Pular para o conteúdo principal

Abertas as inscrições para II Anima Ceará

Realizadores e apreciadores do Cinema de Animação já podem agendar o II Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, que anuncia a realização de cinco a nove de novembro de 2020.



Como parte da programação, acontece a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação, que recebe inscrições até nove de de outubro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site www.animafestival.com.br.

Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do setor uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área.

Além das exibições, o II Anima Ceará contará com uma extensa programação formativa, com palestras, workshops, mesas redondas e seminários, envolvendo importantes nomes do setor no país. Toda a programação acontecerá virtualmente nos canais do YouTube do Cineteatro São Luiz, e do próprio evento.

Com sua primeira edição realizada em 2018, o Anima Ceará foi criado como uma consequência natural da tradição do Estado na produção do Cinema de Animação, em especial, no Núcleo de Cinema de Animação, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que foi criado em 1993, responsável pela formação de várias gerações de animadores cearenses.

INSCRIÇÕES - Podem participar da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem de Animação do II Anima Ceará trabalhos de Curta-Metragem de até 30 minutos, realizados em qualquer técnica de animação, suportes de captação, tema ou gênero, que tenham sido produzidos a partir de 2018, desde que não tenham participado da seleção da primeira edição. A mostra é aberta a cineastas brasileiros ou radicados no País há mais de dois anos. Não há limite no número de inscrições de filmes por participante. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do evento.

No encerramento do festival, o júri da mostra concederá o Troféu Anima Ceará (foto) nas categorias de Melhor Curta-metragem, que também receberá o valor de R$ 3 mil, além de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme Infantil.

TROFÉU ARTESANAL - O Troféu Anima Ceará é uma criação do artista plástico Dim Brinquedim, como é conhecido o cearense de Camocim, Antônio Jader Pereira dos Santos. Com mais de 40 anos de carreira, Dim criou uma linguagem artística própria, unindo o lúdico e o estético em obras de pequenas e grandes dimensões, manipuláveis, instigando a interação com o espectador. Sua arte já foi tema de documentários e pesquisas acadêmicas. Mais de 500 peças de sua autoria, entre brinquedos, esculturas e telas, podem ser vistas no Museu Brinquedim em Pindoretama, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.

O Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura.


SOBRE O OI FUTURO - O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da empresa de telefonia Oi e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Na área de Educação, o Oi Futuro investe em novas formas de aprender e ensinar com o Núcleo Avançado em Educação (Nave), programa que já formou mais de 2,5 mil jovens desde 2006. Criado pelo instituto em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco, o Programa é desenvolvido em duas escolas públicas, uma no Rio e uma em Recife, na modalidade de Ensino Médio Integrado ao Profissional, com foco nas economias criativa e digital. 

As escolas funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas por meio de cursos de formação oferecidos gratuitamente a educadores da Rede Pública, em áreas como Robótica e Midiaeducação. A iniciativa também produz conteúdos para educadores, entre eles a publicação digital “E-Nave - Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, que teve sua segunda edição lançada em 2019.

No segmento da Cultura, o instituto mantém o Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. A unidade abriga o Musehum, antigo Museu das Telecomunicações, pioneiro no uso da interatividade no Brasil e dono de um acervo de mais de 130 mil itens que contam a história do setor no país.

Ainda na área de Cultura, o Instituto Oi Futuro, em 2019, apresentou a pesquisa inédita “Museus: narrativas para o Futuro”, que faz um raio-x da percepção dos brasileiros sobre museus. O estudo, realizado em parceria com a Consumoteca, aponta que metade dos entrevistados vai a museus a cada dois anos ou menos, considera os espaços sem novidades e elitizados.


A pesquisa levantou as dinâmicas comportamentais do público pelo Brasil com o intuito de mapear novos interesses nos ambientes culturais urbanos. Cerca de 600 pessoas foram ouvidas, de Norte a Sul, frequentadores e não frequentadores de museus, das classes A, B e C, além de especialistas em Museologia, Patrimônio, Educação e História.

Há 16 anos, o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, responsável por selecionar projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores. O instituto também criou e mantém o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical, e o Oi Kabum! Lab, que promove a formação de jovens de periferia no campo da arte e tecnologia. Ambos localizados na mesma unidade do Rio de Janeiro, no Lab Oi Futuro.

Nascido numa confluência entre as áreas de Cultura e Inovação Social, o Lab Oi Futuro é um espaço de criação, experimentação e colaboração, idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups de impacto social de todo o Brasil, selecionados por editais públicos. Com mais de 500 metros quadrados, o Laboratório abriga iniciativas como o LabSonica e oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa e a inovação.

Ainda na área de Inovação Social, o Oi Futuro criou o Labora, laboratório dedicado à conexão e ao fortalecimento de empreendedores, negócios e organizações comprometidos com o impacto social. Lançado em 2017, o Labora é um ambiente de aprendizagem, criação e articulação e oferece ciclos de aceleração para startups e organizações sociais selecionados por editais públicos, além de uma agenda contínua de workshops, cursos, seminários e palestras para o público em geral. Já foram 50 negócios e organizações acelerados, com cerca de 340 empreendedores impactados diretamente. O espaço faz parte da estrutura do Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro.


SERVIÇO
  • 2º Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web 
  • Inscrições até nove de outubro para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação, através do site: www.animafestival.com.br.
  • O evento será realizado de cinco a nove em de novembro de 2020 em canais do YouTube. Mais informações no site do evento: www.animafestival.com.br.
  • Contatos: (85) 3055-3465 | producaoanimace@gmail.com
  • Redes sociais: @festivalanimaceara.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

ACMP celebra 1ª Festa Junina no Cariri

No último sábado (15), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) promoveu a 1ª edição da Festa Junina, reunindo associados e familiares para um momento de confraternização. O encontro, marcado por comidas típicas e música ao vivo, fortaleceu os laços entre os membros da instituição. - É sempre uma alegria poder reunir nossos associados para celebrar uma festa tão querida e representativa para nossa cultura. O São João é uma oportunidade para fortalecer laços e promover momentos de descontração entre nossos membros", destacou o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

ACMP celebra 1ª Festa Junina no Cariri

No último sábado (15), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) promoveu a 1ª edição da Festa Junina, reunindo associados e familiares para um momento de confraternização. O encontro, marcado por comidas típicas e música ao vivo, fortaleceu os laços entre os membros da instituição. - É sempre uma alegria poder reunir nossos associados para celebrar uma festa tão querida e representativa para nossa cultura. O São João é uma oportunidade para fortalecer laços e promover momentos de descontração entre nossos membros", destacou o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos.