Pular para o conteúdo principal

ZPE Ceará celebra sete anos com boas perspectivas para 2021

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) completou, neste domingo (30), sete anos de funcionamento com mais de 48,04 milhões de toneladas de cargas movimentadas.

Para o diretor-presidente da empresa, Mário Lima, a perspectiva é de que a ZPE Ceará mantenha a sua linha de crescimento para os próximos anos. “Este ano, por causa da pandemia, vimos o setor econômico mundial ser afetado diretamente, mas não paramos. As operações da ZPE continuaram e o trabalho administrativo foi realizado remotamente”, destaca Mário Lima.




Mário Lima lembra que a ZPE Ceará vive um momento importante para a história da economia do Estado com o anúncio do início das obras da expansão no primeiro semestre deste ano. “Estamos focados na prospecção de negócios para a ZPE Ceará, Setor II, que em breve estará pronta para a instalação de novos empreendimentos”, pontua Mário Lima.

A obra da expansão está, atualmente, com cerca de 15% de avanço, e o plano é de que seja entregue até o segundo semestre no ano que vem. O setor II da ZPE Ceará será divida em lotes de tamanhos variados, focados também em empreendimentos de médio e pequeno porte, aumentando as possibilidades de possíveis investidores para a expansão.

Movimentação - Entre as mercadorias que entram e saem pela área de livre comércio cearense estão minério de ferro, carvão mineral, placas de aço, gases industriais, fundentes, dentre outros. Até julho deste ano, foram registradas aproximadamente 6,5 milhões de toneladas movimentadas.

Segundo a diretora de operações, Andréa Freitas, um grande destaque no primeiro semestre deste ano foi o oxigênio produzido pela White Martins, uma das instaladas na ZPE. 

“Observamos que a demanda pelo material aumentou por causa da pandemia. Sua produção e movimentação adquiriram grande relevância no abastecimento de hospitais e unidades de saúde para tratar pessoas infectadas com o Coronavírus. Em comparação ao período de janeiro a julho de 2019, o aumento na produção do gás este ano foi de 32,5%, chegando a quase 17 mil toneladas movimentadas”, diz a diretora Andréa Freitas.

Inspiração
- A ZPE Cearense, que continua sendo a única autorizada operando no país, hoje é exemplo para outros estados brasileiros que pretendem conceber uma Zona de Processamento de Exportação. A equipe gestora da empresa investe regularmente em estudos e melhorias, principalmente na área de tecnologia da informação, logística aduaneira e segurança da informação e proteção de dados.

Um dos aperfeiçoamentos implementados recentemente foi o acesso aos Gates principais da empresa com identificação e verificação de dados através de smartphones com leitura de QR-Code. “A nova medida traz mais agilidade, eficiência e segurança às operações. Entendemos as necessidades dos nossos clientes e buscamos conduzir nossas práticas sempre com o foco na segurança, saúde das pessoas. Além disso, com as melhorias, tornamos o trabalho realizado aqui no Estado mais atrativo para possíveis investidores”, pontua Andréa Freitas.

Novo Modelo de Gestão - Desde 2018, a ZPE Ceará é empresa subsidiária do Complexo do Pecém, composto também por uma Área Industrial e pelo Porto do Pecém, com a função de promover o desenvolvimento do Ceará através dos negócios gerados.

Com a chegada do Porto de Roterdã, que é acionista (30%) do complexo, junto com o Governo do Estado (70%), mudanças no modelo de gestão foram aplicadas. “Hoje somos uma única empresa, com um objetivo, e isso é muito favorável no cenário internacional. Demonstramos que estamos em sinergia e, assim, passamos mais segurança aos empresários/investidores”, diz o diretor de governança, Roberto de Castro.

Com a integração das duas empresas, um Centro de Serviço Compartilhado – CSC foi implementado. “Alguns setores foram unificados, como Recursos Humanos, Comunicação e Financeiro, possibilitando uma harmonização no que se refere a gestão de pessoas, além de possibilitar agilidade, padronização de entregas para público interno e externo e aumento na produtividade da empresa”, destaca Roberto de Castro.

Reconhecimento - Foi este ano que a ZPE cearense virou membro da World FreeZone Organization – WFZO. Segundo o presidente da empresa, Mario Lima, a filiação significa uma consolidação do reconhecimento internacional que a ZPE alcançou. “Estamos localizados em um ponto estratégico da América do Sul. Contamos no Complexo com uma forte estrutura organizacional, somados a expertise de Roterdã, e um equipamento de última geração que tem conquistado o mercado. Fazer parte da organização nos dá a oportunidade de trocar experiências e aprender novas práticas com as maiores ZPEs do mundo”, diz o presidente Mario Lima.

Sustentabilidade
- Focada não só no desenvolvimento econômico, a empresa desde que começou a atuar, busca adotar práticas direcionadas a um progresso sustentável. “Nosso papel na economia estadual é fundamental, mas sabemos também da nossa importância para a sociedade. Buscar esse desenvolvimento consciente, dando, principalmente, oportunidades aos nossos cidadãos, é uma das premissas da ZPE Ceará”, destaca o diretor de Governança da ZPE, Roberto de Castro.

A ZPE do Ceará, atualmente, possui a certificação A3P, do Ministério do Meio Ambiente, o selo TCE Sustentável, do Tribunal de Contas do Ceará. Ambas certificações reconhecem órgãos /instituições que investem em responsabilidade socioambiental.

Com informações de Luiza Dantas e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.