Pular para o conteúdo principal

Distrito Antônio Bezerra ganhava Sub-Prefeitura há 69 anos

O Arquivo Nirez apresenta o 27 de setembro na História de Fortaleza:

  • 1832 - Fundada em Fortaleza a sociedade Philopatria, que funcionava na Casa do Conselho da Província, 34 da atual Praça Caio Prado (da Sé). O presidente era José Mariano de Albuquerque Cavalcante.
  • 1894 - Criado o Centro Literário, que teve em seu seio nomes como Antônio Papi Júnior, Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva, Raimundo de Farias Brito, Pedro Moniz, José Quintino da Cunha (Quintino Cunha), Temístocles Machado, Álvaro Dias Martins (Álvaro Martins) “Alvarins”, Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), José da Silva Bonfim Sobrinho, Frota Pessoa, Ulisses Sarmento, Francisco Alves Lima, José Pedro Soares Bulcão, José Albano, entre muitos outros.
  • 1898 - Morre em Fortaleza, aos 29 anos de idade, vítima de traumatismo moral, o jornalista Tibúrcio Rodrigues, que juntamente com seu irmão, mantinha o jornal político O Rebate, que foi empastelado pelo governo. Hoje é nome de rua no São João do Tauape. Era cearense de Ipu onde nascera a 11 de agosto de 1869.
  • 1907 - Realiza-se a compra, pela Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, do prédio da Fábrica de Curtumes, no Jacarecanga, na Avenida Filomeno Gomes nº 30.
  • 1919 - Fundado, no aniversário de 83 anos de Juvenal Galeno, o Salão Juvenal Galeno, que depois seria a Casa de Juvenal Galeno - um dos principais redutos da intelectualidade cearense, em casa na Rua General Sampaio, 1128, no Centro de Fortaleza.
  • 1920 - Dentro das comemorações dos 84 anos do poeta Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva, é inaugurada a Rua Juvenal Galeno, iniciando na Praça Paula Pessoa (São Sebastião) em direção ao poente. É hoje o início da Avenida Bezerra de Menezes. Existe no Benfica outra Rua Juvenal Galeno.
  • 1928 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Carlos Studart Filho, Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho) e Eusébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa).
  • 1934 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, o capitão Alcides Teixeira de Araújo.
  • 1934 - Toma posse no comando do Corpo de Segurança Pública, o coronel do Exército, Custódio de Oliveira.
  • 1936 - Henriqueta Galeno, filha de Juvenal Galeno cria a Falange Feminina do Salão Juvenal Galeno, na Rua General Sampaio, 1128. Seria depois a Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.
  • 1936 - Encerrado, no Campo do Prado, o Campeonato Cearense de Futebol daquele ano, com o jogo entre as equipes do Sport Club Maguari e o Penarol, saindo Campeão o Sport Club Maguari que vence por 5x0.
  • 1940 - Morre o advogado Álvaro Teixeira de Sousa Mendes (Álvaro Mendes), ex-chefe de Polícia, ex-deputado federal. Era piauiense de Teresina, onde nascera a 25/07/1863. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1942 - A Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, no seu sexto aniversário é reorganizada, recebendo o nome de Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, funcionando na Rua General Sampaio, 1128.
  • 1946 - Criada, pelo prefeito Romeu Coelho Martins (Romeu Martins), a Praça Fausto Barreto. É um semicírculo, cujo lado reto é a Avenida Pasteur e a rua curva é a Frei Teobaldo, sendo cortada transversalmente pela Avenida Francisco Sá, no Carlito Pamplona. Da praça nascem as Rua Assis Bezerra, Rua Conselheiro Gouveia, Rua Ana Facó e Rua Coelho Fonseca.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4370 traz a Lei 71, de 21 de setembro, batizando de Rua São Francisco a via ligando a Rua Liberato Barroso à Rua Sena Madureira, passando pela Praça dos Voluntários. Hoje chama-se Rua Perboyre e Silva.
  • 1950 - Assassinado, às 22 horas, aos 45 anos de idade, em um estabelecimento comercial na Rua Moacir Weyne, no bairro do Jardim América, o conhecido inspetor da Guarda Civil de Fortaleza, tenente João Apolinário da Silva (Inspetor Apolinário), por um carroceiro chamado Manuel Walter Lima, com golpes de faca, motivado por vingança; havia sido preso por Apolinário e na ocasião o filho deste lhe deu um tiro. Apolinário era pernambucano de nascimento. Seu corpo é sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista.
  • 1951 - O distrito de Antônio Bezerra tem instalada sua Sub-Prefeitura com a posse do bacharel Raimundo Delmino Evangelista no cargo de sub-prefeito. A solenidade de posse contou com a presença do prefeito Paulo Cabral de Araújo; e dos vereadores Francisco Edward Pires (PTB), Luciano Campos Magalhães (UDN), Paula Holanda (UDN), José Martins (UDN), José Barros de Alencar (UDN), Sebastião Bayma (PSP) e Raimundo Tavares (PSP); e dos moradores Plauto Benevides, José Hélio Pamplona e Silvio Leal.
  • 1951 - O Diário Oficial do Município 5.238 publica a Lei 327, de 17 de setembro de 1951 que dá o nome de Rua Napoleão Laureano à então Rua Piauí, paralela à Rua Siqueira Campos, no Parque Ubirajara, hoje Bairro de Fátima. A proposição foi do vereador João César.
  • 1952 - Morre próximo a Taubaté, em desastre automobilístico, o cantor Francisco de Moraes Alves (Francisco Alves), cognominado “O Rei da Voz”, ou “Chico Viola”, conhecido popularmente por Chico Alves, estando no auge de sua fama, causando consternação em todo o País e Fortaleza não fugiu à regra. Ao contrário do que ocorre em outros países, seu nome hoje é totalmente esquecido.
