Pular para o conteúdo principal

Distrito Antônio Bezerra ganhava Sub-Prefeitura há 69 anos

O Arquivo Nirez apresenta o 27 de setembro na História de Fortaleza:

  • 1832 - Fundada em Fortaleza a sociedade Philopatria, que funcionava na Casa do Conselho da Província, 34 da atual Praça Caio Prado (da Sé). O presidente era José Mariano de Albuquerque Cavalcante.
  • 1894 - Criado o Centro Literário, que teve em seu seio nomes como Antônio Papi Júnior, Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva, Raimundo de Farias Brito, Pedro Moniz, José Quintino da Cunha (Quintino Cunha), Temístocles Machado, Álvaro Dias Martins (Álvaro Martins) “Alvarins”, Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), José da Silva Bonfim Sobrinho, Frota Pessoa, Ulisses Sarmento, Francisco Alves Lima, José Pedro Soares Bulcão, José Albano, entre muitos outros.
  • 1898 - Morre em Fortaleza, aos 29 anos de idade, vítima de traumatismo moral, o jornalista Tibúrcio Rodrigues, que juntamente com seu irmão, mantinha o jornal político O Rebate, que foi empastelado pelo governo. Hoje é nome de rua no São João do Tauape. Era cearense de Ipu onde nascera a 11 de agosto de 1869.
  • 1907 - Realiza-se a compra, pela Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, do prédio da Fábrica de Curtumes, no Jacarecanga, na Avenida Filomeno Gomes nº 30.
  • 1919 - Fundado, no aniversário de 83 anos de Juvenal Galeno, o Salão Juvenal Galeno, que depois seria a Casa de Juvenal Galeno - um dos principais redutos da intelectualidade cearense, em casa na Rua General Sampaio, 1128, no Centro de Fortaleza.
  • 1920 - Dentro das comemorações dos 84 anos do poeta Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva, é inaugurada a Rua Juvenal Galeno, iniciando na Praça Paula Pessoa (São Sebastião) em direção ao poente. É hoje o início da Avenida Bezerra de Menezes. Existe no Benfica outra Rua Juvenal Galeno.
  • 1928 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Carlos Studart Filho, Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho (Tomás Pompeu Sobrinho) e Eusébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa).
  • 1934 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, o capitão Alcides Teixeira de Araújo.
  • 1934 - Toma posse no comando do Corpo de Segurança Pública, o coronel do Exército, Custódio de Oliveira.
  • 1936 - Henriqueta Galeno, filha de Juvenal Galeno cria a Falange Feminina do Salão Juvenal Galeno, na Rua General Sampaio, 1128. Seria depois a Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.
  • 1936 - Encerrado, no Campo do Prado, o Campeonato Cearense de Futebol daquele ano, com o jogo entre as equipes do Sport Club Maguari e o Penarol, saindo Campeão o Sport Club Maguari que vence por 5x0.
  • 1940 - Morre o advogado Álvaro Teixeira de Sousa Mendes (Álvaro Mendes), ex-chefe de Polícia, ex-deputado federal. Era piauiense de Teresina, onde nascera a 25/07/1863. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1942 - A Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, no seu sexto aniversário é reorganizada, recebendo o nome de Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, funcionando na Rua General Sampaio, 1128.
  • 1946 - Criada, pelo prefeito Romeu Coelho Martins (Romeu Martins), a Praça Fausto Barreto. É um semicírculo, cujo lado reto é a Avenida Pasteur e a rua curva é a Frei Teobaldo, sendo cortada transversalmente pela Avenida Francisco Sá, no Carlito Pamplona. Da praça nascem as Rua Assis Bezerra, Rua Conselheiro Gouveia, Rua Ana Facó e Rua Coelho Fonseca.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4370 traz a Lei 71, de 21 de setembro, batizando de Rua São Francisco a via ligando a Rua Liberato Barroso à Rua Sena Madureira, passando pela Praça dos Voluntários. Hoje chama-se Rua Perboyre e Silva.
  • 1950 - Assassinado, às 22 horas, aos 45 anos de idade, em um estabelecimento comercial na Rua Moacir Weyne, no bairro do Jardim América, o conhecido inspetor da Guarda Civil de Fortaleza, tenente João Apolinário da Silva (Inspetor Apolinário), por um carroceiro chamado Manuel Walter Lima, com golpes de faca, motivado por vingança; havia sido preso por Apolinário e na ocasião o filho deste lhe deu um tiro. Apolinário era pernambucano de nascimento. Seu corpo é sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista.
  • 1951 - O distrito de Antônio Bezerra tem instalada sua Sub-Prefeitura com a posse do bacharel Raimundo Delmino Evangelista no cargo de sub-prefeito. A solenidade de posse contou com a presença do prefeito Paulo Cabral de Araújo; e dos vereadores Francisco Edward Pires (PTB), Luciano Campos Magalhães (UDN), Paula Holanda (UDN), José Martins (UDN), José Barros de Alencar (UDN), Sebastião Bayma (PSP) e Raimundo Tavares (PSP); e dos moradores Plauto Benevides, José Hélio Pamplona e Silvio Leal.
  • 1951 - O Diário Oficial do Município 5.238 publica a Lei 327, de 17 de setembro de 1951 que dá o nome de Rua Napoleão Laureano à então Rua Piauí, paralela à Rua Siqueira Campos, no Parque Ubirajara, hoje Bairro de Fátima. A proposição foi do vereador João César.
  • 1952 - Morre próximo a Taubaté, em desastre automobilístico, o cantor Francisco de Moraes Alves (Francisco Alves), cognominado “O Rei da Voz”, ou “Chico Viola”, conhecido popularmente por Chico Alves, estando no auge de sua fama, causando consternação em todo o País e Fortaleza não fugiu à regra. Ao contrário do que ocorre em outros países, seu nome hoje é totalmente esquecido.
