Pular para o conteúdo principal



Assembleia inaugura Projeto Mundo Azul

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) inaugurou o Projeto Mundo Azul, que tem foco no atendimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Os atendimentos começam nessa terça-feira (15/09), inicialmente voltados aos dependentes de servidores da ALCE.


Localizado no 5º andar do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, Anexo II da Assembleia, a iniciativa faz atendimento multidisciplinar, de segunda a sexta, nos períodos da manhã e da tarde, com equipe capacitada em um espaço criado especialmente para a acolhida de crianças com TEA e suas famílias. Testes de Covid-19 foram realizados em profissionais do projeto, assim como em crianças e cuidadores que passarão a ser atendidos.

A primeira-dama da ALCE, Natália Herculano, ressaltou a importância do projeto e destacou que ele foi idealizado ao ser percebida a carência de atenção para esse tipo de atendimento multidisciplinar para os dependentes diretos de servidores da Casa. "O espectro autista é imenso. Você tem crianças com características de timidez, outras que não falam ou têm comportamento agressivo. Mas tudo isso pode ser trabalhado e todas essas crianças, nas suas particularidades, podem ser introduzidas na sociedade", afirmou.

Natália Herculano ressaltou que todas as medidas de prevenção serão tomadas e, por isso, a capacidade inicial será de 25% de atendimentos de crianças e cuidadores, aumentando gradativamente. Ela lembrou ainda que o objetivo do projeto é que outras pessoas sejam atendidas no Mundo Azul. "É um orgulho imenso, é um legado que sinto que deixei e que era preciso deixar aqui", disse.

A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, classificou como "grandioso e rico" o projeto Mundo Azul, pois irá gerar bons frutos para o Ceará. Ela lembrou os altos custos para conseguir esse tipo de acompanhamento para crianças com TEA, longe da realidade de muitas famílias, e que a Assembleia Legislativa dá um importante passo para fornecer um atendimento de qualidade. "Esse projeto chegou em boa hora, ainda mais em um momento em que os estudos apontam para um crescimento de casos de autismo, não só no Ceará, mas no mundo inteiro. Elas precisam desse aparato para terem um bom desenvolvimento", pontuou.

Onélia Santana parabenizou ainda os esforços da Assembleia, em especial do presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), e da primeira-dama, Natália Herculano, no desenvolvimento de um projeto que vise à qualidade de vida das crianças do Ceará.

A titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará, Socorro França, enalteceu o projeto Mundo Azul e informou que deverão ser implantados cinco ambulatórios no Hospital de Saúde Mental de Messejana com a finalidade de desenvolver um projeto similar ao que está sendo feito na ALCE.

"É um projeto que já vamos copiar de vocês. Já estamos tomando as providências e utilizaremos a mão de obra de nossos residentes para tocar esse projeto lá. O que vocês estão fazendo aqui, sem dúvida nenhuma, as crianças irão agradecer. Se temos pessoas inteligentes, essas são crianças autistas", destacou a secretária Socorro França.

O enfermeiro Bráulio Teixeira, coordenador do projeto Mundo Azul, destacou que todos os profissionais envolvidos, selecionados por edital público, têm como objetivo proporcionar às crianças um atendimento integrado e realizado de acordo com a necessidade de cada uma, como desenvolvimento motor, sensorial, estímulo à comunicação e reforço do desempenho das ações do cotidiano. "Aqui serão desenvolvidas uma infinidade de estratégias para fornecer melhor acompanhamento, mas nosso objetivo não é apenas cuidar das crianças, mas também de suas famílias, a partir de uma abordagem que contemple suas demandas, tornando o projeto um espaço de interação e escuta", observou.

O coordenador reiterou que a equipe multidisciplinar que compõe o projeto é formada por pessoas qualificadas e treinadas para desenvolver um trabalho personalizado, que atenda às demandas individuais de cada criança. Segundo ele, são 38 profissionais, de áreas como Assistência Social, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Psiquiatria, Musicoterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Nutrição.

Também estiveram presentes na inauguração do novo espaço a presidente do Movimento das Mulheres do Parlamento, Meire Costa; Lise Novaes, diretora de Administração da ALCE; Sávia Magalhães, diretora geral da Assembleia; Ana Paula Albuquerque, diretora do Departamento de finanças da Casa; a primeira-dama do Tribunal de Justiça do Ceará, Rosângela de Francesco; Márcia Dias, representando a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

Participaram ainda o diretor adjunto operacional da ALCE, Lindolfo Cordeiro; Renato Borges, diretor da TV Assembleia; Rodrigo Martiniano, procurador da Casa; Luís Edson, presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce); João Milton, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp); Salomão de Castro, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), e, representando a Defensoria Pública do Estado, a secretária executiva Flávia Maria.
---------
Com informações da Agência de Notícias da ALCE e foto de Dário Gabriel.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Fala João Pedro Castro

 

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Fala João Pedro Castro

 

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.