  • 1956 - Instala-se, em Fortaleza, uma agência filial do Banco Mercantil de Minas Gerais, na Rua Edgar Borges, 20.
  • 1957 - Publicado no Diário Oficial do Município 1.154 a Lei 1.210, do dia anterior, denominando de Rua Jorge da Rocha uma via de Fortaleza, proposição do vereador José Diogo da Silveira.
  • 1967 - Inaugurado em Aquiraz o Museu de Arte Sacra São José de Ribamar.
  • 1972 - Inaugurado na Aerolândia o Centro Comunitário Presidente Médici, hoje Centro Social Urbano Presidente Médici,
  • 1978 - Lei 5.070, publicada no Diário Oficial do Município 6.507, de cinco de outubro de 1978, denomina o antigo “Campo do Rio Branco”, agora construído pela Prefeitura Municipal de Fortaleza  no terreno que seria a Praça Manuel Vitorino, entre a Rua Pedro Melo, Rua Hugo Victor, Rua Tenente Queirós e Rua Manuel Nunes, no Antônio Bezerra, Estádio Deputado Estadual Antônio Costa Filho (Antony Costa), na administração Lúcio Alcântara.
  • 1980 - Reaberto o Museu São José de Ribamar, de arte sacra, na Rua Cônego Araripe, 22, em Aquiraz.
  • 1984 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza faz entrega à Casa de Juvenal Galeno, do busto do poeta Juvenal Galeno, que fora retirado da Praça Clóvis Bevilacqua e recolhida ao depósito da Prefeitura. Hoje encontra-se no jardim interno daquela casa de cultura.
  • 1987 - Sai o Diário Oficial do Município 8655 trazendo a Lei  4196 de 27 de maio de 1987, que muda o nome da Rua Gameleira, no Mucuripe, para Rua Juvêncio Vasconcelos.
  • 1991 - Em festa no Ideal Clube recebem o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, o banqueiro Francisco Jaime Nogueira Pinheiro (Jaime Pinheiro), o empresário Plínio Pompeu de Saboia Magalhães, o professor Roberto de Carvalho Rocha e o artista plástico Sérvulo Esmeraldo. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, e neste ano completa sua maioridade.
  • 1996 - O Sistema Verdes Mares (SVM) entrega, pela 26ª vez, em festa no Ideal Clube, o Troféu Sereia de Ouro, desta vez à artista plástica Fideralina Correia de Amora Maciel (Sinhá D’Amora), ao escritor Gerardo Melo Mourão, ao advogado e bibliófilo José Bonifácio da Silva Câmara (José Bonifácio Câmara) e ao advogado e industrial Luís Esteves Neto. O troféu Sereia de Ouro foi criado por Edison Queiroz. 1999 - A Coelce é incorporada à Distriluz Energia Elétrica S. A., adquirida que foi em leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em dois de abril de 1998. Distriluz Energia Elétrica S. A., é formada pelas Companhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro - Cerj.
  • 2000 - Morre, em Fortaleza, vítima de enfarto, o economista Manoel Teixeira Lima, que por muitos anos prestou serviços no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS. Nascera em Pacatuba, em 1934.
  • 2001 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro agrônomo e biólogo Rui Simões de Menezes, ex-diretor do Serviço de Piscicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS e um dos maiores especialistas em piscicultura no Brasil. Nascera em Fortaleza em 10 de maio de 1917.
  • 2001 - Inaugurado o incinerador do Centro de Tratamento de Resíduos Perigosos (CTRP), da Prefeitura de Fortaleza, quatro anos depois de adquirido. A solenidade aconteceu às 8h, no antigo aterro sanitário do Jangurussu. No equipamento serão queimados o lixo hospitalar, resíduos de ambulatórios, animais mortos, dinheiro fora de circulação, drogas apreendidas e materiais perigosos como medicamentos vencidos. O equipamento tem capacidade para incinerar 15,3 toneladas por dia. No mês, 459 toneladas, informa Teodora Ximenes, presidente da Emlurb, a empresa municipal responsável pela coleta de lixo. O uso do incinerador foi terceirizado para a Contenur do Brasil.
  • 2002 - Um helicóptero Bel 206, prefixo PT-HVF, com cinco pessoas caiu no Parque Genibaú. A aeronave conduzia técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao interior do Estado. Os quatro técnicos e o piloto ficaram feridos e foram transportados para o Instituto José Frota.
  • 2002 - Às 21 horas realiza-se no Ideal Clube, durante jantar, a entrega do Troféu Sereia de Ouro em sua 32ª edição, sendo agraciados a religiosa Maria José Bastos Silveira (Elisabeth Silveira), o teatrólogo Luís Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra), o jornalista Luís Edgar de Andrade e o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra (Roberto Cláudio Bezerra). 
  • 2004 - Morre em Brasília, o radialista cearense Mário Miguel Nicola Garofalo (Mário Garofalo) presidente da Brasília Super Rádio FM. Nascera em Fortaleza,  em 16 de junho de 1920.
  • 2013 - Ocorre mais uma edição da entrega do Troféu Sereia de Ouro, criado pelo industrial Edson Queiroz para premiar os cearenses de destaque. Neste ano são entregues ao empresário Antenor Gomes Barros Leal Filho (Antenor Barros Leal), o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto), a pesquisadora Maria Zélia Rouquayrol e o ministro Raul Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça - STJ. A solenidade acontece no Theatro José de Alencar.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE