a ZPE Ceará vive um momento importante para a história da economia do Estado com o anúncio do início das obras da expansão no primeiro semestre deste ano. “Estamos focados na prospecção de negócios para a ZPE Ceará, Setor II, que em breve estará pronta para a instalação de novos empreendimentos”, pontua Mário Lima.

A obra da expansão está, atualmente, com cerca de 15% de avanço, e o plano é de que seja entregue até o segundo semestre no ano que vem. O setor II da ZPE Ceará será divida em lotes de tamanhos variados, focados também em empreendimentos de médio e pequeno porte, aumentando as possibilidades de possíveis investidores para a expansão.

Movimentação - Entre as mercadorias que entram e saem pela área de livre comércio cearense estão minério de ferro, carvão mineral, placas de aço, gases industriais, fundentes, dentre outros. Até julho deste ano, foram registradas aproximadamente 6,5 milhões de toneladas movimentadas.

Segundo a diretora de operações, Andréa Freitas, um grande destaque no primeiro semestre deste ano foi o oxigênio produzido pela White Martins, uma das instaladas na ZPE. 

“Observamos que a demanda pelo material aumentou por causa da pandemia. Sua produção e movimentação adquiriram grande relevância no abastecimento de hospitais e unidades de saúde para tratar pessoas infectadas com o Coronavírus. Em comparação ao período de janeiro a julho de 2019, o aumento na produção do gás este ano foi de 32,5%, chegando a quase 17 mil toneladas movimentadas”, diz a diretora Andréa Freitas.

Inspiração
- A ZPE Cearense, que continua sendo a única autorizada operando no país, hoje é exemplo para outros estados brasileiros que pretendem conceber uma Zona de Processamento de Exportação. A equipe gestora da empresa investe regularmente em estudos e melhorias, principalmente na área de tecnologia da informação, logística aduaneira e segurança da informação e proteção de dados.

Um dos aperfeiçoamentos implementados recentemente foi o acesso aos Gates principais da empresa com identificação e verificação de dados através de smartphones com leitura de QR-Code. “A nova medida traz mais agilidade, eficiência e segurança às operações. Entendemos as necessidades dos nossos clientes e buscamos conduzir nossas práticas sempre com o foco na segurança, saúde das pessoas. Além disso, com as melhorias, tornamos o trabalho realizado aqui no Estado mais atrativo para possíveis investidores”, pontua Andréa Freitas.

Novo Modelo de Gestão - Desde 2018, a ZPE Ceará é empresa subsidiária do Complexo do Pecém, composto também por uma Área Industrial e pelo Porto do Pecém, com a função de promover o desenvolvimento do Ceará através dos negócios gerados.

Com a chegada do Porto de Roterdã, que é acionista (30%) do complexo, junto com o Governo do Estado (70%), mudanças no modelo de gestão foram aplicadas. “Hoje somos uma única empresa, com um objetivo, e isso é muito favorável no cenário internacional. Demonstramos que estamos em sinergia e, assim, passamos mais segurança aos empresários/investidores”, diz o diretor de governança, Roberto de Castro.

Com a integração das duas empresas, um Centro de Serviço Compartilhado – CSC foi implementado. “Alguns setores foram unificados, como Recursos Humanos, Comunicação e Financeiro, possibilitando uma harmonização no que se refere a gestão de pessoas, além de possibilitar agilidade, padronização de entregas para público interno e externo e aumento na produtividade da empresa”, destaca Roberto de Castro.

Reconhecimento - Foi este ano que a ZPE cearense virou membro da World FreeZone Organization – WFZO. Segundo o presidente da empresa, Mario Lima, a filiação significa uma consolidação do reconhecimento internacional que a ZPE alcançou. “Estamos localizados em um ponto estratégico da América do Sul. Contamos no Complexo com uma forte estrutura organizacional, somados a expertise de Roterdã, e um equipamento de última geração que tem conquistado o mercado. Fazer parte da organização nos dá a oportunidade de trocar experiências e aprender novas práticas com as maiores ZPEs do mundo”, diz o presidente Mario Lima.

Sustentabilidade
- Focada não só no desenvolvimento econômico, a empresa desde que começou a atuar, busca adotar práticas direcionadas a um progresso sustentável. “Nosso papel na economia estadual é fundamental, mas sabemos também da nossa importância para a sociedade. Buscar esse desenvolvimento consciente, dando, principalmente, oportunidades aos nossos cidadãos, é uma das premissas da ZPE Ceará”, destaca o diretor de Governança da ZPE, Roberto de Castro.

A ZPE do Ceará, atualmente, possui a certificação A3P, do Ministério do Meio Ambiente, o selo TCE Sustentável, do Tribunal de Contas do Ceará. Ambas certificações reconhecem órgãos /instituições que investem em responsabilidade socioambiental.

Com informações de Luiza Dantas e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...