  • 1956 - Instala-se, em Fortaleza, uma agência filial do Banco Mercantil de Minas Gerais, na Rua Edgar Borges, 20.
  • 1957 - Publicado no Diário Oficial do Município 1.154 a Lei 1.210, do dia anterior, denominando de Rua Jorge da Rocha uma via de Fortaleza, proposição do vereador José Diogo da Silveira.
  • 1967 - Inaugurado em Aquiraz o Museu de Arte Sacra São José de Ribamar.
  • 1972 - Inaugurado na Aerolândia o Centro Comunitário Presidente Médici, hoje Centro Social Urbano Presidente Médici,
  • 1978 - Lei 5.070, publicada no Diário Oficial do Município 6.507, de cinco de outubro de 1978, denomina o antigo “Campo do Rio Branco”, agora construído pela Prefeitura Municipal de Fortaleza  no terreno que seria a Praça Manuel Vitorino, entre a Rua Pedro Melo, Rua Hugo Victor, Rua Tenente Queirós e Rua Manuel Nunes, no Antônio Bezerra, Estádio Deputado Estadual Antônio Costa Filho (Antony Costa), na administração Lúcio Alcântara.
  • 1980 - Reaberto o Museu São José de Ribamar, de arte sacra, na Rua Cônego Araripe, 22, em Aquiraz.
  • 1984 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza faz entrega à Casa de Juvenal Galeno, do busto do poeta Juvenal Galeno, que fora retirado da Praça Clóvis Bevilacqua e recolhida ao depósito da Prefeitura. Hoje encontra-se no jardim interno daquela casa de cultura.
  • 1987 - Sai o Diário Oficial do Município 8655 trazendo a Lei  4196 de 27 de maio de 1987, que muda o nome da Rua Gameleira, no Mucuripe, para Rua Juvêncio Vasconcelos.
  • 1991 - Em festa no Ideal Clube recebem o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, o banqueiro Francisco Jaime Nogueira Pinheiro (Jaime Pinheiro), o empresário Plínio Pompeu de Saboia Magalhães, o professor Roberto de Carvalho Rocha e o artista plástico Sérvulo Esmeraldo. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, e neste ano completa sua maioridade.
  • 1996 - O Sistema Verdes Mares (SVM) entrega, pela 26ª vez, em festa no Ideal Clube, o Troféu Sereia de Ouro, desta vez à artista plástica Fideralina Correia de Amora Maciel (Sinhá D’Amora), ao escritor Gerardo Melo Mourão, ao advogado e bibliófilo José Bonifácio da Silva Câmara (José Bonifácio Câmara) e ao advogado e industrial Luís Esteves Neto. O troféu Sereia de Ouro foi criado por Edison Queiroz. 1999 - A Coelce é incorporada à Distriluz Energia Elétrica S. A., adquirida que foi em leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em dois de abril de 1998. Distriluz Energia Elétrica S. A., é formada pelas Companhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro - Cerj.
  • 2000 - Morre, em Fortaleza, vítima de enfarto, o economista Manoel Teixeira Lima, que por muitos anos prestou serviços no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS. Nascera em Pacatuba, em 1934.
  • 2001 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro agrônomo e biólogo Rui Simões de Menezes, ex-diretor do Serviço de Piscicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS e um dos maiores especialistas em piscicultura no Brasil. Nascera em Fortaleza em 10 de maio de 1917.
  • 2001 - Inaugurado o incinerador do Centro de Tratamento de Resíduos Perigosos (CTRP), da Prefeitura de Fortaleza, quatro anos depois de adquirido. A solenidade aconteceu às 8h, no antigo aterro sanitário do Jangurussu. No equipamento serão queimados o lixo hospitalar, resíduos de ambulatórios, animais mortos, dinheiro fora de circulação, drogas apreendidas e materiais perigosos como medicamentos vencidos. O equipamento tem capacidade para incinerar 15,3 toneladas por dia. No mês, 459 toneladas, informa Teodora Ximenes, presidente da Emlurb, a empresa municipal responsável pela coleta de lixo. O uso do incinerador foi terceirizado para a Contenur do Brasil.
  • 2002 - Um helicóptero Bel 206, prefixo PT-HVF, com cinco pessoas caiu no Parque Genibaú. A aeronave conduzia técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao interior do Estado. Os quatro técnicos e o piloto ficaram feridos e foram transportados para o Instituto José Frota.
  • 2002 - Às 21 horas realiza-se no Ideal Clube, durante jantar, a entrega do Troféu Sereia de Ouro em sua 32ª edição, sendo agraciados a religiosa Maria José Bastos Silveira (Elisabeth Silveira), o teatrólogo Luís Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra), o jornalista Luís Edgar de Andrade e o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra (Roberto Cláudio Bezerra). 
  • 2004 - Morre em Brasília, o radialista cearense Mário Miguel Nicola Garofalo (Mário Garofalo) presidente da Brasília Super Rádio FM. Nascera em Fortaleza,  em 16 de junho de 1920.
  • 2013 - Ocorre mais uma edição da entrega do Troféu Sereia de Ouro, criado pelo industrial Edson Queiroz para premiar os cearenses de destaque. Neste ano são entregues ao empresário Antenor Gomes Barros Leal Filho (Antenor Barros Leal), o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto), a pesquisadora Maria Zélia Rouquayrol e o ministro Raul Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça - STJ. A solenidade acontece no Theatro José de Alencar.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".